[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga LIGGA / COPEL - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Peguei o 40MB/40MB da copel sem o uso de telefone apenas a internet mesmo, fiz o pedido e em menos de um mês já estava com a internet funcionando e com um modem roteador+wi.fi de graça, eu moro bem pertinho da central e eu to pegando tranquilamente 49MB/48MB, as vezes no download vem mais e fazendo upload tbm, sinceramente acredito que eu não saberia viver mais sem esse tipo de conexão e tenho pena de quem ainda está na ADSL. É outro nível, eu peguei uma mania tão feia mas tão feia que eu quando estou assistindo videos no youtube eu tento ao máximo assistir somente aqueles em 4K, eu gosto de força mesmo a conexão e puts é uma alegria do kralh0 ver aquele video em 4K abrir tão rápido e sem travar, cancelei a minha adsl da Oi na semana seguinte e fiquei apenas com o telefone, esses dias tavão fazendo um download em 4MB/s num outro computador e eu tava com jogando nesse da assinatura e meu ping estava a incríveis 10ms, cs,cs-source e cs go que peguei meu ping varia entre 5 e 10 em server lotados, no LOL 14/15ping e no HON que só tem serve nos EUA fica em 150/190 mas a sensação de fluidez é melhor do que quando eu estava com minha net de 10mb apesar de antes eu ter um ping de 270 a 310. Quando eu vou assistir vídeo no youtube pow abre já na resolução máxima, confesso que fiquei surpreendido, sabia que internet em fibra é ótima mas não imaginava que era outro nível, esses dias eu enviei um vídeo pro youtube de 600mb em menos de 7min, pow sacanagem isso cara coisa que eu levava quase 4 horas com a minha antiga conexão, antigamente chovia e minha adsl simplesmente ficava uma merd4 sem tamanho hoje pode cair pedra, ventar, fazer o maior solzão a conexão se manter estável. Recomendo fortemente que quem tiver a oportunidade pegar nem que seja a de 20mb que com certeza vai receber bem mais que 20mb acho que na hora de fazer download pode até a chegar nuns 2.5MB/s ou mais. Fica a dica quem puder pegar pega, até porque eu quero ver a Oi rebolar no Paraná. Já estou com ela a mais de 5 meses e ao meu ver ela só tem um problema, ela te acostuma mal, e você nota a diferença quando usa outras conexões para jogar ou baixar videos, musicas, jogos e fazer upload.

Eu também, amigo. No começo estava uma maravilha os meus 40/40 +, mas agora fico feliz se chegar nos 30/30.
 
Se fazem 30 dias desde que assinei o contrato, e tinham dado prazo de 30 dias pra instalação, até agora nada :/
 
E ai galera, alguem aqui conseguiu destravar o modem da copel Huawei HG8245?

Ou sabem se ja estão usando algum melhor?

Achei esse modem ultra podre... queria deixá-lo como bridge e usar um linksys com DD-WRT como router....

Eu destravei o meu da GVT via telnet, mas nao estou achando nada para o da copel..

Valeu

Obs. so uma questão, eu sei que ligando la eu posso pedir mudança de router para bridge e vice versa.... mas a questão aqui é dar unleash no modem e poder fazer isso eu mesmo quando quiser :)... alem de poder ter acesso total ao mesmo assim como tinha GVT..

O modem da GVT mudou da agua para o vinho quando, por telnet, reescrevi o FW e liberei TUDO no mesmo.
 
Última edição:
A Copel Telecom é uma das primeiras operadoras do Brasil a fornecer a mais recente versão do protocolo de comunicação na internet – o IPv6, já disponível a cerca de 15% dos clientes residenciais da operadora. No país, a média é de 4,52%.

O protocolo IP (Internet Protocol) é um conjunto de regras para que computadores e outros dispositivos eletrônicos possam conversar entre si. Cada aparelho – computador, smartphone, tablet – tem um endereço numérico que permite que as informações transitem pela rede.

A transição do protocolo na versão antiga, IPv4, para a nova, IPv6, é uma força-tarefa internacional, iniciada em 2012, mas que começou efetivamente a ser feita no Brasil em junho deste ano. “A Copel Telecom trabalha com o novo protocolo desde 2007, quando começamos a usar internamente e, depois, quando passamos a oferecê-lo a clientes corporativos. Desde então, estivemos à frente de todos os debates, investimos em infraestrutura e agora somos uma das primeiras operadoras no país a oferecer IPv6 a clientes de varejo”, afirma o diretor-presidente da Copel Telecom, Adir Hannouche.

NOVO MODELO - Em 1983, quando a internet era ainda um experimento, seus inventores lançaram uma versão de protocolo, o IPv4, que tinha um determinado número de endereços. Tais endereços esgotaram e, por isso, foi preciso lançar um novo modelo. “É semelhante à questão do número de telefone com oito dígitos, que em alguns locais precisou ganhar um 8 ou um 9 no início”, explica o engenheiro de sistemas do departamento de Engenharia da Copel Telecom Joelson Vendramin.

PROTOCOLO IPv6 - Em 2012, provedores de internet, fabricantes de dispositivos eletrônicos e empresas de tecnologia de todo o mundo anunciaram oficialmente o início de implantação da versão IPv6 – tendo em consideração que o número de protocolos IPv4 já havia acabado em 2010. O movimento de transição começou sob coordenação da organização sem fins lucrativos Internet Society (ISOC), que divide a tarefa com organizações regionais.

Nos últimos três anos, os países passaram a usar blocos residuais de protocolos na versão antiga. Em junho do ano passado, o Comitê Gestor da Internet no Brasil anunciou que liberaria os endereços IPv4 restantes de forma gradual – cada provedor poderia solicitar apenas um bloco de 1.024 IPs a cada seis meses.

“Cada dispositivo com acesso à internet usa um único endereço IP, ou seja, esse número era muito pequeno para qualquer operadora atender seus clientes, por isso, ficou ainda mais urgente a necessidade de trabalhar com a nova versão IPv6”, explica Hannouche.

Para trabalhar com o protocolo IPv6, no entanto, foi preciso modificar diversas estruturas. A Copel Telecom adaptou toda a cadeia de equipamentos de sua rede GPON (Gigabit Passive Optical Network) – desde aparelhos instalados na casa do cliente até roteadores de agregação, passando por banco de dados, servidores de autenticação e controle de políticas.

“Fizemos um projeto-piloto em 2014 com uma pequena amostra de usuários, tendo a missão de identificar possíveis problemas com o IPv6. Além disso, acompanhamos grupos de estudos ao redor do mundo que estavam desenvolvendo diversas técnicas de transição”, afirma Vendramin.

DUAL STACK - A transição de um modelo para outro não é tão simples. Para usar IPv6, todos os provedores, sites e aparelhos eletrônicos precisam comportar o novo modelo. Até atingir esse nível, os usuários manterão os dois tipos de protocolo, em sistema chamado dual stack. “Nós disponibilizamos IPv6 e mantemos o endereço IPv4, dessa forma, o sistema opta por qual protocolo navegar, dependendo do que o site ou o dispositivo comportar”, explica Vendramin.

Os dois protocolos conviverão juntos por muitos anos, até que todos os sistemas e dispositivos estejam operando com IPv6. Por conta dessa interdependência, é necessário que os agentes se adaptem ao novo modelo.

“A tendência mostra que teremos internet em cada vez mais dispositivos, na chamada Internet das Coisas, por isso, é fundamental que essa transição aconteça de forma sincronizada. A Copel Telecom está pronta para a internet do futuro e espera ansiosamente por seu uso massivo em todo o mundo”, comenta Hannouche.

IPv6 NO MUNDO - O uso do novo protocolo está crescendo rapidamente, embora os índices ainda sejam baixos. De acordo com o Google, 8,38% de seus usuários em todo o mundo acessam o site de busca por IPv6. No Brasil, esse índice é de 4,52%.

Na América Latina, quem lidera é o Peru, com 15,12%. Estados Unidos têm 21,05% de usuários com IPv6 e quem lidera o ranking mundial são os belgas, com 35,48%.

No IPv4, o campo do cabeçalho reservado para o endereçamento possui 32 bits. Esse tamanho possibilita um máximo de 4,3 bilhões de endereços diferentes. Na época do surgimento da internet, esse número era considerado suficiente, no entanto, hoje estima-se que haja no mundo 5,5 bilhões de dispositivos conectados à internet.

O IPv6 tem espaço para endereçamento de 128 bits, o que possibilita obter 340 undecilhões de endereços. Esse valor representa aproximadamente 79 octilhões (7,9×1028) de vezes a quantidade de endereços IPv4 e representa, também, mais de 56 octilhões (5,6×1028) de endereços por ser humano na Terra, considerando a população estimada em 6 bilhões de habitantes.

USUÁRIO FINAL - Para o usuário final, não é necessário fazer nada, apenas esperar que as empresas se adaptem ao novo sistema. Hoje, a maior parte dos computadores e dos smartphones já estão sendo fabricados com capacidade para usar IPv6, o mesmo vale para sites de redes sociais e grandes portais.

Além disso, o endereço IP não interfere na velocidade da conexão. “É a mesma coisa que enviar uma carta ou um e-mail – os endereços do destinatário ou do remetente não interferem na velocidade do envio”, conta Vendramin.

A COPEL TELECOM - A Copel Telecom é subsidiária de telecomunicações da Companhia Paranaense de Energia. Atua há 40 anos no mercado e tem estrutura instalada em todos os 399 municípios do Paraná, o que tornou o Estado o primeiro 100% digital do país. A rede de fibra óptica chega a 25 mil quilômetros e permite à empresa atuar na comercialização de internet de banda extralarga, além de soluções de conectividade para clientes corporativos em todo o Estado.

Links úteis:

Sistema de monitoramento IPv6 do Google:

http://www.google.com/intl/en/ipv6/statistics.html

O que é IPv6, em português claro (via NICBr):



Copel Telecom:

www.copeltelecom.com


Fonte:Agência de Notícias do Paraná
 
Se for para jogos, não.

Ela é uma conexão bastante estável, porém não é mais uma conexão otimizada.
 
Bom dia amigos, atualmente estou fazendo mudanças na minha casa e hoje estou sendo forçado a trocar o ponto ao qual está instalado, sendo necessário fazer a troca de um quarto para o outro.
Hoje liguei na Copel e fui informado que para fazer essa troca será cobrada uma taxa de r$99,00. Gostaria de saber se eles podem cobrar essa taxa para alteração, agradeço desde já.
 
Alguém mais com a internet zoada desse jeito? Aqui é 20/20. Ou deveria ser.

4689163688.png
 
Alguém mais com a internet zoada desse jeito? Aqui é 20/20. Ou deveria ser.

4689163688.png


teste com o servidor da copel, porque se você conseguir 20/20 daqui até Nova Iorque parabéns!
 
teste com o servidor da copel, porque se você conseguir 20/20 daqui até Nova Iorque parabéns!
O problema não é esse. O problema é menos de 1mb de upload até lá. Aqui no servidor da copel pega 10mb, o que ainda é baixo.

Mas 1mb em NY é um absurdo. Nunca aconteceu isso.
 
Gente, esqueçam rotas intercionais.
Enquanto a Copel utilizar a CTBC (ou algo do gênero) vai ficar de mal a pior.

Edit (25/09) 15:25

Agora denovo, perda de pacote pra qualquer lugar que utilize a CTBC (fora do país).
Puta que pariu, empresa fodida do cacete.
 
Última edição:
Atualizado as cidades onde há o serviço no primeiro tópico.

Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Telêmaco Borba e Ponta Grossa
Grandes coisa, aqui em Foz do Iguaçu apenas uma avenida tem, nem o centro da cidade tem disponível... Ficam rasgando a boca pra falar e cobriram 100% do Paraná, mas destas 399 cidades se for juntar tudo não cobre toda Curitiba.
 
Gente, esqueçam rotas intercionais.
Enquanto a Copel utilizar a CTBC (ou algo do gênero) vai ficar de mal a pior.

Edit (25/09) 15:25

Agora denovo, perda de pacote pra qualquer lugar que utilize a CTBC (fora do país).
Puta que pariu, empresa fodida do cacete.


O que é CTBC?

De qualquer forma, tem algo muito errado aí. Acho que vou ter que ligar pra eles.

http://www.speedtest.net/my-result/4695780922

Dentro do Brasil de fato está tudo certo.
 
O que é CTBC?

De qualquer forma, tem algo muito errado aí. Acho que vou ter que ligar pra eles.

http://www.speedtest.net/my-result/4695780922

Dentro do Brasil de fato está tudo certo.

CTBC é uma das empresas que fazem o transporte de dados para a Copel (Interligações).
Analisando o BGP, existe bastante tráfego pela Level 3 ainda, porém NENHUM lugar que eu acesso chega por ela, sempre pela CTBC. O que causa alta latência e dia sim, dia não perda de pacotes.
Pelo que informam, a CTBC foi contratada através de licitação e dificilmente será substituída tão cedo (Pensamento de estatal).
 
Grandes coisa, aqui em Foz do Iguaçu apenas uma avenida tem, nem o centro da cidade tem disponível... Ficam rasgando a boca pra falar e cobriram 100% do Paraná, mas destas 399 cidades se for juntar tudo não cobre toda Curitiba.
Os municípios estão interligados sim, Mais entre escolas e coisas deles, Note que o BEL fibra não tem nada a ver com isso.
 
Fala pessoal

Então eu to com a internet da copel faz uns 4 meses, mas só tava usando pra coisa básica: streaming de video, facebook, whats no celular, torrent.
Eis que comprei um ps4 e comprei Destiny pra jogar com meus amigos semana passada.
Nos streamings que eu vejo dava umas empacadas mas eu ignorava, só que pra jogar ta de chorar.
Liguei la na copel a resposta padrao e genérica: "Seu sinal está OK, speedtest OK, não garantimos conecção com ip específico", eu até ouvi um "Eu entendo de rede mas não entendo de jogo" qdo ele me disse pra fazer proxy e eu falei que era igual em 2005 quando quem usava brt tinha que fazer proxy com quem usava GVT pra jogar WOW.
Resumindo levando DC da merda do servidor a cada 10 minutos (incrivelmente com o cabo fica pior do que com o wi fi)
Realmente não tem o que fazer com essa internet por causa do CTBC?
Qual internet pra jogo vcs recomendam? Eu tinha GVT mas sai pq tava muita palhaçada, altos picos, caia do nada.
 
Fala pessoal

Então eu to com a internet da copel faz uns 4 meses, mas só tava usando pra coisa básica: streaming de video, facebook, whats no celular, torrent.
Eis que comprei um ps4 e comprei Destiny pra jogar com meus amigos semana passada.
Nos streamings que eu vejo dava umas empacadas mas eu ignorava, só que pra jogar ta de chorar.
Liguei la na copel a resposta padrao e genérica: "Seu sinal está OK, speedtest OK, não garantimos conecção com ip específico", eu até ouvi um "Eu entendo de rede mas não entendo de jogo" qdo ele me disse pra fazer proxy e eu falei que era igual em 2005 quando quem usava brt tinha que fazer proxy com quem usava GVT pra jogar WOW.
Resumindo levando DC da merda do servidor a cada 10 minutos (incrivelmente com o cabo fica pior do que com o wi fi)
Realmente não tem o que fazer com essa internet por causa do CTBC?
Qual internet pra jogo vcs recomendam? Eu tinha GVT mas sai pq tava muita palhaçada, altos picos, caia do nada.
Não tenho Copel , tenho internet via rádio que usa o link dessa CTBC e posso te falar , o ping em jogos online é bem alto , servidores gringo nem se fala ¬¬
 
Estou com problemas desde que pediram pra trocar meu antigo modem Zhone para o Huawei.

Acho que fizeram isso por conta de IPv6 e o resultado foi que o celular Samsung de minha esposa (com Android) não tá mais recebendo notificações (push notifications).

Alguém mais passando por isso?

Vi a galera recomendando desativar o IPv6, que é um bug da Samsung com Wifi e IPv6, mas essa config vem bloqueada no modem. :(
 
Se a Copel está utilizando o link da CTBC, o único conselho que posso dar é procure outro ISP se o uso for pra jogos. Como cliente da CTBC posso afirmar desde que ela passou a fornecer o link para outros provedores, parece que os servidores estão no gargalo sofrendo com vários package loss, ping spike e esse servidor ae0-0.border-b.mia.algartelecom.com.br (201.48.45.166) tem um ping horrendo.

Quanto a recorrer contra isso pedindo que a CTBC verifique os servidores, não espere sentado. Não há nada na legislação brasileira que imponha tal manutenção e os atendentes irão dizer que a empresa não garante nenhuma conexão de fora. Se o ping para o servidor da própria CTBC for baixo e as velocidades de download e upload conforme serviço contratado, eles dirão que há absolutamente nada de errado com a conexão.

Se você não tem nenhuma alternativa em ISP, assim como eu, melhor manter em mente que em jogos cujos servidores são internacionais, pode esperar um ping de 160 até 250 m/s com spikes de 400 ou mais em ocasiões.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo