[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Pessoal, sou novo aqui, obrigado por me aceitarem. Recentemente comprei um modem roteador Cat12 que agrega bandas 4g. Minha curiosidade é saber as diferenças de frequências 5mhz, 10mhz, 20mhz de cada banda, isso tem a ver com o que? Capacidade de fluxo de dados? Potência de alcance de sinal? Ou o que?
 
Pessoal, sou novo aqui, obrigado por me aceitarem. Recentemente comprei um modem roteador Cat12 que agrega bandas 4g. Minha curiosidade é saber as diferenças de frequências 5mhz, 10mhz, 20mhz de cada banda, isso tem a ver com o que? Capacidade de fluxo de dados? Potência de alcance de sinal? Ou o que?
Pense que esses números são como a "largura da rodovia".

Outro exemplo mais técnico que posso citar é a banda 28, esta tem 10Mhz pra download + 10Mhz pra upload. Suponha que uma operadora tenha o download iniciado em 700Mhz, logo essa "estrada" vai até 710Mhz.

Na teoria quanto mais banda, mais velocidade e mais clientes pendurados. Mas a realidade é outra, pois inúmeros outros fatores são decisivos em uma situação real.
 
Boa noite! Acompanhei o tópico e não vi ninguém mencionar um problema que estou enfrentando aqui na minha cidade, Chapecó-SC.

Backstory: Uso TIM e Vivo num Note20 Ultra 5G rodando o Android 11 (nunca quis atualizar por receio de brickar apps), TIM por chip físico desde sempre, e o Vivo é um plano Easy que comecei a usar desde ano passado por eSIM (foi uma novela para portar um número antigo que eu tinha da TIM Beta para a Vivo e depois mudar ele para o plano Easy e pra completar, conseguir ele em formato de eSIM, foram uns 6 meses de vai e vem até finalizar tudo, mas é conversa para outro dia).

Recentemente, coisa de 1 ou 2 meses a Vivo e a TIM instalaram as ERBs de NR n78, entretanto, nenhuma das duas entrou o sinal automaticamente no meu aparelho.
Ao entrar no NetMonster eu vejo em ambos os chips quando estão ativados para dados a informação de NSA disponível mas desconectado (print anexo);

Em ambos os chips acontece o mesmo problema. Agora vamos aos fatos. Meses atrás eu estive em Belo Horizonte e lá consegui conectar o 5G da Vivo normalmente mas da TIM não funcionou em nenhum momento. Ao fazer um speedtest do 5G da Vivo na época, recebi cerca de 50mbps... Ao olhar no *#0011# percebi que não era nada além do DSS mesmo (lembro de estar conectado NR banda 1, 3 ou 7. Em resumo, todas as vezes que recebi sinal 5G da Vivo mesmo em BH, foi do modelo DSS, onde apenas as portadoras padrão do LTE estavam em uso, nunca da n78. E como na minha cidade foi ativada apenas a n78, obviamente, meu aparelho não conecta (isso falando ainda da Vivo). Da TIM eu não faço ideia o que pode ser, pois nunca conectou à rede NR nele até hoje.

Mais uma backstory: O VoLTE da TIM foi outra coisa que sofri para ter, eu via todos os aparelhos de amigos ao meu lado com a funcionalidade ativada, e o meu nada, toda ligação que eu fazia dropava a rede para 3G, fui usando assim por muito tempo até que um dia me irritou pois eu estava num lugar que tinha apenas cobertura da banda 28 e ao tentar fazer ligação, o sinal morria e não completava a ligação, mesmo a b 28 estando funcional. Fiz uma reclamação na TIM, falaram que "não tinha nada de errado na linha, que o VoLTE já estava ativado e que não tinha nada que podia ser feito, e desligaram... e o VoLTE surgiu sozinho um ou dois dias depois.


Eu me fiz de usuário médio e resolvi entrar em contato com a Samsung para ver o que me diriam para fazer (já que o problema afeta ambas as linhas). Os atendentes da Samsung pediram para fazer restauração de fábrica das redes móveis, fiz, não mudou nada o problema, continuou igualzinho e pra piorar, apagou todas as wi-fi salvas do aparelho. Ainda bem que a samsung cloud faz backup disso, prontamente restaurei o backup das configurações depois e voltou como estava, sem danos maiores. rsssss

A pergunta é: de quem é a culpa neste caso? Com a experiência dos srs, alguém já passou por isso? Devo atacar a operadora ou o aparelho celular?


7775bbQ.jpg
 
Devo atacar a operadora ou o aparelho celular?

Não testou ao menos o chip da TIM (que por ser físico é mais fácil de ir trocando) em outros aparelhos? Se nos outros aparelhos funcionar, sinal que é algo com o S20 Ultra. Outra coisa estranha é o VoLTE da TIM não ter aparecido de forma automática, mais um indício que pode ter algo de errado com o S20 Ultra. Fez reset nele?
 
rodando o Android 11
Será que o problema não tá aqui? Essa geração de 2020 da Samsung não tinha 5G "nativo" e usava um módulo separado, que talvez precisasse de atualização. De qualquer forma, como disse o C9H13NO3, o melhor seria testar esse chip físico da TIM em outro aparelho 5G (de preferência atualizado) pra ter certeza se o problema tá no Note 20.
 
Não testou ao menos o chip da TIM (que por ser físico é mais fácil de ir trocando) em outros aparelhos? Se nos outros aparelhos funcionar, sinal que é algo com o S20 Ultra. Outra coisa estranha é o VoLTE da TIM não ter aparecido de forma automática, mais um indício que pode ter algo de errado com o S20 Ultra. Fez reset nele?

Não testei ainda, os outros aparelhos que tenho ao alcance aqui nenhum tem 5G... Vou tentar pegar algum emprestado nos próximos dias para sanar a dúvida.
Sobre o VoLTE, eu sentia falta disso antes de comprar o Note20, ainda no S7, mas nunca fui atrás de resolver, porém quando reclamei com a operadora (muitos meses depois que já estava com o Note20), eles fizeram alguma coisa que fez o VoLTE aparecer, então não acredito que isso seja problema do celular em si. Quando ativei o eSIM da Vivo, depois disso tudo também, o VoLTE da vivo entrou sozinho.
Não fiz Reset completo nele, apenas o reset da parte de rede móvel. Provavelmente antes de eu pensar em fazer isso, vou dar uma chance para atualizar o Android que é uma operação menos invasiva do que o reset geral, isso se eu confirmar que o chip funcionar a rede em outro aparelho, né.

Será que o problema não tá aqui? Essa geração de 2020 da Samsung não tinha 5G "nativo" e usava um módulo separado, que talvez precisasse de atualização. De qualquer forma, como disse o C9H13NO3, o melhor seria testar esse chip físico da TIM em outro aparelho 5G (de preferência atualizado) pra ter certeza se o problema tá no Note 20.

Interessante saber desta limitação, e sim, vou testar isso nos próximos dias e retorno aqui no fórum assim que tiver novidades.
Grato pela atenção por enquanto.
 
cara aqui acontece algo estranho tambem , tenho o 23 ultra e tenho que reinicia lo quase todo dia pra subir o 5g nsa , no 22 ultra com esim nao acontecia , ja fui na tim troquei o esim pra 5g e nada, mas em compensaçao quando eu coloco chip "normal" pega de boa , troco a rede pra somente 5g e lte ,resetando as confs, mas nada so reiniciando mesmo
 
vou dar uma chance para atualizar o Android
No caso do iPhone, a cada atualização de software, a Apple também costuma atualizar os perfis das operadoras. Tanto é que levou um tempo para o perfil da TIM no iOS passar a suportar 5G SA, por exemplo.

Se no Android for parecido, como você não atualizou, pode estar aí o motivo para não estar tendo acesso ao 5G.
 
Não testei ainda, os outros aparelhos que tenho ao alcance aqui nenhum tem 5G... Vou tentar pegar algum emprestado nos próximos dias para sanar a dúvida.
Sobre o VoLTE, eu sentia falta disso antes de comprar o Note20, ainda no S7, mas nunca fui atrás de resolver, porém quando reclamei com a operadora (muitos meses depois que já estava com o Note20), eles fizeram alguma coisa que fez o VoLTE aparecer, então não acredito que isso seja problema do celular em si. Quando ativei o eSIM da Vivo, depois disso tudo também, o VoLTE da vivo entrou sozinho.
Não fiz Reset completo nele, apenas o reset da parte de rede móvel. Provavelmente antes de eu pensar em fazer isso, vou dar uma chance para atualizar o Android que é uma operação menos invasiva do que o reset geral, isso se eu confirmar que o chip funcionar a rede em outro aparelho, né.



Interessante saber desta limitação, e sim, vou testar isso nos próximos dias e retorno aqui no fórum assim que tiver novidades.
Grato pela atenção por enquanto.
Vou fazer um adendo sobre a Vivo.: aqui onde moro existem algumas poucas ERBs que estão instaladas há mais de 6 meses, e continuam marcando como NSA Disconected. Obs: tenho Vivo Easy, que funciona perfeitamente o NSA na cidade, apenas duas ERBs não conectam.

Off topic: @C9H13NO3 que nickname criativo e contextualizado kkkkkk!
 
E parece que a novela da torre desativada da oi que a claro herdou chegou ao fim, foi o prefeito e algumas pessoas reclamarem que ativaram a torre rapidinho, no caso hoje começou a transmitir o sinal dela, não ativaram ainda os equipamentos 4g em 850mhz, mas deram um up no 3g que é em 2100mhz, q antes n passava de 8/9 megas e agora chega até 15/16...

Creio que em alguns dias eles ativem a frequência do 4g tbm... Mas pelo menos agora não fica oscilando sinal, que fica cheio e a bateria do celular agradece!!!!

EDIT: Ativaram o 4g, indoor a frequência de 850 nem chega oscilar, talvez com isso a claro achou a solução do problema dela de cair pro h+ qd entra em ambientes fechados, agora segura o 4g com essa frequência ativada, a velocidade é uns 40/50 megas.
 
Última edição:
A Claro aparentemente abriu a porteira do VoLTE para planos pós!

Aqui no DDD 14 está funcionando fazem 2 dias.

Há relatos do VoLTE ativo em outros DDD do país.
Plano controle da Claro aqui continua sem VoLTE. Enquanto isso, VoLTE e VoWifi funcionando perfeitamente no Vivo Easy...
 
Boa tarde, alguém têm idéia de como fazer funcionar o VoLTE em aparelho POCO F3(Xiaomi) ?
 
A Claro finalmente deu um passo gigante no eSIM: no novo iOS 17.2, assim que inserir um SIM Card comum, o próprio iOS dará a possibilidade de converter para eSIM, direto das configs do sistema, sem app ou coisas do tipo.

Também está no carrier bundle a possibilidade de transferir o eSIM da Claro para outros iPhones usando o Bluetooth.

Vivo e TIM seguem sem a função até o último beta 2 do iOS 17.2.

Isso deverá reduzir bastante as dificuldades do eSIM no BR. Finalmente as operadoras daqui do BR começaram a investir de vdd no eSIM.
 
A Claro finalmente deu um passo gigante no eSIM: no novo iOS 17.2, assim que inserir um SIM Card comum, o próprio iOS dará a possibilidade de converter para eSIM, direto das configs do sistema, sem app ou coisas do tipo.

Também está no carrier bundle a possibilidade de transferir o eSIM da Claro para outros iPhones usando o Bluetooth.

Vivo e TIM seguem sem a função até o último beta 2 do iOS 17.2.

Isso deverá reduzir bastante as dificuldades do eSIM no BR. Finalmente as operadoras daqui do BR começaram a investir de vdd no eSIM.
Agora falta a Claro abrir o VoLTE/VoWIFI para a base controle.
E ter opção de Aprovisionamento 5G SA na maioria dos planos pós, não somente em plano específico.
 
Resolvi ativar o Test Drive da TIM depois de quase um ano fora da operadora.

O processo de ativação foi simples, no entanto, o eSIM ficava apenas como não aprovisionado e apenas em chamadas de emergência. Levou aproximadamente uma hora e meia para a linha passar a funcionar.

Dias atrás eu mencionei o "sumiço" do 2G da TIM. Agora eu pude testar e realmente a TIM está usando o 2G da Vivo na minha cidade em razão do RAN sharing entre as duas.
 
Resolvi ativar o Test Drive da TIM depois de quase um ano fora da operadora.

O processo de ativação foi simples, no entanto, o eSIM ficava apenas como não aprovisionado e apenas em chamadas de emergência. Levou aproximadamente uma hora e meia para a linha passar a funcionar.

Dias atrás eu mencionei o "sumiço" do 2G da TIM. Agora eu pude testar e realmente a TIM está usando o 2G da Vivo na minha cidade em razão do RAN sharing entre as duas.
Acabei de realizar o teste aqui, cidade de 450mil habitantes. A rede 2G da Vivo foi desligada, apenas rede 2G da Tim
 
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Agora falta a Claro abrir o VoLTE/VoWIFI para a base controle.
Opinião de um mero espectador médio sobre o assunto: Acho que Claro não vai liberar o VoLTE mais em fases nessa altura do campeonato (até porque não faz mais sentido); vai ser universal, todo o país e toda a base de clientes, como deveria ser. Mas é bem possível também que eles só liberem o VoLTE na véspera do desligamento do 3G e devolução dos 850 MHz. Torço pra estar errado e topo ser cobrado mas acho que existe essa possibilidade...
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo