[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Bem, acontece sim. Aqui já caiu por falha de energia sim, uma vez queimou até o equipamento do meu prédio e teve de mudar.
Estranho... Quer dizer, estranho mas previsível, haja vista que amplificadores e o node em si demanda de energia elétrica. Mas sei lá... achei que eles tinham baterias ou algo assim

Aqui não teve falha de energia não.
Hoje estou acompanhando a minha conexão c o servidor da Google (8.8.8.8):

A internet está horrível, sendo que diversas vezes cheguei a ter 100% de perda de pacote num dos endereços externos da rede. Nos outros dias que estava com esse problema, sempre era em apenas um endereço. Hoje, do total de 9 caminhos que a minha rota segue, tem pelo menos 5 apresentando certo % de perda. Latência alta e bastante instável tb.

Diria que a CLARO deve estar com algum problema, até pq ontem foi o único dia em meses que a minha internet não apresentou problemas. Infelizmente, não faço ideia de algum lugar que eles disponibilizem informações sobre problemas na rede.

Última edição:
Pq a claro desistiu de oferecer os canais por VLAN? Fica mais caro pra ela?

Via streaming é horrível pelo delay. Mesmo migrando a internet para a fibra eu vou fazer questão de manter a TV no cabo.
Tenho a antiga Claro Fibra TV e apenas os canais abertos e os SporTVs principal e o 2 são em VLAN. Quero resolver essa situação pois é muito ruim o delay de mais de 1 minuto em alguns canais

Hoje estou acompanhando a minha conexão c o servidor da Google (8.8.8.8):

A internet está horrível, sendo que diversas vezes cheguei a ter 100% de perda de pacote num dos endereços externos da rede. Nos outros dias que estava com esse problema, sempre era em apenas um endereço. Hoje, do total de 9 caminhos que a minha rota segue, tem pelo menos 5 apresentando certo % de perda. Latência alta e bastante instável tb.

Diria que a CLARO deve estar com algum problema, até pq ontem foi o único dia em meses que a minha internet não apresentou problemas. Infelizmente, não faço ideia de algum lugar que eles disponibilizem informações sobre problemas na rede.
Pelo menos o IPv6 voltou, vamos ver como fica amanhã.

Alguém com problema na CLARO HFC , região do Rio Grande do Sul mais especificamente Caxias do Sul ?
Tenho contratado 500 Mb , antes sempre chegava 670~690 mbps de down, e 90~100 mbps de up.

Porem agora mais ou menos 1 mês pra cá, raramente tem passado de 310~340 mbps de down e 70~85 mbps de up.

Raramente alguns dias chega a bater 550~600 de down, mas bem raramente mesmo.
O que pode ser? modem está em BRIDGE com um R5S com openwrt fazendo o roteamento.
Fazendo testes no próprio host da claro pelo Speedtest, e não passa de 330/340
Verifiquei os níveis de sinais pelo MAC, e estão todos VERDE dentro dos padrões.

Speedtest-Claro.png

HGQRQix.png

Última edição:
Bom dia galera! Como alguns ja sabem eu tenho FIBRA da Claro a 500MB 49,90. Recebi uma ligação da atendente me oferecendo upgrade para 1GB + Plano controle, pelo mesmo valor. Aceitei anotei o protocolo se tiver qualquer divergência referente a valores. Assim que chegar em casa verifico a velocidade de internet.

Bom dia galera! Como alguns ja sabem eu tenho FIBRA da Claro a 500MB 49,90. Recebi uma ligação da atendente me oferecendo upgrade para 1GB + Plano controle, pelo mesmo valor. Aceitei anotei o protocolo se tiver qualquer divergência referente a valores. Assim que chegar em casa verifico a velocidade de internet.
Que sonho kkkk

já tem fibra pra zona sul. legal!!!! Eu aqui em petrópolis pareço que estou em um buraco isolado, pois tem nos bairros a volta e aqui nada....
Vai entender esta claro.....
Aonde já tem orçamento aprovado, licenças aprovadas, pela Anatel, prefeitura e companhia de energia eles irão expandir, locais esses que já estavam dentro do projeto, novas expansões foram canceladas seja móvel ou fixa fiquei sabendo desta informação ontem. Fazueli.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Para quem não conhece e sabe como é por dentro daqueles containers. Headend GPON Claro Fibra.

Última edição:
Aonde já tem orçamento aprovado, licenças aprovadas, pela Anatel, prefeitura e companhia de energia eles irão expandir, locais esses que já estavam dentro do projeto, novas expansões foram canceladas seja móvel ou fixa fiquei sabendo desta informação ontem. Fazueli.

Para quem não conhece e sabe como é por dentro daqueles containers. Headend GPON Claro Fibra.

Que top

Tome v.tal heehe

O divertido de tudo isso é que da minha casa vejo a base operacional deles e nem lá tem fibra....

Ola Huawei, interessante basicamente ai é DIO de fibra e a retificadora com bateria então essa OLT aparente tem um switch ai tambem com o backbone da claro.

Hoje está terrivel aqui onde eu moro, em Porto Alegre. Torrent não passa de 10Mbps mesmo com inumeros torrents em andamento.
Teste de conexão não passa de 5MB.

Edit: Que bosta. Estava usando o Open DNS e troquei para o DNS da Google, resultado? Velocidade máxima.
Sofri desde as 07h da manha gratuitamente :fire:

Última edição:
Hoje está terrivel aqui onde eu moro, em Porto Alegre. Torrent não passa de 10Mbps mesmo com inumeros torrents em andamento.

Edit: Que bosta. Estava usando o Open DNS e troquei para o DNS da Google, resultado? Velocidade máxima.
Eu parei de usar esses DNSs a muito tempo. Só uso o da operadora mesmo.

Opendns e Neustar são bons somente na vivo. Na Claro o Google e o dns da cloudflare são os melhores. Aqui uso o 1.1.1.2

Muito tempo atrás usei o OpenDNS pela customização dos filtros. Mas deu algum problema (não lembro qual foi) e passei a usar o NextDNS (pago).

O NextDNS tem muitas funcionalidades, mas estava lento para resolução DNS (ping baixo, mas apresentava demora para responder - tempo de resposta testado com "dig").

Acabei voltando para os DNS com filtros padrão, mas não abro mão do DNS que filtre malware. Isso é uma coisa que o Google poderia ter, mas não tem.

Por isso acabo usando o Cloudflare (1.1.1.2) e o CleanBrowsing (185.228.168.9). Testei um tempo o Quad9 (9.9.9.9) mas estava dando perda de pacotes (tanto na Vivo quanto na Claro) e por isso não uso mais. Tenho o AdguardHome rodando no OpenWRT para filtro de propagandas, e o mesmo usa um desses DNS acima com DoH/DoT.

Aliás, muita gente escolhe o DNS só pelo ping. Mas tem que monitorar o tempo de resposta via dig, ver abaixo (ping ˜20ms, mas para resolver o hostname www.openwrt.org demorou 400ms "Query time: 400 msec"). No NextDNS alguns casos estava demorando mais de 1000ms às vezes...

Código:
root@r5s:~ # ping 185.228.168.9
PING 185.228.168.9 (185.228.168.9) 56(84) bytes of data.
64 bytes from 185.228.168.9: icmp_seq=1 ttl=49 time=21.1 ms
64 bytes from 185.228.168.9: icmp_seq=2 ttl=49 time=21.8 ms
64 bytes from 185.228.168.9: icmp_seq=3 ttl=49 time=21.1 ms
64 bytes from 185.228.168.9: icmp_seq=4 ttl=49 time=20.5 ms
^C
--- 185.228.168.9 ping statistics ---
4 packets transmitted, 4 received, 0% packet loss, time 3005ms
rtt min/avg/max/mdev = 20.524/21.106/21.785/0.448 ms

root@r5s:~ # dig @185.228.168.9 www.openwrt.org

; <<>> DiG 9.16.37-Debian <<>> @185.228.168.9 www.openwrt.org
; (1 server found)
;; global options: +cmd
;; Got answer:
;; ->>HEADER<<- opcode: QUERY, status: NOERROR, id: 59651
;; flags: qr rd ra; QUERY: 1, ANSWER: 2, AUTHORITY: 0, ADDITIONAL: 1

;; OPT PSEUDOSECTION:
; EDNS: version: 0, flags:; udp: 512
;; QUESTION SECTION:
;www.openwrt.org.        IN    A

;; ANSWER SECTION:
www.openwrt.org.    43200    IN    CNAME    wiki-01.infra.openwrt.org.
wiki-01.infra.openwrt.org. 573    IN    A    139.59.209.225

;; Query time: 400 msec
;; SERVER: 185.228.168.9#53(185.228.168.9)
;; WHEN: Fri Feb 24 20:48:12 GMT 2023
;; MSG SIZE  rcvd: 88

Última edição:
Para testar servidor de DNS não é via ping...
Usem o DNSBenchmark
Por exemplo, os do google tem resposta ao ping ótima no estado de SP, mas já fazem muitos meses que estão com tempo de resolução, que é o mais importante, entre os piores.
No estado de SP, quem está se saindo bem ultimamente é o quad9.net e ele tem opção de EDNS.

Eu usava o Cloudflare (1.1.1.2) porém alguns aplicativos no celular (Pão de Açucar) por exemplo não estavam funcionando.

Mudei e tudo voltou ao normal.

a uma semana mandei email para ele tirarem isso, não sei se fiz certo, alguem ja passoiu por isso?
Estava em outros dois, consegui remover, mas nesse em nivel 3 só a claro mesmo.
HeDQMyGHQP6-TX7t3Hhphg.png

Users who are viewing this thread

Voltar