Asus TUF X570-Plus/BR não reconhece M2 no slot 2

Não tenho nenhum outro M.2 ou SSD que pudesse está compartilhando linhas pcie ou algo do tipo (mesmo sabendo que na próprio manual não diz que exista limitação em usar os slots m.2 em conjunto com as portas sata).

O Slot que fica próximo a CPU é ligado diretamente aos lanes controlados pelo CPU.

O segundo slot é ligado aos lanes controlados pelo chipset. Neste caso, sempre haverá uma velocidade menor mesmo. O chipset precisa lidar com muita coisa e ele esquenta consideravelmente, logo a performance das coisas gerenciadas por ele sofrerão.

Como dica, mantenha o SSD principal sempre conectado nos Lanes do CPU.
 
O Slot que fica próximo a CPU é ligado diretamente aos lanes controlados pelo CPU.

O segundo slot é ligado aos lanes controlados pelo chipset. Neste caso, sempre haverá uma velocidade menor mesmo. O chipset precisa lidar com muita coisa e ele esquenta consideravelmente, logo a performance das coisas gerenciadas por ele sofrerão.

Como dica, mantenha o SSD principal sempre conectado nos Lanes do CPU.

Eu até concordo e faz sentido, mas não deveria ser assim. Tive uma X570 Extreme4 que não tinha esse problema. O desempenho é afetado quando existe limitação das lanes, como por exemplo em algumas placas (B450 por exemplo) que quando você usa algumas portas SATA elas compartilham as lanes (M.2 e SATA), que não é o caso da TUF.

O que você falou até explica mas não justifica.
 
Tive uma X570 Extreme4 que não tinha esse problema.

Pois é.

Mas são duas placas com construções bem diferentes. E os fabricantes fazem tantas adaptações no projeto básico para incluir suas funcionalidades que às vezes temos uma ou outra placa com comportamentos diferentes, mesmo usando os mesmos componentes. É por isso que se faz review de Placa-Mãe, né?

Essa TUF não é a mesma placa que costumava ser. Anos atrás uma placa TUF era sinônimo de produto premium. Hoje nem tanto.

No seu caso particular, não acho que seja algo relacionado ao compartilhamento de lanes não, mas algo relacionado ao projeto da PCB. Suspeito que nessa placa o X570 nem esteja tão refrigerado quanto deveria.
 
PQP
acho que fui premiado com esse slot M.2_2 nao funcionando...

conectei hoje o novo SSD M.2 que peguei na blackfriday e nao funcionou... nem windows nem bios reconheceram.
E em teoria, era só plugar e usar, certo? Ja deveria aparecer no gerenciamento de disco do windows. O meu primeiro SSD m2 nao tive que fazer nada que eu me lembre...

Pqp, desmontar tudo pra mandar pra RMA é um pé no saco
 
PQP
acho que fui premiado com esse slot M.2_2 nao funcionando...

conectei hoje o novo SSD M.2 que peguei na blackfriday e nao funcionou... nem windows nem bios reconheceram.
E em teoria, era só plugar e usar, certo? Ja deveria aparecer no gerenciamento de disco do windows. O meu primeiro SSD m2 nao tive que fazer nada que eu me lembre...

Pqp, desmontar tudo pra mandar pra RMA é um pé no saco

Verifica se está bem conectado, e testa o outro conector m2, pois de repente o defeito é no ssd.
 
Verifica se está bem conectado, e testa o outro conector m2, pois de repente o defeito é no ssd.

Pois é... era bem isso... era o SSD.

Testei meu outro m.2 em ambos slots e funcionou... era o ssd novo mesmo.
Eu falei isso acima, achando que era a placa mae... achei improvável que um SSD novo de 5 anos de garantia teria problemas hahaha
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo