Asus Tuf X570 Plus/BR não liga

Seversky

know-it-all Member
Registrado
Caros, i need help...

Montei um Ryzen 2700x + Asus Tuf X570 Plus/BR + 32 Gb Rise Mode Diamond (2 x 16Gb) + Fonte Corsair modular 750W + VGA 2080 TI + SSD Samsung 840 EVO. A fonte, SSD e VGA estavam na minha máquina anterior, um Xeon com placa mãe chinesa, funcionando perfeitamente.

Quando ligo o botão da própria fonte, os leds decorativos da placa mãe acendem. Mas quando ligo o power do gabinete, os leds decorativos dão uma piscada muito rápida, continuam acesos, mas NADA liga, nem o cooler do processador se mexe.

Os leds de diagnóstico da placa mãe ficam todos apagados, ou seja, não acusam erro algum. Como o gabinete não tem alto-falante, não sei se ocorreu algum bip de diagnóstico. Mas como os leds não acusam nada, creio que não.

Inclusive, experimentei tirar o conector de power do gabinete e tentei ligar fechando contato nos pinos de power com uma chave de fenda, mas acontece mesma coisa: os leds decorativos dão uma piscada muito rápida, continuam acesos, e absolutamente nada acontece.

A única coisa que suspeito: A placa mãe tem um conector de 8 pinos + outro de 4 pinos para CPU. Eu só liguei o de 8 pinos pois a fonte não tem de 4 pinos e o próprio manual da placa mãe diz que NÃO é obrigatório ligar o de 4 pinos, o manual enfatiza que o de 8 é obrigatório, mas o de 4 é opcional. Eu imagino que ligar os dois só seja necessário para overclock extremo , estou certo?

Se fosse algum problema de CPU, RAM ou VGA, o led respectivo deveria acender, como cita o manual, mas ficam todos apagados, é como se a placa nem tentasse ligar.

Já cansei de revisar as conexões, tá tudo certo, não faço ideia do que possa estar acontecendo.
 
Caros, i need help...

Montei um Ryzen 2700x + Asus Tuf X570 Plus/BR + 32 Gb Rise Mode Diamond (2 x 16Gb) + Fonte Corsair modular 750W + VGA 2080 TI + SSD Samsung 840 EVO. A fonte, SSD e VGA estavam na minha máquina anterior, um Xeon com placa mãe chinesa, funcionando perfeitamente.

Quando ligo o botão da própria fonte, os leds decorativos da placa mãe acendem. Mas quando ligo o power do gabinete, os leds decorativos dão uma piscada muito rápida, continuam acesos, mas NADA liga, nem o cooler do processador se mexe.

Os leds de diagnóstico da placa mãe ficam todos apagados, ou seja, não acusam erro algum. Como o gabinete não tem alto-falante, não sei se ocorreu algum bip de diagnóstico. Mas como os leds não acusam nada, creio que não.

Inclusive, experimentei tirar o conector de power do gabinete e tentei ligar fechando contato nos pinos de power com uma chave de fenda, mas acontece mesma coisa: os leds decorativos dão uma piscada muito rápida, continuam acesos, e absolutamente nada acontece.

A única coisa que suspeito: A placa mãe tem um conector de 8 pinos + outro de 4 pinos para CPU. Eu só liguei o de 8 pinos pois a fonte não tem de 4 pinos e o próprio manual da placa mãe diz que NÃO é obrigatório ligar o de 4 pinos, o manual enfatiza que o de 8 é obrigatório, mas o de 4 é opcional. Eu imagino que ligar os dois só seja necessário para overclock extremo , estou certo?

Se fosse algum problema de CPU, RAM ou VGA, o led respectivo deveria acender, como cita o manual, mas ficam todos apagados, é como se a placa nem tentasse ligar.

Já cansei de revisar as conexões, tá tudo certo, não faço ideia do que possa estar acontecendo.
Bom dia colega.. que zica... perguntas, placa mãe é nova? Cpu é novo ou usado? Como estão os pinos dele?
vc de fato não precisa ligar o 4 pinos extras.
Testa desconectar o botão de reset do gabinete do Conector da placa mãe, da mesma forma que vc fez com o do power...
Tenta ligar sem as memórias, coloca só um pente de cada vez pra tentar isolar algum problema com ela...
Vai postando aí o resultado...
Abraço
 
Os leds de diagnostico ficam apagados , mas eles chegam a acender quando vc liga a maquina?
 
Bom dia colega.. que zica... perguntas, placa mãe é nova? Cpu é novo ou usado? Como estão os pinos dele?
vc de fato não precisa ligar o 4 pinos extras.
Testa desconectar o botão de reset do gabinete do Conector da placa mãe, da mesma forma que vc fez com o do power...
Tenta ligar sem as memórias, coloca só um pente de cada vez pra tentar isolar algum problema com ela...
Vai postando aí o resultado...
Abraço

É tudo zero bala, eu não tinha feito isso justo pq o led DRAM não indicava erro, e toda vez que tive problema com memórias, o led de erro acendia e pelo menos os fans giravam... mas simplesmente fiz swap dos pentes, nos mesmos slots, e funcionou... fiquei muito aliviado mas ao mesmo tempo me sentindo um idiota...

Aliás, baita falha da Asus não colocar em uma placa deste nível um display numérico de erro, um mini-speaker e botoes de power e reset na própria placa... a minha placa chinesa de R$350,00 tem tudo isso.

Mas agora estou com outro problema, aparece a lista de todos os dispositivos SATA mas não reconhece nenhum dos meus SSDs como bootável, sendo que estão como AHCI e funcionavam sem problemas, também como AHCI, na placa antiga, com o Windows 10.

**** EDIT **** RESOLVIDO, tive que desabilitar fast boot, alterar algumas opções no CSM modo de boot (tipo de OS), e após uns 4 restart apareceram os dispositivos SATA... Agora sim ALELUIA!, deu boot bonitinho no SSD e já estou feliz da vida no Windows...


Os leds de diagnostico ficam apagados , mas eles chegam a acender quando vc liga a maquina?

Não, nem piscavam, olha que coisa estranha. Mas como já foi resolvido, vai ficar sem explicaçao mesmo...
 
Última edição:
Pra mim vc inverteu algumas coisas na hora de montar o PC.
Nos pinos de power vc ligou o led e nos pinos de led vc ligou o power.
kkkkkkkkkkk

Boa sorte com a nova placa é um monstrão :D
 
Editado por um moderador:
Pra mim vc inverteu algumas coisas na hora de montar o PC.
Nos pinos de power vc ligou o led e nos pinos de led vc ligou o power.
kkkkkkkkkkk

Boa sorte com a nova placa é um monstrão :D

Heheheh... pior que não tinha nada invertido não, tava tudo certo... parece que foi problema de encaixe dos pentes mesmo, os slots só tem trava de um dos lados, deve ter ficado ruim o contato do outro lado, só pode... mas pq diabos não acendeu o led de erro de memória, vai saber.

Pretendo ficar muito tempo com essa placa, 8 SATA e 2 slots M2 dá pra expandir muita coisa, no futuro coloco um Ryzen 9 5900x ou coisa semelhante, plataforma AMD tem essa vantagem da longevidade.Tive uma Asus AM3+ por 7 anos, por ela passaram 3 CPUs.
 
Que bom que vc arrumou.. possivelmente qdo colocou os pentes mal encaixados deve ter criado uma espécie de curto que impedia o boot... mas tá tudo certo. Agora e tocar o barco!!

Abraço.
 
Só postando para agradecer aos usuários do tópico. Meu problema foi parecido, com mal encaixe das ddr4. Acabei de montar um PC novo com essa moba e achei que tivesse destruído a memória ou até mesmo a CPU no processo de colocar o cooler. Valeu!

Para pessoas no futuro, prestem atenção nos leds da moba.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo