• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga LIGGA / COPEL - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Usando a internet de boas durante a manhã, vou tomar um banho e quando volto a luz de LOS tá acesa no modem.
Que alegria. E faz nem seis meses que alguma autorizada conseguiu quebrar minha fibra enquanto instalava pra algum vizinho.
 
Ver o suporte de um provedor do porte da Copel Telecom usar um fórum como muleta para sequer se darem ao trabalho de investigar mais à fundo e principalmente buscar alternativas me faz cogitar cancelar o circuito dedicado de algumas dezenas de milhares de reais mensais que tenho com eles.

É lamentável ver que eles gastam parte do dinheiro suado que pagamos pra eles todo santo mês com esse tipo de "feedback" para seus clientes.

Longe de mim querer desmerecer o fórum, mas sinto vergonha alheia por eles. Era melhor não responderem nada.

(espero que eles leiam este post também).

Tem uma linha onde o cara cita o forum, e realmente aqui temos relatos (além do reddit) de que outras operadoras também estão tendo problemas. O resto do e-mail contem uma explicação muito razoável, orienta o cliente a procurar suporte com a Valve e, de quebra, manda uma análise do MTR enviado a eles. Com direito a um tutorial de como interpretar MTR, coisa que 99% do pessoal aqui não sabe fazer... hahahahhahaha.

E, sim, você desmereceu o forum e os relatos dos que aqui postam.
 
Já que não é necessário abrir chamados na Copel pois eles estão acompanhando a thread, vou deixar minha contribuição:


Dedicado Copel (PR):

Código:
Start: Fri Mar  2 12:23:09 2018
HOST:                          Loss%   Snt   Last   Avg  Best  Wrst StDev
  2.|-- tengiga210-src1mcs-src1ac  0.0%    50    2.2   2.4   1.8   6.0   0.6
  3.|-- trunk10-src1mcs-src1cos.c  0.0%    50    1.8  49.1   1.6 239.7  51.0
  4.|-- 208.178.245.65             0.0%    50    1.4   2.1   1.3  20.2   3.1
  5.|-- ae1-0-40g.ar5.gru1.gblx.n  0.0%    50    7.7   7.8   7.5  19.1   1.6
  6.|-- 205.185.194.1              4.0%    50    7.5  15.0   7.4 364.2  51.5

Notem que meu circuito da Copel não passa pela Algar para chegar à rede da Valve.

Não tem como você saber se a rota da Copel não passa pela Algar tendo por base apenas esse MTR. Esse MTR mostra apenas a rota Copel x Valve. Teria que ver a rota no sentido Valve x Copel, que pode ser diferente, já que o roteamento na internet frequentemente é assimétrico...
 
Ao que tudo indica, desde quarta-feira passada minha internet voltou ao normal.

Joguei normalmente desde aquele dia, sem lags ou coisas do tipo.

Não sei como esta para o resto da galera, mas por aqui, ping em 5ms ~ 15ms e sem loss.
 
Olá, é possível acessar minha máquina virtual fora da minha rede? coloquei minha vm em bridge e pegou o ip oferecido pelo modem, abri portas, tentei seguir vários tutoriais mas não tive solução ainda, todos os sites que tento checar a porta não recebe resposta do meu ip dinâmico, tentei desligar o firewall do windows também. Ouvi dizer que a copel dificulta nesse processo de acesso remoto, é verdade?

Caso tenha solução poderia me dar instruções de como é feito?
 
Última edição:
Olá, é possível acessar minha máquina virtual fora da minha rede? coloquei minha vm em bridge e pegou o ip oferecido pelo modem, abri portas, tentei seguir vários tutoriais mas não tive solução ainda, todos os sites que tento checar a porta não recebe resposta do meu ip dinâmico, tentei desligar o firewall do windows também. Ouvi dizer que a copel dificulta nesse processo de acesso remoto, é verdade?

Caso tenha solução poderia me dar instruções de como é feito?
Para não ficar muito repetitivo, volte algumas páginas no tópico pois há dicas para confirmar se sua conexão tem CGNAT.

[]'s
 
Para não ficar muito repetitivo, volte algumas páginas no tópico pois há dicas para confirmar se sua conexão tem CGNAT.

acessei o status do modem e o ip em wan1 inicia com 100.x.y.z.

Vc caiu no CGNAT ao mudar de plano. Se o IP da WAN começar com 100.x.y.z é isso mesmo.
Exija a substituição do HG8245. Uma reclamação no consumidor.gov costuma ser efetiva.

Apenas solicitando a troca do modem já resolve esse problema?
 
acessei o status do modem e o ip em wan1 inicia com 100.x.y.z.

Apenas solicitando a troca do modem já resolve esse problema?

Então vc está no CGNAT do IPv4.

Não vai resolver, infelizmente só uma pessoa aqui do fórum conseguiu sair após muita briga, e se não me engano envolveu a justiça. No caso, a troca do modem era para que o colega passasse a receber IPv6.
 
Copel ta cada dia pior. World of Warcraft? esquece.... 400..600ms, 1000ms de ping.... com sorte pego 250ms

Abri reclamacao, trocaram o meu HG8245 por um HG8245Q2 (mais feio que encoxar a mae no tanque, parece uma torradeira de tao grande) e continua uma merda

Hoje, nao conseguias sequer ver videos no youtube. Maldita estatal
 
Boa noite, povo.
Infelizmente tive que sair da Vivo (que estava me servindo bem) por não haver disponibilidade de Fibra 100 Mb para o novo endereço aonde me mudei, só par metálico, e eu me recuso a ter minha velocidade reduzida de 100 pra 25 Mb.
Me restou portanto a Copel, cuja instalação será realizada em 23/03/18 (não tenho disponibilidade em horário comercial antes).

Queria portanto umas dicas do que solicitar ao técnico para que eu possa ter uma conexão da melhor qualidade possível, visto que não entendo muito de CGNAT, IPv4, 6 e esses termos todos.
Uso basicamente pra Netflix, Crunchyroll, navegar e jogar (ultimamente Fortnite). Moro bem no meio de um dos bairros nobres da cidade, então acredito que o suporte seja decente.

Vlw, feras.
 
Copel ta cada dia pior. World of Warcraft? esquece.... 400..600ms, 1000ms de ping.... com sorte pego 250ms

Abri reclamacao, trocaram o meu HG8245 por um HG8245Q2 (mais feio que encoxar a mae no tanque, parece uma torradeira de tao grande) e continua uma merda

Hoje, nao conseguias sequer ver videos no youtube. Maldita estatal
Esse HG8245Q2 é novo. Nunca vi ele sendo distribuído. Pode nos contar mais sobre ele???

Boa noite, povo.
Infelizmente tive que sair da Vivo (que estava me servindo bem) por não haver disponibilidade de Fibra 100 Mb para o novo endereço aonde me mudei, só par metálico, e eu me recuso a ter minha velocidade reduzida de 100 pra 25 Mb.
Me restou portanto a Copel, cuja instalação será realizada em 23/03/18 (não tenho disponibilidade em horário comercial antes).

Queria portanto umas dicas do que solicitar ao técnico para que eu possa ter uma conexão da melhor qualidade possível, visto que não entendo muito de CGNAT, IPv4, 6 e esses termos todos.
Uso basicamente pra Netflix, Crunchyroll, navegar e jogar (ultimamente Fortnite). Moro bem no meio de um dos bairros nobres da cidade, então acredito que o suporte seja decente.

Vlw, feras.
Eu não sei pois não tenho vídeo game mas acredito que não vá ter muito problema. O Ps4 se eu não me engano que não se dá muito bem com a Copel, o resto acho que fica bom
Só prepara pois a instalação da copel por ser terceirizada costuma dar muito '' bolo''
Nao vai ser surpresa se não aparecerem no dia e nem ligarem depois para remarcar outra data,se não aparecer você mesmo tem que ligar e agendar de novo pois eles não ligam.
 
Instalaram a Copel agora aqui. Contratei 100/100, mas recebo 100/20.
Demora um pouco pra regularizar ou já ligo reclamando?
 
Copel tá um LIXO em servers internacionais e nacionais no BF1....é bom que estejam olhando esse post, já estou vendo vivo fibra aqui....sou cliente deles a mais de 4 anos...agora tá ficando insuportável...todo dia é isso...tô cansado.
 
Copel tá um LIXO em servers internacionais e nacionais no BF1....é bom que estejam olhando esse post, já estou vendo vivo fibra aqui....sou cliente deles a mais de 4 anos...agora tá ficando insuportável...todo dia é isso...tô cansado.

To nessa também.
 
To nessa também.

Pois é...dai vc vê os pings, não estão tão ruins...blz. Quando entra no server e começa a jogar, daí enrola...ping dispara toda hora...fica oscilando ...não registra os tiros, etc...acaba com a brincadeira...era pra divertir passo raiva. E se ligar lá, vão dizer o bla..bla...blá de sempre...então esquece...melhor mudar, é como sair da frigideira e cair no fogo..mas.
 
Copel tá um LIXO em servers internacionais e nacionais no BF1....é bom que estejam olhando esse post, já estou vendo vivo fibra aqui....sou cliente deles a mais de 4 anos...agora tá ficando insuportável...todo dia é isso...tô cansado.

To nessa também.

Pois é...dai vc vê os pings, não estão tão ruins...blz. Quando entra no server e começa a jogar, daí enrola...ping dispara toda hora...fica oscilando ...não registra os tiros, etc...acaba com a brincadeira...era pra divertir passo raiva. E se ligar lá, vão dizer o bla..bla...blá de sempre...então esquece...melhor mudar, é como sair da frigideira e cair no fogo..mas.
Vocês estão com CGNAT?

Algo me diz que os servidores de NAT da Copel não estão dando conta, talvez tenham ajustado poucas portas para os clientes ou os servidores estão sub-dimensionados/no limite. Infelizmente a quantidade de reclamações parece que só aumenta, especialmente para coisas triviais, tipo jogar online, algo que nem consome banda.

Na empresa tenho circuitos dedicados da COPEL que estão firmes e fortes, como eles tem pouca banda só são usados como redundância e rotas alternativas, mas o monitoramento indica que o SLA passa de 99,999% facilmente, mas o custo por mbps é disparado o mais alto em nosso gasto mensal se comparado com os outros provedores que temos (Algar, Embratel, etc.).

@Cefamox Se vc tem possibilidade de VIVO Fibra pode ir sem medo, tenho 100mbps em casa (moro em São José dos Pinhais) há pouco mais de um ano e não tenho do que reclamar: não tem CGNAT, preço justo, não cai, ótima velocidade e não tenho problema em partidas online (também jogo BF1, ping sempre em 8~10ms).

Se quiser que faça algum teste específico chega lá no tópico da VIVO e pode me marcar ou manda MP, assim não desvirtuamos a thread.

[]'s
 
Neo, acho que não tenho cgnat não, meu plano é antigo 20/20mb. Não tem nem ipv6.

Não consegui mais jogar na copel essa semana por falta de tempo. Realmente o preço da vivo tá convidativo, mas algo deve estar errado fisicamente aqui no prédio porque, falei com um vizinho (cara parceiro) ele me deixou testar o BF1 na casa dele que tem vivo 100/50mb....e Neo, não gostei. Ping alto depois das 18hrs...as vezes marcava 230ms de ping, entrava no server tava 155ms....e jogava um tempo de boa, daí subia novamente, no geral a mesma coisa da Copel.

Infelizmente como falei, a gente sai da frigideira e cai no fogo não tem jeito. Lembro que joguei muito CS on line com 56k, com discador da ig, ibest....kkkkkkkkk

Abraço
 
Pessoal, eu to com um packet loss extremo no hop da Level3 em Miami.
No meu caso não é pra jogos, é pra trabalho mesmo (fico o tempo todo conectado).

Segue a imagem do mtr pra vcs verem a situação:

bHgUrS0.png


O que posso fazer? Só abertura de chamado na copel mesmo ou tem outras ações?
 
Pessoal, eu to com um packet loss extremo no hop da Level3 em Miami.
No meu caso não é pra jogos, é pra trabalho mesmo (fico o tempo todo conectado).

Segue a imagem do mtr pra vcs verem a situação:

bHgUrS0.png


O que posso fazer? Só abertura de chamado na copel mesmo ou tem outras ações?

Mas vc está com perdas para o destino final? É normal essa perda em roteadores, pois são configurados de forma da dar prioridade mínima para ICMP (traceroute, ping).
 
Mas vc está com perdas para o destino final? É normal essa perda em roteadores, pois são configurados de forma da dar prioridade mínima para ICMP (traceroute, ping).

Sabe se essa priorização afeta o SSH? O que acontece é que conecto via SSH e a sessão fica meio travada, dando aqueles lags durante a digitação de comandos via terminal.
 
Sabe se essa priorização afeta o SSH? O que acontece é que conecto via SSH e a sessão fica meio travada, dando aqueles lags durante a digitação de comandos via terminal.

Não afeta. O problema parece ser outro. Já testou roteando a conexão do celular, por exemplo?
 
Sabe se essa priorização afeta o SSH? O que acontece é que conecto via SSH e a sessão fica meio travada, dando aqueles lags durante a digitação de comandos via terminal.
Não afeta. O problema parece ser outro. Já testou roteando a conexão do celular, por exemplo?
De fato não deveria afetar mas 300ms é uma latência considerável para rodar em "tempo real", mesmo sendo apenas shell.

Para saber se é priorização de protocolo (duvido muito) dá pra fazer um teste colocando o SSH do servidor em outra porta, tipo 2222, 22022 ou outra, vai melhorar até a segurança do servidor.

Não menos importante, já notei esse tipo de "lag" até em servidores Linux locais por firewall cheio (fail2ban gerando muitas linhas no iptables, por exemplo) até DNS (/etc/resolv.conf) com algum servidor problemático.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo