• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Como está o serviço 5G/4G da Claro pela Zona Norte??
Comprei um chip da Claro pra testar e tô gostando bastante. Aonde vou funciona o 5G, rápido e sem travamentos. Na Vivo, usando o 4G, quando eu enviava uma mensagem no WhatsApp demorava alguns segundos até aparecer aquele risquinho do lado. Já na Claro vai praticamente de imediato. Isso tô falando da Zona Norte. Queria testar a TIM na ZN também. Ainda não comprei o chip dela, mas tô sabendo que ela tem cobertura do 5G em toda a ZN do Rio também.
 
Alguém sabe o que acontece com o e-sim quando a gente restaura o celular pras configurações de fábrica?
Pergunto especificadamente no caso dos Galaxy. Depois da restauração o e-sim continua ou é necessário ativar novamente na operadora?
 
Falou em um ponto forte. Se realmente os serviços 4g fosse bom não tinham esse desespero no 5g. Pior que agora as operadoras vão esquecer o 4g e focar no 5g. Desesperadamente querendo entregar um serviço 5g de qualidade e deixar o 4g virar lixo. Que acompanhando as reclamações é o que está acontecendo.
É um negócio que eu sempre fiquei com raiva quando falavam, isso do "novo 5G é capaz de fazer isso e aquilo e blá-blá-blá".
Na boa, eu acredito que uns 80% do que vendem como promessa de vantagens do 5G, um 4G realmente decente seria capaz de entregar. Se o meu 4G da Oi/Tim me entregasse com estabilidade os 100/10Mb que ele oferecia nos seus melhores dias (hoje em dia mal alcança 50/5Mb), eu nem reclamaria.
O da claro então, se só tivesse sinal e fosse uns 10/3Mb eu já estaria contente, mas a desgraça vive em 3G e com velocidade de 2G.
 
É um negócio que eu sempre fiquei com raiva quando falavam, isso do "novo 5G é capaz de fazer isso e aquilo e blá-blá-blá".
Na boa, eu acredito que uns 80% do que vendem como promessa de vantagens do 5G, um 4G realmente decente seria capaz de entregar. Se o meu 4G da Oi/Tim me entregasse com estabilidade os 100/10Mb que ele oferecia nos seus melhores dias (hoje em dia mal alcança 50/5Mb), eu nem reclamaria.
O da claro então, se só tivesse sinal e fosse uns 10/3Mb eu já estaria contente, mas a desgraça vive em 3G e com velocidade de 2G.
Tenho observado que as antenas trocadas para o 4g deixa o 3g quase inútil, assim será com o 5g que deixará o 4g falido fazendo que as pessoas se obriguem a trocar de celular e assim girar o capitalismo. Quero ver que estratégia as operadoras terão para levar o 5g (decente segundo eles) para pequenas cidades, afinal fibra não é fácil colocar em todo lugar.
Aqui quem prevalece é a claro entregando em torno de 40 megas e 10 a 15 de upload, a tim aqui só existe com esse satélite ridículo dela e a vivo parou no tempo com seu 3g (ransharing).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém sabe o que acontece com o e-sim quando a gente restaura o celular pras configurações de fábrica?
Pergunto especificadamente no caso dos Galaxy. Depois da restauração o e-sim continua ou é necessário ativar novamente na operadora?
Pelos comentários que já vi por aqui normalmente tem que colocar de novo. Eu no meu caso se esse celular pifar só na claro para resgatar novamente tudo.
 
Quero ver que estratégia as operadoras terão para levar o 5g (decente segundo eles) para pequenas cidades, afinal fibra não é fácil colocar em todo lugar.
o backhaul via rádio-digital tá cada vez mais comum, até nas metrópoles, sobretudo entregando velocidades gbs+
 
Última edição:
Falando da má qualidade do sinal da Vivo nos últimos dias no Rio de Janeiro/RJ:
- Segunda-feira passada estava impossível de usar na Zona Norte (região do Cachambi). Durante os apagões da região, fiquei completamente sem dados, mesmo tendo sinal.
- Ontem parte da Glória (Zona Sul) ficou sem comunicação completamente. Nem chamadas conseguia fazer ou SMS enviar. O serviço só voltou tarde da noite.

Estou pensando seriamente em sair da Vivo...
 
Falando da má qualidade do sinal da Vivo nos últimos dias no Rio de Janeiro/RJ:
- Segunda-feira passada estava impossível de usar na Zona Norte (região do Cachambi). Durante os apagões da região, fiquei completamente sem dados, mesmo tendo sinal.
- Ontem parte da Glória (Zona Sul) ficou sem comunicação completamente. Nem chamadas conseguia fazer ou SMS enviar. O serviço só voltou tarde da noite.

Estou pensando seriamente em sair da Vivo...
No Cachambi tem uma antena já ativada com 5G (n78) mais o desempenho está pífio da mesma, o que aparenta e que estão subindo gNBs n78 sem aumentar a banda dos sites.
Várias antenas 4G da região do Cachambi apresentam saturação dando as vezes 70Megas com 4CA/5CA.
Traduzindo a rede em geral da região norte está saturada e a VIVO em vez de acelerar o 5G na região para desafogar a rede 4G, simplesmente não vem fazendo nada.
Outros pontos forte de saturação de rede na região são o Norte Shopping e Nova América Shopping.
 
Última edição:
É um negócio que eu sempre fiquei com raiva quando falavam, isso do "novo 5G é capaz de fazer isso e aquilo e blá-blá-blá".
Na boa, eu acredito que uns 80% do que vendem como promessa de vantagens do 5G, um 4G realmente decente seria capaz de entregar. Se o meu 4G da Oi/Tim me entregasse com estabilidade os 100/10Mb que ele oferecia nos seus melhores dias (hoje em dia mal alcança 50/5Mb), eu nem reclamaria.
O da claro então, se só tivesse sinal e fosse uns 10/3Mb eu já estaria contente, mas a desgraça vive em 3G e com velocidade de 2G.
O problema é que nós recebemos essas novas tecnologias em "doses homeopáticas", pois as operadoras implantam ERBs conforme demanda e disponibilidade de $$$$.

As operadoras não tem capital pra implantar massivamente, então não há um impacto.
 
No Cachambi tem uma antena já ativada com 5G (n78) mais o desempenho está pífio da mesma, o que aparenta e que estão subindo gNBs n78 sem aumentar a banda dos sites.
Várias antenas 4G da região do Cachambi apresentam saturação dando as vezes 70Megas com 4CA/5CA.
Traduzindo a rede em geral da região norte está saturada e a VIVO em vez de acelerar o 5G na região para desafogar a rede 4G, simplesmente não vem fazendo nada.
Outros pontos forte de saturação de rede na região são o Norte Shopping e Nova América Shopping.
Pois é. Na segunda eu consegui pegar sinal de 5G por um momento. Foi a primeira vez que notei. Depois disso, não mais detectei. É possível que estejam trabalhando para levantar mais sites.
 
A vivo é a operadora mais cara, ou ela melhora logo essas falhas ou logo perderá os clientes. Porque na hora de cobrar não tem dó e de prestar serviços tem dificuldades. Desde da venda da Oi as operadoras não tem suportado prestar serviços dignos a todos os clientes.
 
O problema é que nós recebemos essas novas tecnologias em "doses homeopáticas", pois as operadoras implantam ERBs conforme demanda e disponibilidade de $$$$.

As operadoras não tem capital pra implantar massivamente, então não há um impacto.
É falta de grana mesmo? Sempre tive a impressão de que era só a vagabundagem padrão de empresas que atuam no Brasil. Se for razões financeiras a coisa é até pior, porque mesmo oferecendo serviços ruins por preços altos elas ainda não tem dinheiro, então nunca vamos ter algo bom.
 
É falta de grana mesmo? Sempre tive a impressão de que era só a vagabundagem padrão de empresas que atuam no Brasil. Se for razões financeiras a coisa é até pior, porque mesmo oferecendo serviços ruins por preços altos elas ainda não tem dinheiro, então nunca vamos ter algo bom.
Os lucros absurdos das empresas não Mostra que tão com dificuldades. Simplesmente quer ganhar sem investir mesmo.
 
As operadoras não tem capital pra implantar massivamente, então não há um impacto.
:salario:
Telefônica Brasil (VIVT3) lucra R$ 1,472 bilhão no terceiro trimestre, alta anual de 2,2%
A Telefônica Brasil (VIVT3), dona da Vivo, reportou lucro líquido de R$ 1,472 bilhão no terceiro trimestre de 2023 (3T23), montante 2,2% superior ao reportado no mesmo intervalo de 2022, devido à forte evolução do Ebitda no período.
Claro tem receita de R$ 11,3 bilhões no 2º tri, alta de 7,5% na base anual
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) totalizou R$ 4,79 bilhões no trimestre, alta anual de 10%.
TIM amplia receitas e cresce lucro líquido em 53% no terceiro trimestre
Já o lucro líquido normalizado da companhia avançou 53%, para R$ 724 milhões no período entre julho e setembro.
 
Na minha cidade a Tim colocou uma erb NR em uma frequência diferente das concorrentes, com a potência muito inferior a elas. Nunca consegui pegar 5G aqui, mesmo após assinar o plugin da operadora. Aí fica a dúvida, será meu aparelho ou a erb? Salientando que fui em cidades vizinhas com mais erbs, só que nesta frequência de 1800mhz e não funcionou também.
A erb está com 40W de potência enquanto as da claro, por exemplo, estão em 251W
 
:salario:
Telefônica Brasil (VIVT3) lucra R$ 1,472 bilhão no terceiro trimestre, alta anual de 2,2%
A Telefônica Brasil (VIVT3), dona da Vivo, reportou lucro líquido de R$ 1,472 bilhão no terceiro trimestre de 2023 (3T23), montante 2,2% superior ao reportado no mesmo intervalo de 2022, devido à forte evolução do Ebitda no período.
Claro tem receita de R$ 11,3 bilhões no 2º tri, alta de 7,5% na base anual
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) totalizou R$ 4,79 bilhões no trimestre, alta anual de 10%.
TIM amplia receitas e cresce lucro líquido em 53% no terceiro trimestre
Já o lucro líquido normalizado da companhia avançou 53%, para R$ 724 milhões no período entre julho e setembro.
De forma simplificada, esses lucros são remetidos para as matrizes no exterior. Lembro até que há alguns anos a Telefonica espanhola tinha controle direto de quase 25% da Vivo no Brasil. Enquanto isso, nós aqui por meio do BNDES financiamos a expansão da fibra e 3G desse mesmo pessoal há alguns anos... O Brasil é uma galinha de ouro para telecom
 
A Claro safada, eu ainda tinha 2 dias daquele bônus de 20GB inicial quando cadastra o chip, do nada recebi uma mensagem que tinha descontado 2,19 do Pré Diário e que meu saldo era 5,00. Eu pensei, oxe, eu tinha colocado 12 reais no Claro Pay, então eu tinha que ter 24 e misteriosamente eu tinha 33 e agora tô com 28. Não faz muito sentido. Era por essas "clarices" que eu sempre tentava mas não ficava muito tempo na operadora.
Mas, eu só tava esperando também acabar esses 20GB iniciais (que acabei usando só 3GB) pra migrar pro Flex, vou aproveitar que tenho saldo, antes que ela me tome.
 
Na minha cidade a Tim colocou uma erb NR em uma frequência diferente das concorrentes, com a potência muito inferior a elas. Nunca consegui pegar 5G aqui, mesmo após assinar o plugin da operadora. Aí fica a dúvida, será meu aparelho ou a erb? Salientando que fui em cidades vizinhas com mais erbs, só que nesta frequência de 1800mhz e não funcionou também.
A erb está com 40W de potência enquanto as da claro, por exemplo, estão em 251W
Qual o seu aparelho colega?

Essa questão da potência é muito relativa, eu mesmo já postei alguns erros aqui.

Na banda 78, as operadoras possuem 100MHz de banda, logo são 200W para toda essa largura de banda. Em mmWave, a banda passa de 800MHz de largura, logo aquela ERB que falamos dias atrás tem os 900W pra toda essa banda.

Já na banda 3, 1800MHz, as operadoras tem no máximo 20MHz contínuo, logo esses 40W são bem proporcionais. Potência tem uma relação direta com "área" / banda.

Só pra finalizar com um exemplo: em comunicações de longa distância por ondas curtas, quando não é possível ouvir a mensagem por fonia (~500 Hz de largura), pode ser utilizada a telegrafia/código morse e concentrar a mesma energia do transmissor em apenas ~50Hz, e assim fica possível transmitir a mensagem.
 
Pessoal, algum de vocês tem o link de algum plano controle barato na Vivo?
Cheguei a ver um link postado aqui por um colega ano passado, mas acabei não salvando.
Alguém sabe dizer? Tô conseguindo 17GB por R$38, com portabilidade, alguém tem algum melhor que esse?
 
@Vanísio https://lojaonline.vivo.com.br/checkout-express/selecao?offer=VCFBNS1625N

Parece que esse tem sido o menos ruinzinho. 17 GB (válidos por seis meses) por R$ 38. Depois de seis meses é só ligar e pedir a renovação da promoção.
Alguém sabe dizer se ganha os 5GB, em caso de Portabilidade nesse Plano?

No site não está descrito, mas creio eu que será ativado esse bonus ao realizar a portabilidade, a atendente da VIVO disse que esse plano não garante os 5GB mas acredito que talvez seja apenas conversa de vendedor pois está oferecendo outros planos mais caros com Portabilidade.
 
Última edição:
Alguém sabe dizer se ganha os 5GB, em caso de Portabilidade nesse Plano?

No site não está descrito, mas creio eu que será ativado esse bonus ao realizar a portabilidade, a atendente da VIVO disse que esse plano não garante os 5GB mas acredito que talvez seja apenas conversa de vendedor pois está oferecendo outros planos mais caros com Portabilidade.

Também gostaria de saber se fazendo portabilidade ganha mais 5 GB.
 
@Vanísio https://lojaonline.vivo.com.br/checkout-express/selecao?offer=VCFBNS1625N

Parece que esse tem sido o menos ruinzinho. 17 GB (válidos por seis meses) por R$ 38. Depois de seis meses é só ligar e pedir a renovação da promoção.
Valeu, cara! Muito obrigado.
Já solicitei, foi aprovado e já me passaram a data da portabilidade: 31/01/2024.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém sabe dizer se ganha os 5GB, em caso de Portabilidade nesse Plano?

No site não está descrito, mas creio eu que será ativado esse bonus ao realizar a portabilidade, a atendente da VIVO disse que esse plano não garante os 5GB mas acredito que talvez seja apenas conversa de vendedor pois está oferecendo outros planos mais caros com Portabilidade.
Também gostaria de saber se fazendo portabilidade ganha mais 5 GB.
Quando concluir a portabilidade, aviso a vocês.
Podem deixar!
Uma coisa que me chamou atenção é que o número provisório é de uma faixa de prefixos que a Oi usava por aqui antes da aquisição pela Vivo.
 
Última edição:
Valeu, cara! Muito obrigado.
Já solicitei, foi aprovado e já me passaram a data da portabilidade: 31/01/2024.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Quando concluir a portabilidade, aviso a vocês.
Podem deixar!
Uma coisa que me chamou atenção é que o número provisório é de uma faixa de prefixos que a Oi usava por aqui antes da aquisição pela Vivo.
Fiz a solicitação agora, com a mesma janela de portabilidade 31/01!

Meu número provisório consultando no https://consultanumero.abrtelecom.com.br/consultanumero/consulta/consultaHistoricoRecenteCtg informa que é da origem da VIVO.
@Vanísio Se colocar a fatura no Debito em conta ou em cartão de credito da pra ganhar mais 3GB mensalmente! :yeah:
 
O problema é que nós recebemos essas novas tecnologias em "doses homeopáticas", pois as operadoras implantam ERBs conforme demanda e disponibilidade de $$$$.

As operadoras não tem capital pra implantar massivamente, então não há um impacto.
A TIM já tinha 5G em todos os bairros do Rio no primeiro dia e desde então adensou a cobertura. A Vivo que tá praticamente estática. É um absurdo o 5G deles "morrer" no meio do Centro. Colocaram uma ERB no Maracanã pra final da Libertadores e parece que ficou nisso. O 4G só piora.

A cobertura da TIM também não é perfeita. Citaram o Nova América e, apesar de ter ERBs da operadora no shopping, também não pega direito lá dentro e em alguns lugares, como na Parmê, fica completamente sem serviço.

Uma coisa que eu acho curiosa: tanto a TIM quanto a Vivo são "4G/5G ou nada". Não sei se acontece em outros lugares, mas em ambas operadoras eu muito raramente vejo cair pro 3G e nunca vejo ir pro 2G. Agora, a Claro... o celular fica trocando entre G, H, H+, 4G, 4.5G e 5G freneticamente. Percebo que quando coloco um chip da Claro a bateria do celular acaba muito mais rápido. Cheguei ao ponto de criar uma rotina pro celular se fixar no 3G quando se conecta a uma rede wifi só pra bateria não derreter
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo