Aumentando a Performance de seu CPU - Disable CPU Parking

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Feliperr8
  • Data de Início Data de Início

Feliperr8

Banido
Banido

Galera eu descobri isso meio que por acaso, nunca vi ninguém comentando sobre isso no fórum então resolvi compartilhar com vocês.

Bom, eu ´´estava´´ com um problema chato de stuttering no jogo Metro Last Light mesmo usando uma config que teoricamente sobraria no game, cheguei até a comentar no tópico do game e me informaram que ninguém estava com o problema, enquanto em fóruns gringos vi diversos tópicos sobre isso, o que me levou a ter a seguinte duvida: ou os PCs brazucas são melhores que os gringos ou nós brazucas somos menos exigentes quanto a um gameplay perfeito e liso.

Enfim, comecei a googlear e cheguei a um fórum especifico no qual um user dizia ter resolvido os stutters usando o DISABLE CPU PARKING - http://bitsum.com/about_cpu_core_parking.php

E não é que a magia negra resolveu!! :fuuu: WTF!!!, o jogo está perfeito agora, testei no Crysis 3 e tbm notei melhoras.

Uma breve explicação sobre o CPU PARKING , by google tradutor:

O CPU Parking desativa dinamicamente os núcleos não utilizados do CPU para economizar energia e reduzir a dissipação de calor. É um estado de sono (C6), que é suportado pela maioria dos processadores x86 mais recentes e edições mais recentes do Windows. Infelizmente, o Windows muitas vezes é muito agressivo. Você pode facilmente ter uma carga total de CPU em 75% e * ainda * ter CPU Parking!

Vamos aos gráficos:

parking_benchmark_winrar_beta.jpg

x42uiy14urz8526utxz3-park_on.png

2lo4r30zh4hs145jokzy-park_off.png

-------------------------------------------------------------------------------------------

Como surgiu algumas duvidas no topico e tbm recebi MPs vou colocar um passo a passo bem mastigado.

COMO FAZER:

Baixe o programa, tanto faz o 32bits ou 64bits pra SO x64, pra SO x86 baixe o 32bits.

32bits http://bitsum.com/files/parkcontroldist32.exe
64bits http://bitsum.com/files/parkcontroldist64.exe

Execute o programa,

no Campo ´´For Power Profile´´ marque o perfil de energia que vc usa no Windows, o programa ja da a colinha embaixo se repararem,´´Currently active power ....´´

Marque DISABLE nas duas opções e deixe os numeradores em 100.

APLICAR, OK

5iyhAmU.jpg

Você pode tbm desativar a opção C6 na BIOS, eu recomendo, mas no entanto so fazendo o procedimento acima ja resolve.

Última edição:
Mas, não é mais fácil deixar desligado na BIOS? Se vc fala do C6, é somente ir na BIOS e desligar...

Pois é, desabilitar isso é requisito pra fazer um overclock bom, então todos que jogam com a CPU overclocada já não tinham mais esse problema.

Mas mesmo assim, obrigado pela info! Com certeza vai ajudar muita gente!

entao mas quem tem OC,nao precisa fazer isso?

desculpa a burrice, mas como achar isso na BIOS ?
e uma das opções que ele mostra no site, não aprece no meu pc. wtf. - no gerenciamento de energia do proc.

axo q isso ta um pouco,mau explicado!

creio q esse meu pc antigo nem deve ter isso :poker:

Pelo o que vi isso é um programa que desativa ou ativa o estado de economia do processador. Edita esse post ai e explica isso melhor para o povo:bat:

Só desligar o C6 State.

O ruim é que a CPU fica na frequencia maxima ate em iddle, aí aumenta temp e consumo. Mas pra quem não se importa, só deixar desligado mesmo.

Testar no meu PC de casa. Se aumentar demais a temp., terei de ativar novamente.

se for só isso é facil man!

Nos amd isso seria o mesmo que o cool and quiet ?

Basicamente da pra fazer com qualquer processador. Só ir na bios e procurar pela opções C1E Support (CPU Enhancend Halt), C2/C2E/C3/C4/C4E/C6 Cpu State, Intel SpeedStep, CPU EIST, CPU Thermal Monitor 2 (TM2), Cool'n'Quiet Support.

Se seu processador for muito esquentadinho, não recomendo mudar, a menos que você tenha um bom cooler e mantenha a temperatura adequada. Afinal, você vai estar desativando o controle automático de frequência e multiplicadores, que fazem com que seu processador economize energia e se mantenha mais frio quando você esta em idle ou executando programas/serviços pequenos como navegar na internet, que não necessita de muito poder de processamento.

O pessoal costuma desabilitar fazendo overclock pra estabilizar e evitar o famoso BSOD =}

Última edição:
é o mesmo que o cool and quiet? da amd? já nem importa mais meu intel tá chegando bom saber.. obrigado.

Aqui o C6 já estava desabilitado na BIOS e so resolvi os malditos stutterings fazendo tal procedimento. So deixei o SpeedStep habilitado na BIOS ( pro CPU reduzir o clock qnd ocioso) e o Thermal Monitor ( pro cpu se defender em caso de super aquecimento).

quanto a explicação ela pode ter saido meio distorcida por causa do google tradutor, mas é so abrir o link q deixei e tentar entender.

No meu pc isso está desativado faz tempo. Já tive esses problemas de redução de clocks jogando, ficava dando umas travadinha.

Então é só desativar o c6? Não precisa fazer mais nada?

informaçao muito boa !!!! mais um pouco mall esclarecida....
eu entendi que desativando uma opçao de energia vc consegue mais desepenho, é isso ou nao alguem que souber me diga*_* estou confuso

Do jeito q a galera ja diz que o 3770k e esquentado fazendo isso ele vai pra onde. Rsrsrsrs

E quem esta em oc, tbm pode mudar isso?

Users who are viewing this thread

Voltar