Bom, claro que o teste definitivo é quando sair a R600. Mas podemos dizer que a G80 é um projeto muito ambicioso. Tudo perfeito até aqui.
Definitivamente, estão dizendo que o chip é de die único. Quanto ao processo de fabricação, não há ainda um consenso. Número de transístores? Não sei, mas lembre-se que, seja lá qual for o motivo, a nVidia coloca mais transístores por área que a ATi.
E o RSX não parece mais uma G71 com interface para o Cell. Mas também não pode ser uma G80, por motivos óbvios de custos de produção. Até pq, o bus de 128bits para o RSX já foi confirmado. Virtua Tennis 3, FF Round 3, NBA 2k7, todos estes estão mais bonitos no PS3 que no X360. Claro que aqui a diferença não se deve somente ao RSX, tem o Cell também. Fato é que o RSX parece ser mais poderoso que uma 7950GT, por exemplo. Mas , com toda certeza, é inferior a G80. Deve ser um chip intermediário.
Bom, falando sobre stream computing no evento da ATi, o Orton disse, 96 ALUS 'talvez' na nova geração, e mais de meio bilhão de GFLOPS... então muito cuidado, a ATi ainda tem muito pra mostrar... o próprio VR-Zone disse que o poder das ALUs da G80 é de apenas 2X da G71. Mas lembro a vcs que os 'GFLOPS' não significam tudo. A 7900GTX tem +- 300 GFLOPs e a X1950XTX 375 GFLOPS, e em aplicações GPGPU a X1950XTX é pelo menos 4X mais rápida, segundo notas do evento da ATi. O pessoal do Folding@Home confirma que a G7X não é adequada ao processamento stream. Desempenho depende da capacidade de branching, do controlador de memória, não só do PICO teórico máximo das unidades aritméticas. A R600 deve ter pelo menos 40% a mais de FLOPS que a R580, com uma eficiência muito maior.
Eu acho que as ações da nVidia subiram pq ela mostrou que tem um hardware matador pronto para ser lançado e não por conta da Intel... Porém não estou certo sobre o que é a R600. Eu acho que a R600 deve usar bus de 256bits mesmo, GDDR4 a 1.2GHz(2.4GHz efetivo).
Sobre o AA 16X em single GPU, isso já existe nas nVidias, basta usar tweak. Notem que em nenhum momento falaram sobre MSAA 16X. No Vr-Zone falaram sobre VCAA. Variable Correct AA? Enfim, é algum modo de AA realmente novo, alguns dizem ser baseado em shaders. A Parhelia tinha o Fragmente Anti Alising 16X, que era muito bom, mas só agia onde a placa detectada 'edges' ou 'cantos'. Sugiro que pesquisem sobre esta tecnologia.
Não vi confirmação de HDR+AA!!! Mas se eu não estou enganado, HDR FP16 + AA é requisito PROVÁVEL do DX 10.1... resta saber se será possível HDR FP32 + AA. Mas creio que, se tem HDR FP32, imagino que tenha pelo menos HDR FP16 + AA.
Pergunta: a placa tem força pra rodar HDR FP32? Com AA junto? Talvez 16X? Rsss
Nada sobre TMUS, nada sobre ROPS... um mistério. E essas 128 streams processors não necessariamente significam 128 ALUs 'tradicionais'. Olha, vamos nos surpreender muito com essa placa!
Mas tudo tem seu lado ruim... chip complexo, placa com PCB complexo, memória complexa, sistema de cooler complexo... O mercado de GPU vai para o lado contrário do C2D, no sentido de 'eficiência x energia'. Enfim, acho que esta placa vai ser cara, mesmo o modelo GTS.
Em breve, X1950XTX por US$ 350...
fui
excelente post amigo vip , eu tb estou esperando confirmação de muita coisa no G80....incrivel como a Nvidia ta escondendo até o ultimo segundo quase tudo sobre o chip...até vazou algumas coisas... mas ta faltando muitas peças no quebra cabeças. E quanto ao preço...well devo ficar um bom tempo com a minha 7600GT ...pobreza ta comandando aqui lol
tb nao vejo sentido em ja ficarem se entusiasmando demais achando q a Nvidia vai arrasar a ATI sendo que o R600 ainda ta longe de sair e ninguem sabe direito como ele vai ser, eu chutaria que no final das contas ele vai ter mais desempenho (é o minimo que ele pode fazer por sair depois do G80) porém deve esquentar e consumir mais, isso levando em conta pelos ultimos projetos da ATI....espero que ela pare com o crescente aumento de consumo. Na verdade espero que ambas consumam menos...ta ficando surreal já o consumo dessas placas