[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

De fato, maiores upload só o dia que tirarem a tv do qam... Ainda assim, a Claro ainda tem "muita lenha para queimar" dentro do docsis 3.1... aumentar o OFDMA, tirar tv do QAM, tudo isso vai permitir uma boa sobrevida ao coaxial, fazendo com que não haja necessidade de correr com a sobreposição (para a alegria da claro e tristeza dos clientes hehehe).

Comcast é terrível... pessoal reclama (com razao) que a rede da NET é problemática, mas a da comcast é muito pior, comcast é completamente parada, os planos tem pouco upload e a rede é completamente sucateada (ao contrario da NET)...
Dentro das possibilidades, a rede da NET tem boa manutenção em muitos locais, a NET/claro nos últimos anos tentou investir para melhorar a qualidade da rede, evitou ficar parada (quem já usou Internet docsis antigamente, há 15 anos atrás ou mais, sabe o quão terrível era o Virtua antigamente). Arrisco dizer que atualmente entre as empresas que ofertam internet via coaxial no mundo (e que tem tv no QAM), a NET/Claro é uma das que tem melhor qualidade...
Tem uma operadora do Canadá, acho que a Rogers, que melhorou o upload dos planos no coaxial justamente fazendo isso: migrando a TV pro IP.
Há um plano lá que se você concordar com uma fidelidade específica, você ganha uma Apple TV pra usar como ponto principal da TV, e os demais pontos (3, se não me engano) podem ser usados em telefones celulares, SmartTVs ou tablets via APP deles.

A Comcast mantém o domínio deles de mercado em várias áreas dos EUA baseado numa única coisa: lobby.
Pra quem acha que o mercado tem que se autorregular e que só se tem qualidade e preço com o governo ficando de fora, vai se decepcionar e muito com o mercado americano de banda larga, que é altamente cartelizado e tem uma operadora como a Comcast que bloqueia a chegada de concorrentes nomeando representantes ligados à ela nos conselhos dos condados justamente para barrar a construção e expansão da rede das demais operadoras.
E como não há regulamentação alguma, tudo é liberado, inclusive isso que citei.
 
Estou bem surpreso com a relação de custo beneficio do MTA Sagemcom F@st 3896.

O alcance dele pegou em todo o escritório com potência quase máxima nos 85 metros quadrados.

Em modo AX o telefone S10 sincronizou em 1.2Gbps alcançando mais de 800 mega de Down e 140 de upload.

Nos computadores a média de download de fontes seguras em 820mega. O upload para fontes em Miami ficando em 90mega.

O modem aguentou tranquilamente 8 computadores com utilização pesada sem gargalo.

Boa surpresa.
 
tem, se não me engano era e empresa tdc o nome, la na Europa.
usando dccap da huawei, entregando 1Gb down 500Mb up, e aonde é node "comum" deles 1Gb down 300Mb up.

o @HFS deve lembrar qual que é a operadora la da zeuropa que tem essa estrutura.
É a YouSee, da TDC, upload é 50%, porém não é em todas as regiões. 5-204 upstream e 258-1200 e uns quebrados, de downstream.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tem uma operadora do Canadá, acho que a Rogers, que melhorou o upload dos planos no coaxial justamente fazendo isso: migrando a TV pro IP.
Há um plano lá que se você concordar com uma fidelidade específica, você ganha uma Apple TV pra usar como ponto principal da TV, e os demais pontos (3, se não me engano) podem ser usados em telefones celulares, SmartTVs ou tablets via APP deles.

A Comcast mantém o domínio deles de mercado em várias áreas dos EUA baseado numa única coisa: lobby.
Pra quem acha que o mercado tem que se autorregular e que só se tem qualidade e preço com o governo ficando de fora, vai se decepcionar e muito com o mercado americano de banda larga, que é altamente cartelizado e tem uma operadora como a Comcast que bloqueia a chegada de concorrentes nomeando representantes ligados à ela nos conselhos dos condados justamente para barrar a construção e expansão da rede das demais operadoras.
E como não há regulamentação alguma, tudo é liberado, inclusive isso que citei.
Parece que em algumas poucas praças, a Comcast iniciou a entrega de serviços simétricos, 300/300 500/500 1000/1000 e 2000/2000 com o novo deploy d4.0
 
Não sei se você quer o ip específico de algum servidor... CS2 por exemplo esconde o ip real pra evitar ataques, você recebe um ip aleatório dependendo das rotas que você pegar e mesmo com um programa assim você não estaria conectado diretamente ao servidor verdadeiro, só comentando que isso pode acontecer dependendo do jogo pois você disse que joga no console.

Se você quer ip só pra testar ping por exemplo, fortnite e outros jogos disponibilizam um endereço específico para isso, por exemplo basta pingar ping-br.ds.on.epicgames.com para testar ping em servidor BR.

Já em outros jogos é possível pegar o ip do servidor no log pós partida, como é o caso do Rocket League (no PC). Nesse caso uma opção seria jogar em party com algum amigo no PC e ver o ip no log.
Boa tarde..no caso seria o eafc(FIFA)..mas entendi a dificuldade..e obrigado pela explicação..
 
Estou bem surpreso com a relação de custo beneficio do MTA Sagemcom F@st 3896.

O alcance dele pegou em todo o escritório com potência quase máxima nos 85 metros quadrados.

Em modo AX o telefone S10 sincronizou em 1.2Gbps alcançando mais de 800 mega de Down e 140 de upload.

Nos computadores a média de download de fontes seguras em 820mega. O upload para fontes em Miami ficando em 90mega.

O modem aguentou tranquilamente 8 computadores com utilização pesada sem gargalo.

Boa surpresa.
Sim, o hardware dele é muito bom.
Chega a bater de frente com alguns bons equipamentos da Asus, TP Link e Xiaomi.
 
Estou bem surpreso com a relação de custo beneficio do MTA Sagemcom F@st 3896.

O alcance dele pegou em todo o escritório com potência quase máxima nos 85 metros quadrados.

Em modo AX o telefone S10 sincronizou em 1.2Gbps alcançando mais de 800 mega de Down e 140 de upload.

Nos computadores a média de download de fontes seguras em 820mega. O upload para fontes em Miami ficando em 90mega.

O modem aguentou tranquilamente 8 computadores com utilização pesada sem gargalo.

Boa surpresa.
Uma coisa que lembrei, meio off topic, mas que é importante: evite deixar o fast 3896 em locais fechados ou com pouca circulação de ar. Falo isso pq existiam relatos recorrentes da porta ethernet limitar a 100mb, e lembro que era relacionado ao aquecimento...
 
Perfeito
iAMMHRx.png

fja3VPn.png


:rub1: :limo:

O valor do Claro NET Fone subiu R$2,50 sem nenhum aviso, pelo menos tem esse desconto de R$1,25 pra abater o valor do aumento.
 
Boa tarde..no caso seria o eafc(FIFA)..mas entendi a dificuldade..e obrigado pela explicação..
Não estou em casa, olhando pelo celular achei esse link, precisa fazer login na ea e não sei se terá alguma utilidade: https://help.ea.com/br/ea-connection-quality-report/

Se não for incômodo, qual o seu objetivo? Talvez você não precise do IP, não sei qual seu conhecimento então dependendo do objetivo pode ter outras formas de conseguir.
 
Alguém saberia dizer os valores dos planos de fibra de 750Mb e 1Gb agora em Novembro? Estou esperando pra pedir troca do meu plano HFC por fibra e tentar levar 1 Gigabit de promoção de Black Fraude mas não vi nada demais ainda no site.
 
Peguei a promo dos 750 mega e a atendente falou que não vai ser trocado o modem porque o meu já possui wifi-6 (tgc2232) :bem:

Por um lado achei bom porque não queria trocar de modem mesmo porque já tenho wifi 6 no AX53, mas isso abre precedente pra eles receberem reclamação.

 
Tem uma operadora do Canadá, acho que a Rogers, que melhorou o upload dos planos no coaxial justamente fazendo isso: migrando a TV pro IP.
Há um plano lá que se você concordar com uma fidelidade específica, você ganha uma Apple TV pra usar como ponto principal da TV, e os demais pontos (3, se não me engano) podem ser usados em telefones celulares, SmartTVs ou tablets via APP deles.

A Comcast mantém o domínio deles de mercado em várias áreas dos EUA baseado numa única coisa: lobby.
Pra quem acha que o mercado tem que se autorregular e que só se tem qualidade e preço com o governo ficando de fora, vai se decepcionar e muito com o mercado americano de banda larga, que é altamente cartelizado e tem uma operadora como a Comcast que bloqueia a chegada de concorrentes nomeando representantes ligados à ela nos conselhos dos condados justamente para barrar a construção e expansão da rede das demais operadoras.
E como não há regulamentação alguma, tudo é liberado, inclusive isso que citei.
O ruim é que a imagem no aplicativo da claro não é boa como vem no tv box, do aplicativo vem muito comprimida, tiram muito a qualidade.
 
O ruim é que a imagem no aplicativo da claro não é boa como vem no tv box, do aplicativo vem muito comprimida, tiram muito a qualidade.
Sim, eu concordo com você.
Eu sequer pensei nisso ao escrever a postagem que você marcou, mas é bem isso que você disse mesmo.
Aproveito pra destacar que existe também uma solução intermediária, que seria retirar os canais SDs da grade, que demandaria apenas readequar os pacotes dos clientes antigos migrando estes para planos HD.
Os canais SDs ocupam cerca de 30% da banda do cabo.
O Claro Box e o APP não tem os canais SDs e ninguém reclama por isso.
 
Sim, eu concordo com você.
Eu sequer pensei nisso ao escrever a postagem que você marcou, mas é bem isso que você disse mesmo.
Aproveito pra destacar que existe também uma solução intermediária, que seria retirar os canais SDs da grade, que demandaria apenas readequar os pacotes dos clientes antigos migrando estes para planos HD.
Os canais SDs ocupam cerca de 30% da banda do cabo.
O Claro Box e o APP não tem os canais SDs e ninguém reclama por isso.
"Realocar os clientes SD" é uma história complicada. Tem muito cliente que tem plano SD(Legado) e não quer por qualquer razão que seja mudar de plano, muito menos que troquem o decoder que está instalado. Fora isso, tem muita empresa que tem decoder SD instalado e não vê razão para mudar isso.

Semana passada passei em um comercio que tem um Fast 3895 instalado porém com um decoder SD DCR2231

EQDAt61.jpg


:vish::feelbad:


O Claro Box e o APP não tem os canais SDs e ninguém reclama por isso.
Real, não sei se ai é do mesmo jeito mas aqui esse aplicativo peca muito no quesito AO VIVO. Tem hora que funciona bem mas tem hora que é impossível de assistir, trava os canais, a qualidade cai ai tem hora que sobe para HD mas parece que não consegue manter ai lá trava o canal e tem que abrir novamente/descer a resolução.

Enfim, longo caminho para abandonar o SD
 
Última edição:
"Realocar os clientes SD" é uma história complicada. Tem muito cliente que tem plano SD(Legado) e não quer por qualquer razão que seja mudar de plano, muito menos que troquem o decoder que está instalado. Fora isso, tem muita empresa que tem decoder SD instalado e não vê razão para mudar isso.

Semana passada passei em um comercio que tem um Fast 3895 instalado porém com um decoder SD DCR2231
Ué, na época do analógico só o que tinha era gente que alegava isso e foi migrado.
A NET não deixou de digitalizar a rede por causa desses clientes. E olhe que na época a TV era um serviço muito mais relevante do que hoje.
Se for necessário, isso vai ser feito, o carinha que é cliente achando ruim ou não.
E vale lembrar que falamos de um serviço em decadência e que tem poucas novas ativações e muitos cancelamentos.
Hoje 25% dos clientes de TV da Claro já estão no app e no Box, mesmo sendo um serviço relativamente novo comparado à TV no coaxial, que já tem 30 anos. As novas ativações são praticamente apenas nestas duas novas tecnologias.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Real, não sei se ai é do mesmo jeito mas aqui esse aplicativo peca muito no quesito AO VIVO. Tem hora que funciona bem mas tem hora que é impossível de assistir, trava os canais, a qualidade cai ai tem hora que sobe para HD mas parece que não consegue manter ai lá trava o canal e tem que abrir novamente/descer a resolução.
De forma alguma.
Funciona sempre liso e de forma constante, seja na Claro ou em internet de outra operadora.
Eu tinha uma TV aqui que era com o app apenas antes de a Claro me ofertar mais um ponto gratuito. Nunca deu problema algum pra ver TV.
O que acontecia até um tempo atrás, e que parece que resolveram, era o servidor de login do app cair durante eventos de grande audiência, como a final da Copa do Brasil.
 
Última edição:
Ué, na época do analógico só o que tinha era gente que alegava isso e foi migrado.
A NET não deixou de digitalizar a rede por causa desses clientes. E olhe que na época a TV era um serviço muito mais relevante do que hoje.
O problema é que no caso do analogico, o buraco era muito mais fundo. Cada canal analogico ocupava 6mhz, a capacidade de rede era baixa (em 2007 ainda tinha rede com menos de 450mhz de capacidade), e como se isso não fosse suficiente, o analógico era extremamente propenso a furto de sinal (tinha lugar que se ligasse o cabo direto na TV e sintonizasse em CATV, pegava até o 37, 52, 61 ou 63 dependendo da localidade. Em outros, mesmo o analogico sendo codificado, faziam gato usando videocassete). Naquele ponto, o benefício de desativar o analogico era gigante.
Se for necessário, isso vai ser feito, o carinha que é cliente achando ruim ou não.
E vale lembrar que falamos de um serviço em decadência e que tem poucas novas ativações e muitos cancelamentos.
Este é o ponto: hoje a base está em queda. O cliente que possui estes planos SD normalmente é o cara que possui o mesmo plano há décadas, que paga caro sem reclamar e que não gera problema para a operadora. É o cliente que é o sonho de qualquer operadora.

Em um momento em que se perde muitos clientes, mexer com uma base, que embora não seja tão numerosa, mas que é lucrativa, não é uma estratégia muito interessante, ao menos no momento...

Em um futuro mais distante, talvez...

Hoje 25% dos clientes de TV da Claro já estão no app e no Box, mesmo sendo um serviço relativamente novo comparado à TV no coaxial, que já tem 30 anos. As novas ativações são praticamente apenas nestas duas novas tecnologias.
É questão de preço... app custa menos por não ter aparelho, e box não entra no seac, ou seja, menos impostos... isso influencia diretamente...
 
Ué, na época do analógico só o que tinha era gente que alegava isso e foi migrado.
A NET não deixou de digitalizar a rede por causa desses clientes. E olhe que na época a TV era um serviço muito mais relevante do que hoje.
Se for necessário, isso vai ser feito, o carinha que é cliente achando ruim ou não.
E vale lembrar que falamos de um serviço em decadência e que tem poucas novas ativações e muitos cancelamentos.
Hoje 25% dos clientes de TV da Claro já estão no app e no Box, mesmo sendo um serviço relativamente novo comparado à TV no coaxial, que já tem 30 anos. As novas ativações são praticamente apenas nestas duas novas tecnologias.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


De forma alguma.
Funciona sempre liso e de forma constante, seja na Claro ou em internet de outra operadora.
Eu tinha uma TV aqui que era com o app apenas antes de a Claro me ofertar mais um ponto gratuito. Nunca deu problema algum pra ver TV.
O que acontecia até um tempo atrás, e que parece que resolveram, era o servidor de login do app cair durante eventos de grande audiência, como a final da Copa do Brasil.
Acredito que não haja interesse em manter a TV QAM (HFC) também por questões regulatórias, recentemente a ANATEL incluiu mais obrigações de carregamentos a TV por Assinatura tradicional.

https://teletime.com.br/17/11/2023/...peradores-de-tv-paga-frente-a-radiodifusores/

Fora que a Streaming tem custo menor de operação.
 
Acredito que não haja interesse em manter a TV QAM (HFC) também por questões regulatórias, recentemente a ANATEL incluiu mais obrigações de carregamentos a TV por Assinatura tradicional.

https://teletime.com.br/17/11/2023/...peradores-de-tv-paga-frente-a-radiodifusores/

Fora que a Streaming tem custo menor de operação.
Sim, verdade.
Porém, eu não acredito em desligamento do serviço agora, e sim em encerramento das vendas.
Veja que a TV via satélite da Claro teve as vendas encerradas em 2021, mas continua em operação para quem não cancelou o serviço.
A TV via coaxial deve passar por essa mesma fase também.
 
Sim, verdade.
Porém, eu não acredito em desligamento do serviço agora, e sim em encerramento das vendas.
Veja que a TV via satélite da Claro teve as vendas encerradas em 2021, mas continua em operação para quem não cancelou o serviço.
A TV via coaxial deve passar por essa mesma fase também.
Um dia eu serei o próximo a sair do coaxial. O detalhe é que eu gosto de futebol e com a TV BOX (delay) aqui em casa, eu vou escutar o grito de gol pelos vizinhos primeiro. Fazendo uma análise, o HDTV ainda é o sinal mais rápido e AINDA pretendo colocar uma antena aqui na minha varanda de modo bem discreto. Antes de vir para o condomínio, eu morava em casa e havia cancelado a TV paga (4 anos atrás) por ter um sistema excelente de HDTV. NOTA: Os canais pagos eu usava o APP da CLARO TV usando o plano da minha mãe (0800) que é cliente antiga, da época da NET (1996).
 
Tanto qualidade quanto atraso nas transmissões são resolvíveis... Na Box o atraso me parece mais uma escolha de implementação do que uma limitação da solução adotada (Media Live da AWS).


Demonstração das tecnologias de transmissão usadas no mercado.
 
Tanto qualidade quanto atraso nas transmissões são resolvíveis... Na Box o atraso me parece mais uma escolha de implementação do que uma limitação da solução adotada (Media Live da AWS).


Demonstração das tecnologias de transmissão usadas no mercado.
E outra podem dar prioridade (QOS) nos canais de esporte, pois são os mais sensíveis em delay.
 
Este é o ponto: hoje a base está em queda. O cliente que possui estes planos SD normalmente é o cara que possui o mesmo plano há décadas, que paga caro sem reclamar e que não gera problema para a operadora. É o cliente que é o sonho de qualquer operadora.

Em um momento em que se perde muitos clientes, mexer com uma base, que embora não seja tão numerosa, mas que é lucrativa, não é uma estratégia muito interessante, ao menos no momento...
Justamente por isso que o primeiro passo vai ser encerrar as vendas e manter o serviço funcionando pra quem ainda tem, como escrevi no post acima.
Mesmo o cliente com esse perfil que você citou tá cancelando também.
No DTH com certeza deve ter cliente assim, e lá a base tá em queda livre de forma constante desde 2015.
É tanto que são menos de 350 mil contratos ativos hoje na Claro TV Satélite, numa operadora que teve em 2013 pouco mais de 4 milhões de clientes.
A única coisa boa que ficou do DTH da Claro foi a estrutura gigante em Guaratiba/RJ que hoje é utilizada para gerar os sinais do Box e do App pro Brasil todo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

eu morava em casa e havia cancelado a TV paga (4 anos atrás) por ter um sistema excelente de HDTV.
Eu pelo menos não consigo enxergar a TV aberta substituindo a paga pra acompanhar esportes.
A TV aberta transmite apenas um jogo por rodada, no caso do futebol. O resto é em canais como ESPN, Sportv e Premiere.
 
Última edição:
Sim, eu concordo com você.
Eu sequer pensei nisso ao escrever a postagem que você marcou, mas é bem isso que você disse mesmo.
Aproveito pra destacar que existe também uma solução intermediária, que seria retirar os canais SDs da grade, que demandaria apenas readequar os pacotes dos clientes antigos migrando estes para planos HD.
Os canais SDs ocupam cerca de 30% da banda do cabo.
O Claro Box e o APP não tem os canais SDs e ninguém reclama por isso.
Claro, começa a migrar os SD para o HD, com certeza ninguém mais hoje em dia usa sinal SD. Além do mais isso reduziria os custos tanto para a operadora quanto para os clientes.
 
Claro, começa a migrar os SD para o HD, com certeza ninguém mais hoje em dia usa sinal SD. Além do mais isso reduziria os custos tanto para a operadora quanto para os clientes.
Pior que tem gente que ainda usa apenas os canais SD. Recentemente estive hospedado em um hotel que oferecia tv por assinatura e pasmém, tv de led com canais em SD da Net. É de matar. Nem dá vontade de ligar a tv, ainda mais numa TV maior.
 
Pior que tem gente que ainda usa apenas os canais SD. Recentemente estive hospedado em um hotel que oferecia tv por assinatura e pasmém, tv de led com canais em SD da Net. É de matar. Nem dá vontade de ligar a tv, ainda mais numa TV maior.
A Claro tem utilizado "rack virtual" em hoteis, não sei se é 100% dos casos, mas isso começou a alguns anos. Rack local era um inferno...
Eles falaram, a anos atras, que iriam começar de enviar o sinal digital, igual da tv digital aberta, mas até onde sei até hoje não fizeram isso.
 
Justamente por isso que o primeiro passo vai ser encerrar as vendas e manter o serviço funcionando pra quem ainda tem, como escrevi no post acima.
Mesmo o cliente com esse perfil que você citou tá cancelando também.
No DTH com certeza deve ter cliente assim, e lá a base tá em queda livre de forma constante desde 2015.
É tanto que são menos de 350 mil contratos ativos hoje na Claro TV Satélite, numa operadora que teve em 2013 pouco mais de 4 milhões de clientes.
A única coisa boa que ficou do DTH da Claro foi a estrutura gigante em Guaratiba/RJ que hoje é utilizada para gerar os sinais do Box e do App pro Brasil todo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eu pelo menos não consigo enxergar a TV aberta substituindo a paga pra acompanhar esportes.
A TV aberta transmite apenas um jogo por rodada, no caso do futebol. O resto é em canais como ESPN, Sportv e Premiere.
O sinal da BOX pelo menos no inicio vinha do HUB Campinas, não sei se houve mudança nisso.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo