• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Olha, vou ser sincero, essa questão de vir um ou dois técnicos, as vezes tenho a impressão que eles "dividem". Falo isso, pq pelo menos 2x lembro que mandaram o técnico, e outro técnico ligava para o que estava aqui perguntando de estava difícil, se precisava de ajuda.

Mas a maior sacanagem, foi quando a vivo foi instalar a fibra no apartamento. Mandaram apenas um único técnico.

Só que foi muito difícil passar a fibra. Por alguma razão, a fibra "emperrava" nas curvas, mesmo tendo espaço no conduite (conduite tem um tamanho tão bom que passa coaxial da NET, da antena coletiva, e mais as fibra da Claro e da Vivo). Eu sei que ajudei ele a puxar a fibra, foi muito cansativo, lembro que ele ficou das 9 da manhã as 4 da tarde (até pq aqui no predio é infra antiga, ou seja, fusao).
Eu sempre que posso ajudo o prestador também, você quebra o gelo e o cara faz até um serviço caprichado (ou evita de fazer cagada proposital já que está sob olhar... kkkkkkkkk).

Aqui quando a Tim veio trocar para fibra ano passado, caiu naqueles dias de Abril que chovia dias e dias consecutivos. O técnico chegou no sábado pontualmente, e a chuva tinha dado uma estiada, até argumentei se não era melhor remarcar, e ele disse que estava tranquilo e ia meter bronca. Bastou encostar a escada no poste e arriou um toró, o cara ficou igual pombo fugindo de chuva abrigado sob o telhado de um bar... depois estiou, ele começou a esticar a fibra, e nisso vinha passando um supervisor que parou o carro, e caiu dentro junto esticando a fibra. Deu ainda mais uns 3 pés d'água e nada dos caras largarem o osso, e eu também meti a cara já passando a fibra até dentro de casa... "a gente só sai daqui quando sua internet estiver funcionando". Isso levou umas 3 horas até finalizar, e dei uma boa gorjeta pro cara, o supervisor já tinha se mandado.

Já com a Claro foi uma beleza... já tinha deixado TUDO pronto, o instalador veio no final da tarde numa preguiça, mas numa PREGUIÇA, o cara só sabia fumar um cigarro fedorento e ir e voltar dos postes igual Peru bêbado... o TAP está literalmente a 30 passos de meu portão e o cara estava fazendo a maior cera, dizendo que não tinha "porta"... se eu educadamente não tivesse botado peito, pois afinal perdi um dia inteiro esperando para isso, ele certamente iria jogar inviabilidade técnica e eu ia me f** num próximo pedido... esse daí só levou uma coca-cola de gorjeta mesmo. :deal:
 
Olá pessoal, estava acompanhando esse tópico há meses, e criei uma conta pra relatar minha experiência.

Aqui na região do centro de Campinas terminaram de fibrar em outubro, mas só liberaram a instalação aqui no prédio nesse mês. Terminaram a instalação antes de ontem, mas comecei a ter problemas quando pedi pra sair do CGNAT.

Primeiro começou quando coloquei a ONT Technicolor em bridge: não pegava IPv4 mas nem a pau, mesmo depois de um hard reset. Abri um chamado e veio um outro técnico no dia seguinte.

Aí começou uma jornada, porque o cara chegou às 11h e foi sair só às 17h; levamos um bom tempo até descobrir que o Technicolor era pouca coisa mais útil que um peso de papel e trocar por um Kaon.

Mas aí ele só conseguia um IPv4 com a ONT em router, e não em bridge. Aí, da-lhe mais algumas horas de conversa com o datacenter pra descobrir que nenhuma ONT da Claro funciona com o combo IPv4 válido e dinâmico + bridge, exceto o Huawei HG8245Q2, que "coincidentemente" não veio com o firmware da Claro.

Ou seja, fui o primeiro cara de Campinas, na rede de fibra, a querer essa combinação. Por sorte ainda tinham algumas unidades dessa ONT e outra funcionária da empresa terceirizada trouxe de moto.

Aí beleza, ligando a ONT por cabo ethernet ao laptop ele funciona perfeitamente, com IP válido. Como já estava todo mundo cansado paramos por ai, nem fizemos mais testes.

Só que agora notei que apenas a placa de rede do laptop obtém um endereço IPv4, apenas quando a ONT está em bridge. Quando em router, a própria ONT não obtém um endereço IPv4. Sabem dizer se o registro da ONT no datacenter é feita por MAC adress?

É o que parece estar acontecendo...
 
Caraca foram rápidos, 2 dias atrás instalaram as ctos, e hoje já atualizou no site para fibra. Área de sobreposição aqui em Florianópolis.

Aí sim, vão colocar fibra na cidade inteira hehehe.

Olá pessoal, estava acompanhando esse tópico há meses, e criei uma conta pra relatar minha experiência.

Aqui na região do centro de Campinas terminaram de fibrar em outubro, mas só liberaram a instalação aqui no prédio nesse mês. Terminaram a instalação antes de ontem, mas comecei a ter problemas quando pedi pra sair do CGNAT.

Primeiro começou quando coloquei a ONT Technicolor em bridge: não pegava IPv4 mas nem a pau, mesmo depois de um hard reset. Abri um chamado e veio um outro técnico no dia seguinte.

Aí começou uma jornada, porque o cara chegou às 11h e foi sair só às 17h; levamos um bom tempo até descobrir que o Technicolor era pouca coisa mais útil que um peso de papel e trocar por um Kaon.

Mas aí ele só conseguia um IPv4 com a ONT em router, e não em bridge. Aí, da-lhe mais algumas horas de conversa com o datacenter pra descobrir que nenhuma ONT da Claro funciona com o combo IPv4 válido e dinâmico + bridge, exceto o Huawei HG8245Q2, que "coincidentemente" não veio com o firmware da Claro.

Ou seja, fui o primeiro cara de Campinas, na rede de fibra, a querer essa combinação. Por sorte ainda tinham algumas unidades dessa ONT e outra funcionária da empresa terceirizada trouxe de moto.

Aí beleza, ligando a ONT por cabo ethernet ao laptop ele funciona perfeitamente, com IP válido. Como já estava todo mundo cansado paramos por ai, nem fizemos mais testes.

Só que agora notei que apenas a placa de rede do laptop obtém um endereço IPv4, apenas quando a ONT está em bridge. Quando em router, a própria ONT não obtém um endereço IPv4. Sabem dizer se o registro da ONT no datacenter é feita por MAC adress?

É o que parece estar acontecendo...

Você não é o primeiro a relatar esse problema com ipv4 na fibra, acho que o @reminho teve o mesmo problema, mas não foi na ONU original da Claro.
 
Pessoal, estou me mudando mês que vem para um apartamento em Moema - SP, onde no site da Claro tem a informação falando que "não é 100% fibra, tem cabos coaxiais quando chega no terminal". Porém liguei para lá agora e a atendente me pediu CEP e andar do apartamento e informou que era fibra de ponta a ponta. Alguém da região sabe me informar se o site está errado ou a atendente? rsrs
região de interlargos e morumbi ja vi bastante CTO da claro fibra... em moema não vi muito relatos. aqui num predio proxima aonde moro ja é 100% fibra
 
Sabe esses malucos que andam pela rua e tiram foto de poste? Nunca critiquei nem fiz piada :haha:

jd3gJkg.jpg


Ontem ou quarta vi um cara de uniforme vermelho carregando uma escada, cabos e subindo no poste, mas não deu tempo de ir na rua pra puxar conversa. O único rastro que ficou foi essa caixa de emenda, mas nunca tinha visto vermelha, achava que o padrão da Claro era azul? Não tinha tag nem nada nem nos cabos nem nela em si, a essas alturas tô até na dúvida se realmente era técnico da Claro a essas alturas (apesar que nunca vi nenhuma empresa de telecomunicação usar uniforme vermelho fora eles)
 
@j4nus e outros colegas, me ajudem no seguinte raciocínio:

1-Quando visitei o meu futuro AP com os "ainda" atuais donos morando, constatei que:
  • Havia um receptor de TV da CLARO na sala e um modem com banda larga num dos quartos.
OBS: Eu acredito que o cabo que sai do corredor do andar do prédio e vai até a caixa de passagem para telecomunicações que se encontra na cozinha do apartamento, pode se usar um divisor e levar um cabo coaxial na sala para a TV (receptor) e um segundo cabo indo até o quarto para ligar no computador (modem).
PERGUNTA1: Isso se caracteriza como sendo uma "instalação básica"?

2-Quando visitei o AP do meu filho, lá nesse mesmo condomínio, constatei que:
  • O meu filho recentemente contratou a CLARO no COMBO (TV+BANDA LARGA). O receptor e o modem ficaram instalados na sala.
OBS: Pode ser que essa também seja uma instalação básica.
PERGUNTA2: Se essa for a instalação básica, caso ele peça a CLARO que mude o modem de lugar, da sala para o quarto, esta seria uma troca válida (instalação básica).

PERGUNTA FINAL: No senário geral, qual seria então a finalidade do PONTO ULTRA comercializado pela CLARO?

ponto-ultra.svg

O ponto ultra é uma conexão via cabo de rede que leva o sinal da internet banda larga da Claro até o dispositivo que você precisa de mais velocidade e estabilidade, melhorando a conexão.
é exatamente isso camarada.. o divisor serve apenas para separar o cabo para o modem e recptor de tv da claro.
o ponto ultra mesmo apenas o cabo de rede que é instalado para algum comodo da casa aonde o wiifi não da conta.
o raciocínio é esse mesmo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sabe esses malucos que andam pela rua e tiram foto de poste? Nunca critiquei nem fiz piada :haha:

jd3gJkg.jpg


Ontem ou quarta vi um cara de uniforme vermelho carregando uma escada, cabos e subindo no poste, mas não deu tempo de ir na rua pra puxar conversa. O único rastro que ficou foi essa caixa de emenda, mas nunca tinha visto vermelha, achava que o padrão da Claro era azul? Não tinha tag nem nada nem nos cabos nem nela em si, a essas alturas tô até na dúvida se realmente era técnico da Claro a essas alturas (apesar que nunca vi nenhuma empresa de telecomunicação usar uniforme vermelho fora eles)
deve ser algum provedor regional ou pertence algum ERB (torre de celular) ou pode ser do sistema de sinalização.
aqui na minha rua tem um igual esse que é todo verde e é da CET que é de semáforos
 
Desativar OFDMA ?

Deve ter sido toupeira na rede.
Pois é Hemerson, aqui no outro dia que instalaram o 3896 ficou laranja o LED US (OFDMA desligado) e só pego 60Mb/s de upload (2x2560ksym/s+2x5120ksym/s) e é assim desde 2021 quando lançaram o plano de 500Mb. Com 500Mb já tive 35, 45, 50, 60, 80 e até 110Mb/s de upload, inclusive em 1Giga atual, pode-se dizer que semanalmente meu upload muda (até terça eu estava com 25Mb/s de upload pois estava com 2 canais de 2560ksym/s apenas, e já tentei resolver e nunca consegui que o OFDMA esteja ativo em definitivo em minha região. Isso já vem de anos.
 
Sim e não.

De fato foi liberado fibra pro meu endereço, mas a fibra não passa em frente da minha casa. tiveram que puxar ela da esquina, cerca de 3 postes de distancia. E adivinha, não funcionou :chan:

Primeiro ele puxou e deixou tudo certinho pra só ligar o modem (chegou a tirar um technicolor da caixa) mas quando foi testar o sinal do cabo, estava errado (muito forte ou muito fraco, não sei direito). Depois de falar com o suporte e refazer os conectores, eles resolveu puxar outro cabo de fibra, pois ficou com medo de ter danificado. Após fazer tudo de novo, deu na mesma, sinal fraco. Aí ele voltou o coaxial e mandou o problema pra frente. Segundo ele, ou resolvem o problema do sinal no CTO, ou readéquam pra ele ficar mais próxima da minha residência. Ele disse acreditar que vão fazer amanhã.
Sabe deus quando vão fazer isso. O chamado ficou como para reagendar.
consumidor.gov.br, neles pq provavelmente vão te enrolar.
 
Olá pessoal, estava acompanhando esse tópico há meses, e criei uma conta pra relatar minha experiência.

Aqui na região do centro de Campinas terminaram de fibrar em outubro, mas só liberaram a instalação aqui no prédio nesse mês. Terminaram a instalação antes de ontem, mas comecei a ter problemas quando pedi pra sair do CGNAT.

Primeiro começou quando coloquei a ONT Technicolor em bridge: não pegava IPv4 mas nem a pau, mesmo depois de um hard reset. Abri um chamado e veio um outro técnico no dia seguinte.

Aí começou uma jornada, porque o cara chegou às 11h e foi sair só às 17h; levamos um bom tempo até descobrir que o Technicolor era pouca coisa mais útil que um peso de papel e trocar por um Kaon.

Mas aí ele só conseguia um IPv4 com a ONT em router, e não em bridge. Aí, da-lhe mais algumas horas de conversa com o datacenter pra descobrir que nenhuma ONT da Claro funciona com o combo IPv4 válido e dinâmico + bridge, exceto o Huawei HG8245Q2, que "coincidentemente" não veio com o firmware da Claro.

Ou seja, fui o primeiro cara de Campinas, na rede de fibra, a querer essa combinação. Por sorte ainda tinham algumas unidades dessa ONT e outra funcionária da empresa terceirizada trouxe de moto.

Aí beleza, ligando a ONT por cabo ethernet ao laptop ele funciona perfeitamente, com IP válido. Como já estava todo mundo cansado paramos por ai, nem fizemos mais testes.

Só que agora notei que apenas a placa de rede do laptop obtém um endereço IPv4, apenas quando a ONT está em bridge. Quando em router, a própria ONT não obtém um endereço IPv4. Sabem dizer se o registro da ONT no datacenter é feita por MAC adress?

É o que parece estar acontecendo...
A mesma coisa aqui em valinhos. Logo que instalou pedi pra sair da CGNAT, instalaram uma ONT technicolor também. Em bridge não consegui fazer funcionar, depois quando voltava pro modo router demorava umas 3h pra pegar IPv4 de novo. Só consegui fazer funcionar em bridge usando a ODI DFP-34X-2C2 e solicitando IPv4 numa vlan que não é de internet antes.
Percebi que quando coloca essa ONT technicolor em bridge, o endereço link local do gateway IPv6 corresponde ao MAC da ONT, e não de algum equipamento do datacenter da claro como deveria ser (como é quando uso a DFP-34X-2C2, que é um roteador da ZTE btw). Acho que isso significa que o firmware dessa ONT technicolor é bugado e/ou aqui na região deve ter alguma trava relacionada ao MAC.
 
Olá pessoal
Não consegui postar a foto direto, então segue o link dela abaixo:

https://ibb.co/VmgTrBV
https://ibb.co/bQ1jkvT

Dando continuidade sobre a sobreposição da Claro no bairro do Tucuruvi em SP Capital. Encontrei com os técnicos montando essa caixa redonda (perdão não sei o nome técnico dela) e eles disseram que na média de 1 mês e meio no máximo eles começam a vender os novos planos de fibra no bairro. Os técnicos também disseram que outro time voltará ao bairro para instalar as caixas que ficarão nos postes já que estas redondas estão sobre os cabos atuais. Eles também disseram que a Claro vai entrar em contato com todos os assinantes atuais para fazerem a migração e assim que eles tiverem todos migrado eles vão arrancar o coaxial antigo das ruas deixando somente a fibra.
Perguntei se não era trabalhoso fazer esse serviço dobrado e eles disseram que é mais fácil retirar do que instalar mas a meta é retirar todo o coaxial onde houver sobreposição.
Voltarei a postar assim que eles instalarem as caixas dos postes.
caramba sobreposição a todo vapor! esse negocio de ligar para os clientes é 8 ou 80. não acredito muito
Mas bom saber que são muitos relatos de sobreposição da rede. não é possivel que tenha tanto node zuado em são paulo capital.
Isso é um indicio que a concorrência está fazendo a claro se mexer.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pois é. Ele ainda falou que não sabia se o CTO estava ativo ou não quando chegou, pois as vezes a claro instala a infro, mas não ativa o sinal. Mas como viu que já tinha alguns clientes conectados, mandou ver.

Mas o que me deixou mais de cara foi que mandam só um técnico pra trocar cabo. O cara se fod*u sozinho puxando o cabo, subindo e descendo escada, atravessando a rua com cabo torcendo pra não passar carro... serviço ingrato quando feito sozinho (e ele ainda fez duas vezes tudo isso pra garantir). Se fosse só interno, blz, entendo mandar só um. Agora tendo que puxar cabo nos postes tinha que ser 2 caras, ainda mais a fibra, que tem que ter todo um cuidado. Maluco perdeu o serviço aqui e provavelmente os outros que tinha pro resto do dia.
isso é normal.. na vivo é a mesma coisa.. ja vi casos que o técnico tem que puxar o drop de varios postes quase 500 metros.. que na teoria a distancia é maior.
na casa de um amigo recentemente 2 tecnicos ficaram mais de 4 horas para ligar tudo.
 
Pessoal me plano de 6mese de 500mb por 49,90 tá acabando como faço para extender ?
Tente alguma coisa no chat resolvaaqui da Claro, ou tente a sorte no 10621 ameaçando cancelar pq uma local ofereceu mais por um valor menor, mas se ver que vão cancelar mesmo, tente outro atendente. Tem que ficar esperto, pois Claro e Vivo podem se dar "ao luxo" de perder alguns clientes nessas investidas, porque ambas tem dinheiro saindo pelo ladrão de tanto assinante que tem por esse Brasil afora.
 
A mesma coisa aqui em valinhos. Logo que instalou pedi pra sair da CGNAT, instalaram uma ONT technicolor também. Em bridge não consegui fazer funcionar, depois quando voltava pro modo router demorava umas 3h pra pegar IPv4 de novo. Só consegui fazer funcionar em bridge usando a ODI DFP-34X-2C2 e solicitando IPv4 numa vlan que não é de internet antes.
Percebi que quando coloca essa ONT technicolor em bridge, o endereço link local do gateway IPv6 corresponde ao MAC da ONT, e não de algum equipamento do datacenter da claro como deveria ser (como é quando uso a DFP-34X-2C2, que é um roteador da ZTE btw). Acho que isso significa que o firmware dessa ONT technicolor é bugado e/ou aqui na região deve ter alguma trava relacionada ao MAC.
Consegui resolver o problema mudando o MAC da interface WAN do firewall que eu uso pro MAC da placa de rede do laptop. :yeah:

Como dá até preguiça de pensar em ligar pra central da Claro pra abrir um chamado para um técnico vir aqui só ligar na central deles e mudar o MAC registrado, vou manter desse jeito.

Qual é a vantagem de usar a ODI DFP-34X-2C2 no lugar da ONT da operadora?

Edit: diferença do HFC pra Fibra, plano de 500MB:



 
Última edição:
Consegui resolver o problema mudando o MAC da interface WAN do firewall que eu uso pro MAC da placa de rede do laptop. :yeah:

Como dá até preguiça de pensar em ligar pra central da Claro pra abrir um chamado para um técnico vir aqui só ligar na central deles e mudar o MAC registrado, vou manter desse jeito.

Qual é a vantagem de usar a ODI DFP-34X-2C2 no lugar da ONT da operadora?

Na claro, a maior vantagem de usar outra ont é poder atingir os 1.4gbps de download, visto que ainda não tem equipamentos FTTH com porta 2.5g.
 
Consegui resolver o problema mudando o MAC da interface WAN do firewall que eu uso pro MAC da placa de rede do laptop. :yeah:

Como dá até preguiça de pensar em ligar pra central da Claro pra abrir um chamado para um técnico vir aqui só ligar na central deles e mudar o MAC registrado, vou manter desse jeito.

Qual é a vantagem de usar a ODI DFP-34X-2C2 no lugar da ONT da operadora?

Edit: diferença do HFC pra Fibra, plano de 500MB:





Que diferença hein... agora vai.
 
Pessoal alguem possui a ONT Kaon PG2449 com WiFi 6?
está na versão de firmware 2.0.13?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo