[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

cara eu sou combo multi.
Ano passado minha conta aumentou (de tudo: tv, cel, internet, - nao possuo fixo).
Liguei no 10621 so pra pegar protocolo e reclamei no consumidor.gov.
A mulher me ofereceu esse desconto ai e eu aceitei kkkkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


E ai como se resolve isso?
Troca pra TIM...

ou desativa o VoLTE.
 
Troca pra TIM...

ou desativa o VoLTE.
Prefiro desativar o volte mesmo do que ir pra TIM.

Nenhuma operadora sera melhor que a claro aonde eu estou.
Há uma antena literalmente ao lado do meu predio. O melhor sinal sempre sera da claro.
Ademais eu pago so 48 ao mes na claro com 32gb....
 
Prefiro desativar o volte mesmo do que ir pra TIM.

Nenhuma operadora sera melhor que a claro aonde eu estou.
Há uma antena literalmente ao lado do meu predio. O melhor sinal sempre sera da claro.
Ademais eu pago so 48 ao mes na claro com 32gb....
Essa antena não tem 3G? Se tiver, não acredito que isso afete tanto a experiencia de navegação durante o fallback...
 
Comprei um modem Amplimax Fit para usar numa casa da família que fica fora da cidade para substituir um antigo ZTE MF253L (que só pega 3G aqui por limitações das bandas 4G que esse modem suporta - as versões mais novas MF253M e MF253V suportam mais frequências, mas optei pelo Amplimax mesmo). Com o Amplimax com antena interna do modem pegou 4G da Vivo com sinal relativamente bom em 700Mhz (RSRP:99dBm/ RSRQ :-14dB) mas a velocidade é baixa (característica dessa banda somada ao fato de que aparentemente a rede da Vivo está sobregarregada). Em alguns momentos o download chegou a 10Mbps mas normalmente fica na faixa dos 3-5Mbps, possivelmente em função do excesso de usuários.

Já o 4G da Claro pegou em 2600Mhz - apesar do sinal mais fraco (RSRP:112dBm/ RSRQ :-9dB), deu um download muito melhor que a Vivo (~20Mbps).

Só uso essa internet no final de semana, estava usando um Prezão semanal de R$ 14,99 para 3GB/semana (com o ZTE em 3G). Estava usando para navegação básica (evitando usar streaming), e a cada vez que acabava fazia renovação antecipada. Dessa maneira acabava usando 6GB a cada final de semana sem usar streaming (o que dava R$ 30,00 por final de semana, R$ 120,00 por mês para míseros 12GB). Estava levando assim pois como só vinhamos um ou dois finais de semana por mês, dava de boa. Mas com a pandemia estamos vindo todo final de semana, e aí ficou custo fixo de R$ 120,00 mês e por isso estou busacando um plano melhor com valor equivalente.

Vi que por R$ 120,00/mês consigo um plando com uma franquia na faixa de 100GB/mês. Vi que a Vivo tem um plano de 100GB nessa faixa de valor (https://www.vivo.com.br/para-voce/p...-casa/internet/vivo-internet-wifi/modem-e-box), mas como o desempenho é ruim descartei a Vivo.

Estou considerando então o plano de 120GB da Claro (https://www.claro.com.br/internet/movel). Nesse momento estou aguardando a resposta de viabilidade de um provedor local para instalar fibra (acho pouco provável), e se a fibra não for viável (o que é provável) irei com esse plano da Claro e comprarei uma antena de 2600Mhz para melhorar o sinal.

Então, se alguém então tiver alguma dica de antena de 2600Mhz para ligar no Amplimax agradeço (estou considerando essa da Aquário: https://loja.aquario.com.br/antena-parabolica-de-grade-para-telefonia-celular-4g-20-dbi.html).
 
Última edição:
Comprei um modem Amplimax Fit para usar numa casa da família que fica fora da cidade para substituir um antigo ZTE MF253L (que só pega 3G aqui por limitações das bandas 4G que esse modem suporta - as versões mais novas MF253M e MF253V suportam mais frequências, mas optei pelo Amplimax mesmo). Com o Amplimax com antena interna do modem pegou 4G da Vivo com sinal relativamente bom em 700Mhz (RSRP:99dBm/ RSRQ :-14dB) mas a velocidade é baixa (característica dessa banda somada ao fato de que aparentemente a rede da Vivo está sobregarregada). Em alguns momentos o download chegou a 10Mbps mas normalmente fica na faixa dos 3-5Mbps, possivelmente em função do excesso de usuários.

Já o 4G da Claro pegou em 2600Mhz - apesar do sinal mais fraco (RSRP:112dBm/ RSRQ :-9dB), deu um download muito melhor que a Vivo (~20Mbps).

Só uso essa internet no final de semana, estava usando um Prezão semanal de R$ 14,99 para 3GB/semana (com o ZTE em 3G). Estava usando para navegação básica (evitando usar streaming), e a cada vez que acabava fazia renovação antecipada. Dessa maneira acabava usando 6GB a cada final de semana sem usar streaming (o que dava R$ 30,00 por final de semana, R$ 120,00 por mês para míseros 12GB). Estava levando assim pois como só vinhamos um ou dois finais de semana por mês, dava de boa. Mas com a pandemia estamos vindo todo final de semana, e aí ficou custo fixo de R$ 120,00 mês e por isso estou busacando um plano melhor com valor equivalente.

Vi que por R$ 120,00/mês consigo um plando com uma franquia na faixa de 100GB/mês. Vi que a Vivo tem um plano de 100GB nessa faixa de valor (https://www.vivo.com.br/para-voce/p...-casa/internet/vivo-internet-wifi/modem-e-box), mas como o desempenho é ruim descartei a Vivo.

Estou considerando então o plano de 120GB da Claro (https://www.claro.com.br/internet/movel). Nesse momento estou aguardando a resposta de viabilidade de um provedor local para instalar fibra (acho pouco provável), e se a fibra não for viável (o que é provável) irei com esse plano da Claro e comprarei uma antena de 2600Mhz para melhorar o sinal.

Então, se alguém então tiver alguma dica de antena de 2600Mhz para ligar no Amplimax agradeço (estou considerando essa da Aquário: https://loja.aquario.com.br/antena-parabolica-de-grade-para-telefonia-celular-4g-20-dbi.html).
use uma parabólica de banda c com o aplimax.
coloca o mesmo no lugar do lnb apontando para parabólica, vai ser bem melhor do que qual quer antena no estilo espinha de peixe e antena interna.

basicamente faça como esse cara aqui no video:


vc vai conseguir sinal muito bom a KM de distancia da ERB com uma montagem dessa.

questão de operadora, tem nem muito o que pensar, usa a claro msm.
se a rede da vivo esta aparentando estar sobrecarregada na sua região, tem nem o pq cogitar utiliza-la.
 
Estou sofrendo para realizar uma migração de plano na Claro...

Atualmente sou Claro Flex, e estou tentando migrar para Claro Pós.
Fiz o primeiro pedido no dia 29/12/2020 e recebi um e-mail informando o cancelamento no dia seguinte.

Tentei saber o motivo por telefone, mas nenhum atendente soube informar com precisão.
Conforme solicitado, no próprio dia 30/12/2020 fiz um novo pedido, que está até hoje no estado em aprovação.

Como não houve nenhum contato por parte da operadora, resolvi abrir uma reclamação no consumidor.gov.br.
Tudo estava caminhando bem, até o atendente forjar duas tentativas de contato que não ocorreram (disponizei 3 números de operadoras diferentes), e me deixar falando sozinho.

Então, fui pra última tentativa e abri uma reclamação na Anatel.
Recebi um contato no sábado, informando que eu preciso solicitar o cancelamento do Claro Flex, aguardar até o último dia do plano e entrar em contato com o televendas para "tentar" seguir com a ativação do plano.

Parece até que o Flex pertence a uma operadora diferente... Eles não podiam ter feito o cancelamento para mim?

O cancelamento do Flex está agendado para o dia 01, mas já estou imaginando a próxima saga.
O plano promocional que contratei foi retirado do site, e pela forma como as coisas estão caminhando, acho muito pouco provável que procedam com a ativação. Mas vou brigar até o fim!
 
Qual a diferença entre o Amplimax normal e o Fit?

Sendo ambos 4G, pelo que pude pesquisar o Fit não tem conexão para aparelho de telefone (ou seja, apenas internet), enquanto o normal além da internet dá para ligar também um aparelho de telefone normal no modem para fazer ligações de voz pelo chip do modem.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

use uma parabólica de banda c com o aplimax.
coloca o mesmo no lugar do lnb apontando para parabólica, vai ser bem melhor do que qual quer antena no estilo espinha de peixe e antena interna.

basicamente faça como esse cara aqui no video:

vc vai conseguir sinal muito bom a KM de distancia da ERB com uma montagem dessa.

questão de operadora, tem nem muito o que pensar, usa a claro msm.
se a rede da vivo esta aparentando estar sobrecarregada na sua região, tem nem o pq cogitar utiliza-la.

Como mencionei, no local que quero instalar já tem sinal estável porém fraco do 4G da Claro. Ainda assim funciona bem, quero apenas colocar uma antena melhor para subir um pouco o nível por via das dúvidas. Colocar uma parabólica Banca C desse tamanho está fora de cogitação. Acabei comprando mesmo a antena da aquário de 2600 Mhz (com 20dBi), deve ser melhor de que as outras multi-banda de 15dBi. Quando chegar vou instalar e aí reporto aqui a melhora com o uso da antena comparando com a antena interna.
 
Última edição:
Estou sofrendo para realizar uma migração de plano na Claro...

Atualmente sou Claro Flex, e estou tentando migrar para Claro Pós.
Fiz o primeiro pedido no dia 29/12/2020 e recebi um e-mail informando o cancelamento no dia seguinte.

Tentei saber o motivo por telefone, mas nenhum atendente soube informar com precisão.
Conforme solicitado, no próprio dia 30/12/2020 fiz um novo pedido, que está até hoje no estado em aprovação.

Como não houve nenhum contato por parte da operadora, resolvi abrir uma reclamação no consumidor.gov.br.
Tudo estava caminhando bem, até o atendente forjar duas tentativas de contato que não ocorreram (disponizei 3 números de operadoras diferentes), e me deixar falando sozinho.

Então, fui pra última tentativa e abri uma reclamação na Anatel.
Recebi um contato no sábado, informando que eu preciso solicitar o cancelamento do Claro Flex, aguardar até o último dia do plano e entrar em contato com o televendas para "tentar" seguir com a ativação do plano.

Parece até que o Flex pertence a uma operadora diferente... Eles não podiam ter feito o cancelamento para mim?

O cancelamento do Flex está agendado para o dia 01, mas já estou imaginando a próxima saga.
O plano promocional que contratei foi retirado do site, e pela forma como as coisas estão caminhando, acho muito pouco provável que procedam com a ativação. Mas vou brigar até o fim!

Meu amigo, tive uma história bastante parecida.

Cancelei o Flex> Pedi o plano controle Black Friday 15gb por 45(se não me engano)> recusaram no outro dia> Reclamei na Claro e nada> Ouvidoria nada também> Consumidor me ofereceram o mesmo plano com um desconto de 20% mas não ativaram> Reclamei na anatel deixando bem claro que seria minha última tentativa de resolver o problema antes de ir pra justiça processar a claro por má fé, e que além disso, já tinha falado com meu advogado e estava com tudo pronto apenas aguardando o fim do recesso do judiciário para começar o processo, e aí sim resolveram o problema ativando a oferta da Black Friday e com desconto ainda.

Com relação ao Flex, não cancelam, não mexem e não fazem nada nele nem com reza braba, realmente parece até outra operadora.
Eu te recomendaria esperar o cancelamento e já ir ao procon, uma vez que já fez reclamação na anatel e consumidor.
 
boa tarde pessoal. alguém poderia me passar uma informação? Existe algum site ou aplicativo que nos informe quais operadoras e quais as bandas essa operadora trabalha no 4G de uma determinada cidade?
Por exemplo. Sou do RJ-Capital. Utilizo a Claro aqui e gostaria de saber quais as bandas no 4g ela utiliza por aqui.
Obrigado.
 
boa tarde pessoal. alguém poderia me passar uma informação? Existe algum site ou aplicativo que nos informe quais operadoras e quais as bandas essa operadora trabalha no 4G de uma determinada cidade?
Por exemplo. Sou do RJ-Capital. Utilizo a Claro aqui e gostaria de saber quais as bandas no 4g ela utiliza por aqui.
Obrigado.
Tem o Cellmapper (que inclusive dá pra você contribuir com o mapa, é só instalar o app e ir 'andar' por aí), nele o código da claro por exemplo é 724 5.
Tem o Spectrum e (que mostra informações mais detalhadas, só que não é TÃO atualizado assim, visto que as vezes as operadoras 'esquecem' de atualizar as informações).
 
boa tarde pessoal. alguém poderia me passar uma informação? Existe algum site ou aplicativo que nos informe quais operadoras e quais as bandas essa operadora trabalha no 4G de uma determinada cidade?
Por exemplo. Sou do RJ-Capital. Utilizo a Claro aqui e gostaria de saber quais as bandas no 4g ela utiliza por aqui.
Obrigado.
Usa o app da Aquário para localizar as Torres. Não especifica a frequência por tecnologia, mas dá pra ter uma ideia.
 
Alguém aqui já conseguiu que a Vivo, TIM ou Claro fornecesse um eSIM reclamando em algum orgão?

Fui na loja da TIM e Vivo e nenhuma me forneceu o eSIM. A TIM disse que somente umas 3 lojas em toda Bahia tinha isso. A Vivo disse que somente em lojas próprias (aqui é loja credenciada. Infelizmente n tem loja da Claro aqui.
 
Galera, boa noite. Recentemente troquei meu S10 por um iPhone 12 e fiz a troca pro e sim numa loja da claro. Foi super rápido e tranquilo, tenho plano pós.
Mas o relato é sobre o 5G DSS.
No S10 fazia 4CA da banda 1,3,7 e 28 no 4.5G
Dava por volta de 300 MB aqui em Campinas, SP.
Com o 5G em uso que já tem em Campinas, deu velocidades parecidas.
Pra mim ficou parecendo um 4.5G com outro nome. Hahaha
FBE50745-3-AF7-4607-AB96-E8911289665-C.png
 
Galera, boa noite. Recentemente troquei meu S10 por um iPhone 12 e fiz a troca pro e sim numa loja da claro. Foi super rápido e tranquilo, tenho plano pós.
Mas o relato é sobre o 5G DSS.
No S10 fazia 4CA da banda 1,3,7 e 28 no 4.5G
Dava por volta de 300 MB aqui em Campinas, SP.
Com o 5G em uso que já tem em Campinas, deu velocidades parecidas.
Pra mim ficou parecendo um 4.5G com outro nome. Hahaha
FBE50745-3-AF7-4607-AB96-E8911289665-C.png
Mas o 5G DSS é um 4.5G só que outro nome. :coolface:
 
O Voz Wi-Fi da Vivo acaba de cair aqui pra mim. Entrei em contato com uns amigos e nos telefones dele está exatamente igual. O VoLTE funciona, mas o VoWiFi não. Parece q foi em todo o Brasil mesmo!

Eu lembro que a Vivo estaria habilitando os novos Cores IMS já no primeiro semestre de 2021. Será que o momento chegou? rsrs
 
Mas o 5G DSS é um 4.5G só que outro nome. :coolface:
Sim, foi o que pensei... pior é não ter VoLTE... fazer uma ligação e cair de 5G pra 3G hahaha mas isso nem tem o que falar, prioridade 0 por parte da Claro.
 
O Voz Wi-Fi da Vivo acaba de cair aqui pra mim. Entrei em contato com uns amigos e nos telefones dele está exatamente igual. O VoLTE funciona, mas o VoWiFi não. Parece q foi em todo o Brasil mesmo!

Eu lembro que a Vivo estaria habilitando os novos Cores IMS já no primeiro semestre de 2021. Será que o momento chegou? rsrs
Tá meio instável mesmo. Ainda não é pior que o VoWiFi da Claro que funciona quando da na telha.
Ao menos o VoLTE tá afiado aqui na cidade, a Vivo bem que poderia ativar para geral como a TIM fez e demonstrou que o VoLTE funciona perfeitamente em produção.
 
Pra ser sincero, estou ansioso para as linhas da Oi se tornarem VIVO, vai melhorar consideravelmente o sinal aqui em PE, o único ruim é que a provavelmente a VIVO não vai reutilizar as torres da Oi, assim como a Claro fez com a Nextel, desligaram as antenas na cara dura, nem pra fazer um estudo e avaliar quais torres podem ser reaproveitadas e as que podem serem desligadas.
 
Alguém consegue pensar em algo que justifique a TIM estar indo tão mal nas adições de pós pago?

Essa liderança da Claro é previsível por ter ficado tanto tempo atrás da Vivo, que também está indo muito bem. A Oi surpreende com esse resultado.

No caso da TIM, seria a qualidade geral da rede/atendimento ou os planos?

Eu particularmente acho os planos bem ruins.

figura_comentario_926d.png
 
Alguém consegue pensar em algo que justifique a TIM estar indo tão mal nas adições de pós pago?

Essa liderança da Claro é previsível por ter ficado tanto tempo atrás da Vivo, que também está indo muito bem. A Oi surpreende com esse resultado.

No caso da TIM, seria a qualidade geral da rede/atendimento ou os planos?

Eu particularmente acho os planos bem ruins.

figura_comentario_926d.png
Planos ruins e rede bosta? A Claro tem planos MUITO melhores e uma rede superior. O investimento da Claro em 4G avançado com 4x4MIMO e 256QAM em qualquer birosca está se pagando.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo