• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Se sua rede interna está normal, sinais OK, provavelmente possa ser problema no node, saturação da rede, ou algo relacionado.

Agora a noite ao chegar em casa fui testar a conexão e está com o up normal.

Porém, no Dropbox, especificamente, o download está absurdamente baixo (print).

Speedtest e qualquer outro download bate a velocidade normal.

Dei uma fuçada no Dropbox, reinstalei mas não adiantou nada.
 
Não tem o que fazer, a Steam é sorte. Quando assinava 120Mbps (HFC) na Claro aqui em Fortaleza, não conseguia baixar a mais que 10MB/s, sendo que o mímimo esperado era 15MB/s. Já no torrent com muitos seeds dava 15MB/s quase que cravado o tempo todo.

Mudei pra Oi fibra (200Mbps), e a história se repete: download no cliente Steam não passa de 15MB/s, quando, o esperado é 25MB/s. Já no cliente do Uplay, e a velocidade ficava entre 25-30MB/s. Origin fica cravado em 25MB/s. Torrent fica entre 25-26MB/s.

O servidor de download é o mais próximo (Recife), mas não tem diferença se eu baixar em outro. Em resumo, o problema é dos CDNs da Steam, desconfio que as rotas pra onde moro devem ser congestionadas ou algo assim, só sei que não tem santo que faça atingir a velocidade contratada nesse programa.

E eu me lembro de você tacando o pau na Claro achando que era problema deles kkkkk
 
Não tem o que fazer, a Steam é sorte. Quando assinava 120Mbps (HFC) na Claro aqui em Fortaleza, não conseguia baixar a mais que 10MB/s, sendo que o mímimo esperado era 15MB/s. Já no torrent com muitos seeds dava 15MB/s quase que cravado o tempo todo.

Mudei pra Oi fibra (200Mbps), e a história se repete: download no cliente Steam não passa de 15MB/s, quando, o esperado é 25MB/s. Já no cliente do Uplay, e a velocidade ficava entre 25-30MB/s. Origin fica cravado em 25MB/s. Torrent fica entre 25-26MB/s.

O servidor de download é o mais próximo (Recife), mas não tem diferença se eu baixar em outro. Em resumo, o problema é dos CDNs da Steam, desconfio que as rotas pra onde moro devem ser congestionadas ou algo assim, só sei que não tem santo que faça atingir a velocidade contratada nesse programa.
Cara, tem como tu testar o ping para os servidores de csgo? Seria ping para 205.185.194.50, 205.185.194.34, 205.185.194.196 e teste-1.gamersclub.com.br
 
E eu me lembro de você tacando o pau na Claro achando que era problema deles kkkkk

Sim, era verdade, mas na Claro só tava conseguindo atingir a velocidade contratada em torrent mesmo. Na Origin e Uplay e downloads em geral (mesmo com gerenciador) não passava de 12MB/s, além do Twitch ficar dando buffer em transmissão 1080p60. Não era em todo canal, mas na maioria ficava travando. E o modem após ficar muitos dias ligados começava a cair o upload, só voltando ao normal após desligar durante alguns munitos pra ele esfriar haha.

Sem contar o ping aburdo de 75ms nos servidores oficiais do CS:GO. Já na Oi fibra, a Steam realmente continua lenta, mas todo o resto chega de boa a velocidade, Twitch não trava mais em resolução nenhuma, e o ping no CSGO, nos mesmos servidores, baixou pra casa dos 45ms. No fim, a mudança pra Oi compensou e muito, pena que a Steam continua lenta :(


Cara, tem como tu testar o ping para os servidores de csgo? Seria ping para 205.185.194.50, 205.185.194.34, 205.185.194.196 e teste-1.gamersclub.com.br

Lá vai:

C:\Users\ksio89>ping 205.185.194.50

Disparando 205.185.194.50 com 32 bytes de dados:
Resposta de 205.185.194.50: bytes=32 tempo=55ms TTL=53
Resposta de 205.185.194.50: bytes=32 tempo=58ms TTL=53
Resposta de 205.185.194.50: bytes=32 tempo=62ms TTL=53
Resposta de 205.185.194.50: bytes=32 tempo=54ms TTL=53

Estatísticas do Ping para 205.185.194.50:
Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de
perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 54ms, Máximo = 62ms, Média = 57ms

C:\Users\ksio89>ping 205.185.194.34

Disparando 205.185.194.34 com 32 bytes de dados:
Resposta de 205.185.194.34: bytes=32 tempo=54ms TTL=55
Resposta de 205.185.194.34: bytes=32 tempo=55ms TTL=55
Resposta de 205.185.194.34: bytes=32 tempo=53ms TTL=55
Resposta de 205.185.194.34: bytes=32 tempo=53ms TTL=55

Estatísticas do Ping para 205.185.194.34:
Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de
perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 53ms, Máximo = 55ms, Média = 53ms

C:\Users\ksio89>ping 205.185.194.196

Disparando 205.185.194.196 com 32 bytes de dados:
Resposta de 205.185.194.196: bytes=32 tempo=48ms TTL=54
Resposta de 205.185.194.196: bytes=32 tempo=46ms TTL=54
Resposta de 205.185.194.196: bytes=32 tempo=44ms TTL=54
Resposta de 205.185.194.196: bytes=32 tempo=47ms TTL=54

Estatísticas do Ping para 205.185.194.196:
Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de
perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 44ms, Máximo = 48ms, Média = 46ms

C:\Users\ksio89>ping teste-1.gamersclub.com.br

Disparando teste-1.gamersclub.com.br [189.1.169.63] com 32 bytes de dados:
Resposta de 189.1.169.63: bytes=32 tempo=56ms TTL=55
Resposta de 189.1.169.63: bytes=32 tempo=54ms TTL=55
Resposta de 189.1.169.63: bytes=32 tempo=56ms TTL=55
Resposta de 189.1.169.63: bytes=32 tempo=55ms TTL=55

Estatísticas do Ping para 189.1.169.63:
Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de
perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 54ms, Máximo = 56ms, Média = 55ms

Mesmo eu estando em Fortaleza, eu acho esse ping pra SP muito alto. Junto com o upload baixo, é um dos calcanhares de aquiles da Oi fibra.
 
Última edição:
Foda
Sim, era verdade, mas na Claro só tava conseguindo atingir a velocidade contratada em torrent mesmo. Na Origin e Uplay e downloads em geral (mesmo com gerenciador) não passava de 12MB/s, além do Twitch ficar dando buffer em transmissão 1080p60. Não era em todo canal, mas na maioria ficava travando. E o modem após ficar muitos dias ligados começava a cair o upload, só voltando ao normal após desligar durante alguns munitos pra ele esfriar haha.

Sem contar o ping aburdo de 75ms nos servidores oficiais do CS:GO. Já na Oi fibra, a Steam realmente continua lenta, mas todo o resto chega de boa a velocidade, Twitch não trava mais em resolução nenhuma, e o ping no CSGO, nos mesmos servidores, baixou pra casa dos 45ms. No fim, a mudança pra Oi compensou e muito, pena que a Steam continua lenta :(




Lá vai:

C:\Users\ksio89>ping 205.185.194.50

Disparando 205.185.194.50 com 32 bytes de dados:
Resposta de 205.185.194.50: bytes=32 tempo=55ms TTL=53
Resposta de 205.185.194.50: bytes=32 tempo=58ms TTL=53
Resposta de 205.185.194.50: bytes=32 tempo=62ms TTL=53
Resposta de 205.185.194.50: bytes=32 tempo=54ms TTL=53

Estatísticas do Ping para 205.185.194.50:
Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de
perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 54ms, Máximo = 62ms, Média = 57ms

C:\Users\ksio89>ping 205.185.194.34

Disparando 205.185.194.34 com 32 bytes de dados:
Resposta de 205.185.194.34: bytes=32 tempo=54ms TTL=55
Resposta de 205.185.194.34: bytes=32 tempo=55ms TTL=55
Resposta de 205.185.194.34: bytes=32 tempo=53ms TTL=55
Resposta de 205.185.194.34: bytes=32 tempo=53ms TTL=55

Estatísticas do Ping para 205.185.194.34:
Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de
perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 53ms, Máximo = 55ms, Média = 53ms

C:\Users\ksio89>ping 205.185.194.196

Disparando 205.185.194.196 com 32 bytes de dados:
Resposta de 205.185.194.196: bytes=32 tempo=48ms TTL=54
Resposta de 205.185.194.196: bytes=32 tempo=46ms TTL=54
Resposta de 205.185.194.196: bytes=32 tempo=44ms TTL=54
Resposta de 205.185.194.196: bytes=32 tempo=47ms TTL=54

Estatísticas do Ping para 205.185.194.196:
Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de
perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 44ms, Máximo = 48ms, Média = 46ms

C:\Users\ksio89>ping teste-1.gamersclub.com.br

Disparando teste-1.gamersclub.com.br [189.1.169.63] com 32 bytes de dados:
Resposta de 189.1.169.63: bytes=32 tempo=56ms TTL=55
Resposta de 189.1.169.63: bytes=32 tempo=54ms TTL=55
Resposta de 189.1.169.63: bytes=32 tempo=56ms TTL=55
Resposta de 189.1.169.63: bytes=32 tempo=55ms TTL=55

Estatísticas do Ping para 189.1.169.63:
Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de
perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 54ms, Máximo = 56ms, Média = 55ms

Mesmo eu estando em Fortaleza, eu acho esse ping pra SP muito alto. Junto com o upload baixo, é um dos calcanhares de aquiles da Oi fibra.

Foda mano.. também sou de Fortaleza, to vendo se consigo Claro NET Fibra, pra ver se consigo que fique melhor a internet..
 
Mesmo eu estando em Fortaleza, eu acho esse ping pra SP muito alto. Junto com o upload baixo, é um dos calcanhares de aquiles da Oi fibra.
Vou te falar que na casa dos 50ms de Fortaleza pra SP está muito bom, não tem o que melhorar mais que isso. Se você pegar o looking glass da G8 ou Seabone, que tem uma probe aí em Fortaleza você vê que esses IPs não dão menos de 45ms.
 
Foda mano.. também sou de Fortaleza, to vendo se consigo Claro NET Fibra, pra ver se consigo que fique melhor a internet..

Ih rapaz, pode esperar deitado, pois não há previsão a curto ou médio prazo da Claro implantar fibra onde já tem rede híbrida. O que tem de fibra aqui é a Vivo, em pouquíssimos bairros, Oi fibra, que não é lá grandes coisas, e provedores locais, cuja qualidade varia. Mas acredito que FTTH da Multiplay, que já tem uma infraestrutura razoável, seja boa, o que não presta é o HFC dela, fuja.


Vou te falar que na casa dos 50ms de Fortaleza pra SP está muito bom, não tem o que melhorar mais que isso. Se você pegar o looking glass da G8 ou Seabone, que tem uma probe aí em Fortaleza você vê que esses IPs não dão menos de 45ms.

Hmm, é porque no Speedtest, mesmo pra servidores locais, o ping dá quase 60ms, o que acho bem alto, visto que nos resultados de outros usuários de fibra a latência fica abaixo dos 10ms. A Oi parece não tem servidor de teste local, no teste do EAQ da Anatel, ele escolhe automaticamente o servidor da Oi em SP e o ping dá na casa dos 32ms. No começo de dezembro dava 3ms de ping pra um servidor local no Speedtest, mas de um tempo pra cá não consigo menos que 50ms. Enfim, tô falando mas da Oi do que da Claro aqui, jajá vão me advertir por off-topic rsrs.
 
Última edição:
Hmm, é porque no Speedtest, mesmo pra servidores locais, o ping dá quase 60ms, o que acho bem alto, visto que nos resultados de outros usuários de fibra a latência fica abaixo dos 10ms. A Oi parece não tem servidor de teste local, no teste do EAQ da Anatel, ele escolhe automaticamente o servidor da Oi em SP e o ping dá na casa dos 32ms. No começo de dezembro dava 3ms de ping pra um servidor local no Speedtest, mas de um tempo pra cá não consigo menos que 50ms.
É, nesse caso é possível que essas rotas locais estejam saindo de Fortaleza para voltar depois por algum motivo, ou problemas ou alguém fez besteira, ainda mais se antes a latência era pequena.

Enfim, tô falando mas da Oi do que da Claro aqui, jajá vão me advertir por off-topic rsrs.
😆🤣
 
Ih rapaz, pode esperar deitado, pois não há previsão a curto ou médio prazo da Claro implantar fibra onde já tem rede híbrida. O que tem de fibra aqui é a Vivo, em pouquíssimos bairros, Oi fibra, que não é lá grandes coisas, e provedores locais, cuja qualidade varia. Mas acredito que FTTH da Multiplay, que já tem uma infraestrutura razoável, seja boa, o que não presta é o HFC dela, fuja.




Hmm, é porque no Speedtest, mesmo pra servidores locais, o ping dá quase 60ms, o que acho bem alto, visto que nos resultados de outros usuários de fibra a latência fica abaixo dos 10ms. A Oi parece não tem servidor de teste local, no teste do EAQ da Anatel, ele escolhe automaticamente o servidor da Oi em SP e o ping dá na casa dos 32ms. No começo de dezembro dava 3ms de ping pra um servidor local no Speedtest, mas de um tempo pra cá não consigo menos que 50ms. Enfim, tô falando mas da Oi do que da Claro aqui, jajá vão me advertir por off-topic rsrs.

Rapazz, to com HFC deles, estava boa, mas está ficando bad de novo. Vivo não tem(moro na Aldeota) Mas não tem na minha rua.. -_-
Se der certo a fibra da Claro, venho aqui relatar e falar como está!
 
Rapazz, to com HFC deles, estava boa, mas está ficando bad de novo. Vivo não tem(moro na Aldeota) Mas não tem na minha rua.. -_-
Se der certo a fibra da Claro, venho aqui relatar e falar como está!

Ficando ruim como, instável, não chega a velocidade contratada? Meu pai mora no Engº Luciano Cavalcante e assina 120Mbps, e lá funciona bem, tirando a Steam que assim como aqui não chega nem perto de 15MB/s de download, mas de resto o serviço é bom e ele nunca reclamou.

Aliás, desde julho passado a Vivo oferece fibra na rua dele, só não contratou porque já tinha fechado com a Claro. Mas ano que vem, quando findar a fidelidade, vou convencê-lo a mudar pra Vivo fibra, bom que eu aproveitaria quando fosse pra lá pra subir torrent e fazer backup pra nuvem hehe :coolface:
 
Ficando ruim como, instável, não chega a velocidade contratada? Meu pai mora no Engº Luciano Cavalcante e assina 120Mbps, e lá funciona bem, tirando a Steam que assim como aqui não chega nem perto de 15MB/s de download, mas de resto o serviço é bom e ele nunca reclamou.

Aliás, desde julho passado a Vivo oferece fibra na rua dele, só não contratou porque já tinha fechado com a Claro. Mas ano que vem, quando findar a fidelidade, vou convencê-lo a mudar pra Vivo fibra, bom que eu aproveitaria quando fosse pra lá pra subir torrent e fazer backup pra nuvem hehe :coolface:
Estou com a HFC da Multiplay, e está bem instável, nunca chegando os 100mb contratados, dando alguns loss, aumento de ping repentido, etc.. e upload de 6mb! É foda :/
 
Não sei vocês, mas aqui o Fórum está numa lentidão danada para carregar. Tudo funcionando OK, mas aqui o site tá numa lerdeza no mínimo estranha. Já rastreei a rota e tudo OK, não sei o que pode estar acontecendo.
 
Ih rapaz, pode esperar deitado, pois não há previsão a curto ou médio prazo da Claro implantar fibra onde já tem rede híbrida. O que tem de fibra aqui é a Vivo, em pouquíssimos bairros, Oi fibra, que não é lá grandes coisas, e provedores locais, cuja qualidade varia. Mas acredito que FTTH da Multiplay, que já tem uma infraestrutura razoável, seja boa, o que não presta é o HFC dela, fuja.




Hmm, é porque no Speedtest, mesmo pra servidores locais, o ping dá quase 60ms, o que acho bem alto, visto que nos resultados de outros usuários de fibra a latência fica abaixo dos 10ms. A Oi parece não tem servidor de teste local, no teste do EAQ da Anatel, ele escolhe automaticamente o servidor da Oi em SP e o ping dá na casa dos 32ms. No começo de dezembro dava 3ms de ping pra um servidor local no Speedtest, mas de um tempo pra cá não consigo menos que 50ms. Enfim, tô falando mas da Oi do que da Claro aqui, jajá vão me advertir por off-topic rsrs.


O motivo de algumas operadoras não terem mais servidores no EAQ (que não é do governo, apenas uma empresa privada que a Anatel autoriza como oficial) é o valor absurdo que eles cobram pra "alocar" servidor no site deles. Pasme: um aluguel de 4k por mês!!!
 
Não sei vocês, mas aqui o Fórum está numa lentidão danada para carregar. Tudo funcionando OK, mas aqui o site tá numa lerdeza no mínimo estranha. Já rastreei a rota e tudo OK, não sei o que pode estar acontecendo.
Aqui tá lento também......
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aproveitando que o rapaz ali em cima citou o EAQ, tenho uma dúvida.... Os testes são reais?

Esse é um teste que sempre faço. O ping sempre varia de 15~18ms
kalBPZz.png



Porém ao ver o inspector do google chrome pra ver de qual servidor ele ta tirando esse ping, encontra servidores de outras cidades distantes
PlP6RI7.png


E detalhe, as vezes ele puxa servidor de Brasília, São Paulo....
Aí ao fazer o teste de ping pelo cmd ele da outro tempo de resposta totalmente diferente
Z3zsTXV.png


Esse ping realmente é de outra cidade e é colocado como baixo?
 
Última edição:
Aqui tá lento também......
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aproveitando que o rapaz ali em cima citou o EAQ, tenho uma dúvida.... Os testes são reais?

Esse é um teste que sempre faço. O ping sempre varia de 15~18ms
kalBPZz.png



Porém ao ver o inspector do google chrome pra ver de qual servidor ele ta tirando esse ping, encontra servidores de outras cidades distantes
PlP6RI7.png


E detalhe, as vezes ele puxa servidor de Brasília, São Paulo....
Aí ao fazer o teste de ping pelo cmd ele da outro tempo de resposta totalmente diferente
Z3zsTXV.png


Esse ping realmente é de outra cidade e é colocado como baixo?
querendo ou não esse EAQ faz o teste ok e é validado pela anatel como prova de teste conexão.

a questão da latencia é isso msm, ta ate no FAQ deles:
Região Servidor:
É a localização onde está o Servidor de teste selecionado por meio de teste de menor latência. O resultado da sua localização é dependente da infraestrutura da Prestadora.

na hora do teste eles fazem igual ao speedtest, ping pra uma lista de servidores em diversas localidades e usa o que tiver menos latência.

se vc tiver saco e paciência, vc vai acabar encontrando o ip do servidor ae que foi feito o teste dentro do chrome, eu ti recomendo abrir o monitor de recursos do windows e nele vc pega qual programa vai estar usando maior banda e vai mostrar pra qual destino esta sendo esse uso. muito mais pratico de pegar o ip desses servidores de teste.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Hmm, é porque no Speedtest, mesmo pra servidores locais, o ping dá quase 60ms, o que acho bem alto, visto que nos resultados de outros usuários de fibra a latência fica abaixo dos 10ms. A Oi parece não tem servidor de teste local, no teste do EAQ da Anatel, ele escolhe automaticamente o servidor da Oi em SP e o ping dá na casa dos 32ms. No começo de dezembro dava 3ms de ping pra um servidor local no Speedtest, mas de um tempo pra cá não consigo menos que 50ms. Enfim, tô falando mas da Oi do que da Claro aqui, jajá vão me advertir por off-topic rsrs.

essa parada de latência é foda, tava(e meio que ainda estou) com um problema desse com a operadora regional que uso na roça com o escritório em BH que ta com net:
sábado passado:
image.png

ae liguei la pros caras da operaora regional que uso e passei umas infos pra eles, agora hj:
image.png


ta "meio resolvido" pq tanto esse a minha operadora regional e a net tão no ix.br mg, mas os putos não conseguem nem com reza e nem via diabo trocar trefego por la :haha:
se conseguisse minha latência pro sv la do escritório ia ficar na casa dos 10ms.
 
Última edição:
Novamente aos finais de semana sem receber minha velocidade cheia contratada. Testes ficando na casa dos 220 mbps de download.
Só durante a semana que consigo entre 240 a 260 mbps de download.
Mesmo estando na média que a Anatel estipula, vocês acham que eu estou no direito de reclamar? Porque isso está me cheirando a frequências do node saturando aos finais de semana devido serem dias que o pessoal está em suas casas utilizando mais a internet.
 
Se sua rede interna está normal, sinais OK, provavelmente possa ser problema no node, saturação da rede, ou algo relacionado.

Só para atualizar meu caso:

Solicitei o técnico novamente e ele disse que o meu problema - upload muito baixo somente a noite - era, provavelmente, pela rede saturada (muito uso dos vizinhos), e viu também que o sinal TX estava muito baixo, no limite do mínimo (39-40).

O que ele fez foi: Como já tinha um atenuador atrás do modem que o outro técnico colocou na visita anterior, ele botou mais um em outra parte do cabeamento.

O TX estabilizou, no momento, em 48-49, mas tenho que testar durante a noite. Até então o upload tá ótimo e o download parece que melhorou mais ainda.
 
  • Curtir
Reações: HFS
Novamente aos finais de semana sem receber minha velocidade cheia contratada. Testes ficando na casa dos 220 mbps de download.
Só durante a semana que consigo entre 240 a 260 mbps de download.
Mesmo estando na média que a Anatel estipula, vocês acham que eu estou no direito de reclamar? Porque isso está me cheirando a frequências do node saturando aos finais de semana devido serem dias que o pessoal está em suas casas utilizando mais a internet.

Testes que você diz, em sites como Speedtest e EAQ, ou na prática, ao fazer download? Se não estiver chegando a velocidade contratada, claro que está no seu direito de reclamar. Eu nem levo em conta meta da Anatel, afinal o cliente paga 100% da fatura, então é pra receber 100% da velocidade e ponto final. Liga pro SAC só pra anotar protocolo e reclamar na ouvidoria/Anatel/Consumidor, nem adianta discutir com atendente porque eles são orientados a enrolar o cliente e dizer que é "normal" essa queda na velocidade em certos horários, no melhor estilo "se colar, colou."

Lentidão quando todo mundo está em casa é praticamente certeza de ser node saturado, já que na rede HFC o link é compartilhado com os vizinhos, ou algo assim. Bem que falaram que os clientes que a Claro tirou da Vivo e Oi xDSL, ao ofertar 120/240 Mbps no HFC, estão agora migrando pra outros provedores de fibra, a Claro recebeu muito assinantes mas não investiu em infraestrutura, aí taí o resultado.
 
Testes que você diz, em sites como Speedtest e EAQ, ou na prática, ao fazer download? Se não estiver chegando a velocidade contratada, claro que está no seu direito de reclamar. Eu nem levo em conta meta da Anatel, afinal o cliente paga 100% da fatura, então é pra receber 100% da velocidade e ponto final. Liga pro SAC só pra anotar protocolo e reclamar na ouvidoria/Anatel/Consumidor, nem adianta discutir com atendente porque eles são orientados a enrolar o cliente e dizer que é "normal" essa queda na velocidade em certos horários, no melhor estilo "se colar, colou."

Lentidão quando todo mundo está em casa é praticamente certeza de ser node saturado, já que na rede HFC o link é compartilhado com os vizinhos, ou algo assim. Bem que falaram que os clientes que a Claro tirou da Vivo e Oi xDSL, ao ofertar 120/240 Mbps no HFC, estão agora migrando pra outros provedores de fibra, a Claro recebeu muito assinantes mas não investiu em infraestrutura, aí taí o resultado.


Já mandei mensagem no fale conosco, lá também gera protocolo.
Não suporto ligar para SAC.
 
Novamente aos finais de semana sem receber minha velocidade cheia contratada. Testes ficando na casa dos 220 mbps de download.
Só durante a semana que consigo entre 240 a 260 mbps de download.
Mesmo estando na média que a Anatel estipula, vocês acham que eu estou no direito de reclamar? Porque isso está me cheirando a frequências do node saturando aos finais de semana devido serem dias que o pessoal está em suas casas utilizando mais a internet.
Cara, aqui quando chega final de semana minha velocidade cai pra 120, porque quase toda a rua tem 240 mb, reparei que sempre muda o "configuration file" no modem, mesmo sem rebootar.
 
Testes que você diz, em sites como Speedtest e EAQ, ou na prática, ao fazer download? Se não estiver chegando a velocidade contratada, claro que está no seu direito de reclamar. Eu nem levo em conta meta da Anatel, afinal o cliente paga 100% da fatura, então é pra receber 100% da velocidade e ponto final. Liga pro SAC só pra anotar protocolo e reclamar na ouvidoria/Anatel/Consumidor, nem adianta discutir com atendente porque eles são orientados a enrolar o cliente e dizer que é "normal" essa queda na velocidade em certos horários, no melhor estilo "se colar, colou."

Lentidão quando todo mundo está em casa é praticamente certeza de ser node saturado, já que na rede HFC o link é compartilhado com os vizinhos, ou algo assim. Bem que falaram que os clientes que a Claro tirou da Vivo e Oi xDSL, ao ofertar 120/240 Mbps no HFC, estão agora migrando pra outros provedores de fibra, a Claro recebeu muito assinantes mas não investiu em infraestrutura, aí taí o resultado.
GPON é compartilhado também, não é link dedicado rsrsrs mas a base de clientes da Claro é bem maior, e isso faz ter um peso preponderante no sistema.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Só para atualizar meu caso:

Solicitei o técnico novamente e ele disse que o meu problema - upload muito baixo somente a noite - era, provavelmente, pela rede saturada (muito uso dos vizinhos), e viu também que o sinal TX estava muito baixo, no limite do mínimo (39-40).

O que ele fez foi: Como já tinha um atenuador atrás do modem que o outro técnico colocou na visita anterior, ele botou mais um em outra parte do cabeamento.

O TX estabilizou, no momento, em 48-49, mas tenho que testar durante a noite. Até então o upload tá ótimo e o download parece que melhorou mais ainda.
O TX eu tenho minhas dúvidas em relação ao mínimo. O site niveis.virtua.com.br acusa nível ideal quando está em 39, pelo primeiro post do tópico deveria acusar pelo menos amarelo.
 
Última edição:
Teste do EAQ para Claro eu não acho confiável, eles usam servidores da Claro para fazer o teste, ou seja, não chega a sair da rede da empresa. Outra coisa que aqui o upload nunca chega no máximo neste teste, parece que configuraram um máximo: 176 megas de upload, sendo que tenho 250 megas (speedtest, fast, simet).

3Z6vlCd.png


Z0W4jUg.png

ihVff83.png

W7APTjT.png
 
Teste do EAQ para Claro eu não acho confiável, eles usam servidores da Claro para fazer o teste, ou seja, não chega a sair da rede da empresa. Outra coisa que aqui o upload nunca chega no máximo neste teste, parece que configuraram um máximo: 176 megas de upload, sendo que tenho 250 megas (speedtest, fast, simet).

3Z6vlCd.png


Z0W4jUg.png

ihVff83.png

W7APTjT.png
Aqui o servidor no EAQ é NIC-São Paulo.

Não confio muito nele pois sempre a velocidade que consta nele é maior do que nos outros, nele o download chega a bater 270mbps, coisa que jamais consegui executar na prática.

SIMET e Speedtest (Fast) são os que acredito serem os mais confiáveis mesmo.
 
GPON é compartilhado também, não é link dedicado rsrsrs mas a base de clientes da Claro é bem maior, e isso faz ter um peso preponderante no sistema.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


O TX eu tenho minhas dúvidas em relação ao mínimo. O site niveis.virtua.com.br acusa nível ideal quando está em 39, pelo primeiro post do tópico deveria acusar pelo menos amarelo.

Pois é, segundo o técnico, 39 apesar de estar verde, já estava muito próximo do mínimo. Ele disse que aqui também é final de rede e, por isso, a oscilação do sinal tende a ser bem maior aqui.

E inclusive, o problema permaneceu acontecendo somente a noite como já tinha informado a ele. Como ele me deu o contato dele, mostrei prints da zica e ele disse que ia mandar uma equipe para verificar a rede externa aqui.

Lado bom é que ele trocou o modem da technicolor para o da Arris que já tivemos no trabalho. O arris tem um alcance bem melhor do Wi-Fi.
 
  • Curtir
Reações: HFS

Users who are viewing this thread

  • prtm
Voltar
Topo