• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Hemerson saberia me dizer se o Top4K tem gravação no ponto principal 4K? Pergunto pois sumiu a opção do gravador no portal ao ligar o decoder, sendo que o HD externo com o LED azul da NET está aceso e tudo mais. Diz uma mensagem que "a gravação foi desativada nesse dispositivo".

Sempre tive gravação desde a época do Top HD, quando mudei pro Top4K na época do Rock In Rio em 2019 eles mudaram para o Sagemcom SAG4KC362 e mantiveram o HD externo deles. Agora abro reclamação no consumidor, vem técnico aqui e ninguém descobre o que é. Pago 159,90 pelo plano Top4K (o gravador e o decoder 4K ficam na minha TV) e tenho mais 4 pontos HDTV comuns sem gravação.
Aqui em casa eu tenho vários KC363, no principal também, e todos funcionam normalmente a gravação.
 
Pois é, o erro é exatamente esse, a pessoa achar que a empresa vende tecnologia... e é um debate tão antigo que chega dar preguiça.
Ninguém está falando que a empresa vende tecnologia, e sim que a empresa nas praças HFC, faz propagandas que induzem o mais leigo a acreditar que está recebendo uma coisa mas na verdade é outra... PARA MIM esse hoje é o maior erro da claro, ao invés de assumir que usa uma tecnologia hibrida e que CONSEGUE ENTREGAR A VELOCIDADE, não faz isso, usa termos com varias interpretações para induzir ao erro, e isso é visível, já que nas praças ftth a propaganda é outra...
 
Ninguém está falando que a empresa vende tecnologia, e sim que a empresa nas praças HFC, faz propagandas que induzem o mais leigo a acreditar que está recebendo uma coisa mas na verdade é outra... PARA MIM esse hoje é o maior erro da claro, ao invés de assumir que usa uma tecnologia hibrida e que CONSEGUE ENTREGAR A VELOCIDADE, não faz isso, usa termos com varias interpretações para induzir ao erro, e isso é visível, já que nas praças ftth a propaganda é outra...
Consumidor ou quem quer que seja é que precisa saber interpretar. Tá escrito "com fibra" e isso não deixa de ser verdade. Além disso, ela entrega o contratado, então não há do que reclamar.
Se acontecer algum problema, aí o usuário entra em contato com o suporte técnico.

Mas de fato, não é vendido tecnologia rsrs
 
Consumidor ou quem quer que seja é que precisa saber interpretar. Tá escrito "com fibra" e isso não deixa de ser verdade. Além disso, ela entrega o contratado, então não há do que reclamar.
Se acontecer algum problema, aí o usuário entra em contato com o suporte técnico.

Mas de fato, não é vendido tecnologia rsrs
Concordo, mas todos sabemos que nem todo mundo tem acesso a educação para ficar vendo esses por menores. Eu não tenho nada contra a Claro, mas acho que a transparência deveria ser prioridade para empresas que prestam serviços.
 
Concordo, mas todos sabemos que nem todo mundo tem acesso a educação para ficar vendo esses por menores. Eu não tenho nada contra a Claro, mas acho que a transparência deveria ser prioridade para empresas que prestam serviços.
De certa forma, entendo seu ponto.
Mas a empresa está fazendo dentro do que é permitido. Se falasse FTTH e chegasse com HFC, aí seria diferente.
 
Para ser bem sincero todos estão certos. Realmente muito da população não vai conseguir diferenciar ''com fibra'' de ''100% fibra''.

A operadora não vende tecnologia? De certo modo não. Porem, é inegável que a palavra FIBRA é um grande diferencial para uma parcela da população que houve isso diariamente em propagandas e de certa maneira em jornais e revistas. Não é atoa que a Vivo ressalta a utilização de fibra, a Oi agora com a Oi Fibra segue o mesmo principio e muitos provedores regionais também.

Fibra aumenta a conversão dos produtos, se não aumentasse a operadora não iria colocar na sua campanha.

Sinceramente não sei se essa ''Com fibra'' e ''100% fibra'' poderia ser considerada propaganda enganosa ou como algo mais negativo. Quem se sentir lesado deveria abrir uma reclamação no CONAR e eles analisarem.

O que mais me impressiona é a operadora utilizar tanto ''FIBRA'' em suas propagandas, mas não estar investindo com força (condizente com o seu poderio econômico) na expansão do FTTH.

De certa maneira compensa bastante financeiramente, pois a conversão deve aumentar pelos leigos que só veem a palavra fibra e assimilam diretamente a uma internet de extrema qualidade, porem a dor de cabeça que pode gerar não é pequena. Uma pequena parcela barulhenta vai fazer um bom barulho na Anatel, Consumidor.gov, redes sociais.
 
Para ser bem sincero todos estão certos. Realmente muito da população não vai conseguir diferenciar ''com fibra'' de ''100% fibra''.

A operadora não vende tecnologia? De certo modo não. Porem, é inegável que a palavra FIBRA é um grande diferencial para uma parcela da população que houve isso diariamente em propagandas e de certa maneira em jornais e revistas. Não é atoa que a Vivo ressalta a utilização de fibra, a Oi agora com a Oi Fibra segue o mesmo principio e muitos provedores regionais também.

Fibra aumenta a conversão dos produtos, se não aumentasse a operadora não iria colocar na sua campanha.

Sinceramente não sei se essa ''Com fibra'' e ''100% fibra'' poderia ser considerada propaganda enganosa ou como algo mais negativo. Quem se sentir lesado deveria abrir uma reclamação no CONAR e eles analisarem.

O que mais me impressiona é a operadora utilizar tanto ''FIBRA'' em suas propagandas, mas não estar investindo com força (condizente com o seu poderio econômico) na expansão do FTTH.

De certa maneira compensa bastante financeiramente, pois a conversão deve aumentar pelos leigos que só veem a palavra fibra e assimilam diretamente a uma internet de extrema qualidade, porem a dor de cabeça que pode gerar não é pequena. Uma pequena parcela barulhenta vai fazer um bom barulho na Anatel, Consumidor.gov, redes sociais.
Exatamente, boas colocações. Situação parecida está acontecendo com o uso do termo 5G.
 
Para ser bem sincero todos estão certos. Realmente muito da população não vai conseguir diferenciar ''com fibra'' de ''100% fibra''.

A operadora não vende tecnologia? De certo modo não. Porem, é inegável que a palavra FIBRA é um grande diferencial para uma parcela da população que houve isso diariamente em propagandas e de certa maneira em jornais e revistas. Não é atoa que a Vivo ressalta a utilização de fibra, a Oi agora com a Oi Fibra segue o mesmo principio e muitos provedores regionais também.

Fibra aumenta a conversão dos produtos, se não aumentasse a operadora não iria colocar na sua campanha.

Sinceramente não sei se essa ''Com fibra'' e ''100% fibra'' poderia ser considerada propaganda enganosa ou como algo mais negativo. Quem se sentir lesado deveria abrir uma reclamação no CONAR e eles analisarem.

O que mais me impressiona é a operadora utilizar tanto ''FIBRA'' em suas propagandas, mas não estar investindo com força (condizente com o seu poderio econômico) na expansão do FTTH.

De certa maneira compensa bastante financeiramente, pois a conversão deve aumentar pelos leigos que só veem a palavra fibra e assimilam diretamente a uma internet de extrema qualidade, porem a dor de cabeça que pode gerar não é pequena. Uma pequena parcela barulhenta vai fazer um bom barulho na Anatel, Consumidor.gov, redes sociais.
Isso parece quando a vivo começou a vender adsl e vdsl como "FIBRA OPTICA" ai desceram a lenha na vivo por causa dessa pratica.
A claro esta fazendo a mesma coisa vendendo cabo como "fibra optica" entendo que é fibra no armário ou até o node
Mas vai explicar isso para um usuário comum???? Nem o técnico nem o vendedor sabem disso, ai começa a confusão para todos os lados.
Pro usuário sem conhecimento vai caracterizar propaganda enganosa. Ele vai procurar seus direitos se a empresa não foi convincente ou reverter o quadro ou simplesmente cancelar sem multa, caso seja a vontade do cliente.
 
Isso parece quando a vivo começou a vender adsl e vdsl como "FIBRA OPTICA" ai desceram a lenha na vivo por causa dessa pratica.
A claro esta fazendo a mesma coisa vendendo cabo como "fibra optica" entendo que é fibra no armário ou até o node
Mas vai explicar isso para um usuário comum???? Nem o técnico nem o vendedor sabem disso, ai começa a confusão para todos os lados.
Pro usuário sem conhecimento vai caracterizar propaganda enganosa. Ele vai procurar seus direitos se a empresa não foi convincente ou reverter o quadro ou simplesmente cancelar sem multa, caso seja a vontade do cliente.

Mas a Claro não vende fibra ótica... na propaganda ela diz que é COM FIBRA... se o leigo questionar, é só explicar o conceito do HFC que fica tudo certo... é fibra até o poste, e do poste pra casa do cliente é cabo coaxial... ela usa o marketing a favor dela... e sabemos que pra 90% dos usuários leigos, pouco importa se é fibra ou cabo coaxial, o cara só quer uma internet que funcione dentro da velocidade contratada.
 
Ninguém está falando que a empresa vende tecnologia, e sim que a empresa nas praças HFC, faz propagandas que induzem o mais leigo a acreditar que está recebendo uma coisa mas na verdade é outra... PARA MIM esse hoje é o maior erro da claro, ao invés de assumir que usa uma tecnologia hibrida e que CONSEGUE ENTREGAR A VELOCIDADE, não faz isso, usa termos com varias interpretações para induzir ao erro, e isso é visível, já que nas praças ftth a propaganda é outra...
Pior que praticamente todas fazem isso.
A Vivo, por exemplo, só tem a rede da ex-GVT aqui no meu bairro.
Adivinha como é vendido o serviço? Isso mesmo: Vivo Fibra. Vem na conta e tudo com esse nome.
Eu entendo que tecnicamente falando não é errado chamar serviços com cobre na rede de atendimento ao cliente de fibra, mas a gente sabe muito bem que a intenção é ser pilantra e induzir ao erro.
 
Pior que praticamente todas fazem isso.
A Vivo, por exemplo, só tem a rede da ex-GVT aqui no meu bairro.
Adivinha como é vendido o serviço? Isso mesmo: Vivo Fibra. Vem na conta e tudo com esse nome.
Eu entendo que tecnicamente falando não é errado chamar serviços com cobre na rede de atendimento ao cliente de fibra, mas a gente sabe muito bem que a intenção é ser pilantra e induzir ao erro.
Sim e usar o marketing a esse favor é um crime. A conar ja tinha atuado a claro né
 
Mas a Claro não vende fibra ótica... na propaganda ela diz que é COM FIBRA... se o leigo questionar, é só explicar o conceito do HFC que fica tudo certo... é fibra até o poste, e do poste pra casa do cliente é cabo coaxial... ela usa o marketing a favor dela... e sabemos que pra 90% dos usuários leigos, pouco importa se é fibra ou cabo coaxial, o cara só quer uma internet que funcione dentro da velocidade contratada.
Atendente não sabe nem explicar o que é IP para as pessoas, e as pessoas propriamente nem sabe o que é, duvido que atendente saiba explicar o que é HFC de maneira facil para o cliente.. Vendedor então... As pessoas propriamente só veem e assimilam que é bom a FIBRA, lendo Fibra elas vão esperar FIBRA. Aqui é ganhar com a inocência e a leiguice do consumidor. Se o consumidor conhecer o mínimo de ‘internet’ ele vai perceber que o cabo coaxial não é fibra, se ele for leigo ele não vai entender.

A maioria vai deixar realmente passar e acreditar que o HFC é Fibra, outros que não são tão leigos irão perceber e reclamar. Indiretamente ela vende FIBRA sim, se não, não iria colocar na propaganda dela. Ela sabe que estamos com os clientes procurando fibra.

É como eu reforcei ali em cima; ''
De certa maneira compensa bastante financeiramente, pois a conversão deve aumentar pelos leigos que só veem a palavra fibra e assimilam diretamente a uma internet de extrema qualidade, porem a dor de cabeça que pode gerar não é pequena. Uma pequena parcela barulhenta vai fazer um bom barulho na Anatel, Consumidor.gov, redes sociais.''
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pior que praticamente todas fazem isso.
A Vivo, por exemplo, só tem a rede da ex-GVT aqui no meu bairro.
Adivinha como é vendido o serviço? Isso mesmo: Vivo Fibra. Vem na conta e tudo com esse nome.
Eu entendo que tecnicamente falando não é errado chamar serviços com cobre na rede de atendimento ao cliente de fibra, mas a gente sabe muito bem que a intenção é ser pilantra e induzir ao erro.
Que bizarro. Considero isso uma prática bem errado... Infelizmente é o pega leigo né..
 
Isso vai continuar sendo feito pela Claro e pela Vivo até durarem os estoques hahaha. A Oi nem quer mais saber do metálico e a TIM aprendeu a lição e não usa o termo fibra para a sua rede metálica.

Isso acontece em outras áreas tbm como vender câmera por megapixel, carro por "litragem" do motor, som por potência PMPO.
 
Potência Máxima Para Otários. :limo:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O "fibra" (xDSL) da Vivo não se comparar a HFC da Claro.

HFC há trechos de fibra enquanto na xDSL tem 0 trecho de fibra (estou falando especificamente da rede de acesso, nada de transporte).
 
Última edição:
Hemerson saberia me dizer se o Top4K tem gravação no ponto principal 4K? Pergunto pois sumiu a opção do gravador no portal ao ligar o decoder, sendo que o HD externo com o LED azul da NET está aceso e tudo mais. Diz uma mensagem que "a gravação foi desativada nesse dispositivo".

Sempre tive gravação desde a época do Top HD, quando mudei pro Top4K na época do Rock In Rio em 2019 eles mudaram para o Sagemcom SAG4KC362 e mantiveram o HD externo deles. Agora abro reclamação no consumidor, vem técnico aqui e ninguém descobre o que é. Pago 159,90 pelo plano Top4K (o gravador e o decoder 4K ficam na minha TV) e tenho mais 4 pontos HDTV comuns sem gravação.
Sei que o questionamento não é pra mim.
Mas o serviço não foi desabilitado na sua assinatura e ativado o Cloud DVR pra você não?
 
Isso vai continuar sendo feito pela Claro e pela Vivo até durarem os estoques hahaha. A Oi nem quer mais saber do metálico e a TIM aprendeu a lição e não usa o termo fibra para a sua rede metálica.

Isso acontece em outras áreas tbm como vender câmera por megapixel, carro por "litragem" do motor, som por potência PMPO.
Sim, é uma boa comparação, exceto a litragem de motores... a moda agora é o down-sizing, ou seja, pegar um bloco pequeno, a maioria de apenas 3 cilindros e colocar turbo compressor e injeção direta de combustível. Antes, nos anos 90, quanto maior a litragem, melhor. Quem não lembra dos Omega CD 4.1? Agora o Onix 1.0 3 cilindros turbo chega a 116cv fazendo quase 23km/L na estrada. Trouxe esse adendo pois trabalho no marketing da GM à 20 anos e sei bem como é na nossa empresa (e na concorrência também, é turbo compressor pra tudo que é lado).
 
207 horas sem quedas de internet. 🙌

1 semana e 1 dia.

Pra mim tá ótimo já.
 
Pessoal, estou pensando em mudar de operadora e no site da Claro apareceu pra mim um plano de 500Mbps por R$179,99. Há alguma forma de saber se, caso assine, eu serei atendido por FTTH?

Não estou interessado em conexão via cabo coaxial, mas como sei que eles já atendem em algumas cidades por fibra ótica, gostaria de saber se esse seria o meu caso.
 
Pessoal, estou pensando em mudar de operadora e no site da Claro apareceu pra mim um plano de 500Mbps por R$179,99. Há alguma forma de saber se, caso assine, eu serei atendido por FTTH? Não tenho interesse em conexão por cabo coaxial e não consegui localizar essa informação em lugar nenhum do site.

Só ver o upload. Se for 35 MB, é coaxial.
 

Users who are viewing this thread

  • prtm
Voltar
Topo