[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

O seu adaptador ethernet é limitado a 1gbps. Pra ter acesso ao overhead dos planos de 1gb tem que ter os equipamentos com velocidades maiores (2.5gb)
Mas no caso dele o problema que ele reportou seria o upload não passar de 500Mb. No 1Gb residencial chega a 720Mb.
 
Abri o chamado na ouvidoria.
Os caras mudaram a velocidade (tudo remotamente) porem olha a merda.
Nao mudaram equipamento nem nada.
Eu acho que quando eles fazem essa mudanca (remota) o overhead é perdido.
De qualquer maneira o tecnico precisa vir aqui em casa pq o plano de 1gbps tem Wifi 6 e Extensao ponto ultra inclusos.


Speedtest feito no cabo, meu pc nao possui entrada ethernet nativa mas ta ligado no adaptador Lenovo 4x90s91831 via USB 3.1
594d56bcd8b6fed06e6a7cfc1803c11f.png

orfrLV.jpeg


Provavelmente a piranha da ouvidoria configurou o perfil desse ONT com a velocidade cravada em 1gbps sem nenhum overhead.
Esse 1Gb/s não faz sentido se voce não tiver um equipamento Multi Giga (2.5GbE).... A limitação ta na porta Giga.... Voce pode ter esses 1Gb/s contratando o plano de 750Mb/s PME e pagando quase R$100 a menos.
 
Última edição:
Eu não sei dizer se a Claro aplica no plano de 1Gb PME o overhead generoso também. Antigamente ela não aplicava em nenhum plano PME, somente nos residenciais. Faz um teste ai. Roda o speedtest no PC e em celular ao mesmo tempo e some a banda dos dois para ver quanto chega no upload (para ver se passa de 500Mb).
nao passou.
O seu adaptador ethernet é limitado a 1gbps. Pra ter acesso ao overhead dos planos de 1gb tem que ter os equipamentos com velocidades maiores (2.5gb)
sim e limitado porem eu so queria ver se eu tava recebendo overhead.
Nao precisa ter 2.5gbps pra descobrir se estou recebendo overhead ou nao.
1000/8 = 125MB/s
Nao ta chegando nem 120MB/s

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esse 1Gb/s não faz sentido se voce não tiver um equipamento Multi Giga (2.5GbE).... A limitação ta na porta Giga.... Voce pode ter esses 1Gb/s contratando o plano de 750Mb/s PME e pagando quase R$100 a menos.
Bom se nao receber overhead em nenhum plano, entao prefiro ficar como estava
Porem agora se eu pedir pra reverter tudo e voltar para 600/300, nao sei se eu ficarei com overhead q estava recebendo de 850/450 kkkkk
 
nao passou.

sim e limitado porem eu so queria ver se eu tava recebendo overhead.
Nao precisa ter 2.5gbps pra descobrir se estou recebendo overhead ou nao.
1000/8 = 125MB/s
Nao ta chegando nem 120MB/s

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Bom se nao receber overhead em nenhum plano, entao prefiro ficar como estava
Porem agora se eu pedir pra reverter tudo e voltar para 600/300, nao sei se eu ficarei com overhead q estava recebendo de 850/450 kkkkk

Usando porta de 1Gb você vai receber por volta de 940Mbps o que dá 940/8=117,5MB/s
 
Porem agora se eu pedir pra reverter tudo e voltar para 600/300, nao sei se eu ficarei com overhead q estava recebendo de 850/450 kkkkk
:bem:


Bom se nao receber overhead em nenhum plano, entao prefiro ficar como estava
Ja que você foi vida louca pra ir pro 1Gb/s tenta ser vida louca pra ir pro 750Mb/s... Vai que rola um Overheadzinho.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

aí depois a gente conversa com atendentes mau humoradas e não sabemos por quê.
Edit: Agora sabemos.

:kidding:
Num é?

:tom:
 
Esta sem overhead.
Veja aqui

Como já falaram, esse limite não deve ser cap da Claro, mas sim provavelmente o fato de vc estar usando Ethernet 1Gbps (que em termos efetivos o topo bate em torno de justamente ˜950Mbps). Se vc quiser mais que isso vai ter que colocar uma ONU com porta de 2.5Gbps (ex. VSOL V2802RH) e também comprar uma nova placa de Ethernet 2.5Gbps para teu PC.
 
Abri o chamado na ouvidoria.
Os caras mudaram a velocidade (tudo remotamente) porem olha a merda.
Nao mudaram equipamento nem nada.
Eu acho que quando eles fazem essa mudanca (remota) o overhead é perdido.
De qualquer maneira o tecnico precisa vir aqui em casa pq o plano de 1gbps tem Wifi 6 e Extensao ponto ultra inclusos.


Speedtest feito no cabo, meu pc nao possui entrada ethernet nativa mas ta ligado no adaptador Lenovo 4x90s91831 via USB 3.1
594d56bcd8b6fed06e6a7cfc1803c11f.png

orfrLV.jpeg


Provavelmente a piranha da ouvidoria configurou o perfil desse ONT com a velocidade cravada em 1gbps sem nenhum overhead.
Não tem nada de errado.
Nenhuma placa de rede de 1 Gbps atinge essa banda.
O limite é 940 Mbps.
E outra: precisa também a ONT ter porta de mais de 1 Gbps.
Senão o teto também é 940 Mb.
Quanto ao upload, não são todas as regiões que recebem 700 Mb.
Como o técnico ainda vai por aí, troca uma ideia com ele pra ver se alguma coisa pode ser feita no datacenter.
 
Última edição:
Seila ta estranho isso ai
Uso o xiaomi ax3000

orNpDt.jpeg

orOAY0.jpeg
Isso ai é velocidade da conexão wifi entre o seu celular e seu roteador mas não quer dizer que você vai conseguir isso na prática.
 
Outra confusão.
1,2 Gbps é a velocidade teórica do teu Wi-Fi.
Não tem nada a ver com o que entra no roteador via cabo, que também tem porta de 1 Gbps limitada a 940 Mbps na prática.
Se ele estiver conectado ao wifi da ONT da Claro, em teoria deixaria de existir o limite de 940Mb da porta 1Gb mas duvido muito que a ONT consiga entregar 1Gb ou mais pelo wifi.
 
Seila ta estranho isso ai
Uso o xiaomi ax3000

orOGTP.jpeg

orOAY0.jpeg
Acho que acabei falando besteira. Você conectou a ONT da Claro no seu roteador Xiaomi Ax3000? Se for isso vai continuar limitado a 940Mb no download.
 
Galera tudo indica que eu nao recebi nenhum overhead
A prova é o download que nao passa dos 1000mb.
Tenho certeza que se eu tivesse recebido overhead, com certeza o speedtest estaria batendo um pouco acima dos 1000mbps.

Minha ONT ta em bridge com o wifi desligado.
Vou tirar de bridge e religar o wifi, eu nao lembro qual é o limite de transmissão que o wifi da ONT possui mas se eu nao me engano é 1.2 ou mais.
 
nao passou.

sim e limitado porem eu so queria ver se eu tava recebendo overhead.
Nao precisa ter 2.5gbps pra descobrir se estou recebendo overhead ou nao.
1000/8 = 125MB/s
Nao ta chegando nem 120MB/s

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Bom se nao receber overhead em nenhum plano, entao prefiro ficar como estava
Porem agora se eu pedir pra reverter tudo e voltar para 600/300, nao sei se eu ficarei com overhead q estava recebendo de 850/450 kkkkk

voce tem overhead somente no download... limite gigabit 950 mega em media
 
Galera tudo indica que eu nao recebi nenhum overhead
A prova é o download que nao passa dos 1000mb.
Tenho certeza que se eu tivesse recebido overhead, com certeza o speedtest estaria batendo um pouco acima dos 1000mbps.

Minha ONT ta em bridge com o wifi desligado.
Vou tirar de bridge e religar o wifi, eu nao lembro qual é o limite de transmissão que o wifi da ONT possui mas se eu nao me engano é 1.2 ou mais.
Você não consegue atingir 1Gb em porta de 1Gb colega. Chega por volta de 940Mb somente.
 
Para aguentar os downloads acima de 70Mbps fui obrigado a trocar o HD Mecânico por um SSD. Usava um HD mecânico como secundário e apenas para enfiar as tralhas de downloads/backups... Qualquer download básico já batia 100% de uso do disco e nunca conseguia manter uma taxa estável.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo