[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Não tenho tido problemas em fazer ligações na vivo usando VoLTE e VoWiFi, sempre completa de primeira.
Agora para receber não posso afirmar, ao menos ninguém tem reclamado, apesar de que a maioria tem o péssimo costume de ligar via whatsapp...
Eu tive problemas em *receber* ligações com VoLTE e VoWifi com a Vivo. Só recebia se quem me chamasse fosse número da Vivo. Número de outras operadoras não conseguia receber ligações, por isso acabava deixando ambos desligados. Ainda assim dava problemas, quando estava no meu escritório, o celular ficava em 5G bem fraco, e se alguem me ligasse (normal mesmo, sem VoLTE e nem VoWifi) por algum motivo o 5G não mudava para 3G e também a ligação não completava (receber).

Enchi o saco de perder ligações, mudei para a Claro, que apesar de não ter VoLTE nem VoWifi no plano controle, pelo menos cai do 5G para 3G e consigo receber ligações normalmente (mesmo que a qualidade da voz seja padrão anos 90).
 
Eu tive problemas em *receber* ligações com VoLTE e VoWifi com a Vivo. Só recebia se quem me chamasse fosse número da Vivo. Número de outras operadoras não conseguia receber ligações, por isso acabava deixando ambos desligados. Ainda assim dava problemas, quando estava no meu escritório, o celular ficava em 5G bem fraco, e se alguem me ligasse (normal mesmo, sem VoLTE e nem VoWifi) por algum motivo o 5G não mudava para 3G e também a ligação não completava (receber).

Enchi o saco de perder ligações, mudei para a Claro, que apesar de não ter VoLTE nem VoWifi no plano controle, pelo menos cai do 5G para 3G e consigo receber ligações normalmente (mesmo que a qualidade da voz seja padrão anos 90).
Por aqui, foi so desligar o Volte nas configurações que resolveu.
S20FE não é antigo.

Eu já tive o Moto Z2 e Z3 Play que sao aparelhos de 2017 e n tive problemas com nenhum deles.

O problema do VoLTE é da VIVO, não do aparelho.

Talvez no P30 seja o aparelho, mas ainda preciso acusar a vivo.

Inclusive eu já tinha comentado aqui sobre as falhas do VoLTE da VIVO que sempre caía na primeira tentativa, aí na segunda ia normal, era algo que acontecia no início do VoLTE pela TIM entre 2017/2018 mas já resolveram, só que ainda acontece na vivo.
Eu tive problema parecido na Tim nessa epoca, inclusive ganhei um processo e eles pagaram multa por não terem conseguido resolver. Não existia Volte e a rede não ia pro 3G pra completar a ligação. Dai dava caixa postal pra quem ligava pra mim. Depois de muito tempo, resolveram.
 
Bom dia, Srs. Fiz uma portabilidade da VIVO PF para TIM PJ, sem antes consultar a questão do 5G SA, alguém já conseguiu fazer a ativação do 5G SA para linhas PJ na TIM? Os atendentes ainda ficam um pouco confusos com esse tanto de informação, rs.
Quero aproveitar pra utilizar o quanto antes essa ativação em massa de torres 5G que estão acontecendo aqui na região de Maringá-PR.
 
Bom dia, Srs. Fiz uma portabilidade da VIVO PF para TIM PJ, sem antes consultar a questão do 5G SA, alguém já conseguiu fazer a ativação do 5G SA para linhas PJ na TIM? Os atendentes ainda ficam um pouco confusos com esse tanto de informação, rs.
Quero aproveitar pra utilizar o quanto antes essa ativação em massa de torres 5G que estão acontecendo aqui na região de Maringá-PR.
Olá conterrâneo. Acho que o PJ não ativa o Plugin 5G. Sobre o SA, creio que funcione sem problemas.

Realmente a TIM está ativando em massa. E ainda vão ativar o dobro de torres nas próximas semanas. Até no distrito de Iguatemi vão implementar 5G.
 
Olá conterrâneo. Acho que o PJ não ativa o Plugin 5G. Sobre o SA, creio que funcione sem problemas.

Realmente a TIM está ativando em massa. E ainda vão ativar o dobro de torres nas próximas semanas. Até no distrito de Iguatemi vão implementar 5G.
Boa tarde amigo, bom ver alguém da região por aqui.
Ontem à noite aproveitei pra ver onde pegava e não pegava, como sou de Mandaguaçu, fui até Iguatemi, sem 5G ainda mas o 4G já funciona, creio que não demore muito pra ativar. A hora que vi uma implementação de 5G no mapa em um distrito até cheguei a duvidar mas acho que vão ativar sim!
Troquei a VIVO pois nos últimos dois meses caiu todo santo dia aqui na cidade. Primeira impressão da TIM está sendo boa.
 
Mais alguem aqui tinha o Prezão 20 reais por mês da Claro ? Assinei em Outubro do ano passado e hoje recebi a mensagem que o plano não existe mais e agora passou para 25 reais, foi assim para todo mundo ?
 
Mais alguem aqui tinha o Prezão 20 reais por mês da Claro ? Assinei em Outubro do ano passado e hoje recebi a mensagem que o plano não existe mais e agora passou para 25 reais, foi assim para todo mundo ?
Houve reajuste, sim.

Você tem conta na carteira digital da Claro, o Claro Pay? Recarregando por lá, o valor da recarga dobra no Prezão.

Por exemplo, se recarregar R$ 15, vira R$ 30 que podem ser usados para renovar o Prezão Youtube (12 GB de internet + 3 GB para YouTube e Claro TV+).

Então são 12 GB de internet por R$ 15. É a melhor oferta pré do mercado, atualmente.
 
Mais alguem aqui tinha o Prezão 20 reais por mês da Claro ? Assinei em Outubro do ano passado e hoje recebi a mensagem que o plano não existe mais e agora passou para 25 reais, foi assim para todo mundo ?
Foi sim, meteram a caneta em todo mundo, até de quem tinha a promoção antes do reajuste quando subiram o valor e também aumentaram os gigas.
 
Alguém já tem solução do 5g SA para o celular Xaiomi/Poco. Tenho todos os quesitos ativos. Puglin, plano Black e etc....agora vou tentar trocar o chip, o meu é de mais de 4 anos aquele 4g, vê se trocando para um chip 5g ajude em algo...se não funcionar...só trocando o aparelho mesmo
 
Alguém já tem solução do 5g SA para o celular Xaiomi/Poco. Tenho todos os quesitos ativos. Puglin, plano Black e etc....agora vou tentar trocar o chip, o meu é de mais de 4 anos aquele 4g, vê se trocando para um chip 5g ajude em algo...se não funcionar...só trocando o aparelho mesmo
Já verificou se seu aparelho consegue ao menos "enxergar" as redes SA? Tem que ir no menu de informações do telefone (*#*#4636#*#*) e setar a banda para NR Only. Se ficar somente chamadas de emergência é porque o celular consegue achar a rede aí tem que trocar o chip. Se ficar sem serviço o celular é incompatível ou você está numa área sem sinal.
 
Alguém já tem solução do 5g SA para o celular Xaiomi/Poco. Tenho todos os quesitos ativos. Puglin, plano Black e etc....agora vou tentar trocar o chip, o meu é de mais de 4 anos aquele 4g, vê se trocando para um chip 5g ajude em algo...se não funcionar...só trocando o aparelho mesmo
O fato de tu ainda ter um chip antigo pode atrapalhar.
As operadoras geralmente só garantem o funcionamento do NSA com esses chips mais antigos.
 
Alguém que assine o Vivo Total conseguiu desconto na compra de aparelho na loja?

Segundo o site, na teoria, existe isso. Só não sei na prática.
 
Alguém que assine o Vivo Total conseguiu desconto na compra de aparelho na loja?

Segundo o site, na teoria, existe isso. Só não sei na prática.
Tenho vivo total família, ano passado peguei um iphone e agora em fevereiro um s23plus. Não lembro mais o desconto no iphone mas o s23 plus tinha o preço de tabela de R$6290, com o plano caia pra R$4290 e na época podia entrar com um cel usado na troca, o preço final caiu pra R$3590.
Ah, nesse "fatídico" dia, atualizei o plano pra renovar a fidelidade e peguei um esim para o s23plus novo, a partir daí em todas as 3 linhas do meu plano só consigo 5g NSA.
 
Aqui no DDD 83 continua por 20 conto.
 
5G NSA da TIM na N78 em Porto de Galinhas centro:
Screenshot-20230929-183829-Speedtest.jpg
Screenshot-20230929-184052-Speedtest.jpg


Naquele site que testa velocidade do servidor na netflix eu consegui 1Gb de velocidade, mas não deu tempo de tirar print.


Se o 5G NSA já atinge 700Mb, imagina o SA, deve passar de 1.5Gb
 
Acabei esquecendo de perguntar, é possível que alguma operadora use a rede de fibra de algum provedor de internet local?
Tipo contratarem um link dedicado de algum provedor local, pois em Porto de Galinhas não tem fibra ótica da TIM, mas mesmo assim consegui velocidades no 5G que geralmente só se consegue quando o link é fibrado, eu já vi a fibra ótica própria VIVO indo para as ERBs da VIVO e a fibra ótica da EMBRATEL indo para a ERB da Claro, mas na TIM eu só vejo aquelas antenas parabólicas microondas..

Então tem a possibilidade da TIM estar usando um link fibra dedicado provido de algum provedor de internet local?

Tem um outro detalhe, eu havia feito testes no 5G N78 que a TIM ativou em um outro distrito 20 km distante de Porto e só consegui no máximo 90Mb no 5G NSA, e tenho a certeza que a rede da TIM é bem menos congestionada nesse distrito do que na própria porto de galinhas que geralmente tem uma demanda alta de dados móveis, então qual seria a explicação para conseguir 700Mb em um lugar, e apenas 90Mb em outro quando a causa não é rede congestionda?
 
Acabei esquecendo de perguntar, é possível que alguma operadora use a rede de fibra de algum provedor de internet local?
Tipo contratarem um link dedicado de algum provedor local, pois em Porto de Galinhas não tem fibra ótica da TIM, mas mesmo assim consegui velocidades no 5G que geralmente só se consegue quando o link é fibrado, eu já vi a fibra ótica própria VIVO indo para as ERBs da VIVO e a fibra ótica da EMBRATEL indo para a ERB da Claro, mas na TIM eu só vejo aquelas antenas parabólicas microondas..

Então tem a possibilidade da TIM estar usando um link fibra dedicado provido de algum provedor de internet local?

Tem um outro detalhe, eu havia feito testes no 5G N78 que a TIM ativou em um outro distrito 20 km distante de Porto e só consegui no máximo 90Mb no 5G NSA, e tenho a certeza que a rede da TIM é bem menos congestionada nesse distrito do que na própria porto de galinhas que geralmente tem uma demanda alta de dados móveis, então qual seria a explicação para conseguir 700Mb em um lugar, e apenas 90Mb em outro quando a causa não é rede congestionda?
Respondendo a primeira pergunta: sim, usam redes de terceiros, e as vezes até de provedores regionais. Aqui no Paraná a Tim usa ou usava a rede da Copel Telecom em algumas células. Porém, o mais comum é que utilizem links de grandes empresas especializadas em links/peer por atacado, como Level3, Tata, Telecom Italia, hurricane e etc..

Além disso, em cidades pequenas, usam muito microondas, e vão continuar a usar no 5G.

Sobre a baixa velocidade no 5G, não seria aquela "falsa conexão" ao 5G que comentamos aqui no fórum esses dias? Mostra o ícone mas não está conectado de verdade.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo