• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Asus TUF GAMING x570 plus/BR com LED Drama ligado e não inicia

Joel Fernando Lenhart

Member
Registrado
Caros colegas
Estou com um problema. No último sábado fui fazer um upgrade no meu PC. Instalei uma Asus TUF GAMING x570 Plus/BR, com um Ryzen 7 5700x e 2x 8 gb 3200 mhz de RAM Asgard Loki W2. Acontece que quando coloco as ram nos slots indicados no manual para fazer dual channel (A2 e B2), o led DRAM fica aceso e a máquina não dá vídeo, ligam os coolers, tudo certo, somente não dá vídeo e fica esse led laranja da DRAM ligado. Testei os 2 pentes individualmente começando pelo slot a2 e depois avançando nos demais slots. Os dois pentes funcionam isoladamente ou em conjunto nos slots a2 e a1, fazendo o PC ligar normal e funcionar 100%, porém em Single Channel. Mas não funcionam nos slots b2 e b1, nem isoladamente, nem em conjunto. A BIOS está na versão mais atual disponível no site da Asus para essa placa. Não sei se fui premiado com uma mobo defeituosa ou o que pode ser. Se alguém tiver alguma dica ou já passou por problema parecido e resolveu, para poder me ajudar, agradeço de coração. Vou tentar tirar o processador, verificar a integridade dele nos pinos, ou ver se não entrou alguma sujeita junto nos furos do socket, pra eliminar a hipótese de ser algo pelo menos visual no processador. Se não resolver, acredito que eu deva acionar RMA da mobo.
 
Aí irmão!
É tudo novo? Placa mãe, Processador e memórias? Se as memórias já foram testadas, sobra placa mãe e processador. Se o processador não é novo e já foi usado em outra placa mãe e funcionava em dual channel, resta a placa mãe Asus TUF X570, que tem um histórico de dar problema com dual channel. Basta dar uma olhada no google. Tem vários relatos deste tipo.
 
Estou EXATAMENTE com o mesmo problema numa TUF Gaming Z690 D4. Igualzinho. Deu LED laranja, aí comecei a testar os 2 pentes: funcionam nos slots A1 e A2 mas não funcionam nos B1 e B2. Mas nos primeiros dias funcionou, coisa de uns 4 ou 5 dias, aí do nada começou isso. Também estou com a última BIOS, tentei voltar pra versões mais antigas e não adiantou nada. Cheguei a tirar o processador (12700K) e colocar novamente e também não adiantou.
 
Aí irmão!
É tudo novo? Placa mãe, Processador e memórias? Se as memórias já foram testadas, sobra placa mãe e processador. Se o processador não é novo e já foi usado em outra placa mãe e funcionava em dual channel, resta a placa mãe Asus TUF X570, que tem um histórico de dar problema com dual channel. Basta dar uma olhada no google. Tem vários relatos deste tipo.
Fala irmão!
Essas 3 peças, tudo zerado, tudo novo. Memórias vou tentar testas ainda em outra placa mãe, do meu afilhado, porém plataforma Intel. Processador acredito que não seja, pq não tem nenhum dano físico aparente, mas hoje a noite quero tirar ele, conferir questões de sujidades e aparência dos pinos e recolocar e ver se resolve algo. Do contrário, acredito que terei que abrir RMA, infelizmente. Se tivesse algum defeito físico ou lógico no processador, mesmo que ele funcione em dual channel, ele não teria que dar algum tipo de travamento ou perda de performance no funcionamento? Pergunto pq tá rodando tudo liso em dual channel nos slots "A", fiz vários testes de stress, sem erro algum. Tá me intrigando muito isso aí.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estou EXATAMENTE com o mesmo problema numa TUF Gaming Z690 D4. Igualzinho. Deu LED laranja, aí comecei a testar os 2 pentes: funcionam nos slots A1 e A2 mas não funcionam nos B1 e B2. Mas nos primeiros dias funcionou, coisa de uns 4 ou 5 dias, aí do nada começou isso. Também estou com a última BIOS, tentei voltar pra versões mais antigas e não adiantou nada. Cheguei a tirar o processador (12700K) e colocar novamente e também não adiantou.
Que coisa. Não cheguei a fazer downgrade de BIOS, mas tbm acredito que não resolva. E você conseguiu RMA dessa placa ou ficou com ela mesmo assim? Pergunto pq já mandei e-mail pra Asus Brasil, me deram 48 hs para me responder, cujo prazo termina hj de noite. Eu não vou ficar com essa placa desse jeito, vou ir atrás da devolução e troca por uma nova se possível.
 
Pode ser processador também, mesmo que aparentemente não tenha defeito físico nele.
 
Pode ser processador também, mesmo que aparentemente não tenha defeito físico nele.
Pois é... pessoal da Asus me contatou, solicitou fazer testes com duas plataformas. Testar minhas RAM e CPU em outra placa, minha placa colocar outra CPU e RAMs e ir intercalando as peças. Se com isso ficasse o mesmo resultado na placa independente o CPU e RAMs espetados nela, estaria comprovado a possível falha na mobo e apta a solicitar assistência técnica (RMA). Difícil é ter hardware duplicado para fazer este teste aí, mas vou tentar pelo menos testar minhas RAMs em outra plataforma e vice-versa. CPU de repente consiga também, mas outra placa que aceita meu CPU, por ser de geração 5000, já vai ser mais complicado achar. Sobre a desmontagem do CPU, fiz agora há pouco e conferi minuciosamente a parte física do CPU e nada encontrado, montei de volta e o resultado foi o mesmo, infelizmente continuam funcionando somente dois slots (A1 e A2).
 
Que coisa. Não cheguei a fazer downgrade de BIOS, mas tbm acredito que não resolva. E você conseguiu RMA dessa placa ou ficou com ela mesmo assim? Pergunto pq já mandei e-mail pra Asus Brasil, me deram 48 hs para me responder, cujo prazo termina hj de noite. Eu não vou ficar com essa placa desse jeito, vou ir atrás da devolução e troca por uma nova se possível.
Pois é... NÃO, pq essa mobo foi importada dos EUA e já vi que a Asus BR não dá garantia, então eu teria que enviar pra lá. Se não der nenhum problema a mais que esse, vou levando em single channel mesmo até a próxima vez que for pra lá e aí tento o RMA. Não sei, ainda estou pensando.
 
Pois é... NÃO, pq essa mobo foi importada dos EUA e já vi que a Asus BR não dá garantia, então eu teria que enviar pra lá. Se não der nenhum problema a mais que esse, vou levando em single channel mesmo até a próxima vez que for pra lá e aí tento o RMA. Não sei, ainda estou pensando.
E vc por acaso chegou a testar algum outro kit de módulos de RAM nela, mesmo que módulos mais simples com frequências mais baixas? Vou tentar fazer isso nesse final de semana, testando meus dois pentes na plataforma Intel do meu afilhado e testando os pentes dele na minha mobo. Ele tem 2x8 GB RAM da Kingston Fury de 2400 mhz. Vamos ver no que vai dar.
 
Caros colegas
Estou com um problema. No último sábado fui fazer um upgrade no meu PC. Instalei uma Asus TUF GAMING x570 Plus/BR, com um Ryzen 7 5700x e 2x 8 gb 3200 mhz de RAM Asgard Loki W2. Acontece que quando coloco as ram nos slots indicados no manual para fazer dual channel (A2 e B2), o led DRAM fica aceso e a máquina não dá vídeo, ligam os coolers, tudo certo, somente não dá vídeo e fica esse led laranja da DRAM ligado. Testei os 2 pentes individualmente começando pelo slot a2 e depois avançando nos demais slots. Os dois pentes funcionam isoladamente ou em conjunto nos slots a2 e a1, fazendo o PC ligar normal e funcionar 100%, porém em Single Channel. Mas não funcionam nos slots b2 e b1, nem isoladamente, nem em conjunto. A BIOS está na versão mais atual disponível no site da Asus para essa placa. Não sei se fui premiado com uma mobo defeituosa ou o que pode ser. Se alguém tiver alguma dica ou já passou por problema parecido e resolveu, para poder me ajudar, agradeço de coração. Vou tentar tirar o processador, verificar a integridade dele nos pinos, ou ver se não entrou alguma sujeita junto nos furos do socket, pra eliminar a hipótese de ser algo pelo menos visual no processador. Se não resolver, acredito que eu deva acionar RMA da mobo.

Ta com cara de memória.... ryzen é muito fresco com alguns tipos de memória ...
 
Ta com cara de memória.... ryzen é muito fresco com alguns tipos de memória ...
Pois é cara, há pouco dois conhecidos meus me falaram isso, que dependendo quais memórias, as plataformas AMD gostavam de refugar. Vou fazer um teste com outro kit de ram no final de semana pra ver no que dá.
 
E vc por acaso chegou a testar algum outro kit de módulos de RAM nela, mesmo que módulos mais simples com frequências mais baixas? Vou tentar fazer isso nesse final de semana, testando meus dois pentes na plataforma Intel do meu afilhado e testando os pentes dele na minha mobo. Ele tem 2x8 GB RAM da Kingston Fury de 2400 mhz. Vamos ver no que vai dar.
Não testei, são os únicos 2 pentes DDR4 que tenho...
 
Pega outro processador e coloca nela pra testar, e testa seu processador em outra máquina. Na minha mostrava o led branco, que é vga, e no final das contas era o processador. Já na máquina de um amigo, era a memoria tbm, e só o fato de tirar o processador dele, colocar outro, boot e desligava e voltar o processador dele, já resolveu e não deu mais isso, desde fev desse ano.
 
Pega outro processador e coloca nela pra testar, e testa seu processador em outra máquina. Na minha mostrava o led branco, que é vga, e no final das contas era o processador. Já na máquina de um amigo, era a memoria tbm, e só o fato de tirar o processador dele, colocar outro, boot e desligava e voltar o processador dele, já resolveu e não deu mais isso, desde fev desse ano.
Queria fazer isso, foi inclusive indicado pela Asus fazer antes de solicitar RMA da placa, porém difícil conseguir MOBO e CPU emprestados pra testar. Mas se conseguir vou fazer sim.
 
Consegui uma devolução do produto e equiparação de preço para comprar uma nova pela Amazon. Vou despachar ela hoje, mas mesmo assim vou fazer um teste final de semana com os dois pentes de RAM para ver se trabalham certinho em Dual Channel em outra plataforma. Caso o erro seja corrigido com a troca da mobo ou não, vou comentar aqui. Creio que com ida e vinda da nova vá de 2 a 3 semanas. Isso é a única coisa ruim.
 
Consegui uma devolução do produto e equiparação de preço para comprar uma nova pela Amazon. Vou despachar ela hoje, mas mesmo assim vou fazer um teste final de semana com os dois pentes de RAM para ver se trabalham certinho em Dual Channel em outra plataforma. Caso o erro seja corrigido com a troca da mobo ou não, vou comentar aqui. Creio que com ida e vinda da nova vá de 2 a 3 semanas. Isso é a única coisa ruim.

Conseguiu testar outros pentes de memória? Acho melhor do que ter a trabalheira toda devolver ...
 
Conseguiu testar outros pentes de memória? Acho melhor do que ter a trabalheira toda devolver ...
Testei ontem a noite ainda antes de abrir o protocolo, infelizmente permaneceu na mesma, mesmo com memórias Kingston Fury 2400 mhz. Como não tenho processador para testar e ver se não tá ali o problema, resolvi ganhar tempo e mandei pra frente para trocar. Vi muitos sites gringo pessoal falar desta placa e que só resolveram os problemas trocando a placa mesmo. Então acho que nesse caso não fuja muito disso mesmo. Já despachei antes do meio dia, agora resta esperar e aguardar melhor sorte com a nova que virá depois do estorno do valor dessa.
 
Caros Colegas e em especial para aqueles que têm essa placa TUF. Eu comprei duas placas TUF, uma foi nos EUA (wifi) e a outra no Brasil. A americana apresentou depois de um tempo um problema que não dava vídeo. Na época o eu usava uma placa de vídeo e achava que era ela. Fiz de tudo, mas não resolvia.

Então resolvi tirar a placa de vídeo e colocar um o processador com vídeo, mas por incrível que pareça o erro do led acesso ainda continuava. Mexi em tudo inclusive o BIOS estava atualizado. A última tentativa foi levar a uma assistência técnica. Eles analisaram e disseram não havia problema e que funcionou sem problemas. Levo a máquina prá casa e quando ligo a máquina deu pau. Endoidei.

Como o led está acesso se não tem placa de vídeo.?! Pensei, deve ser agora o processador. Não mexi mais. Um dia liguei e ela funcionou do nada. Até hoje ela funciona, mas tem dia que não dá vídeo de primeira. Tenho que desligar e religar. E assim vou levando.

A X570 comprada no Brasil tive mais sorte, mas também penei. Apresentou problema de vídeo (tela azul e uma teia de pontos brancos no Windows) e uma vez também não deu vídeo de primeira. Achei que começaria meu calvário novamente. Mas ela até o momento ela não apresentou mais problemas.

Joel, se você pesquisar nesse fórum, há vários relatos dessa placa TUF que apresenta esses tipos de problemas relacionados ao vídeo . Eu mesmo já respondi a uns dois.
 
Última edição:
Caros Colegas e em especial para aqueles que têm essa placa TUF. Eu comprei duas placas TUF, uma foi nos EUA (wifi) e a outra no Brasil. A americana apresentou depois de um tempo um problema que não dava vídeo. Na época o eu usava uma placa de vídeo e achava que era ela. Fiz de tudo, mas não resolvia.

Então resolvi tirar a placa de vídeo e colocar um o processador com vídeo, mas por incrível que pareça o erro do led acesso ainda continuava. Mexi em tudo inclusive o BIOS estava atualizado. A última tentativa foi levar a uma assistência técnica. Eles analisaram e disseram não havia problema e que funcionou sem problemas. Levo a máquina prá casa e quando ligo a máquina deu pau. Endoidei.

Como o led está acesso se não tem placa de vídeo. Pensei, deve ser agora o processador. Não mexi mais. Um dia liguei ela funcionou do nada. Até hoje ela funciona, mas tem dia que não dá vídeo de primeira. Tenho que desligar e religar. E assim vou levando.

A X570 comprada no Brasil tive mais sorte, mas também tive problemas com ela. Apresentou problema de vídeo (tela azul uma teia de pontos brancos no Windows) e teve uma vez que também não deu vídeo de primeira. Mas no momento ela não apresentou mais problemas.

Joel, se você pesquisar nesse fórum, há vários relatos dessa placa TUF que apresenta esses tipos de problemas relacionados ao vídeo . Eu mesmo já respondi a uns dois.
Pois é, eu vi N postagens do pessoal reclamando dessa placa, relatando os problemas e muitos parecidos ou igual ao que estou tendo. Por isso devolvi ela hoje, vou ganhar o estorno do valor pela Amazon e uma equiparação de valor se eu quiser compra-la novamente, pois hj está quase R$ 200,00 mais cara que paguei. Estou com muita dúvida se vou nela de novo ou pego outra, mas gostaria de ficar no Chipset x570, porém, se pegar outro modelo e marca, terei que desembolsar mais, pois essa TUF é o melhor custo x benefício. Se tiverem alguma sugestão de placa com esse chipset que tenha melhor reputação que essa, receberei de bom grado.
 
Pois é, eu vi N postagens do pessoal reclamando dessa placa, relatando os problemas e muitos parecidos ou igual ao que estou tendo. Por isso devolvi ela hoje, vou ganhar o estorno do valor pela Amazon e uma equiparação de valor se eu quiser compra-la novamente, pois hj está quase R$ 200,00 mais cara que paguei. Estou com muita dúvida se vou nela de novo ou pego outra, mas gostaria de ficar no Chipset x570, porém, se pegar outro modelo e marca, terei que desembolsar mais, pois essa TUF é o melhor custo x benefício. Se tiverem alguma sugestão de placa com esse chipset que tenha melhor reputação que essa, receberei de bom grado.
Sempre comprei placas da ASUS e nunca tive problemas por isso não posso te indicar uma X570 de outra marca com certeza.
 
Essa placa mãe é problematica mesmo.

Eu fiz upgrade de processador, saí de um 3600X para um 5800X e simplesmente o audio onboard sumiu do gerenciador de dispositivo, como se a placa mãe não tivesse som onboard.

O som só funciona pelo HDMI utilizando o áudio da VGA.

Uma vez fui fazer uma preventiva, limpando placa mãe e peças quando fui ligar, não dava post de bios, ficava no led da memória, depois de muita insistencia e banho de limpa contato a placa deu boot.

Mas continuo sem audio onboard, acho que seja algo relacionado a incompatibilidade do processador pois, vi em outros forum gringos o mesmo problema.
 
Última edição:
Essa placa mãe é problematica mesmo.

Eu fiz upgrade de processador, saí de um 3600X para um 5800X e simplesmente o audio onboard sumiu do gerenciador de dispositivo, como se a placa mãe não tivesse som onboard.

O som só funciona pelo HDMI utilizando o áudio da VGA.

Uma vez fui fazer uma preventiva, limpando placa mãe e peças quando fui ligar, não dava post de bios, ficava no led da memória, depois de muita insistencia e banho de limpa contato a placa deu boot.

Mas continuo sem audio onboard, acho que seja algo relacionado a incompatibilidade do processador pois, vi em outros forum gringos o mesmo problema.
Pois é, tbm olhei muita coisa sobre esse problema, muita coisa em sites e fóruns gringos.
Se for realmente uma incompatibilidade com os processadores da linha 5000, deveriam já ter lançado alguma atualização de BIOS que eliminasse esse erro.
Vamos a luta, aguardar estorno dessa e comprar outra e torcer pro problema nessa nova não acontecer ou qualquer outro problema.
 
Pois é, tbm olhei muita coisa sobre esse problema, muita coisa em sites e fóruns gringos.
Se for realmente uma incompatibilidade com os processadores da linha 5000, deveriam já ter lançado alguma atualização de BIOS que eliminasse esse erro.
Vamos a luta, aguardar estorno dessa e comprar outra e torcer pro problema nessa nova não acontecer ou qualquer outro problema.
E a minha que é Intel 12th gen? rs
 
Depois de ver esse vídeo do Gamer Nexus aqui...




... tô começando a achar que meu problema possa ser esse. Inclusive, aos 3:40 do vídeo, eles mostram como a pressão descompensada do socket no CPU pode "desativar" slots de RAM, mais ou menos o que acontece aqui.
 
!!!RESOLVIDO!!!
Boa tarde pessoal!
Apenas para dar um retorno positivo, consegui resolver meu problema, com a Asus TUF GAMIG X570 Plus-BR que não estava subindo vídeo em Dual Channel, com um Ryzen 7 5700X e dois pentes de memória Asgard Loki W2 2x8 gb 3200 mhz. Acontece que pedi RMA da mobo, achando ser o problema. Veio a nova mobo, mesmo modelo, com última Bios instalada já da Terabyte. Instalei faceiro da vida o 5700x e pra minha surpresa, mesma coisa. Pensei, não posso ser tão sortudo de pegar duas mobos com mesmo problema. Já havia testado as memórias em outro setup e inclusive também no meu setup pelo MemTest86 e nada de problemas. Confesso que fiquei triste e decepcionado e resolvi dar um tempo pra minha cabeça, pois essa situação me deixou ao mesmo tempo furioso, como também pra baixo. Achei que seria o processador, não havia comentado ainda, mas ele é importado e não teria como fazer RMA dele. Então estes dias li um comentário em um site aleatório, não me lembro ao certo onde era, mas guardei isso na minha cabeça para fazer e ontem de noite, estava me sentindo confiante novamente, resolvi fazer. O que eu fiz:
- Desmontei o cooler torre que tenho, tirei o processador fora. Revisei todos os pinos, tudo ok. Então resolvi pegar um limpa contato, passei com abundância nos pinos do processador e peguei um pincel com cerdas bem macias e passei com muito cuidado nos pinos para fins de remover qualquer sujeira que pudesse estar atrapalhando. Passei limpa contato no próprio socket também. Esperei secar, recoloquei o processador no socket, fechei, coloquei nova pasta térmica, montei o cooler torre de novo;

Agora entra a parte do comentário que li e segui a risca:
- Antes de ligar o PC na energia e ligar ele, tirei a pilha da BIOS, fiz Clear CMOS por 30 segundos, depois fiz um curto de 30 segundos com chave de fenda nas conexões positivo e negativo do local onde encaixa a pilha da Bios e segurei por mais 30 segundos o botão Power, a fim de drenar tudo que havia de energia no sistema;
- Coloquei somente um dos dois pentes de memória no slot A2;
- Liguei a máquina na energia e liguei ela, ainda sem a pilha da Bios. Entrei na Bios e setei o DOCP (XMP) em 3200 mhz. Salvei a configuração e desliguei a máquina;
- Coloquei o outro pente no slot B2, para formar Dual Channel. Liguei a máquina, ainda sem a pilha, e os Qleds simplesmente começaram a ler todos e deu vídeo. Confesso que quase chorei de alegria. Desliguei a máquina novamente;
- Neste momento somente coloquei a pilha da Bios. Liguei o PC, entrei na Bios e configurei o resto que precisava, salvei, máquina reiniciou de boas e assim ficou, reconhecendo Dual Channel. Desliguei ontem de noite e fui dormir;
- Voltei a ligar hoje de manhã e segue ok;

Acredito que resolvei definitivamente o problema. Por isso resolvi compartilhar com os colegas, para que caso alguém tenha um problema parecido, que tente de repente isso. Não garanto que vá resolver nas vossas situações, mas o teste acredito ser válido fazer. Agradeço cada comentário de vocês, que de uma forma e outra tentou me ajudar.
Gratidão.
 
Vixe maria!

E eu já estou com a mão no escorpião para comprar essa mobo...

Não quero nem arriscar, qual outra mobo 570x vcs recomendam?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo