[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga LIGGA / COPEL - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Hoje passaram a manhã inteira no poste de novo, e entraram no condomínio pra fusão dos cabos aqui de dentro, os caras disseram que o rapaz que instala dentro do apartamento (puxa do distribuidor até o apto e o modem) foi avisado que já estava tudo pronto e viria hoje parte da tarde ou amanhã (sábado), vou aguardar, tomara que instalem porque 80 dias contando só com internet 3g da tim tá osso! =X

Tá tranquilo ainda, eu esperei 132 dias =)
------------
Um detalhe interessante: há alguns dias o speedtest começou a detectar como ISP Sunrise Comunicações LTDA, em vez de Copel Telecom. Pelo que averiguei, a Sunrise é uma provedora de TV, o que me leva a crer que a Copel está perto de começar a prover TV por fibra o/ (os técnicos da terceirizada já haviam me informado que eles tem planos de prover TV, tanto que a fibra que entra em casa é dupla, seria uma para Internet e outra para TV).
 
Tá tranquilo ainda, eu esperei 132 dias =)
------------
Um detalhe interessante: há alguns dias o speedtest começou a detectar como ISP Sunrise Comunicações LTDA, em vez de Copel Telecom. Pelo que averiguei, a Sunrise é uma provedora de TV, o que me leva a crer que a Copel está perto de começar a prover TV por fibra o/ (os técnicos da terceirizada já haviam me informado que eles tem planos de prover TV, tanto que a fibra que entra em casa é dupla, seria uma para Internet e outra para TV).

Toda a range 177.220.x.x e possívelmente 177.95.x.x da Copel Telecom foi comprada de uma operadora de Internet do interior de SP.
Apenas não foi trocada a organização responsável pelo bloco de IP.

Faz cerca de 14 meses que esta range está em funcionamento.
 
Toda a range 177.220.x.x e possívelmente 177.95.x.x da Copel Telecom foi comprada de uma operadora de Internet do interior de SP.
Apenas não foi trocada a organização responsável pelo bloco de IP.

Faz cerca de 14 meses que esta range está em funcionamento.

Ah legal, então eu que não tinha pego um range com 177.*

Mas quando o pessoal veio aqui instalar, que fiquei acompanhando, eles já haviam dito que a Copel está planejando passar TV por fibra também.
 
Galera,

Ontem fui tentar colocar meu modem em Bridge (Huawei HG8245) e ao setar meu roteador (TP-Link WDR-4300) para a discagem PPPoE, o mesmo não conseguia efetuar a conexão. As credenciais de autenticação de PPPoE eu peguei direto na página de configuração do modem da copel usando o telecomadmin/admintelecom, mas meu roteador não conseguia fazer a conexão de jeito nenhum. Fui verificar no log e descobri que um erro estava sendo exibido: "Timeout waiting for PADO packet"

Alguém aí que use o modem da copel como bridge e um roteador externo para fazer a conexão pode me ajudar ? Eu fiz as conexões corretamente, ou seja, o cabo de rede sai de uma das portas LAN do modem copel e entra direto na porta WAN do meu roteador. Infelizmente não funcionou. Abaixo uma screenshot da tela de configuração:

copel.png


Eu até setei esse valor do MRU no meu roteador (lá o padrão era 1480) e coloquei o usuário e senha corretamente (a senha eu peguei usando aquele procedimento do chrome de revelar passwords, que citei num post anterior)
------------
EDIT:

Bem, comprei um Router Load Balance da TP-Link modelo R470T+ para usar as duas WANs, a da copel 40 (que terei de graça por 6 meses devido a demora da minha instalação) e a da GVT 35, que eu ja tinha antes, pagando 79,90 por mês. Coloquei aqui as duas no mesmo equipamento para somar as conexões e foi. Deixei o modem da copel em Router mesmo e o meu TP Link R470+ vai ficar numa das WANs com o modo Dynamic IP e na outra PPPoE. Segue o teste de velocidade:

3724568636.png


copel2.png
 
Última edição:
Agora a Copel ferrou tudo de vez, até minhas poucas rotas boas que tinha pra InterNAP ficaram um lixo equivalente a todas as outras.
Contratar um serviço mais barato eles contratam, agora abaixar a fatura nem pensar né.
 
To vendo bastante gente reclamando da net da copel. Qual é o real problema dela?

Porque coloquei meu CEP lá no site deles e apareceu isto "A previsão de atendimento a cidade informado é 31/12/2014. (Cód. 8)."

E como estou "meio" insatisfeito com a OI (10Mb) iria para a Copel (40Mb) pagando a mesma coisa.

Duas perguntas: Posso acreditar nesta data será? E vale a troca?
 
To vendo bastante gente reclamando da net da copel. Qual é o real problema dela?

Porque coloquei meu CEP lá no site deles e apareceu isto "A previsão de atendimento a cidade informado é 31/12/2014. (Cód. 8)."

E como estou "meio" insatisfeito com a OI (10Mb) iria para a Copel (40Mb) pagando a mesma coisa.

Duas perguntas: Posso acreditar nesta data será? E vale a troca?
Não sei ao certo, mas o pessoal parece estar reclamando das rotas porcas que tem aumentado o ping em jogos online... questão de down/up parece funcionar certinho.
Imagino que seja isso :haha:
 
Não sei ao certo, mas o pessoal parece estar reclamando das rotas porcas que tem aumentado o ping em jogos online... questão de down/up parece funcionar certinho.
Imagino que seja isso :haha:

Esse ping será que é mais alto que o da Oi? :hmm:
Tenho jogado muito pouco on-line, meu primeiro objetivo mesmo é o download.
 
Esse ping será que é mais alto que o da Oi? :hmm:
Tenho jogado muito pouco on-line, meu primeiro objetivo mesmo é o download.

Pra mim nas rotas pros eua tava mais alto do que Oi.

Agora a Copel ferrou tudo de vez, até minhas poucas rotas boas que tinha pra InterNAP ficaram um lixo equivalente a todas as outras.
Contratar um serviço mais barato eles contratam, agora abaixar a fatura nem pensar né.

Já voltei pra GVT, tava esperando alguem postar que as rotas ficaram boas novamente, mas pelo jeito foi o contrário.
 
Mas os pings estão impraticáveis somente no servers gringos ou aqui no BR também?
 
Quais são os jogos que vocês jogam aí que reclamam tanto das rotas?

Aqui eu jogo só FIFA 14 online no PC e PS4 e as vezes umas partidas de BF4 e Counter Strike Global Offensive pra dar uns tiros, mas não sou hardcore nesses jogos de tiro. Entretanto, jogo sempre em servers BR e meus pings estão bem normais, abaixo de 20ms. As velocidades de download e upload também estão de acordo com o contratado. Não tenho do que reclamar da copel.
 
Fiz o pré-cadastro no site da copel e o "prazo" dado por eles lá é dia 31/12/2014.
Ontem em frente ao meu trabalho passou uma galera cabeando os postes. Perguntei e falaram que era Fibra da Copel mas que iria demorar, mesmo assim me animei.
Hoje resolvi ligar no 0800 para me informar se realmente estava vindo, mas segundo o atendente nem tem previsão para minha cidade.

E agora, que está certo e quem está errado nessa história?
 
Descobri minha senha PPPoE usando o Chrome mesmo. Selecionando a caixa de texto do campo password, clicando com o botão direito em Inspecionar Elemento. DAí mudei a propriedade do campo de "password" para "text" e lá estava ela. Uma sequência de valores em hexa-decimal sem nexo algum aparentemente. Quando joguei num conversor de HEXA to STRING, vi que era o numero do meu contrato repetido duas vezes convertido para hexa. Esperta essa copel, mas nós somo mais :haha:

Eu acabei indo na tentativa, no meu caso é o número do contrato a senha.

Passei para Bridge e instalei o novo roteador que adquiri ASUS RT-AC66U (sensacional).

[]s
 
Última edição:
Fiz o pré-cadastro no site da copel e o "prazo" dado por eles lá é dia 31/12/2014.
Ontem em frente ao meu trabalho passou uma galera cabeando os postes. Perguntei e falaram que era Fibra da Copel mas que iria demorar, mesmo assim me animei.
Hoje resolvi ligar no 0800 para me informar se realmente estava vindo, mas segundo o atendente nem tem previsão para minha cidade.

E agora, que está certo e quem está errado nessa história?

Esse prazo é meio genérico, várias cidades que ainda não tem fibra estão recebendo este prazo, mas com certeza depende de muito mais que isso. Tem que ter um número mínimo de assinantes pra valer a pena instalar os access points e pedestais na cidade... Muito provavelmente a fibra está sendo passada pelo programa Paraná Conectado, e daí eles usam a mesma fibra pra servir as casas no BEL fibra.
 
Esse prazo é meio genérico, várias cidades que ainda não tem fibra estão recebendo este prazo, mas com certeza depende de muito mais que isso. Tem que ter um número mínimo de assinantes pra valer a pena instalar os access points e pedestais na cidade... Muito provavelmente a fibra está sendo passada pelo programa Paraná Conectado, e daí eles usam a mesma fibra pra servir as casas no BEL fibra.

Mas será que esta questão de quantidade de assinantes não é meio relativa, porque tem varias cidadezinhas bem menores que a minha que já tem a BEL e não somente o programa Paraná Conectado.
No site da telecom, aquelas cidades abaixo da lista de velocidades são todas as atendidas pela BEL mais de 20MB, correto?

Coloquei o CEP de algumas cidades vizinha aqui e não apareceu a previsão que apareceu no meu CEP.
 
Mas os pings estão impraticáveis somente no servers gringos ou aqui no BR também?

As rotas pra servidores em SP estao boas, apesar de quando contratei o ping era 5 agora já é 8.
Porém rotas pra fora do pais, incluindo América do sul estao "terrivelmente horríveis", na InterNAP me falaram que só podia entrar pela level 3 ou glbx, que sao empresas com excelentes rotas pros EUA, porém a mais de uma semana todas minhas rotas pra InterNAP ficaram péssimas iguais as outras, estao todas indo pela CTBC.
 
Ligaram aqui agora, estão vindo instalar 17 horas :hihi:

Instalaram... mais ou menos, mais ou menos LOL
 
Última edição:
Entrei em contato com eles reclamando da latência (pings) em servers internacionais do BF4 (jogo que mais jogo) passado 48hs entraram em contato comigo e disseram mais ou menos o seguinte:

A Copel é uma empresa publica e recentemente fez uma licitação para provedores de rotas de saída do Brasil e quem ganhou pois ofereceu o menor preço? O lixo da CTBC então fudeu.....disseram que as rotas são dinâmicas e que faixas de ips podem cair na level3 gblx ou na ctbc é sorte.

Disseram ainda que não podem e nem vão fazer nada quanto a isso, pois para oferecer uma internet simétrica (down/up iguais) tem que diminuir custos e a ctbc proporciona que eles mantenham o preço mesmo com serviço porco.

E também se eu realmente não estiver satisfeito então, pede pra sair....simples assim. Minha dica é, quer jogar? pegue GVT que tem rotas muito melhores.

Abraço
 
Entrei em contato com eles reclamando da latência (pings) em servers internacionais do BF4 (jogo que mais jogo) passado 48hs entraram em contato comigo e disseram mais ou menos o seguinte:

A Copel é uma empresa publica e recentemente fez uma licitação para provedores de rotas de saída do Brasil e quem ganhou pois ofereceu o menor preço? O lixo da CTBC então fudeu.....disseram que as rotas são dinâmicas e que faixas de ips podem cair na level3 gblx ou na ctbc é sorte.

Disseram ainda que não podem e nem vão fazer nada quanto a isso, pois para oferecer uma internet simétrica (down/up iguais) tem que diminuir custos e a ctbc proporciona que eles mantenham o preço mesmo com serviço porco.

E também se eu realmente não estiver satisfeito então, pede pra sair....simples assim. Minha dica é, quer jogar? pegue GVT que tem rotas muito melhores.

Abraço

Foi um dos motivos que eu preferi continuar com GVT, ainda peguei 50/5 mbs e tá que é uma maravilha, jogo em servidores americanos somente com um ping decente, e raramente cai. E além de ser mais barato que copel.
 
Quem tem que escolher entre Oi e Copel não tem dúvida.
Eu pelo menos aqui pago em média R$ 126,00 ~ R$ 135,00 na Velox 10MB + Plano de Telefone básico (ruim)
Ir só para a internet de 40MB e pagar R$ 139,00 parece ser melhor, visto que uso muito para download.
 
Então galera, tive a infelicidade de ser vítima de um descuido do pessoal que instalou o serviço aqui. Eles deixaram o modem zhone 2426 configurado, mas a conexão ainda não está ativa, por causa de uma confusão deles com portas. A luz vermelha do Alarm fica ligada. O cara me disse que quando a Copel resolver o problema a luz se apaga e estarei pronto pra navegar. Alguém passou por isso? Entrei em contato com a Copel pra agilizar isso e até agora nada, já que foi informado que seria ativado hoje ainda.

O cara que fez os testes me passou a senha do modem e tenho acesso a tudo nele aqui. Inclusive dá pra mudar pra bridge se eu quiser, mas acho que vou apenas aplicar um DMZ para o ip do meu roteador.
 
Então galera, tive a infelicidade de ser vítima de um descuido do pessoal que instalou o serviço aqui. Eles deixaram o modem zhone 2426 configurado, mas a conexão ainda não está ativa, por causa de uma confusão deles com portas. A luz vermelha do Alarm fica ligada. O cara me disse que quando a Copel resolver o problema a luz se apaga e estarei pronto pra navegar. Alguém passou por isso? Entrei em contato com a Copel pra agilizar isso e até agora nada, já que foi informado que seria ativado hoje ainda.

O cara que fez os testes me passou a senha do modem e tenho acesso a tudo nele aqui. Inclusive dá pra mudar pra bridge se eu quiser, mas acho que vou apenas aplicar um DMZ para o ip do meu roteador.
Não passei por isso mas já vi acontecer. Vão provavelmente fazer uma manobra de portas lá na Copel. Quando trocarem pra porta certa, como já está tudo ligado, já começa a funcionar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo