[AJUDA] Asus TUF Gaming Z490 não inicia rede cabeada

Tiago Centa

Member
Registrado
Boa noite!

Estou com um problema com minha placa-mãe Asus TUF Gaming Z490. A rede cabeada simplesmente não funciona.

Já tentei instalar o windows de novo com uma imagem da própria microsoft.
Tentei atualizar bios, deixei o driver padrão, tentei atualizar ele.

Mas nada funciona. Nem aparece a conexão de rede. Alguém já teve um problema semelhante e pode me ajudar? Queria evitar ter que desmontar o pc e mandar a placa pra garantia.

o TP-Link ali é um dispositivo wifi usb que funciona normalmente.

erro-rede.png
 
Placa mãe nova? Se sim, a maior probabilidade é de defeito de fabrica pois aparentemente você já fez todos os testes possíveis.
 
É nova. Creio que seja defeito de fábrica mesmo. Inacreditável um produto desse valor não ser testada corretamente. Tentei até resetar a bios.
 
driver padrão que você se refere é o baixado direto do site da asus pra sua placa mae?
 
Quando instalo o windows, ele instala o driver automaticamente e fica nesse erro, se eu tento instalar o do site da asus também. Tentei até baixar no site da fabricante da placa de rede (intel). E o resultado foi o mesmo.
 
Acho que não tem mais nada a se fazer pra confirmar o problema.......MAS vc pode testar um LiveCD/USB do Ubuntu ou outra distribuição Linux que rode sem instalar

Não é nem pra saber se ta funcionando, é só pra ter mais um argumento pra pedir o RMA
 
Quando instalo o windows, ele instala o driver automaticamente e fica nesse erro, se eu tento instalar o do site da asus também. Tentei até baixar no site da fabricante da placa de rede (intel). E o resultado foi o mesmo.
Acho que a controladora é a mesma da minha placa mãe da assinatura e não coloquei driver algum, o nativo do Windows 10 já funciona perfeitamente.

Acho que não tem mais nada a se fazer pra confirmar o problema.......MAS vc pode testar um LiveCD/USB do Ubuntu ou outra distribuição Linux que rode sem instalar

Não é nem pra saber se ta funcionando, é só pra ter mais um argumento pra pedir o RMA
Boa dica, vai funcionar nativamente (deveria) e já mata a charada.
 
Nunca fiz isso de usar linux num usb, poderiam me ajudar?


Oi Bom dia

uma forma simples de usar é vc baixar o rufus para criar o usb com a iso de instalação ou tipo live cd.

ai use a sua distribuição do linux que desejar, recomendo o ubuntu.

Espero ter ajudado.
 
É nova. Creio que seja defeito de fábrica mesmo. Inacreditável um produto desse valor não ser testada corretamente. Tentei até resetar a bios.

A questão é que, na linha de produção, são feitos milhares (ou mesmo milhões) de produtos iguais ou similares a eles (mesmo chipsets, diferentes features) e é humanamente impossível testar todos eles.

Por melhor e mais caros que sejam, produtos eletrônicos estão fadados a dar problema e não há como evitar isso, infelizmente.

Nunca fiz isso de usar linux num usb, poderiam me ajudar?

Baixa o Rufus, a Live DVD do Linux Mint (que é bem mais usável que o Ubuntu) e use o Rufus, com um pendrive de 4-8GB, para criar a unidade bootável com a ISO dele. Depois de criada, basta reiniciar o PC e apertar a tecla responsável por escolher qual unidade de boot a placa-mãe utilizará. Como a sua é Asus, feito a minha, creio que a tecla vai ser F8 (ou talvez F12).

PS: comprou ao menos uma fonte decente pra esse PC, como aquela que indicamos meses atrás?

Falouws :cool:
 
Sim sim, eu entendo sobre a linha de montagem. Foi mais um desabafo. Eu comprei a xpg core 750w que me indicaram. O pc está um foguete. Rodando horizon com 165hz no ultra liso. Só tem esse problema da rede mesmo
 
Sim sim, eu entendo sobre a linha de montagem. Foi mais um desabafo. Eu comprei a xpg core 750w que me indicaram. O pc está um foguete. Rodando horizon com 165hz no ultra liso. Só tem esse problema da rede mesmo

É, nesse caso, fizeste bem :joia:

Quanto ao setup em si, ao menos pensando na longevidade, teria sido melhor ter ido de AMD (por causa do PCI-E 4.0 e flexibilidade no número de cores), mas óbvio que a Intel entrega boa performance (às custas de um alto consumo) e continuará entregando mesmo depois da AMD enfim lançar o seu game killer, Ryzen 5000.

Falouws :cool:
 
Estou com o linux ubunto aberto aqui. Como faço pra ver sobre a rede? Achei um item "rede" mas só tem vpn e proxy de rede
 
Última edição:
Estou com o linux ubunto aberto aqui. Como faço pra ver sobre a rede? Achei um item "rede" mas só tem vpn e proxy de rede

YnpnNT5.png


Mas se estiver sem conexão é porque o hardware está com problema mesmo, pois era para o driver dele ser instalado automaticamente.

E vc poderia verificar também o defeito da placa de rede na bios da sua mobo, pois em geral essa asus tuf permite atualização de bios via rede, usando o driver nativo da bios, independente do sistema operacional instalado nos discos.
 
Não aparecem essas opções. Mas nem o wifi usb instalou
Atualizou a Bios para a mais recente?

Estranho o adaptador WiFi não ser reconhecido também, ele teria que ser muito "exótico" para não ter suporte (ou então você o conectou após o load do Ubuntu).
 
É um tp link normal desses com duas bandas. Baixei a bios do site da asus e atualizei. É uma pena, mas acho que o caminho é desmontar o pc e mandar a placa pra garantia
 
No ubuntu 20.04 tem uma setinha no canto superior direito, mas as informações completas só no "Configurações".........Se não apareceu a rede cabeada, realmente, só RMA na causa

A rede cabeada com o cabo conectado aparece assim
PXg1Nls.png

O wifi ficou assim (placa bem antiga)
0li6I1d.png

No terminal, no ubuntu tem o comando lspci......No meio da lista apareceu as 2 placas de rede
KlklIEl.png
 
Salva Familia,

Já tive o problema com rede em duas placa mãe z490 ( Uma era z490 Aorus master e asus rog strix z490-h gaming ) Ta osso.. =(
 
A Asus pisou na bola nessa.
Como é que pode colocar a venda uma placa mãe cara e bugada que não conecta a internet??
É por essas e outras que eu não compro mais nada da Asus.
 
A Asus pisou na bola nessa.
Como é que pode colocar a venda uma placa mãe cara e bugada que não conecta a internet??
É por essas e outras que eu não compro mais nada da Asus.

Pois é cara, pior que pesquisei bastante e vi boas referencias, ainda mais pra uma placa desse preço/nivel. Por conta dessa experiência, que gostaria de pegar a grana de volta e investir em outra marca....
 
Boa noite.
Estou montando meu primeiro pc gamer e havia cogitado em adquirir a Asus Z490-F, porém depois dos relatos aqui informados estou com medo de arranhar dor de cabeça.
Alguém que tenha conseguido resolver o problema da placa de rede ? Será que seria uma atualização de BIOS ?
Pensei nas Z590. Alguém sabe dizer se sofrem do mesmo problema ?
 
Quando instalo o windows, ele instala o driver automaticamente e fica nesse erro, se eu tento instalar o do site da asus também. Tentei até baixar no site da fabricante da placa de rede (intel). E o resultado foi o mesmo.
Versao do windows que voce ta instalando provavelmente.

Eu tava com esse problema com a minha, instalei o windows de novo e o drive nao atualizava.
O motivo era que meu windows instalado pelo pen drive era de uma versão mais antiga. Logo o drive de rede não funcionava.
Baixe a ultima versão dele ou use uma anteninha de rede usb WIFI pra atualizar essa versão, acho que vai resolver.
Se nao me engano a asus agora deixa os drivers direto na placa.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo