[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

CARAMBA!
Tive que até que pesquisar sobre esse assunto, nunca tinha ouvido falar desse ocorrido na época. Imagine o prejuízo que não ia dar se acontecesse isso hoje.

Também não tinha noção que ainda existe pessoas com 150Kbps de conexão
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


No Código de Processo Civil (2015) os prazos processuais só valem para dias úteis, até mesmo para multas, conforme doutrina do STJ (https://www.stj.jus.br/sites/portal...e-fazer-deve-ser-contado-em-dias-uteis--.aspx).

Ainda tá acumulando.

Em 2019 eu tratava clientes da GVT, então resolveram colocar clientes da Telefônica/VIVO para nós, devido ao padrão do atendimento ser melhor.

Todos nós ficamos muito surpresos com a desigualdade em São Paulo.

Muitos, mas muitos clientes com velocidades abaixo de 1 Mbps e totalmente se perspectiva de upgrade ou troca de tecnologia, além de 0 concorrência.

Considero vergonhoso por parte da VIVO.

Como um cliente me disse uma vez: "A Telefônica está c@gand0 pra gente!"

Não consigo imaginar uma pessoa usando Speedy até os dias de hoje, considerando o padrão de uso da internet no Brasil, totalmente focado em redes sociais e streaming.
 
Em 2019 eu tratava clientes da GVT, então resolveram colocar clientes da Telefônica/VIVO para nós, devido ao padrão do atendimento ser melhor.

Todos nós ficamos muito surpresos com a desigualdade em São Paulo.

Muitos, mas muitos clientes com velocidades abaixo de 1 Mbps e totalmente se perspectiva de upgrade ou troca de tecnologia, além de 0 concorrência.

Considero vergonhoso por parte da VIVO.

Como um cliente me disse uma vez: "A Telefônica está c@gand0 pra gente!"

Não consigo imaginar uma pessoa usando Speedy até os dias de hoje, considerando o padrão de uso da internet no Brasil, totalmente focado em redes sociais e streaming.
Ter deve ter, mas não é muita gente. 2/3 da internet fixa no Brasil já é fibra, 20% é coaxial (basicamente a Claro), e xDSL é menos de 7%.
 
Aqui em Fortaleza a Oi parou de vender ADSL já tem um bom tempo.

O melhor foi gente entrando na justiça e em ODC para ter Oi Fixo por par metálico kkkkkk.

Povo gosta de sofrer.
 
Porque a alternativa é o WLL deles que deve ser ainda pior, ainda mais agora que a rede móvel que vão usar pra isso não é mais deles.

Aqui não tem WLL.
Ou é SIP ou não tem.

Pessoal não gosta devido depender de internet e energia elétrica para funcionar.
 
Pessoal não gosta devido depender de internet e energia elétrica para funcionar.
basicamente isso e poder usar telefone analógico (pra gente velha importa) são os motivos pra ainda ter cobre.

WLL funciona sem energia (na casa), mas pra usar um telefone "tradicional" teria que botar uma interface GSM, e a Oi que não vai dar, garanto. Vão dar um celular barato e pronto.
 
basicamente isso e poder usar telefone analógico (pra gente velha importa) são os motivos pra ainda ter cobre.

WLL funciona sem energia (na casa), mas pra usar um telefone "tradicional" teria que botar uma interface GSM, e a Oi que não vai dar, garanto. Vão dar um celular barato e pronto.

Não sei como anda a situação no resto do país, mas pelo menos aqui, quando a Oi baixou a normativa proibindo novas vendas, nada mais ocorria na rede cobre.

Nem mesmo manutenção.
Aqui é comum você passar e ver os armários escancarados, destruídos e afiação pendurada nos postes.

A rede cobre da Oi na minha rua é só enfeite, foi cortada ao meio há uns 3 anos.

Nas lojas sequer existia possibilidade de serviços na rede cobre, mesmo se houvesse disponibilidade técnica.

Já em cidades vizinhas continuaram vendendo enquanto ocontecia a instalação da rede em fibra.

Pessoal que quer linha CNPJ tem pavor de SIP kkkkkk. Motivos devem ter.

Meu SIP com a GVT vez ou outra ficava fora.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A propósito, sobre rede.
Contactei a VIVO para informar sobre as falhas da ERB aqui das proximidades.

Pediram endereço e ficaram de avaliar a situação.

Apagão de 15 dias, já deu na paciência. :gabe:
 
Aqui não tem WLL.
Ou é SIP ou não tem.

Pessoal não gosta devido depender de internet e energia elétrica para funcionar.
Aqui na minha cidade, a Oi manda uma cartinha e avisa que o serviço vai ser descontinuado via cabo de cobre, oferecendo como alternativa o WLL.

Já na Vivo não existe isso por ser área autorizada apenas. A Vivo simplesmente avisa que o fixo metálico vai ser descontinuado, mandando buscar outra operadora. Só existe possibilidade de migração pra cliente internet+fixo na fibra. Cliente somente fixo no cobre orientado a seguir seu rumo, rsrs.
 
Aqui na minha cidade, a Oi manda uma cartinha e avisa que o serviço vai ser descontinuado via cabo de cobre, oferecendo como alternativa o WLL.

Já na Vivo não existe isso por ser área autorizada apenas. A Vivo simplesmente avisa que o fixo metálico vai ser descontinuado, mandando buscar outra operadora. Só existe possibilidade de migração pra cliente internet+fixo na fibra. Cliente somente fixo no cobre orientado a seguir seu rumo, rsrs.

Bacana!
Acho importante dar alternativas.

Aqui também é concessão, mas a Oi não deu nenhuma alternativa.

E o pior, quem tinha cobre e fazia migração para fibra, perdia o número do fixo, pois não havia como realizar a migração de número.
Isso em 2020, não sei como está agora.

Ou seja, para quem quer e precisa de telefone fixo, é um perrengue ter que trocar o número.
 
Bacana!
Acho importante dar alternativas.

Aqui também é concessão, mas a Oi não deu nenhuma alternativa.

E o pior, quem tinha cobre e fazia migração para fibra, perdia o número do fixo, pois não havia como realizar a migração de número.
Isso em 2020, não sei como está agora.

Ou seja, para quem quer e precisa de telefone fixo, é um perrengue ter que trocar o número.
Já ouvi falar desse problema na migração da Oi, mas parece que resolveram depois.

Eu era GVT e fui migrado pra Vivo fibra. O número do fixo passou automático pro VoIP da fibra assim que o técnico deu baixa na instalação. Bem tranquilo o processo.
 
Parece que a Claro mexeu na rede e meu celular só se conecta na rede dela automaticamente (pra conectar na Oi, tem que escolhê-la manualmente), em vez de na da Oi.

Antes, mesmo se eu selecionasse a rede da Claro manualmente, depois de um tempo, o celular voltava automaticamente pra Oi.

Fazendo uma busca manual, a rede da Oi ainda está disponível na RMBH. Tenho o plano ilimitado de R$ 99,90.
 
A rede da Oi sumiu aqui em Belém a uns dias, a rede da Claro ficou um caos desde então...

Pelos relatos, as 3 estão com as redes caóticas.
Em Fortaleza está difícil na VIVO, sobretudo para celulares que não fazem CA.

:crycat:
 
Pelos relatos, as 3 estão com as redes caóticas.
Em Fortaleza está difícil na VIVO, sobretudo para celulares que não fazem CA.

:crycat:
Curioso foi que a TIM menteve o ran sharing ligado mesmo depois do desligamento da rede da Oi, tanto que o chip estava priorizando o ran sharing ao invés de conectar na Claro. Uns 3 dias depois do fim da rede da Oi o ran sharing foi desligado também.
 
Em Bauru/SP apareceu no Cellmapper uma nova eNb Claro, aparentemente onde havia uma antena da Oi!

E no Spectrum-e já aparecem entradas de 5g Claro N40 em sites da falecida Oi...
 
Aqui na minha cidade, a Oi manda uma cartinha e avisa que o serviço vai ser descontinuado via cabo de cobre, oferecendo como alternativa o WLL.

Já na Vivo não existe isso por ser área autorizada apenas. A Vivo simplesmente avisa que o fixo metálico vai ser descontinuado, mandando buscar outra operadora. Só existe possibilidade de migração pra cliente internet+fixo na fibra. Cliente somente fixo no cobre orientado a seguir seu rumo, rsrs.
Exceto SP, que a Vivo é concessionária.
E o pior, quem tinha cobre e fazia migração para fibra, perdia o número do fixo, pois não havia como realizar a migração de número.
Isso é ilegal. Não só a Oi tem as obrigações de concessionária, como tem as regras de portabilidade numérica.
E no Spectrum-e já aparecem entradas de 5g Claro N40 em sites da falecida Oi...
Que bom. Por mim saiam enchendo o país de ERB B/n40, já que não tem as restrições de uso da n78 e tem um parque de aparelhos compatíveis grande.
 
Exceto SP, que a Vivo é concessionária.

Isso é ilegal. Não só a Oi tem as obrigações de concessionária, como tem as regras de portabilidade numérica.

Que bom. Por mim saiam enchendo o país de ERB B/n40, já que não tem as restrições de uso da n78 e tem um parque de aparelhos compatíveis grande.
Fora que já pode subir B40 em LTE com AAU depois e so virar o software delas para NR (NSA/SA).
A Vivo andou fazendo isso em várias cidades de MG.
 
Tem espectro suficiente pra operar as duas coisas, inclusive.
Sim, algumas delas são MULTI-RAT , ai faz hibrido por enquanto e daqui a uns anos vira tudo para NR.
Bom que ja compra rede de acesso que atende o futuro.
 
Parece que a Claro mexeu na rede e meu celular só se conecta na rede dela automaticamente (pra conectar na Oi, tem que escolhê-la manualmente), em vez de na da Oi.

Antes, mesmo se eu selecionasse a rede da Claro manualmente, depois de um tempo, o celular voltava automaticamente pra Oi.

Fazendo uma busca manual, a rede da Oi ainda está disponível na RMBH. Tenho o plano ilimitado de R$ 99,90.

Aqui aonde eu moro (Santos/SP) a rede da Oi sumiu tem alguns dias, infelizmente.

Digo infelizmente, pois antes quando conectava o OI no 4g da claro, funcionava bem, agora está instável. Antes chegava a bater 120 de download e 55 de upload. Agora tem situações que não chega a 5 mega

Além disto, a rede 2g da claro é uma porcaria: tenho uma linha oi em motorola (muito, muito) antigo, que uso para fazer ligações e é apenas 2g, e fazer ligações na rede 2g da Claro é impossivel: com 1 minuto a ligação fica metalizada, depois cai. Se eu ligar para um celular vivo sempre cai com 39 segundos. Isso também ocorre em outros celulares quando a rede 2g é usada.

Conclusao: tive que colocar uma linha tim nesse motorola antigo.
 
A rede da Oi sumiu aqui em Belém a uns dias, a rede da Claro ficou um caos desde então...
Acho que é um problema geral. Aqui no RJ, pelo menos na região metropolitana desligaram o 2G da OI recentemente também e a TIM ficou responsável pela rede, que não ta aguentando o tráfego já que a OI tinha mais clientes que a própria TIM mesmo fazendo quinhentos CA. Só vejo uma chuva de reclamação de clientes OI - TIM.

Meu chip da OI ddd 13 ainda conecta na TIM aqui, vamos ver até quando a migração completa rolar.

Aqui aonde eu moro (Santos/SP) a rede da Oi sumiu tem alguns dias, infelizmente.

Digo infelizmente, pois antes quando conectava o OI no 4g da claro, funcionava bem, agora está instável. Antes chegava a bater 120 de download e 55 de upload. Agora tem situações que não chega a 5 mega

Além disto, a rede 2g da claro é uma porcaria: tenho uma linha oi em motorola (muito, muito) antigo, que uso para fazer ligações e é apenas 2g, e fazer ligações na rede 2g da Claro é impossivel: com 1 minuto a ligação fica metalizada, depois cai. Se eu ligar para um celular vivo sempre cai com 39 segundos. Isso também ocorre em outros celulares quando a rede 2g é usada.

Conclusao: tive que colocar uma linha tim nesse motorola antigo.
Em Santos as melhores redes é Vivo > TIM > Claro > OI

Falo por experiência própria (bairro gonzaga). A OI eu passava uma raiva terrível, 4G que pegava em poucos lugares, 3G e 2G não tinha diferença, acho que meteram link de 100kbps no 3G.
Tim tem uma boa cobertura em geral, velocidade padrão.
Vivo tem a melhor cobertura e a melhor velocidade na minha opinião. (180mb fazendo só 2CA)
Claro tem uma cobertura razoável, mas a velocidade era sempre inconstante.

No verão a sobrecarga na rede é bem maior (dezembro-janeiro) devido aos turistas, fica quase impossível usar na orla da praia. A TIM me deixou na mão quando precisei chamar um uber, pois tinha sinal mas não trafegava.
 
Aqui aonde eu moro (Santos/SP) a rede da Oi sumiu tem alguns dias, infelizmente.

Digo infelizmente, pois antes quando conectava o OI no 4g da claro, funcionava bem, agora está instável. Antes chegava a bater 120 de download e 55 de upload. Agora tem situações que não chega a 5 mega

Além disto, a rede 2g da claro é uma porcaria: tenho uma linha oi em motorola (muito, muito) antigo, que uso para fazer ligações e é apenas 2g, e fazer ligações na rede 2g da Claro é impossivel: com 1 minuto a ligação fica metalizada, depois cai. Se eu ligar para um celular vivo sempre cai com 39 segundos. Isso também ocorre em outros celulares quando a rede 2g é usada.

Conclusao: tive que colocar uma linha tim nesse motorola antigo.
As ligações na Claro são complicadas, mesmo. Nem codec HD têm (não o VoLTE - que também não tem direito - mas o AMR-WB).

Entretanto, ao menos aqui na minha região, as chamadas e Internet da Oi eram uma tristeza e teste pra cardíaco.

Vez ou outra, até conseguia uma antena com boa velocidade e qualidade de ligação em BH.

Por ora, minhas únicas reclamações da Claro são os trocentos SMS que recebo deles diariamente, tentando forçar a portabilidade pra eu perder o plano ilimitado, e os buracos que eles têm na cobertura (a Oi também não era nenhuma referência nisso).

Por isso, mantenho um Vivo Easy como linha alternativa.
 
Em Santos as melhores redes é Vivo > TIM > Claro > OI

Falo por experiência própria (bairro gonzaga). A OI eu passava uma raiva terrível, 4G que pegava em poucos lugares, 3G e 2G não tinha diferença, acho que meteram link de 100kbps no 3G.
Tim tem uma boa cobertura em geral, velocidade padrão.
Vivo tem a melhor cobertura e a melhor velocidade na minha opinião. (180mb fazendo só 2CA)
Claro tem uma cobertura razoável, mas a velocidade era sempre inconstante.

No verão a sobrecarga na rede é bem maior (dezembro-janeiro) devido aos turistas, fica quase impossível usar na orla da praia. A TIM me deixou na mão quando precisei chamar um uber, pois tinha sinal mas não trafegava.
Então, eu moro no gonzaga, para mim a vivo é a pior em termos de velocidade, o 4g da vivo consegue ser pior que o 3g da oi. Aqui aonde moro, mesmo com 4 barras de sinal, maioria das vezes chega menos de 2mb, e nunca chega mais de 6mb. Tem horario do dia que chega menos de 1mb. Detalhe que eu moro perto da antena, vejo a antena da janela de casa. Ao ar livre em outros bairros, funciona bem, mas o máximo que atingi foi 70mb com a vivo. Já aconteceu várias vezes de a vivo me deixar na mão, simplesmente sem sinal

O chip oi na rede da Oi atingia 10mb no 4g, e uns 3mb no 3g, mas na rede Claro chega 120mb e 55mb, embora esteja bem instável desde o momento que a rede oi sumiu. A rede Claro funciona até no subsolo do predio.

Tive tim muitos anos, era bem melhor que a vivo, porém atualmente está muito mais cara que as outras (tinha o beta, pagava 60 reais em 10gb, enquanto a Vivo está me cobrando 18 reais em 20gb no controle)

De toda forma por via das dúvidas passei meu oi 13 pra controle de 100gb e peguei uma linha oi com ddd 11 pois virará tim.

EDIT: Veja um teste que fiz agora a pouco (20 minutos atras) com a vivo

8766292695.png
 
Última edição:
Vivo neste momento:

8766327840.png


É a vivo atendendo os desejos dos clientes por uma conexão 4g simetrica:coolface:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Claro nesse momento 🥲
HFYUJiv.jpg
Caramba, vc conseguiu uma velocidade menor que a minha
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo