[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Estava completando 90 horas deliciosas sem quedas, quando...

Enfim. Mesmo comportamento: fico sem sinal, o C7 mostra que não tem internet, mas o modem da Claro continua fazendo jus ao nome da operadora e fica lá com seus leds acessos.

Fico impaciente/puto e tiro o modem da tomada; volto e cerca de 10 minutos depois ele consegue se reconectar após passar por um moroso processo do led US piscando.

Daria até pra comprar essas tomadas inteligentes e dar um jeito do Tasker desligar e ligar ela quando isso acontecer. Eu acho, sei lá. WiFi cai, talvez não dê para reconhecer o device.

Enfim. Nova reclamação gerada.
 
Meu primeiro modem com a NET em 2015 foi o Arris TG862. Um dos piores modems que já vi na vida. Eu tinha 60Mb na época que contratei o combo multi em 2015 e 2016 passei pra 120Mb e mantiveram o TG862 mas como ele é muito antigo e só tinha 8 canais de DS, dificilmente chegava em 100Mb, e se deixava 2 ou 3 coisas baixando, ele esquentava um monte e travava, sempre. Briguei com a NET pra me trocarem aquela droga e na época me colocaram um Arris TG1692A se não me engano. Aí ficou perfeito, em 2017 já assinei 240Mb e o TG1692A aguentou de boa. O problema do TG862 além do hardware fraco, é a FONTE interna... não tem como funcionar direito com um transformador, capacitores eletrolíticos de fonte aquecendo, etc... foi um projeto muito infeliz da Arris, tanto é que nunca tinha visto modem com fonte interna, só aquele. Eu diria que ele "até vai" numa conexão de 50 ou 60Mb no máximo. E mesmo assim se for baixar 2 ou 3 arquivos ao mesmo tempo que usam o WiFi, ele vai travar mesmo. É um inferno esse TG862. O que o TG1692A teve de bom, o TG862 teve de pior possível.
É isso ai mesmo, esquenta pra cacete esse roteador. Hoje a noite vou efetuar reclamação que é defasado pra conexão contratada e citar o exemplo aqui da empresa que mudaram o plano e trocaram o roteador.

Caso contrário vou nessa técnica do Micro Wave :haha:
 
É isso ai mesmo, esquenta pra cacete esse roteador. Hoje a noite vou efetuar reclamação que é defasado pra conexão contratada e citar o exemplo aqui da empresa que mudaram o plano e trocaram o roteador.

Caso contrário vou nessa técnica do Micro Wave :haha:
Você com 250Mb deveria ter pelo menos um modem com 16 canais de DS, no MÍNIMO... Esse TG862 é MUITO antigo, tem 8 canais de DS, nunca que ele vai conseguir entregar 250Mb/s... se quando eu tinha 120Mb/s ele não aguentava muito e já travava, imagina 250Mb/s. Abre reclamação no consumidor e EXIGE um modem novo, já docsis 3.1 (aí é quase certo que vão colocar modem novo, não remanufaturado/usado), até pra se caso futuramente vc assinar 500 ou 600Mb é completamente BIZARRO uma conexão dessas num TG862 com 8 canais de DS apenas. Esse modem é pra 50Mb/s e olhe lá.
 
Cloudflare WARP não resolve? Inclusive pra não receber cartinha?

O Warp da CloudFlare não resolve! A Warp não oculta o IP original do usuário trocando por outro, ela adiciona criptografia ao trafego demandado mas o seu IP continua exposto e vulnerável a ferramentas avançadas usadas pela indústria de entretenimento como a GuardaLey Infringement Detection System da Guardaley.


Se você efetuar o download de um título que está na "mira" o seu IP pode ser rastreado, se há representação através de escritório de advocacia no Brasil vão acionar o provedor pedindo informações pessoas relacionadas ao seu IP, irão te achar e você vai receber a carta no valor de R$3000, como não está fácil arrancar dinheiro eles vão baixar para R$1500. A Warp não substitui uma VPN robusta! A título de curiosidade, no site da Guardaley, em sua página inicial, há inclusive a lista de filmes protegidos pela ferramenta.

Eu tenho um amigo que recebeu carta do provedor Cox Communications nos EUA no primeiro mês que ele resolveu usar Torrent aconselhando-o a parar. No Brasil já está acontecendo movimentação nesse sentido, a Claro foi acionada na justiça para divulgar dados pessoas referentes aos IP's de assinantes que efetuaram download de conteúdos protegidos, até esse ponto compreendo a obrigação de fornecer os dados por força de ordem judicial. Ocorre que, essa operadora publicou um link para uma planilha em um processo que não tramitou em segredo de justiça, na planilha os dados dessas pessoas ficaram um bom tempo expostos para qualquer um acessar, lamentável!
 
Última edição:
Prezados, boa noite! Me tirem uma dúvida, por favor. Estive olhando os planos no site e na parte de empresas, no plano de 300MB, consta a informação de IP dinâmico. Pergunto se por causa disso a instalação seria fora da CGNAT ou não tem nada a ver? Obrigado.
 
Prezados, boa noite! Me tirem uma dúvida, por favor. Estive olhando os planos no site e na parte de empresas, no plano de 300MB, consta a informação de IP dinâmico. Pergunto se por causa disso a instalação seria fora da CGNAT ou não tem nada a ver? Obrigado.
não tem nada a ver, IP dinâmico significa q seu ip muda a cada conexão e ip fixo vc precisa contratar para ter sempre o mesmo IP
geralmente é instalado em CGNAT só se vc tiver muita sorte de n ser, no meu caso é empresarial e esta em cgnat !
 
Oi também é uma grande operadora. Em questão de backbone nacional ela é uma das maiores se não me engano. Ela tambem seria uma das possibilidade.
Acho difícil.. o dns da cloudfare na oi funciona quando quer e tem um ping alto da uns 28 ms aqui, agora que voltei pra vivo fibra da uns 12 ms baita diferença
 
Olá pessoal, boa noite!
Gostaria de tirar uma dúvida com vocês! Minha situação é a seguinte: De uns tempos pra cá, notei que a internet aqui em casa estava tendo umas interrupções rápidas, e em algumas vezes, ela ficava limitada em 100MB (tenho o plano 240MB/20MB). Eu tenho um roteador ligado como AP (Netgear r6700v3), e acessando o Log, notei que eu tenho uma reconexão a cada 30 minutos

Código:
[Admin login] from source 192.168.0.6, Thursday, Jul 22,2021 16:07:45
[Time synchronized with NTP server] Thursday, Jul 22,2021 15:43:05
[Internet connected] IP address: 192.168.0.2, Thursday, Jul 22,2021 15:43:04
[Time synchronized with NTP server] Thursday, Jul 22,2021 15:13:05
[Internet connected] IP address: 192.168.0.2, Thursday, Jul 22,2021 15:13:04
[Time synchronized with NTP server] Thursday, Jul 22,2021 14:43:04
[Internet connected] IP address: 192.168.0.2, Thursday, Jul 22,2021 14:43:03
[Time synchronized with NTP server] Thursday, Jul 22,2021 14:13:04
[Internet connected] IP address: 192.168.0.2, Thursday, Jul 22,2021 14:13:04
[Time synchronized with NTP server] Thursday, Jul 22,2021 13:43:05
[Internet connected] IP address: 192.168.0.2, Thursday, Jul 22,2021 13:43:04
[Time synchronized with NTP server] Thursday, Jul 22,2021 13:13:04
[Internet connected] IP address: 192.168.0.2, Thursday, Jul 22,2021 13:13:03

O IP do meu AP é o que aparece no código, 192.168.0.2. Minha pergunta é, é normal isso? Acontece com mais algum de vocês essas desconexões? EU acho estranho que parece que é uma coisa programada, e não aleatória, dada a precisão do tempo que isso acontece. Eu fiz um teste, coloquei o Roteador da Claro (Sagemcom Fast 3895) em modo bridge e o meu como roteador mesmo, no entanto as quedas de internet continuam.
Se precisarem de mais informações, posso mandar mais.

Agradeço desde já a ajuda dos colegas!

Abraços!
 
Olá pessoal, boa noite!
Gostaria de tirar uma dúvida com vocês! Minha situação é a seguinte: De uns tempos pra cá, notei que a internet aqui em casa estava tendo umas interrupções rápidas, e em algumas vezes, ela ficava limitada em 100MB (tenho o plano 240MB/20MB). Eu tenho um roteador ligado como AP (Netgear r6700v3), e acessando o Log, notei que eu tenho uma reconexão a cada 30 minutos

Código:
[Admin login] from source 192.168.0.6, Thursday, Jul 22,2021 16:07:45
[Time synchronized with NTP server] Thursday, Jul 22,2021 15:43:05
[Internet connected] IP address: 192.168.0.2, Thursday, Jul 22,2021 15:43:04
[Time synchronized with NTP server] Thursday, Jul 22,2021 15:13:05
[Internet connected] IP address: 192.168.0.2, Thursday, Jul 22,2021 15:13:04
[Time synchronized with NTP server] Thursday, Jul 22,2021 14:43:04
[Internet connected] IP address: 192.168.0.2, Thursday, Jul 22,2021 14:43:03
[Time synchronized with NTP server] Thursday, Jul 22,2021 14:13:04
[Internet connected] IP address: 192.168.0.2, Thursday, Jul 22,2021 14:13:04
[Time synchronized with NTP server] Thursday, Jul 22,2021 13:43:05
[Internet connected] IP address: 192.168.0.2, Thursday, Jul 22,2021 13:43:04
[Time synchronized with NTP server] Thursday, Jul 22,2021 13:13:04
[Internet connected] IP address: 192.168.0.2, Thursday, Jul 22,2021 13:13:03

O IP do meu AP é o que aparece no código, 192.168.0.2. Minha pergunta é, é normal isso? Acontece com mais algum de vocês essas desconexões? EU acho estranho que parece que é uma coisa programada, e não aleatória, dada a precisão do tempo que isso acontece. Eu fiz um teste, coloquei o Roteador da Claro (Sagemcom Fast 3895) em modo bridge e o meu como roteador mesmo, no entanto as quedas de internet continuam.
Se precisarem de mais informações, posso mandar mais.

Agradeço desde já a ajuda dos colegas!

Abraços!
Tudo normal. O lease time do cable modem da NET deve estar setado em 60 minutos. A cada 30 minutos o router renova o ip junto ao cable.
Por quedas na internet, tu te refere ao quê ? não navega ? não resolve nomes ( dns ) ? o cable perde sincronismo ?

Experimente fixar o dns no computador. Por exemplo o dns do google 8.8.8.8 ou da cloudflare 1.1.1.1 . Verifique se as quedas continuam.
 
Tudo normal. O lease time do cable modem da NET deve estar setado em 60 minutos. A cada 30 minutos o router renova o ip junto ao cable.
Por quedas na internet, tu te refere ao quê ? não navega ? não resolve nomes ( dns ) ? o cable perde sincronismo ?

Experimente fixar o dns no computador. Por exemplo o dns do google 8.8.8.8 ou da cloudflare 1.1.1.1 . Verifique se as quedas continuam.
Opa, obrigado pela resposta. Nunca imaginei que pudesse ser normal! Procurei no modem o tempo de lease e de fato está em 3600 segundos. Mas pergunta besta: se o tempo está em 60 minutos, não deveria renovar a cada 60 minutos, e não 30?

Por quedas me refiro a tentar entrar em algum site, e nada acontece, tento no celular também, nada. Depois de uns 15/20 segundos, volta a funcionar normal. Mas não é tempo o suficiente para acusar, no computador, de que estou sem internet.

Por fim, com relação ao DNS, quando coloquei meu router como router mesmo (o cable em bridge), eu coloquei o DNS do Cloudflare. Essas quedas parecem que ficaram mais frequentes quando fiz isso!
 
Opa, obrigado pela resposta. Nunca imaginei que pudesse ser normal! Procurei no modem o tempo de lease e de fato está em 3600 segundos. Mas pergunta besta: se o tempo está em 60 minutos, não deveria renovar a cada 60 minutos, e não 30?

Por quedas me refiro a tentar entrar em algum site, e nada acontece, tento no celular também, nada. Depois de uns 15/20 segundos, volta a funcionar normal. Mas não é tempo o suficiente para acusar, no computador, de que estou sem internet.

Por fim, com relação ao DNS, quando coloquei meu router como router mesmo (o cable em bridge), eu coloquei o DNS do Cloudflare. Essas quedas parecem que ficaram mais frequentes quando fiz isso!
O servidor DHCP envia o lease do ip e junto o tempo desejado de renovação do lease ( normalmente metade do máximo = 1800s ) e o tempo máximo de validade do lease ( 3600s ).
Pelo teu relato, imagino que o problema de conexão ocorre em todos os dispositivos ao mesmo tempo.
Parece ser problema na rede da NET. Já olhou os sinais do cable na página http://192.168.100.1 ou no http://niveis.virtua.com.br ?
 
O servidor DHCP envia o lease do ip e junto o tempo desejado de renovação do lease ( normalmente metade do máximo = 1800s ) e o tempo máximo de validade do lease ( 3600s ).
Pelo teu relato, imagino que o problema de conexão ocorre em todos os dispositivos ao mesmo tempo.
Parece ser problema na rede da NET. Já olhou os sinais do cable na página http://192.168.100.1 ou no http://niveis.virtua.com.br ?
No 192.168.100.1, os níveis estão em TX: 56 e RX:-7

No niveis.virtua.com.br (tentei upar uma imagem no imgur mas não deu certo):

TX: 56, RX: -7, SNR DS: 40.2, SNR UP: 31.9, Receive Power: -3.0

Docsis 3.1 OFDM
Channels: 1, Media RX: 41.5, Desvio RX: 1.2, Slope:0.32, 6MHZ Slices:9

Docsis 3.1 OFDMA
Channels: 0, Base Freq: 0, Chan Width: 0
 
Olá pessoal, boa noite!
Gostaria de tirar uma dúvida com vocês! Minha situação é a seguinte: De uns tempos pra cá, notei que a internet aqui em casa estava tendo umas interrupções rápidas, e em algumas vezes, ela ficava limitada em 100MB (tenho o plano 240MB/20MB). Eu tenho um roteador ligado como AP (Netgear r6700v3), e acessando o Log, notei que eu tenho uma reconexão a cada 30 minutos

Código:
[Admin login] from source 192.168.0.6, Thursday, Jul 22,2021 16:07:45
[Time synchronized with NTP server] Thursday, Jul 22,2021 15:43:05
[Internet connected] IP address: 192.168.0.2, Thursday, Jul 22,2021 15:43:04
[Time synchronized with NTP server] Thursday, Jul 22,2021 15:13:05
[Internet connected] IP address: 192.168.0.2, Thursday, Jul 22,2021 15:13:04
[Time synchronized with NTP server] Thursday, Jul 22,2021 14:43:04
[Internet connected] IP address: 192.168.0.2, Thursday, Jul 22,2021 14:43:03
[Time synchronized with NTP server] Thursday, Jul 22,2021 14:13:04
[Internet connected] IP address: 192.168.0.2, Thursday, Jul 22,2021 14:13:04
[Time synchronized with NTP server] Thursday, Jul 22,2021 13:43:05
[Internet connected] IP address: 192.168.0.2, Thursday, Jul 22,2021 13:43:04
[Time synchronized with NTP server] Thursday, Jul 22,2021 13:13:04
[Internet connected] IP address: 192.168.0.2, Thursday, Jul 22,2021 13:13:03

O IP do meu AP é o que aparece no código, 192.168.0.2. Minha pergunta é, é normal isso? Acontece com mais algum de vocês essas desconexões? EU acho estranho que parece que é uma coisa programada, e não aleatória, dada a precisão do tempo que isso acontece. Eu fiz um teste, coloquei o Roteador da Claro (Sagemcom Fast 3895) em modo bridge e o meu como roteador mesmo, no entanto as quedas de internet continuam.
Se precisarem de mais informações, posso mandar mais.

Agradeço desde já a ajuda dos colegas!

Abraços!
Esse log de Ntp é da sincronização de horário não deve ter haver com as quedas..
 
Você com 250Mb deveria ter pelo menos um modem com 16 canais de DS, no MÍNIMO... Esse TG862 é MUITO antigo, tem 8 canais de DS, nunca que ele vai conseguir entregar 250Mb/s... se quando eu tinha 120Mb/s ele não aguentava muito e já travava, imagina 250Mb/s. Abre reclamação no consumidor e EXIGE um modem novo, já docsis 3.1 (aí é quase certo que vão colocar modem novo, não remanufaturado/usado), até pra se caso futuramente vc assinar 500 ou 600Mb é completamente BIZARRO uma conexão dessas num TG862 com 8 canais de DS apenas. Esse modem é pra 50Mb/s e olhe lá.
E o roteador Humax HGB10, comporto esses 250mb ?
 
No 192.168.100.1, os níveis estão em TX: 56 e RX:-7

No niveis.virtua.com.br (tentei upar uma imagem no imgur mas não deu certo):

TX: 56, RX: -7, SNR DS: 40.2, SNR UP: 31.9, Receive Power: -3.0

Docsis 3.1 OFDM
Channels: 1, Media RX: 41.5, Desvio RX: 1.2, Slope:0.32, 6MHZ Slices:9

Docsis 3.1 OFDMA
Channels: 0, Base Freq: 0, Chan Width: 0

TX meio alto, não?

Pela minha experiência, é a rede da Claro/Net te afetando. Pode ser também do poste até sua casa.

A título de comparação, meu TX era de 51. Mexeram nos postes aqui em junho e caiu para 49.

Na minha casa, há muito tempo tínhamos TV à cabo e havia um splitter no cabo da Net. Ele foi removido também em junho e meu TX caiu para 41, oscilando eventualmente para 44.

Continuo com quedas? Sim, provavelmente culpa de outra coisa agora, mas melhorou das quedas diárias.
 
No 192.168.100.1, os níveis estão em TX: 56 e RX:-7

No niveis.virtua.com.br (tentei upar uma imagem no imgur mas não deu certo):

TX: 56, RX: -7, SNR DS: 40.2, SNR UP: 31.9, Receive Power: -3.0

Docsis 3.1 OFDM
Channels: 1, Media RX: 41.5, Desvio RX: 1.2, Slope:0.32, 6MHZ Slices:9

Docsis 3.1 OFDMA
Channels: 0, Base Freq: 0, Chan Width: 0
TX 56 está muito ruim. O máximo estável é 50.
O snr up está baixo. Para ter uma ideia o cable está tendo que transmitir 56dB para o node receber -3dB, sendo que o ideal é receber 0dB. Esta é a provavel causa do teu problema.
Pode abrir chamado técnico, pois isso é problema de rede externa, interna ou amplificador.
 
Última edição:
Fiz a besteirinha que liberar o Arris para acesso externo (queria tentar fazer um restart nele via 3G para testar em caso de queda), mas não consegui acessar. Pra piorar, nem via cabo conseguia acessar mais.

Eis que tiro da tomada e coloco de novo. E então ele fica "preso" no led de US piscante. Vou esperar alguns minutos. Tirando a parte que eu tinha conexão com a internet, o retorno dele ficou igual quando cai.

Edit: voltou rápido, uns 5 min. Achei estranho.
 
Mais um para o clube dos 600Mb. hehe
 
E o roteador Humax HGB10, comporto esses 250mb ?
Segundo o site do produto, ele suporta DOCSIS 3.0 8x4 de até 300/100mbps de downstream/Upstream.. então aguentaria sim..

Se pular pra 500~600mbps, aí seria preciso de algo mais parrudo..

Segunda-feira trocaram o roteador ARRIS TG1692 que eu usava em 240mbps por um Arris TG3442 pra segurar 500mbps..
Vendo as Specs dele, fiquei impressionado: Processador Intel Atom DualCore de 2.5GHz e 512 Mb de RAM..
 
Segundo o site do produto, ele suporta DOCSIS 3.0 8x4 de até 300/100mbps de downstream/Upstream.. então aguentaria sim..

Se pular pra 500~600mbps, aí seria preciso de algo mais parrudo..

Segunda-feira trocaram o roteador ARRIS TG1692 que eu usava em 240mbps por um Arris TG3442 pra segurar 500mbps..
Vendo as Specs dele, fiquei impressionado: Processador Intel Atom DualCore de 2.5GHz e 512 Mb de RAM..
É um monstrinho hehehe, rodar até roda a velocidade mais o ideal é 16x4 mesmo.
 
A Claro já está passando fibra aqui na rua:
P-20210723-104657.jpg

P-20210723-104947.jpg
Agora falta chegar a rede de fibra da Vivo que já chegou em um bairro vizinho ao meu.
E hoje meu provedor lançou um novo plano, mas que infelizmente ficou muito caro:
224419041-4295378037172454-996307242415901880-n.jpg
Um viva a concorrência. Anos atrás só tinha ADSL de 1Mb ou via rádio de até 4Mb e agora já tem 5 empresas de FTTH, faltando chegar a Vivo e um provedor regional chamado Pixel ficando 7 empresas ao todo.
 
A Claro já está passando fibra aqui na rua:
P-20210723-104657.jpg

P-20210723-104947.jpg
Agora falta chegar a rede de fibra da Vivo que já chegou em um bairro vizinho ao meu.
E hoje meu provedor lançou um novo plano, mas que infelizmente ficou muito caro:
224419041-4295378037172454-996307242415901880-n.jpg
Um viva a concorrência. Anos atrás só tinha ADSL de 1Mb ou via rádio de até 4Mb e agora já tem 5 empresas de FTTH, faltando chegar a Vivo e um provedor regional chamado Pixel ficando 7 empresas ao todo.
Cidade?
Tinha coaxial antes?
 
Cidade?
Tinha coaxial antes?
Várzea Paulista-SP. A Claro/NET tem rede coaxial em algumas ruas de bairros que fazem divisa com a cidade de Jundiaí, mas nem entra na conta.
 
A Claro já está passando fibra aqui na rua:
P-20210723-104657.jpg

P-20210723-104947.jpg
Agora falta chegar a rede de fibra da Vivo que já chegou em um bairro vizinho ao meu.
E hoje meu provedor lançou um novo plano, mas que infelizmente ficou muito caro:
224419041-4295378037172454-996307242415901880-n.jpg
Um viva a concorrência. Anos atrás só tinha ADSL de 1Mb ou via rádio de até 4Mb e agora já tem 5 empresas de FTTH, faltando chegar a Vivo e um provedor regional chamado Pixel ficando 7 empresas ao todo.
Depois tira umas fotos da CTO quando instalarem, para ver se ainda estão usando o mesmo modelo:

VO9aciJ.jpg
 

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