• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Atencao usuarios de X1K

re1nc4rn4ted

know-it-all Member
Registrado
Atencao Usuarios De X1k !!

Seguinte ..

Tava fazendo uns testes aki em casa ... e percebi uma coisa relativamente seria!
Tenho uma x1900xtx powercolor ... e acredito q isso deva afetar todos os usuarios de x1900 .. talvez x1800 tb !!

Nuns testes comparativos entre a 7900gtx e a xtx q eu estava fazendo notei q com o aumento da temperatura .. a performance na x1k cai ..:eek:

Mas onde entra o detalhe ... com o cooler no automatico .. eu fikei parado em um lugar exato no world of warcraft ..com fps em 52 cravado (cerca de 90C .. o q eh normal pra essa vga) ..e ao aumentar o cooler pra rotacao maxima o fps subiu pra 56..58!
Queria a ajuda do pessoal q tb tem x1900 pra fazer uns testes e confirmar isso !!


Vlw


OBS: Lembro de mtos rumores envolvendo o r520 e r580 q a ati estava tendo problemas de perda de performance por temperaturas elevadas !

Sera q isso eh 1 fato ??:ranting3:
 
aqui eu num tive nenhum relato de perda de performace, mas meu cooler ta com mod na bios, ou seja, ele roda mais rapido...
Nas configs padrão eu num sei se acontece isso, mas acho que isso são casos faceis de resolver: aumento da rotação do cooler...
 
Realmente isto eh bem possível, pois na minha 6800GS quando a temperatura ultrapassava os 80cº ela perdia rendimento tbm, ai diminiu o @over e consequentemente a temp e melhorou uns 10%!!!:wave:
 
Ai q ta .. no caso do FMM .. vc estava com a vga em over =)

Agora uma vga em stock perder desempenho eh deprimente ... nao q a X1k nao seja uma **** placa .... tanto q eu ja constatei por experiencia propria q ela rende + q a 7900gtx !

Mas nao sao todos os usuarios q alteram suas bios ou entao alteram a velocidade do cooler .... e ai entra outra questao ... silencio , que garanto q a maioria das pessoas aki agradecem um nivel menor de ruido !

Agora o q isso me leva a pensar ... q a vga esta rodando no limite do limite e com certeza perder desempenho assim nao eh bom sinal .... ate mesmo pensando na durabilidade do hardware..

Pq sera q a garantia das BBA caiu pra 1 ano com o lancamento da X1K ... realmente nao estou pensando coisa boa a respeito disso !

Flw


OBS: Eh uma situacao q em condicoes de jogo... ou ate mesmo rodando um 3dmark .. seja la o q for .. nao seria perceptivel !
Soh consegui perceber .. com o jogo parado no mesmo local onde eu fikava aumentando e diminuindo a velocidade do cooler
 
FMM disse:
Realmente isto eh bem possível, pois na minha 6800GS quando a temperatura ultrapassava os 80cº ela perdia rendimento tbm, ai diminiu o @over e consequentemente a temp e melhorou uns 10%!!!:wave:


isso e verdade mesmo , por isso que quando tinha uma x800xtaiw coloquei um zalmman vf700 que baixo em 10 graus a temp dela em full , o que melhoro o rendimento da mesma , essa 7800 que eu tenho nem esquenta , mas se tivesse com uma x1k ja teria colocado o vf900
 
re1nc4rn4ted disse:
Ai q ta .. no caso do FMM .. vc estava com a vga em over =)

Agora uma vga em stock perder desempenho eh deprimente ... nao q a X1k nao seja uma **** placa .... tanto q eu ja constatei por experiencia propria q ela rende + q a 7900gtx !

Mas nao sao todos os usuarios q alteram suas bios ou entao alteram a velocidade do cooler .... e ai entra outra questao ... silencio , que garanto q a maioria das pessoas aki agradecem um nivel menor de ruido !

Agora o q isso me leva a pensar ... q a vga esta rodando no limite do limite e com certeza perder desempenho assim nao eh bom sinal .... ate mesmo pensando na durabilidade do hardware..

Pq sera q a garantia das BBA caiu pra 1 ano com o lancamento da X1K ... realmente nao estou pensando coisa boa a respeito disso !

Flw


OBS: Eh uma situacao q em condicoes de jogo... ou ate mesmo rodando um 3dmark .. seja la o q for .. nao seria perceptivel !
Soh consegui perceber .. com o jogo parado no mesmo local onde eu fikava aumentando e diminuindo a velocidade do cooler

Não é de hoje que se fala, dessa perda de desempenho, antes eu havia ouvido falar que o sistema que contro a rotação faz haver esta perda, mas, como vc viu a perda e pequena.

Não é uma questão de trabalhar no limite, mas, de ter um controle eficiente de temperatura, de um lado almenta a rotação da fan do outro diminui o desempenho tudo afim de diminuir a temperatura.

Sobre a garantia, a culpa provavelmente é o enorme numero de RMA da ATI com as antigas placas.
 
Bom na minha x1800xt , eu fiz o strees test e não passa dos 70 º, mas quase sempre quando estou jogando o cooler aumenta de rotação., mas na época do calor mais forte fazia mais, eu não percebi uma perda significante de desempenho..
 
Essa é a primeira vez que ouço falar de throttling (queda de desempenho se a temp. estiver alta) nas X1K, isso é comum nos P4 que cortam rendimento em altas temperaturas, mas nas X1K, é novidade.

Alguém mais sabe se as X1K tem algum controle de throttling????

Em todos os reviews que li, ninguém falou nada sobre isso.....
 
opa, blz

cara, isso é bom, naum ruim

pensa, se em algum game ou aplicação, a x1900 ou x1800 é igual a concorrente e temp la pelos 90-95 graus, se vc esfriar ela ela fica mais rapida que a concorrente, ou seja, POE O COOLER MAIS FODA QUE TIVER e fais um over nela, ai ja era...

placa de vidio o lance de colocar o cooler em automatico é ruim, ainda mais que hj a temp de vidio ocila demais... deixa o cooler em rpm max do max e roda na boa tudo...

falow
 
Aqui não chega a 70C, então ta bom pra caramba :lol:

Shinigami
 
wolfman27 disse:
isso e verdade mesmo , por isso que quando tinha uma x800xtaiw coloquei um zalmman vf700 que baixo em 10 graus a temp dela em full , o que melhoro o rendimento da mesma , essa 7800 que eu tenho nem esquenta , mas se tivesse com uma x1k ja teria colocado o vf900

Só acho chato é comprar uma VGA TOP por mais 1.500 reais e ver q tera q trocar o seu cooler pois o mesmo não é suficinte; assim temos q gastar mais 200 reais em um vf900.
 
Metalúrgico Espacial disse:
Só acho chato é comprar uma VGA TOP por mais 1.500 reais e ver q tera q trocar o seu cooler pois o mesmo não é suficinte; assim temos q gastar mais 200 reais em um vf900.
sobre perda de desempenho, esse foi o primeiro usuário falando isso aqui, e tem um monte que tem já XTX, provalvelmente tem algo de errado lá na config dele ou talvez o cooler da VGA dele não esteja dando conta.

A Excessão não é a regra. ;)
 
D3lta disse:
sobre perda de desempenho, esse foi o primeiro usuário falando isso aqui, e tem um monte que tem já XTX, provalvelmente tem algo de errado lá na config dele ou talvez o cooler da VGA dele não esteja dando conta.

A Excessão não é a regra. ;)

Provalmente eles não perceberam a queda menima dos fps.

Na verdade a XTX tá cheio de merdinha, que tá me preucupando se devo ou não compra-la.

Esse lançe de temp. então é SINISTRO! 90°C ...é muita coisa pra uma vga.

Agora outras pessoas falando em 70°c mais isso custaria o silencio do meu PC? rs
 
Entao

A queda nao eh enorme , tanto q soh fui perceber isso dps de 1 mes com a placa e fazendo um teste bizarro q acho q nenhum site de review se deu ao trabalho de realizar !!
Alem disso eu odeio barulho , entao raramente eu deixei esse cooler na rotacao maxima , soh em testes mesmo!
Qualquer x1900xtx chega na casa dos 90C com o cooler stock em rotacao automatica , ja cheguei a ler casos de 100C.

Como o outro usuario ai em cima sugeriu , trocar o cooler ? Tdo bem .. soh existe 1 cooler q eh + eficiente q o da propria placa , e alem dele ser extremamente dificil de achar , isso anula a garantia e a chance de tricar o core ou fazer alguma ***** eh grande , entao isso acaba afastando varios usuarios!
Com relacao a diminuicao do tempo de rma ..... nao acredito q seja pelo numero de vgas antigas com problema , pois se a ati confiasse no produto q ela mesmo fabrica .... nao se importaria de dar garantia lifetime !


Obs: Vou testar 1 3dmark com cooler no automatico e em 100% quero ver o q vai acontecer !!
 
Preocupante mesmo. Agora que eu estava pensando em adquirir um Pc mais novo com uma tão sonhada X1900XT ou XTX se possível :) MOD é algo que muita gente não faz, principalmente se a placa se saiu um pouco caro para seus bolsos !!!
 
Screens

Fan automatico

clear.gif


Aumentando o fan pra 100%

clear.gif


Resultado com fan full speed

clear.gif



OBS: Refiz o teste algumas vezes pra ver se nao tinha mta diferenca de resultado e foi sempre assim !
Coloquei os testes onde deu a menor diferenca de pontuacao...

Conclusao: tirem vcs mesmos !!

Sei q a pontuacao esta baixa ... mas quis fazer com o processador em stock pra nao ter a menor chance de algo errado !!

Vou espetar a 7900GTX e fazer o mesmo teste !
 
Mesmos testes com a GTX


Primeiro com o fan no auto

clear.gif



Colocando o fan em 100%

clear.gif



Resultado

clear.gif




Conclusoes : Tirem vcs mesmos novamente !
Demorei pra postar os testes pq nao tava conseguindo configurar o fan da 7900gtx ... tem q fazer uma gambiarra no riva q eu nao conhecia =)

Eu acho q mesmo com essa queda na xtx pequena ... 2% no 3dmark .. mas cerca de 8% no warcraft ... mostra q a placa realmente funciona no seu limite !!
 
Curioso isso, com fan a 100% ela melhora pouca coisa, aparentemente existe throttling sim.

E com 3dmark2006 na X1K, nas exatas condições, existem ganhos também ou fica imperceptivel a 100%???

Se der, faz com o 3dk2006, e coloca em AUTO e 100%.


Abraço


Creio que isso é mais relevante no 3dk2003, apenas.
 
D3lta disse:
Curioso isso, com fan a 100% ela melhora pouca coisa, aparentemente existe throttling sim.

E com 3dmark2006 na X1K, nas exatas condições, existem ganhos também ou fica imperceptivel a 100%???

Se der, faz com o 3dk2006, e coloca em AUTO e 100%.


Abraço


Creio que isso é mais relevante no 3dk2003, apenas.

Nao testei no 2006 ainda ... to com 1 preguica dos diabos de trocar de placa d novo !!:whistle:

Apesar de no 3dmark nao ter sido grande a diferenca .. no World of warcraft eu ja considerei razoavel

Mais tarde eu testo !!

Com relacao a GTX existe sempre uma queda de desempenho quando se roda 2 testes seguidos !! nao sei pq !! entao foi normal ( acontece a mesma coisa na XTX )

E sobre o throttling ... meu receio nao fica pela perda de desempenho ... e sim pela durabilidade da vga
Pra mim qdo chega ao ponto de ter throttling ... eh pq o negocio nao ta bom
 
re1nc4rn4ted disse:
Nao testei no 2006 ainda ... to com 1 preguica dos diabos de trocar de placa d novo !!:whistle:

Apesar de no 3dmark nao ter sido grande a diferenca .. no World of warcraft eu ja considerei razoavel

Mais tarde eu testo !!
no 2006 creio q a diferença vai ser imperceptivel, devido ao peso que ele tem.

E na GTX , ele teve perda a 100% de rotação....
 
Dr.BooT disse:
Provalmente eles não perceberam a queda menima dos fps.

Na verdade a XTX tá cheio de merdinha, que tá me preucupando se devo ou não compra-la.

Esse lançe de temp. então é SINISTRO! 90°C ...é muita coisa pra uma vga.

Agora outras pessoas falando em 70°c mais isso custaria o silencio do meu PC? rs

tu jogando com o som nas alturas tu vai ouvir teu pc? :p

aqui com com o cooler em 73% da rotacao mal noto seu ruido e a temperatura nao passa de 55º, no jogo com essa rotacao nao passa de 70º, achu que ta bom demais... e isso com minha XL, na XTX do shinnigami ainda fica melhor!
 
pr0digyo disse:
tu jogando com o som nas alturas tu vai ouvir teu pc? :p

aqui com com o cooler em 73% da rotacao mal noto seu ruido e a temperatura nao passa de 55º, no jogo com essa rotacao nao passa de 70º, achu que ta bom demais... e isso com minha XL, na XTX do shinnigami ainda fica melhor!

Cara ... 60% de rotacao no cooler da XTX ja eh barulhento !!
 
re1nc4rn4ted disse:
Cara ... 60% de rotacao no cooler da XTX ja eh barulhento !!

pode ser... mais é melhor do que 100%

você colocando a a 0 a 60º a 30% e 70º a 60% da rotacao e em 80º a 90% achu que ja melhora... pois quando vc tiver jogando vc ja nao nota o ruido do pc! :thumbs_up
 
Já dizia minha avó temp bôa é aquela que vc bota o dedo no mingau e não queima.
aqui com temp ambiênte em 20g raramente passa de 70
DICA..coloquem um fan soprando no fundo da placa.. na maioria das vezes o cooler da Cpu joga ar quente na placa mãe e no fundo da placa de vidéo.
Aqui a temp do opteron165@FX60 tá 29 .. o bigwater faz bem o serviço.
o mais importante é não aumentar o calor no interior do pc, tb o mais importante não é jogar ar pra dentro e sim tirar..quanto mais dissipação menos calor
quando botar o CF pra funcionar vou colocar um fan entre as placas jpgando ar pra fora..
 
Só Lembrando que a ATi eh uma empresa CANADENSE (friozinho pra diabo lá pra aqueles bandas), enquanto usamos as VGAs nos Trópicos!!!!:lol: :lol: :lol: :lol:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo