• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Baterias - Um guia prático

Fabiano

aka MACker
Registrado
Depois de Pesquisar bastante sobre o assunto, desde que comprei meu MacBook Pro, resolvi criar este tópico pra compartilhar algumas informações que encontrei. As informações que coloquei aqui se baseiam em grande parte no material contido no site da Apple, que por sinal tem uma página bem completa dedicada ao assunto. Apesar da fonte destas informações, elas servem pra praticamente qualquer notebook, pois a bateria é a mesma na maioria, tendo apenas variações de capacidade e voltagem dependendo do modelo do notebook. Eu apenas traduzi este material, fiz algumas adaptações e resumi um pouco. Também adicionei algumas outras informações de outras fontes. Espero que gostem!

Sobre as baterias de Ions de Lítio

Baterias de Ion de Litio são praticamente o padrão na indústria, sendo usada em celulares, ipods, notebooks etc. O Lítio é um metal bem mais leve e consegue armazenar maior quantidade de energia do que suas antecessoras,as baterias de Níquel-Cádimo. Baterias de Íons de Lítio não sofrem problema de memoria, assim vc não precisa descarregá-la totalmente de tempos em tempos de modo a obter uma carga completa, como acontecia com as baterias de Niquel-Cádimo. A baterias de Ions de Lítio modernas contêm um circuito inteligente que evita a sobrecarga e super aquecimento. Portanto não é prejudicial deixá-la plugada na tomada mais tempo do que o necessário para carregá-la. Para as baterias mais antigas isso poderia representar um perigo.

Geralmente as baterias de Ions de Lítio usam um sistema de carga-rápida pra carregar até 80% da bateria, e então diminui a corrente, carregando o restante da bateria a "conta-gotas". por exemplo, pra um ipod leva se até 2 horas pra cerregá-lo em 80%, e outras 2 horas pra carregar os 20% restantes.

chargechart_20070629.gif


Um bateria de Ions de Lítio pode ser carregada muitas vezes, limitado a uma certa quantidade de Ciclos. Um ciclo de carga significa usar toda a capacidade de uma bateria. Isso não significa necessáriamente uma única carga. Na verdade, vc pode usar seu notebook ou iPod por algumas horas, gastando metade da bateria, e então recarréga-lo novamente. Se voce fizer o mesmo no dia seguinte, voce terá completado um ciclo, e não 2. Portanto vc pode levar alguns dias para completar um ciclo. A cada cilco completado, a capacidade da sua bateria diminuirá uma pequena fração, mas ela pode passar por muitos ciclos (em média 300) antes de começar a apresentar apenas 80% da capacidade, até chegar a um ponto em que precisará ser substituída.

index_chargecycles20051011.gif


Para a correta manutenção de sua bateria, é importante manter os seus eléctrons em movimento. Não é recomendável manter seu portátil plugado o tempo todo. Um cenário de uso ideal seria aquele em que vc usa seu notebook em um trem, por exemplo, e depois pluga ele no escritório para carregar. Dessa forma se mantém a energia da bateria em fluxo. Mas se por outro lado, vc costuma usar um desktop no trabalho e mantem o notebook para viajens eventuais, É recomendável carregar e descarregar a bateria pelomenos uma vez por mês. Ou ainda, se vc usa o notebook como um desktop, passando a maior parte do tempo no escritorio, e utiliza a bateria em poucas ocasiões, é recomendável que pelomenos uma vez por mês vc calibre a bateria.

Algumas pessoas acreditam que é recomendável remover a bateria do notebook caso vc o mantenha o tempo todo plugado. Embora alguns fabricantes como a HP até recomendem isso caso vc for ficar mais de 2 semanas sem usar a bateria, em geral não é algo que influencie a performance da mesma. Eu recomendo não fazer isso, especialmente para os novos notebooks da Apple, por 2 motivos:

O Primeiro é porque vc pode acidentalmente desplugar a fonte de alimentação, forçando um desligamento indesejável que pode danificar o notebook. Isso é potencialmente perigoso para os novos Macbooks, que possuem um conector magnético facilmente removível (esta característica tem como objetivo evitar acidentes em que voce poderia derrubar o notebook no chão ao tropeçar no cabo de força.)

Segundo, Alguns notebooks diminuem o Clock do processador automaticamente se vc remover a bateria. Por exemplo, o Macbook pro atual, de 2.4 ou 2.6 GHz, reduz seu clock para 1 GHz. Isso acontece porque estes processadores em carga máxima podem exigir picos de energia que a fonte de alimentação pode não conseguir suprir na velocidade necessária; nesses casos a bateria age como uma espécie de capacitor, ajudando a fonte de alimentação a suprir essas altas voltagens repentinas.

Calibrando a Bateria

1. plugue o adaptador de energia e carregue a bateria completamente, até que o indicador de carga indique que está completamente carregada.

2. Permita que a bateria permaneça carregada por pelomenos 2 horas. Você poderá usar o Computador durante este tempo desde que o adaptador de energia esteja plugado.

3. Desconecte o adaptador de energia, e comece a usar o computador com a carga da bateria, até que receba um alerta de bateria baixa.

4. Deixe o computador ligado, até que ele entre em hibernação. Lembre-de de salvar o seu trabalho e fechar todos os programas quando a bateria estiver baixa e antes que ele entre em hibernação.

5. Desligue-o e permita que ele descanse por pelomenos 5 horas.

6. Reconecte o adaptador e deixe-o conectado até que a bateria recarregue completamente. Voce poderá usá-lo normalmente enquanto carrega.

Armazenamento

Se vc pretende guardar seu notebook por um longo período sem usá-lo, superior a 6 meses, recomenda-se remover a bateria e armazená-la com uma carga de 50%. Caso voce a armazene sem carga, ela pode entrar em um estado profundo de descarga e nunca pegar carga novamente. Se ao contrário, armazená-la com carga cheia, correrá o risco de perder parte de sua capacidade, diminuindo sua vida útil.



Fontes:

http://www.apple.com/batteries/
http://www.apple.com/batteries/notebooks.html
http://docs.info.apple.com/article.html?path=Mac/10.4/en/mh2339.html

Página da HP com mais algumas dicas úteis, em Portugês:
http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/fastFaqLiteDocument?lc=pt&dlc=pt&cc=br&docname=c00829573
 
Nossa... muito bom...
Parabéns.. =D

Tipo, mas aquela lenga lenga de a 1º recarga (de celular) ter que ser de 12 a 24 horas, e q vc tem q descarregar a bateria pra recarregar de novo, é verdade? Ou em partes?
 
Nossa... muito bom...
Parabéns.. =D

Tipo, mas aquela lenga lenga de a 1º recarga (de celular) ter que ser de 12 a 24 horas, e q vc tem q descarregar a bateria pra recarregar de novo, é verdade? Ou em partes?

Isso se aplicava somente às antigas baterias de Níquel-Cádimo. Hoje em dia, o máximo que vc precisa fazer com o celular novo é dar uma carga completa assim que o tirar da caixa, Mas não precisa deixar por tanto tempo. basta esperar até que a carga seja concluida, e tá pronto pra usar :)

Tanto é verdade que se vc for ler no manual do seu celular, eles não dizem mais essa história de 12 a 24 horas pra primeira carga.
 
Muito bom o texto, parabéns!

Eu sempre uso meu notebook direto na tomada e com bateria, vejo o pessoal falando pra tirar a bateria e tals quando for utilizar na tomada, eu só tiro da tomada mesmo quando vou dormir, pro note não ficar uma caralhada de tempo direto na energia. Mas já ficou diversas vezes e minha bateria tá 100% ainda.

Existem muitos mitos ainda oriundos das antigas baterias tanto de note quanto de celular, as novas necessitam de menos frescuras.
 
Muito bom o texto, parabéns!

Eu sempre uso meu notebook direto na tomada e com bateria, vejo o pessoal falando pra tirar a bateria e tals quando for utilizar na tomada, eu só tiro da tomada mesmo quando vou dormir, pro note não ficar uma caralhada de tempo direto na energia. Mas já ficou diversas vezes e minha bateria tá 100% ainda.

Existem muitos mitos ainda oriundos das antigas baterias tanto de note quanto de celular, as novas necessitam de menos frescuras.

Editei o tópico e adicionei algumas informações sobre esse assunto:

Algumas pessoas acreditam que é recomendável remover a bateria do notebook caso vc o mantenha o tempo todo plugado. Embora alguns fabricantes como a HP até recomendem isso caso vc for ficar mais de 2 semanas sem usar a bateria, em geral não é algo que influencie a performance da mesma. Eu recomendo não fazer isso, especialmente para os novos notebooks da Apple, por 2 motivos:

O Primeiro é porque vc pode acidentalmente desplugar a fonte de alimentação, forçando um desligamento indesejável que pode danificar o notebook. Isso é potencialmente perigoso para os novos Macbooks, que possuem um conector magnético facilmente removível (esta característica tem como objetivo evitar acidentes em que voce poderia derrubar o notebook no chão ao tropeçar no cabo de força.)

Segundo, Alguns notebooks diminuem o Clock do processador automaticamente se vc remover a bateria. Por exemplo, o Macbook pro atual, de 2.4 ou 2.6 GHz, reduz seu clock para 1 GHz. Isso acontece porque estes processadores em carga máxima podem exigir picos de energia que a fonte de alimentação pode não conseguir suprir na velocidade necessária; nesses casos a bateria age como uma espécie de capacitor, ajudando a fonte de alimentação a suprir essas altas voltagens repentinas.
 
Muito bom, e o timing não poderia ser melhor para mim!
 
Parabéns pelo tópico cara. Estava procurando informações sobre o assunto. Adquiri um Dell Vostro 1510, e coloquei ele na tomada pela primeira vez hoje. Vou deixar ele na tomada até amanhã de manhã, e vou retirar. Apenas para a bateria ficar 100%.

Informações bem úteis :yes:
 
galera alguém pode me explicar direito esse negócio de ciclo?

comprei um note, e ele chegou terça-feira. E até agora estou com dúvidas sobre isso.

Como funciona isso?

Ja lí que só de você conectar o carregador nele e na tomada come 1 ciclo (coisa que duvido, pois se não a bateria teria um desgaste muito rápido)...

Como funciona isso?
Se eu pegar, ligar ele numa tomada, tirar e liga em outra, come 1 ciclo?

Ou esse ciclo é descarregar a bateria até xx% e depois recarregar?
 
ateh o tel sem fio que comprei recente mandou dar carga de 12 hras
entao não era necessario??
hunf
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo