[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Sabe me dizer qual é o lease time deles?

E onde se pega o nome de usuário e senha do VOIP se colocar em modo bridge?
Outro ponto ruim de se colocar em bridge é que se perde uma camada de proteção importante tb.

Não faço ideia do lease time e nem VOIP, mas pelo menos aqui o IP só muda se acabar a energia no bairro inteiro ou se mudar mac address do roteador. Sobre a segurança se vc colocar um roteador fazendo o NAT vai ser a mesma coisa, as vezes até melhor dependendo do roteador.
 
Como entrar nas configurações avançadas do modem Technicolor TC3102?
E acesso SSH à linha de comando dele?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@KILLME @AdrielBarrense Load Balancing no Linux não é gambiarra. O Linux é um OS desenvolvido para ser usado em servidores, e a grande maioria das grandes empresas são obrigadas a usar algum LB por conta do grande fluxo de dados e para que haja redundância de servidores para o mesmo serviço. A grande maioria usa Linux.

Fazer LB para conexão residencial é a mesma coisa, mas depende de conhecimento e uma boa configuração.

Uma opção é usar o comando "ip" para fazer esta configuração. Existem ferramentas gráficas mais bem mais fáceis de usar, mas o comando "ip" é algo que é disponível na grande maioria das distribuições Unix, até mesmo em alguns roteadores.

Além de fazer LB, é interessante fazer também configuração de failover. O LB distribui os dados para as duas conexões. Já o failover é o que vai cuidar para que caso uma das conexões caia então os dados sejam redirecionados para a outra conexão disponível.

Aqui tem um exemplo de como fazer a configuração usando as duas técnicas, com o comando "ip": https://mundonix.wordpress.com/2010...al-multi-wan-adsl-cable-connections-on-linux/
 
Última edição:
Load Balancing no Linux não é gambiarra

Neste caso especifico o load balance é gambiarra, pois foi feito para lidar com essa bizarrice de vender plano de 1 Gbps com porta gigabit. Aí fica a ONT gastando processamento para dividir a conexão entre as duas portas e um roteador gastando processamento para usar essas duas conexões. Uma porta 2.5Gbps resolveria o impasse.
 
Outro ponto ruim de se colocar em bridge é que se perde uma camada de proteção importante tb.
Camada de proteção seria o que a ONT oferece como o seu firewall e etc? Se sim, então não! Pois as ONT's deixam de ser atualizadas pelos ISP's e com isso brechas de segurança param de ser corrigidas. Fora que como vc não tem acesso completo ao firewall da ONT, fica difícil dizer se ele está bem configurado e etc...

O @FelipeSS mesmo viu como o modelo novo da ONT da huawei que a boi instalou para ele, recebeu updates de firmware durante alguns meses e depois disso nunca mais! Por que? Porque pelo visto a huawei oferece updates gratuitos por alguns meses, depois o ISP tem que pagar senão me falha a memória.

Exemplo:

A boi instalou uma Nokia G-240W-C aqui, e essa ONT na Boi parou no tempo com o ultimo update no inicio de 2019 e depois disso surgiram várias falhas de segurança graves:


/\ Até ativar o telnet remotamente é possível, e o pior o software da Nokia tem\tinha credencias com root e ainda por cima são credenciais que foram hard coded no software em si o que é bem amador.

Eu literalmente fiz um tutorial para ganhar acesso root telnet\ssh nessa ONT da nokia que a boi instalou aqui e mostrei como uma dessas credenciais que foram hard coded no software permitiu acesso root e com isso foi possível alterar até o serial GPON e outras coisas da ONT que não seria possível antes.


ONT em bridge + roteador descente com software descente(openwrt, pfsense, opnsense e etc) e corretamente configurado = Maior segurança
 
Neste caso especifico o load balance é gambiarra, pois foi feito para lidar com essa bizarrice de vender plano de 1 Gbps com porta gigabit. Aí fica a ONT gastando processamento para dividir a conexão entre as duas portas e um roteador gastando processamento para usar essas duas conexões. Uma porta 2.5Gbps resolveria o impasse.
Eu tinha perdido essa parte da discussão.
Neste caso, concordo 100% com vc!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@xShARkx bom trabalho! A única solução seria mesmo ter acesso total ao equipamento, como você fez no seu. Os modems fornecidos por eles continuam com várias configurações e acessos, mesmo em modo bridge. Tanto é que vários desses modems não derrubam o VOIP quando estão em bridge. O bridge é feito só para as conexões que saem para a internet neles.

E é exatamente por isso que quero descobrir como ter acesso SSH e outras configurações dele. Ou... trocar por outro modem em que eu tenha controle.
 
Última edição:
Boa noite. Mudei há mais de 2 horas minha velocidade de 500 mega para 1 giga via Minha Claro. O pedido levou quase meia hora pra ser efetivado, entretanto ainda não disponho da velocidade aqui. Alguém sabe se a mudança é feita remotamente ou se precisa liberar porta giga na caixa do poste através da presença de um técnico?
 
@xShARkx bom trabalho! A única solução seria mesmo ter acesso total ao equipamento, como você fez no seu. Os modems fornecidos por eles continuam com várias configurações e acessos, mesmo em modo bridge.
No caso não...

Em relação a internet, a ONT em modo bridge acaba virando um "conversor de mídia" e toda e qualquer configuração que esteja na ONT tirando claro aquelas que afetam a ONT estar no modo bridge ou router, é "descartada\ignorada" por assim dizer, ou seja, o firewall da ONT não vai afetar nada a sua internet e etc.
Tanto é que vários desses modems não derrubam o VOIP quando estão em bridge.
O voip continua funcionando porque usa outra interface com outra vlan geralmente, e essa interface se conecta ao um IP interno do ISP... Por isso que o voip continua funcionando, pois é separado do da internet.
O bridge é feito só para as conexões que saem para a internet neles.
É na conexão da internet que é aonde está a questão da segurança, no voip nem tanto. Pois ele não está exposto a internet e sim apenas a rede interna do ISP, pelo menos todos os provedores que usam voip e que eu já vi fazem assim, a não ser que a claro faça diferente o que eu acho dificil.
E é exatamente por isso que quero descobrir como ter acesso SSH e outras configurações dele. Ou... trocar por outro modem em que eu tenha controle.
Pelo que eu sei a claro permite o modo bridge para internet sem problemas, portanto ao colocar em bridge vc pode esquecer a ONT quanto a questão da internet conforme eu expliquei acima. Agora se tu quer controle do voip tbm para poder por exemplo criar uma interface no seu roteador a ponto de ter o VOIP do ISP nele afim de usar esse voip em qualquer dispositivo da sua rede, então no caso sim vc vai ter que ter total controle sobre a ONT.
 
Última edição:
Cortou e largou lá a ponta mesmo? Tô quase fazendo isso, puxando a escada e descendo o alicate nessa porquera, agendei uma vez pra virem recolher o equipamento, ia aproveitar e pedir pra ele desconectar lá do tap pra eu poder arrancar o fio daqui de dentro, mas nem sinal do infeliz aparecer e deu como encerrado o procedimento.
Faça que nem eu :coolface:
 
Faça que nem eu :coolface:
Tô até com medo de perguntar. O que você fez?
Pior que fiquei pensando, dependendo de onde essa desgraça de coaxial ficar encostada, vai avacalhar com a rede da rua? Ou mesmo aquele pedaço de cabo que vira e mexe eu vejo pendurada em tap da Claro, começar a oxidar e por aí vai...
 
Cortou e largou lá a ponta mesmo? Tô quase fazendo isso, puxando a escada e descendo o alicate nessa porquera, agendei uma vez pra virem recolher o equipamento, ia aproveitar e pedir pra ele desconectar lá do tap pra eu poder arrancar o fio daqui de dentro, mas nem sinal do infeliz aparecer e deu como encerrado o procedimento.
Sim cortou só a ponta, meu irmão dono da casa onde moro passou o alicate em tudo que era cabo nosso kkk, não dá pra esperar a boa vontade da operadora
 
Sim cortou só a ponta, meu irmão dono da casa onde moro passou o alicate em tudo que era cabo nosso kkk, não dá pra esperar a boa vontade da operadora
Tem esse cabo da Claro e tem outro ainda da época da TV a cabo, acho que era a Adelfia ou algo parecido, desativamos mas o cabo continua pendurado até hoje. Legal mesmo é o modem, o infeliz do atendente me perguntou se não tinha como eu levar numa loja porque ele não podia reabrir o chamado. Devia ter falado que já tinham recolhido, se o técnico já deu baixa no chamado mesmo... Eeeee servicinho técnico de excelência...
O único "medo" é que só tenho escada de alumínio, preciso olhar direito mas acho que pelo menos os fios de baixa tensão são daqueles revestidos.
 
Última edição:
Tem esse cabo da Claro e tem outro ainda da época da TV a cabo, acho que era a Adelfia ou algo parecido, desativamos mas o cabo continua pendurado até hoje. Legal mesmo é o modem, o infeliz do atendente me perguntou se não tinha como eu levar numa loja porque ele não podia reabrir o chamado. Devia ter falado que já tinham recolhido, se o técnico já deu baixa no chamado mesmo... Eeeee servicinho técnico de excelência...
O único "medo" é que só tenho escada de alumínio, preciso olhar direito mas acho que pelo menos os fios de baixa tensão são daqueles revestidos.
Tem um link para devolução de equipamentos. Eles buscam no endereço informado
 
Instalaram hoje. Pedi o plano 50 mega por R$ 54,99 e a velocidade esta assim, deve ter coisa errada, nem sei que plano que colocaram, se vier valor a mais vou reclamar.
Consegui o acesso ao Minha Claro, e está tudo ok no plano, 50 mega por 54,99. Falei com o consultor que me atendeu, pedi para ele verificar a velocidade, pois estava alta. Acho que ele ajustou alguma coisa que devia estar errdo mesmo. Agora a velocidade no teste está batendo 170mb down e 40 de up. Aparentemente esta na velocidade do plano de 150mega, pagando apenas 54 reais esta mto bom.
 
Consegui o acesso ao Minha Claro, e está tudo ok no plano, 50 mega por 54,99. Falei com o consultor que me atendeu, pedi para ele verificar a velocidade, pois estava alta. Acho que ele ajustou alguma coisa que devia estar errdo mesmo. Agora a velocidade no teste está batendo 170mb down e 40 de up. Aparentemente esta na velocidade do plano de 150mega, pagando apenas 54 reais esta mto bom.

Se estava ok era melhor ter deixado "quieto" hehehehe.
 
Os planos da claro estão sem futuro aqui, 500mb por $120 e 1GB por $300, será que sai algo na BlackFraude?

Aqui está assim, teve mudança de preço faz quase 1 mês, abaixou o 250 e 1 Gbps, o 500 tá nesse preço já faz um tempo.

ehXuWPW.png


Não acredito que terá alguma coisa boa hehehe.
 
Vejam que sacanas... liguei pra pedir a troca do modem ferrado, o robô da gravação disse que há problemas no sinal que chega ao modem e ofereceu uma visita, aceitei e no fim da gravação o robô disse que "é só aguardar a chegada do técnico para fazer a mudança do seu plano". :bwahaha:
Ainda bem que dá pra desmarcar pelo aplicativo.
 
Lista de downloads de teste atualizada:

EmpresaLocalizaçãoHTTPS
1 Gb​
5 Gb​
10 Gb​
50 Gb​
100 Gb​
1 Tb​
Outro​
FDCSERVERSSão PauloNão
-​
-​
-​
-​
FDCSERVERSNew YorkNão
-​
-​
-​
-​
FDCSERVERSMiamiNão
-​
-​
-​
-​
FDCSERVERSLos AngelesNão
-​
-​
-​
-​
FDCSERVERSLondonNão
-​
-​
-​
-​
FDCSERVERSAmsterdamNão
-​
-​
-​
-​
DatapacketSão PauloNão
-​
-​
-​
-​
DatapacketNew YorkNão
-​
-​
-​
-​
DatapacketMiamiNão
-​
-​
-​
-​
DatapacketLos AngelesNão
-​
-​
-​
-​
DatapacketLondonNão
-​
-​
-​
-​
DatapacketAmsterdamNão
-​
-​
-​
-​
DatapacketTokyoNão
-​
-​
-​
-​
Digital OceanNew YorkNão
-​
-​
-​
-​
Digital OceanMiamiNão
-​
-​
-​
-​
Digital OceanSan FranciscoNão
-​
-​
-​
-​
VultrNew JerseySim
-​
-​
-​
-​
-​
VultrMiamiSim
-​
-​
-​
-​
-​
VultrLos AngelesSim
-​
-​
-​
-​
-​
VultrLondonSim
-​
-​
-​
-​
-​
VultrAmsterdamSim
-​
-​
-​
-​
-​
VultrTokyoSim
-​
-​
-​
-​
-​
VultrSão PauloSim
-​
-​
-​
-​
-​
G8São PauloSim
-​
-​
-​
-​
-​
G8Rio de JaneiroSim
-​
-​
-​
-​
-​
G8BrasíliaSim
-​
-​
-​
-​
-​
RNV corpDois Irmãos/RSSim
-​
-​
-​
-​
Tele2AmsterdamNão
-​
Turnkey InternetNew YorkSim
-​
-​
-​
-​
Turnkey InternetCaliforniaSim
-​
-​
-​
-​
UnifiqueTimbó - SCNão
-​
-​
-​
-​
-​
Centos 7.9HostdimeNão
-​
-​
-​
-​
-​
-​
Centos 8.3BrisanetNão
-​
-​
-​
-​
-​
-​
Centos 8.3UnicampNão
-​
-​
-​
-​
-​
-​
Tabela gerada em 10/11/2022 12:19:18​
 
Tem um link para devolução de equipamentos. Eles buscam no endereço informado
O problema é esse, já agendei uma vez e o pseudo técnico deu baixa no atendimento como tendo sido realizado. Ligaram porque eu marquei como o técnico não compareceu, agendaram outro dia e mesma coisa, nem sinal de técnico. Ligaram hoje de novo me confirmando isso, que realmente o técnico marcou como dando baixa no equipamento, mas que se ele ainda tá comigo é pra levar numa loja deles. Mas aproveitei que tinha que avaliar e reclamei de novo do atendimento técnico aqui na região. Independente de ser terceirizado ou funcionário deles, o serviço tá uma bela duma porcaria.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo