[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

A Claro não tá tão preocupada por enquanto, mas eventualmente vão ter que ativar VoLTE/VoNR. Algum dia a Claro vai acabar querendo desligar o 3G dela pra ocupar os preciosos 5MHz de espectro, e CSFB pra GSM é uma experiência bem bosta.
Mesmo com todo o espectro que eles pegaram da Nextel?
 
O VoNR já é incorporado por padrão no 5G ou vai ser a mesma bagunça do VoLTE?
É a mesma bagunça. Assim como o 4G, o 5G é focado em dados e o VoNR é só um paliativo pra tentar suprir a demanda por ligações enquanto existe, mas isso tende a acabar. Com a virtualização da linha prometida pelo 5G, as operadoras irão cada vez mais se desprender de funcionalidades ultrapassadas como SMS/RCSs e ligações pra reduzir os custos.

Ofertas como o WhatsApp devem justamente aumentar por isso.
 
O botão mágico se chama "supervisor".

Pra mim ocorreu a mesma coisa, mas foi pelo simples fato de no dia da portabilidade sempre ocorre as 08:00 e só foi concluida as 12h05 e quando não tinha internet mas fazia as chamadas normalmente pra voltar a internet simplesmente fui em reclamar e internet lenta e voltou a internet...mas sobre o CPF pra mim foi que tinha que esperar concluir a portabilidade...eu tbm nem conseguia entrar ou cadastrar o cpf a minha linha lá no meu claro...era a portabilidade...e sei que se a internet estiver lenta, nem precisa ligar, basta ir no menu reclamar internet, internet lenta e clicar no nao resolvido...eles atualizam a linha na hora...sinal some e o 4g some tbm...ai volta mais rapido.
 
A Claro não tá tão preocupada por enquanto, mas eventualmente vão ter que ativar VoLTE/VoNR. Algum dia a Claro vai acabar querendo desligar o 3G dela pra ocupar os preciosos 5MHz de espectro, e CSFB pra GSM é uma experiência bem bosta.
Imagina estarmos em plenos 2027 com o 5Gnr bombando nos grandes centros e a Claro ainda tendo cs fall back para GSM...
 
É a mesma bagunça. Assim como o 4G, o 5G é focado em dados e o VoNR é só um paliativo pra tentar suprir a demanda por ligações enquanto existe, mas isso tende a acabar. Com a virtualização da linha prometida pelo 5G, as operadoras irão cada vez mais se desprender de funcionalidades ultrapassadas como SMS/RCSs e ligações pra reduzir os custos.

Ofertas como o WhatsApp devem justamente aumentar por isso.
Imagina estarmos em plenos 2027 com o 5Gnr bombando nos grandes centros e a Claro ainda tendo cs fall back para GSM...
Pelo menos aqui em PE é bom a Claro não habilitar o VoLTE nem tão cedo, o sinal 4G deles é o pior do estado e até a B28 tem um sinal ruim comparado com o das outras operadoras
imagina a quantidade de reclamação que ia surgir após a ativação do VoLTE, já que vai ficar instável pra caramba B28 caindo pro 3G o tempo todo
 
Pelo menos aqui em PE é bom a Claro não habilitar o VoLTE nem tão cedo, o sinal 4G deles é o pior do estado e até a B28 tem um sinal ruim comparado com o das outras operadoras
imagina a quantidade de reclamação que ia surgir após a ativação do VoLTE, já que vai ficar instável pra caramba B28 caindo pro 3G o tempo todo
Aqui em Belém a mesma coisa... B7 e B3 são fracos, mas a velocidade é a maior... Nunca consegui a B3 da Claro indoor, mas da Oi e da Vivo seguram bem. Alias, eu não sei como o sinal da Oi consegue ser tão forte e tão ruim ao mesmo tempo... Acho que os equipamentos de algumas ERBs aqui estão muito mal configurados ou algo assim.
 
Última edição:
Pelo menos aqui em PE é bom a Claro não habilitar o VoLTE nem tão cedo, o sinal 4G deles é o pior do estado e até a B28 tem um sinal ruim comparado com o das outras operadoras
imagina a quantidade de reclamação que ia surgir após a ativação do VoLTE, já que vai ficar instável pra caramba B28 caindo pro 3G o tempo todo
Aqui em Belém a mesma coisa... B7 e B3 são fracos, mas a velocidade é a maior... Nunca consegui a B3 da Claro indoor, mas da Oi e da Vivo seguram bem. Alias, eu não sei como o sinal da Oi consegue ser tão forte e tão ruim ao mesmo tempo... Acho que os equipamentos de algumas ERBs aqui estão muito mal configurados ou algo assim.
A Claro adora diminuir a potência da ERBS, principalmente da B28 e isso é de forma geral em todo o país. Realmente NÃO tem comparação com as outras operadoras.
 
A Claro adora diminuir a potência da ERBS, principalmente da B28 e isso é de forma geral em todo o país. Realmente NÃO tem comparação com as outras operadoras.
Não sei se isso é bom ou não... Talvez evite a poluição do espectro...(?) Apesar de ter uma ERB da Vivo com B7 a 300 metros de casa com visada quase direta, eu nunca consegui mais que 60Mb na madrugada, enquanto consigo 90Mb em uma EBR da Claro a quase 500 metros com obstáculos... Enquanto na Oi com o sinal gritando na B3, aparece tanta ERB que eu acredito que uma cancela a outra e a internet fica uma porcaria no final das contas.
 
Não sei se isso é bom ou não... Talvez evite a poluição do espectro...(?) Apesar de ter uma ERB da Vivo com B7 a 300 metros de casa com visada quase direta, eu nunca consegui mais que 60Mb na madrugada, enquanto consigo 90Mb em uma EBR da Claro a quase 500 metros com obstáculos... Enquanto na Oi com o sinal gritando na B3, aparece tanta ERB que eu acredito que uma cancela a outra e a internet fica uma porcaria no final das contas.
Poluição do espectro?
claro que não, pelo menos as operadoras de telefonia usam suas frequência dentro da legalidade, respeitando a faixa de frequência de cada uma delas.

O seu problema com a torre da vivo que é visada direto pra sua casa talvez tenha a ver com a posição dos elementos da antena, eu mesmo moro há 300 metros de um torre da TIM, Claro e Oi
a TIM é a única que fica sem sinal aqui em casa pq os elementos da torre da TIM estão apontados para a zona rural da cidade, né a toa que a é única que funciona quando estou na estrada, mas dentro de casa..

a Oi quase nunca tem uma velocidade alta no 4G, eu descarto essa questão da poluição do espectro e prefiro acreditar que o problema é a infra vagabunda das operadoras.
 
Essa questão de tá fazendo CA ativo o tempo todo é algo bem curioso. Na TIM uma parte da cidade fica fazendo CA todo tempo, mesmo idle. Já em outra só quando usa dados e é a mesma operadora na mesma cidade.
também percebi isso, acho que depende do modelo do celular ou a configuracao da operadora, no samsung a71 só entra o 4g+ quando realmente necessita bastante da rede isso na claro, queria testar na vivo e tim para ver
 
também percebi isso, acho que depende do modelo do celular ou a configuracao da operadora, no samsung a71 só entra o 4g+ quando realmente necessita bastante da rede isso na claro, queria testar na vivo e tim para ver
na vivo se vc olhar os stories do Instagram na ativa o 4g+, as vezes até baixando uma foto na whats já ativa também.
 

Agora vejo futuro nas virtuais.
Usar duas redes será um grande diferencial.
Acho que MVNO só será vantagem quando puderem formatar os próprios planos... Até agora todas estão limitadas e as ofertas são praticamente idênticas em todas elas... Não vale a pena pegar um plano em uma MVNO usando a rede da TIM, quando eu posso pegar um plano na própria TIM por um preço mais interessante. Talvez a questão do atendimento seja um diferencial, mas tá faltando mais liberdade pra cada empresa competir.
 
Última edição:
Acho que NVMO só será vantagem quando puderem formatar os próprios planos... Até agora todas estão limitadas e as ofertas são praticamente idênticas em todas elas... Não vale a pena pegar um plano em uma NVMO usando a rede da TIM, quando eu posso pegar um plano na própria TIM por um preço mais interessante. Talvez a questão do atendimento seja um diferencial, mas tá faltando mais liberdade pra cada empresa competir.
Usar duas redes é uma grande vantagem frente às tradicionais. Até hoje isso não é possível, por isso não temos nada novo
 
Usar duas redes é uma grande vantagem frente às tradicionais. Até hoje isso não é possível, por isso não temos nada novo
Os acordos de ran sharing não são algo desse tipo? Cliente de uma usando a rede de outra operadora? Talvez no futuro até seja possível essa questão de roaming entre operadoras com acordos, não teria a dependência de possuir determinada frequência para fazer um acordo de roaming... Vamos ver.
 
Ansioso pra ser um dos Beta tester do 5G da Tim.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém aí sabe os modelos de equipamentos homologados pela Anatel para isso?
 
Ansioso pra ser um dos Beta tester do 5G da Tim.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém aí sabe os modelos de equipamentos homologados pela Anatel para isso?
Huawei homologou alguns modems esses tempos. https://insiraficha.com/2020/09/13/os-modems-5g-da-huawei-e-um-lte/
 
Teste da OI 4G, testado em um REDMI 6 com sinal no MÁXIMO.

Nas proximidades da Rodoviaria de Taguatinga-DF
6665723829.png


A velocidade se mantem praticamente a mesma em toda a cidade de Brasília.
 
Teste da OI 4G, testado em um REDMI 6 com sinal no MÁXIMO.

Nas proximidades da Rodoviaria de Taguatinga-DF
6665723829.png


A velocidade se mantem praticamente a mesma em toda a cidade de Brasília.
Pra quem faz live na rua esse upload tá legal kk
Quase a mesma coisa aqui
6676134359.png

Mesma torre de madrugada, na hora que a qualidade do sinal melhora: 😤
6659844812.png


Tudo aí surpreende: latência, upload e download
Acho que a Oi tem um servidor no Speedtest em Brasília, deve ser por isso esse ping baixo.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo