BIOS não reconhece SSD para dar boot

Vinícius Pantarotti

Member
Registrado
Boa noite.

Meu primo comprou um novo pc gamer e eu fui ajudar ele a instalar alguns hardwares e o SSD. Ele comprou um pc gamer já montado e com o sistema instalado mas veio apenas com HDD já que o SSD ele vai reutilizar o que já usava na máquina anterior.
Ao instalar o SSD conseguimos navegar normalmente pelos arquivos e inclusive a bios reconhece ele na parte de "Advanced > HDD/SSD Smart Information", porém na aba "boot" a bios não da a opção de selecionarmos ele para definirmos qualquer prioridade de boot. É como se estivesse apenas o HDD conectado no pc.

Será que formatando a máquina esse problema deve se resolver ou ainda é possível fazer que a bios o reconheça sem precisar fazer esse procedimento ?
 
Boa tarde pessoal, consegui resolver parcialmente o problema. Formatei o SSD em gpt e reinstalei o windows nele. O problema é que o SSD ainda não está aparecendo nas opções de ordem de boot da bios e quando ele liga ele pede pra selecionar qual windows deseja iniciar, se selecionarmos a primeira opção ele inicia normal pelo ssd, mas se optarmos pela segunda opção ele começa um processo de recuperação de disco.
Alguém sabe como fazer pra ele parar de perguntar por onde iniciar e como aparecer na BIOS ?

 
Última edição:
Boa tarde pessoal, consegui resolver parcialmente o problema. Formatei o SSD em gpt e reinstalei o windows nele. O problema é que o SSD ainda não está aparecendo nas opções de ordem de boot da bios e quando ele liga ele pede pra selecionar qual windows deseja iniciar, se selecionarmos a primeira opção ele inicia normal pelo ssd, mas se optarmos pela segunda opção ele começa um processo de recuperação de disco.
Alguém sabe como fazer pra ele parar de perguntar por onde iniciar e como aparecer na BIOS ?
Você deve estar com 2 instalações do windows no SSD ou em outra unidade (HDD).
 
Então, pior que eu na hora de instalar o windows no SSD eu formatei o HDD também pra que não houvesse esse tipo de problema mas ainda assim ele fica dando a opção de bootar pelo outro disco.
 
Então, pior que eu na hora de instalar o windows no SSD eu formatei o HDD também pra que não houvesse esse tipo de problema mas ainda assim ele fica dando a opção de bootar pelo outro disco.

Se eu tiver entendido corretamente sua dúvida, sugiro que você faça isso através do Windows que está instalado no SSD:

1) Vá no menu iniciar, procure por "msconfig" e abra
2) A seguir, vá na aba "Inicialização do sistema" e exclua as opções de Windows que não estão instalados, deixando apenas o "Sistema operacional atual; Sistema Operacional Padrão".

Fazendo isso ele vai iniciar diretamente pelo SSD sem perguntar toda vez qual você deseja entrar.
 
Tentamos fazer esse procedimento mas quando o pc reinicia ele ainda assim pergunta e as configurações do msconfig voltam do jeito que estava antes.
 
Desculpem eu desenterrar o tópico, então imagino que outras pessoas passem pelo mesmo problema, e acaba encontrando este tópico, aqui está a solução.
Eu estava passando pelo mesmo problema, tenho 2 SSD NVME, apenas 1 estava com Windows Boot Manager, e o outro só funcionava com CSM ativo, mas quero CSM desativado, então é só clonar o WBM, via software, aqui está o vídeo que ensina isso, e lembre-se também de ver se o disco está em GPT ou MBR, de acordo com o Windows instalado, mas o melhor é sempre GPT.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo