[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Sinal TX
42.5
Sinal RX
6.9
SNR DS
42.6
SNR UP
39.0
Receive Power
0.0


Tudo ok aqui? Hoje notei que tem caido o chat do facebook e que as vezes nao conecta nos sites...
 
Tem ctz absoluta que não é oscilação na rede externa? Por coincidência aconteceu aqui algo semelhante logo após instalar a internet, mas constatei que era problema da rede externa, vizinho teve tb etc.

Acho estranho oscilação na rede externa vários dias de madrugada.

Fiz o teste dos níveis de sinais da NET.
Deu o resultado abaixo:

Sinal TX
41.5
Sinal RX
0.2
SNR DS
40.3
SNR UP
34.0
Receive Power
-0.3

Resultado Normal? Ruim? Bom?

Obrigado pela ajuda!
 
Última edição:
Verdade eu tinha o 4G da Oi com CGNAT e impossível fazer downloads de torrentes mais eu testei a internet da NET do meu irmão com CGNAT e no utorrent (q eu uso) no quanto inferior direito aparece um triangulo laranja mais depois de algums minutos baixando aparece uma bolinha verde dizendo q esta ok e olhe q a internet do meu irmão não tem o ipv6 pq o modem q o técnico instalou e usado
Quando estava com CGNAT, baixava na velocidade máxima e literalmente 0 de up, foi só sair do CGNAT e o upload vai no talo, alias alguns dizem que a NET faz TS no torrent, aqui não tenho qualquer queixa nesse sentido, todo upload é utilizado.
OBS: Utilizo o qBitorrent v4.1.1, tracker privado sem suporte a IPv6.
 
Quando estava com CGNAT, baixava na velocidade máxima e literalmente 0 de up, foi só sair do CGNAT e o upload vai no talo, alias alguns dizem que a NET faz TS no torrent, aqui não tenho qualquer queixa nesse sentido, todo upload é utilizado.
OBS: Utilizo o qBitorrent v4.1.1, tracker privado sem suporte a IPv6.


Entendi mais eu comprovei q da pra fazer download de torrents com o CGNAT da NET normalmente acho q eu vou sair da vivo 4 mega e ir pra NET virtual 35 mega la pra agosto ou setembro
 
up
Neste momento o meu vizinho esta colocando a NET o cabo esta no mesmo poste q esta a NET do meu irmão e os outros assinantes sera q vai saturar o poste ?
 
guys estou pra sair da VIVO de 50MB e 4.5 de UP pra NET de 120 ou 250, quais recomendações e o que devo pedir para ser feito durante o processo de instalação?
Pelo que venho acompanhando é importante pedir pra sair do CGNAT, certo? mais algum conselho?
PS: Faço lives e o Upload é extremamente importante pra mim.
 
Entendi mais eu comprovei q da pra fazer download de torrents com o CGNAT da NET normalmente acho q eu vou sair da vivo 4 mega e ir pra NET virtual 35 mega la pra agosto ou setembro
 
up
Neste momento o meu vizinho esta colocando a NET o cabo esta no mesmo poste q esta a NET do meu irmão e os outros assinantes sera q vai saturar o poste ?
Sim vai saturar o poste, se colocar um fio de pipa o coitado cai abaixo kkkkkkkkk
Sobre saturar a rede, não é assim que funciona. Diga-se de passagem que saturação na NET é um tópico que não vejo a tempos..., mas enfim um node tem capacidade de gbps por segundos de download, e um pouco menos de 1gbps pro upload( o que define são a quantidade de canais que o node oferece e que o equipamento do cliente suporta, sendo que a proporção é bem menor no upload, além de upload não possuir modulação maior etc), então é bem dificil, especialmente nos combos "Great value" (i.e 35mb + telefone + tv média) isso ocorrer.
Na minha avenida só tem prédios altos (o meu sendo o menor com 5 andares), todos os prédios são ligados no mesmo cabo da rua(Em taps diferentes claro), e meus 240 estão firmes e fortes (faz 1 ano em outubro)
 
guys estou pra sair da VIVO de 50MB e 4.5 de UP pra NET de 120 ou 250, quais recomendações e o que devo pedir para ser feito durante o processo de instalação?
Pelo que venho acompanhando é importante pedir pra sair do CGNAT, certo? mais algum conselho?
PS: Faço lives e o Upload é extremamente importante pra mim.
Se tu faz so live e upload eu nem diria que CGNAT é obrigatorio pra ti, cgnat é obrigatoria a saida se tu for fazer algo p2p (o que duvido sendo um streamer),
Recomendação nenhuma além de testar com o tecnico em casa, que a velocidade bata firme e forte.
Verifique os nives de sinal niveis.virtua.com.br
E ja que upload é importante, paga os 30R$ a mais e pega 240 logo (afinal dobra o upload do plano de 120)
 
Última edição:
Sobre saturar a rede, não é assim que funciona. Diga-se de passagem que saturação na NET é um tópico que não vejo a tempos..., mas enfim um node tem capacidade de gbps por segundos de download, e um pouco menos de 1gbps pro upload, então é bem dificil, especialmente nos combos "Great value" (i.e 35mb + telefone + tv média) isso ocorrer.

Tem tudo isso não. Na melhor das hipóteses, um nó com 32 canais de down vai ter 1,3 Gb/s no down e no up, com 4 canais a 64 QAM e 2560 Ksym/s você vai ter 54 Mb/s.
 
Tem tudo isso não. Na melhor das hipóteses, um nó com 32 canais de down vai ter 1,3 Gb/s no down e no up, com 4 canais a 64 QAM e 2560 Ksym/s você vai ter 54 Mb/s.
Na verdade node não tem limite máximo de canais, esse é o limite que os equipamentos de cliente e o cmts suportam para channel bonding.
Eles podem fazer seleção de canais e ter por exemplo 64 canais de download, deixando os canais DCID 1-32 para x clientes e os 32-64 y clientes.
Upload também pode ir a 5.2Ksym, que eleva para 240mbps em 8 canais (32x8)
 
Na verdade node não tem limite máximo de canais, esse é o limite que os equipamentos de cliente e o cmts suportam para channel bonding.
Eles podem fazer seleção de canais e ter por exemplo 64 canais de download, deixando os canais DCID 1-32 para x clientes e os 32-64 y clientes.
Upload também pode ir a 5.2Ksym, que eleva para 240mbps em 8 canais (32x8)

Sim, mas com 64 canais, o CMTS em si ainda vai ter que fazer bonding dos 64 canais... Fora a questão do espectro.
 
Sim, mas com 64 canais, o CMTS em si ainda vai ter que fazer bonding dos 64 canais... Fora a questão do espectro.
Sim tem a questão do espectro em relação TV, equipamentos de rua etc - existe um limite.
Mas certamente não é um limite que um usuario (que ja teve net) vai atingir pedindo 35mb,
A net (pelo menos aqui em porto alegre) reduz a velocidade maxima a ser contratada conforme vai ficando cheio, a rua do meu colega só permite 120mbps hoje, e ja vi gente reclamando que a NET só tava liberando 60mb.
Pra chegar ao ponto de saturar com 35mb tem que ta feio pra toda região já.
Se fosse 240 ainda seria mais plausivel pensar.

E no caso CMTS não faz bonding de 64, se não me engane não tem equipamento que suporta isso. Ele faz a seleção de canais que o cliente fica (numerados pelo DCID).
Não estou em casa (alias to até com a vivo dos meus pais)mas eu poderia mostrar com a minha instalação, a cada reboot eu pego canais de DCID / frequencias diferentes, antes de eu sair de casa estava sincronizado canais da serie 8-24, mas eu poderia reiniciar e ele pegaria canais 1-16
 
Boa noite, eu teria uma pergunta pertinente a discussao de voces que seria sobre a saturação de node.
Aqui em casa a partir de um horário a internet fica com um ping horroroso para qualquer aplicação (test, jogos, site e etc). Será que isso tem haver com saturação de node, mesmo visto que grande parte do momento que acontece isso a internet "bate" a velocidade contratada? (35/3) E também percebi que isso ocorre logo quando chego do trabalho ( a partir de umas 19:30) e volta ao normal perto da 00hr. Isso também ocorre no hotspot da claro. Obrigado e boa noite.
7491898938.png

7458059492.png
7482298434.png
 
Sim tem a questão do espectro em relação TV, equipamentos de rua etc - existe um limite.
Mas certamente não é um limite que um usuario (que ja teve net) vai atingir pedindo 35mb,
A net (pelo menos aqui em porto alegre) reduz a velocidade maxima a ser contratada conforme vai ficando cheio, a rua do meu colega só permite 120mbps hoje, e ja vi gente reclamando que a NET só tava liberando 60mb.
Pra chegar ao ponto de saturar com 35mb tem que ta feio pra toda região já.
Se fosse 240 ainda seria mais plausivel pensar.

E no caso CMTS não faz bonding de 64, se não me engane não tem equipamento que suporta isso. Ele faz a seleção de canais que o cliente fica (numerados pelo DCID).
Não estou em casa (alias to até com a vivo dos meus pais)mas eu poderia mostrar com a minha instalação, a cada reboot eu pego canais de DCID / frequencias diferentes, antes de eu sair de casa estava sincronizado canais da serie 8-24, mas eu poderia reiniciar e ele pegaria canais 1-16

Sim, ele faz a seleção, mas a limitação é de que não é possível alocar mais do que 32 canais por node. O mesmo CMTS pode atender vários nodes, mas ele não vai administrar 64 canais no mesmo node, se você precisar de mais, você faz um split no node.

Boa noite, eu teria uma pergunta pertinente a discussao de voces que seria sobre a saturação de node.
Aqui em casa a partir de um horário a internet fica com um ping horroroso para qualquer aplicação (test, jogos, site e etc). Será que isso tem haver com saturação de node, mesmo visto que grande parte do momento que acontece isso a internet "bate" a velocidade contratada? (35/3) E também percebi que isso ocorre logo quando chego do trabalho ( a partir de umas 19:30) e volta ao normal perto da 00hr. Isso também ocorre no hotspot da claro. Obrigado e boa noite.
7491898938.png

7458059492.png
7482298434.png

Não necessariamente. Pode ser problema com sinal fora do padrão.
 
Boa noite, eu teria uma pergunta pertinente a discussao de voces que seria sobre a saturação de node.
Aqui em casa a partir de um horário a internet fica com um ping horroroso para qualquer aplicação (test, jogos, site e etc). Será que isso tem haver com saturação de node, mesmo visto que grande parte do momento que acontece isso a internet "bate" a velocidade contratada? (35/3) E também percebi que isso ocorre logo quando chego do trabalho ( a partir de umas 19:30) e volta ao normal perto da 00hr. Isso também ocorre no hotspot da claro. Obrigado e boa noite.
7491898938.png

7458059492.png
7482298434.png

pelos testes é saturação do upload, lembrando que basta saturar apenas o upload para prejudicar a conexão toda.
 
Boa noite, eu teria uma pergunta pertinente a discussao de voces que seria sobre a saturação de node.
Aqui em casa a partir de um horário a internet fica com um ping horroroso para qualquer aplicação (test, jogos, site e etc). Será que isso tem haver com saturação de node, mesmo visto que grande parte do momento que acontece isso a internet "bate" a velocidade contratada? (35/3) E também percebi que isso ocorre logo quando chego do trabalho ( a partir de umas 19:30) e volta ao normal perto da 00hr. Isso também ocorre no hotspot da claro. Obrigado e boa noite.
7491898938.png

7458059492.png
7482298434.png
Problema de ping local e ruído na rede
 
Poderiam me dizer como posso abrir uma reclamação referente ao problema?
Em horário que a Net esteja ruim, pega e posta aqui um tracert para qualquer site, pode ser Google(abre o CMD e digita tracert google.com.br).
Pega e manda os níveis do níveis.virtua.com.br

Qual o modem instalado?

Sobre reclamação inicialmente eu faria via site, abre um chamado técnico. Pro técnico tu fala que a internet e a tv ficam perdendo sincronismo em certos horários.

Por que ruído afeta isso e por que horas do dia?, Internet via cabo converte os pacotes de internet em diversos sinais transmitidos viavfrequencias elétricas.O sinal vai até um node que faz a conversão para um sinal transportado via fibra óptica (não é bem internet, internet mesmo só a partir do cmts)

Se tem ruído, o node precisa pedir a informacao mais de uma vez, pois ele não consegue juntar todos os pedaços numa vez so, isso aumenta o ping e ocasiona perda de pacote.

Por que em certas horas do dia? Isso aí a equipe de rua que consegue dizer no teu caso, mas geralmente como não é 100% do tempo não é problema de equipamento da rua(como amplificador ou tap), mas sim alguma instalação (tua ou vizinho) que tá introduzindo ruído(seja por gato, equipamento ruim, cabo / fiacao ruim/exposta etc)
 
Alguém com o Humax HG100R-L2 conseguiu desligar o rádio wi-fi do modem? mesmo o site da net mostrando a rede #net-claro-wifi como desligada ela continua ligada e o wifi do modem só desliga quando eu clico para desligar nas configurações dele, mas ainda assim ele religa logo após "salvar" as configurações, em outras palavras eu desligo e ele religa
 
Net Virtua vem todas as portas bloqueadas pelo menos as principais, sendo liberadas somente para PME que é para Pequenas Empresas, isso que o tecnico informou.
Pelo que eu entendi então não dá para fazer redirecionamento de portas Independente de qualquer procedimento no modem sendo que se o data center não liberar nada feito. E ê obrigatório ser PME Para poder abrir
Isso procede galera?
Segue a imagem
https://i.imgur.com/IVyQPfv.jpg
 
Net Virtua vem todas as portas bloqueadas pelo menos as principais, sendo liberadas somente para PME que é para Pequenas Empresas, isso que o tecnico informou.
Pelo que eu entendi então não dá para fazer redirecionamento de portas Independente de qualquer procedimento no modem sendo que se o data center não liberar nada feito. E ê obrigatório ser PME Para poder abrir
Isso procede galera?
Segue a imagem
https://i.imgur.com/IVyQPfv.jpg

é exatamente o que esta nessa tabela. dês de que vc não esteja no cgnat, segue a risca essa tabela.

e por um exemplo, qual quer porta que não esteja nessa tabela já esta automaticamente LIBERADA para uso pelo cliente.
 
Alguém com o Humax HG100R-L2 conseguiu desligar o rádio wi-fi do modem? mesmo o site da net mostrando a rede #net-claro-wifi como desligada ela continua ligada e o wifi do modem só desliga quando eu clico para desligar nas configurações dele, mas ainda assim ele religa logo após "salvar" as configurações, em outras palavras eu desligo e ele religa
Tu não consegue desativar somente a #net claro wi-fi, o rádio todo, ou ambas wi fi?
 
Galera, mudei faz 2 semanas de um apartamento pra uma casa, até ai ok, fizeram a instalação depois de uma guerra de chamados e Anatel. Porém tava vendo ontem os conectores da Net (cabo branco no RG6) estão ao ar livre vindo do poste, se chover possivelmente vou ser prejudicado. isso é normal em casa? Ou eu que sou chato demais e teria que estar em algum lugar coberto.
 
Net Virtua vem todas as portas bloqueadas pelo menos as principais, sendo liberadas somente para PME que é para Pequenas Empresas, isso que o tecnico informou.
Pelo que eu entendi então não dá para fazer redirecionamento de portas Independente de qualquer procedimento no modem sendo que se o data center não liberar nada feito. E ê obrigatório ser PME Para poder abrir
Isso procede galera?
Segue a imagem
https://i.imgur.com/IVyQPfv.jpg

é exatamente o que esta nessa tabela. dês de que vc não esteja no cgnat, segue a risca essa tabela.

e por um exemplo, qual quer porta que não esteja nessa tabela já esta automaticamente LIBERADA para uso pelo cliente.
Apenas um parenteses:

Custo acreditar que em 2018 as pessoas ainda utilizem portas obvias para acesso entrante de coisas particulares, não só pela questão de bloqueio que muitos ISPs fazem mas principalmente pela segurança.

Por força da profissão tenho alguns "buracos negros" em máquinas em casa e no trabalho e é impressionante a quantidade de endereços bloqueados por tentativa de invasão todos os dias.

Se as pessoas realmente se preocupassem com sua segurança elas não deveriam fazer uso indiscriminado (e muitas vezes sem conhecimento) de DMZ, Port Forwarding/Virtual Servers e afins (prefiro nem entrar no mérito do CGNAT).

[]´s
 
Galera, mudei faz 2 semanas de um apartamento pra uma casa, até ai ok, fizeram a instalação depois de uma guerra de chamados e Anatel. Porém tava vendo ontem os conectores da Net (cabo branco no RG6) estão ao ar livre vindo do poste, se chover possivelmente vou ser prejudicado. isso é normal em casa? Ou eu que sou chato demais e teria que estar em algum lugar coberto.
RG6? do poste vem RG11 e em algum lugar na tua casa tem a conversão para RG6, esse conector não tem problema ficar exposto.
Tua proteção com chuva que deve se preocupar são ou isoladores (na entrada da casa) ou mini isolator(em cada ponto), pois descarga elétrica é o unico problema mesmo
Agora se do tap (poste) não vem RG11 aí tu pode reclamar
 
RG6? do poste vem RG11 e em algum lugar na tua casa tem a conversão para RG6, esse conector não tem problema ficar exposto.
Tua proteção com chuva que deve se preocupar são ou isoladores (na entrada da casa) ou mini isolator(em cada ponto), pois descarga elétrica é o unico problema mesmo
Agora se do tap (poste) não vem RG11 aí tu pode reclamar

só usam RG11 quando é instalação predial ou cabo que vai pra residencia vai ter mais de 50m de comprimento, fora isso usam o RG6 de capa preta com mensageiro.
 
Em horário que a Net esteja ruim, pega e posta aqui um tracert para qualquer site, pode ser Google(abre o CMD e digita tracert google.com.br).
Pega e manda os níveis do níveis.virtua.com.br

Qual o modem instalado?

Sobre reclamação inicialmente eu faria via site, abre um chamado técnico. Pro técnico tu fala que a internet e a tv ficam perdendo sincronismo em certos horários.

Por que ruído afeta isso e por que horas do dia?, Internet via cabo converte os pacotes de internet em diversos sinais transmitidos viavfrequencias elétricas.O sinal vai até um node que faz a conversão para um sinal transportado via fibra óptica (não é bem internet, internet mesmo só a partir do cmts)

Se tem ruído, o node precisa pedir a informacao mais de uma vez, pois ele não consegue juntar todos os pedaços numa vez so, isso aumenta o ping e ocasiona perda de pacote.

Por que em certas horas do dia? Isso aí a equipe de rua que consegue dizer no teu caso, mas geralmente como não é 100% do tempo não é problema de equipamento da rua(como amplificador ou tap), mas sim alguma instalação (tua ou vizinho) que tá introduzindo ruído(seja por gato, equipamento ruim, cabo / fiacao ruim/exposta etc)
Eu tive que esperar dar 19:30 pra ver o problema acontecer então só pude postar hoje.
jSlkKdT.png
GpE7AGa.png
Modem Arris TG1692A
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo