Aqui em casa fiz um teste indoor e deu exatamente isso![]()
5G da TIM
Dentro do ônibus na rua José Higino (Tijuca, Rio de Janeiro)
Será que vale também pra testar 4G sem consumo de franquia?Não sei se já comentaram...
A ANATEL lançou o app EAQ para teste de velocidade e mapeamento das áreas de sombra da rede 5G.
O aplicativo não consome a franquia de dados, segundo a matéria do Teletime News.
Segundo a ANATEL, um teste de velocidade da rede 5G pode consumir até mais de 1GB de dados.
![]()
Anatel irá fiscalizar redes 5G das operadoras por meio de aplicativo
Ferramenta chamada EAQ será um mapa com "áreas de sombra”, onde mostrará a qualidade do sinal. App já pode ser baixado pelos usuários,www.minhaoperadora.com.br
Bem interessante para os viciados em testes de velocidade.
![]()
Será que vale também pra testar 4G sem consumo de franquia?
Upload Baixo é um problema do TDD não tem o que fazer a respeito isso ocorre até nas operadoras lá fora que usam frequencias TDD para 4G/5G
Olha ai @Thominex teste na orla, acredito que ambos foram 5G NSA melhorou exageradamente desde o ultimo teste que postei aqui.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Só o upload que esqueceram de igualar heheheh.
O que seria o TDD?Upload Baixo é um problema do TDD não tem o que fazer a respeito isso ocorre até nas operadoras lá fora que usam frequencias TDD para 4G/5G
cara ve esse video aqui:O que seria o TDD?
A TIM também habilitou o SMS via IMS por conta da obrigação do 5G.A Tim? Duvido! Manda uma captura de tela
Aqui uso e-sim e também só recebo voz na vivo pelo IMS.A TIM também habilitou o SMS via IMS por conta da obrigação do 5G.
Como eu havia dito, o 5G SA exige o VoLTE para ligações e, para mensagens, é necessário o SMS via NAS ou via IMS. Possivelmente as operadoras viram que compensava mais investir em algo mais future-proof e optaram pelo IMS, que tem melhorias grandes.
A TIM liberou a o SMSoIMS no iOS por volta beta 3 ou 4 se n me engano (e trouxe as chamadas de emergência via LTE também).
Já na Vivo o SMS over IP está sendo limitado somente a clientes com o chip 5G (afinal são os q mais precisam do recurso) e, por enquanto, somente para Android. No caso do iPhone, a Vivo ainda precisa liberar o acesso no perfil, algo que deve acontecer quando a Apple liberar o 5G SA para o iOS brasileiro.
![]()
Ainda não passei pela orla nesses últimos dias, mas farei um teste assim que passar por lá.
Olha ai @Thominex teste na orla, acredito que ambos foram 5G NSA melhorou exageradamente desde o ultimo teste que postei aqui.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Só o upload que esqueceram de igualar heheheh.
Divisão por tempo... É alocado um slot de tempo... Ora transmitindo, ora recebendo.O que seria o TDD?
Mas essa parte que eu não entendi.A TIM também habilitou o SMS via IMS por conta da obrigação do 5G.
Como eu havia dito, o 5G SA exige o VoLTE para ligações e, para mensagens, é necessário o SMS via NAS ou via IMS. Possivelmente as operadoras viram que compensava mais investir em algo mais future-proof e optaram pelo IMS, que tem melhorias grandes.
A TIM liberou a o SMSoIMS no iOS por volta beta 3 ou 4 se n me engano (e trouxe as chamadas de emergência via LTE também).
![]()
Quanto a isso, na sentença que eles foram condenados a Justiça determina que eles ativem o SMS via IMS pra mim também. Caso você tenha lido no site do tribunal, tá inclusive escrito isso na tutela de urgênciaJá na Vivo o SMS over IP está sendo limitado somente a clientes com o chip 5G (afinal são os q mais precisam do recurso) e, por enquanto, somente para Android. No caso do iPhone, a Vivo ainda precisa liberar o acesso no perfil, algo que deve acontecer quando a Apple liberar o 5G SA para o iOS brasileiro.
Aqui em Blumenau SC também não tem banda 7 da Tim em suas próprias antenas por ja existir uma rede ran sharing aqui provida pela vivo, não sei se deve ser por motivos de interferência etc..Bom dia. Estou testando um chip da TIM aqui na região (Campinas/SP) e tenho reparado que nas cidades onde tenho ido (Sumaré, Hortolândia, Nova Odessa, Americana) a maior parte do tempo a TIM fica conectada na banda 3 ou 28. Vejo poucas vezes conectar na banda 7. A maioria das ERBS mapeadas no CellMapper consta B3 e B28.
É preguiça da TIM ou ela não pode habilitar em todas as ERBs?
Fiz uns testes com o EAQ e posso dizer que ele não é confiável. A velocidade varia muito, muito mesmo. Muitas vezes o teste não inicia, entre outros.
Pelo menos na rede 4G, a claro aparentemente não gerou nenhum consumo de dados. A vivo consumiu.
Não testei na tim (hoje), mas garanto que não consome. Pois já fiquei brincando com pacote de publicidade de 50mb, fazendo diversos testes.
![]()
![]()
![]()
![]()
Na Claro, fiz 5 testes no EAQ. Nenhum deles passou dos 50 Mbps. No Speedtest, sempre acima dos 50 Mbps e no Fast.com também.
Fiz o teste aqui e infelizmente também consumiu dados no meu Easy.Fiz uns testes com o EAQ e posso dizer que ele não é confiável. A velocidade varia muito, muito mesmo. Muitas vezes o teste não inicia, entre outros.
Pelo menos na rede 4G, a claro aparentemente não gerou nenhum consumo de dados. A vivo consumiu.
Não testei na tim (hoje), mas garanto que não consome. Pois já fiquei brincando com pacote de publicidade de 50mb, fazendo diversos testes.
![]()
![]()
![]()
![]()
Na Claro, fiz 5 testes no EAQ. Nenhum deles passou dos 50 Mbps. No Speedtest, sempre acima dos 50 Mbps e no Fast.com também.
Carai... agregou 5CA aí?5G da TIM chegou:
![]()