Boot intermitente - já testamos tudo!

Warlust

know-it-all Member
Registrado
Pessoal, boa tarde. Meu sogro está com um problema bizarro em um dos desktops dele. Ele estava com um core i5 de quarta geração com 8 gb de ram e uma Radeon 7850 plenamente funcional até umas três semanas atrás. Do nada, a máquina começou a dar problema no boot. Ele ligava o pc, os coolers funcionavam, a máquina dava o apito de boot e desligava. Primeira coisa que achamos que podia estar com problema era a fonte: uma corsair de 500w plenamente estável por anos e que dava e sobrava para a configuração dele. Trocamos a fonte para uma de 600w. Mesmo problema. Trocamos a placa de vídeo. Mesmo problema. Tiramos os hds, os ssds. Mesma coisa. Montamos o pc numa bancada achando que podia ser algum curto provocado por alguma coisa no gabinete. Nada.
Depois de alguns dias, do nada, o pc voltou a funcionar. Pensamos: deve ser a bateria. Medimos: 3.2v. Normal. Trocamos por via das dúvidas. O pc funcionou por mais dois dias e começou a apresentar o mesmo problema. Ele apita e desliga. Depois de muita insistência ele resolve ligar e não apresenta nenhum erro de sistema nem nada. Mais uma semana funcionando normalmente e, tarãm, o problema volta.
Agora a suspeita caia sobre a placa mãe, ou as memórias ou o processador. Bancada de novo. Mesmo problema. Ele trocou a configuração para um i76700, 16 gb ddr4 da corsair 2133 e uma placa mãe gigabyte g1 Sniper. O kit era meu e o usava até sábado passado quando migrei para o combo atual e ele comprou as minhas peças.
Lá voltamos para a bancada, tudo normal. Colocamos no gabinete dele. O problema voltou. Ele comprou uma fonte TT de 700w. O kit novo funcionou por dois dias e voltou a apresentar o mesmo erro da configuração antiga.
Trocamos a tomada, cabo de força, a fiação do quarto onde está o pc é nova e todos os outros eletrônicos ali presentes funcionam normalmente. Inclusive um outro computador. Hoje, na hora do almoço, o pc dele estava lá, desligando depois do apito do boot. Resolvi ligar. Funcionou por 4 vezes seguidas sem problema algum.

Enfim, alguém tem alguma ideia do que pode estar acontecendo? Ele é engenheiro eletrônico com ampla experiência na área, tem mais de 30 anos mexendo com pcs de tudo quanto é tipo, mas está sem ideias do que pode ser.
Se alguém puder ajudar ou dar alguma ideia, agradeço!
 
Testa com outros periféricos.
Teclado, mouse, adaptador sem fio.
Já aconteceu comigo teclado usb e adaptador sem fio usb de teclado tb.
 
Testou dentro do gabinete sem usar nenhum dos chicotes do gabinete (painel frontal, USB, P2, etc)?

Sim. Achamos que podia ser problema no cabo do botão power. Aí demos partida com uma chave de fenda e deu o mesmo resultado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Testa com outros periféricos.
Teclado, mouse, adaptador sem fio.
Já aconteceu comigo teclado usb e adaptador sem fio usb de teclado tb.
Pior que já testamos assim. Ligamos, inclusive, só o processador com as memórias pra ver se subia pra bios. Apitava e caia de novo.
 
Ideal é retirar todos os elementos atuais. Teste de bancada usando uma tomada de outro cômodo com teclado e mouse diferentes, sem placas/dongles wifi, etc e até mesmo outro disco.

Quais foram os modelos das fontes usadas até agora?
 
Ideal é retirar todos os elementos atuais. Teste de bancada usando uma tomada de outro cômodo com teclado e mouse diferentes, sem placas/dongles wifi, etc e até mesmo outro disco.

Quais foram os modelos das fontes usadas até agora?
Corsair cx 500, uma de 600 e agora uma Termaltake de 700.
Testamos em outro cômodo sem nenhum periférico e sem conectar nenhum disco e o problema apareceu de novo. Bom, vamos tentar de novo com outros.
Nunca vi isso.
 
Partindo dos problemas elétricos (da rede): Contaminação de neutro/terra, excesso de distorções harmônicas, surtos, etc. Eu não descartaria deixar o PC inteiro montado e testar na tua casa ou outro lugar.
 
Pois é! Vamos arriscar e ver o que vai dar.
Partindo dos problemas elétricos (da rede): Contaminação de neutro/terra, excesso de distorções harmônicas, surtos, etc. Eu não descartaria deixar o PC inteiro montado e testar na tua casa ou outro lugar.
 
Atualização para quem estava dando uma força no tópico: o pc está funcionando normalmente há 3 dias. Meu sogro mexeu no disjuntor do cômodo, mas a situação segue sendo investigada.
 
Última edição:
tomada ? regua ? atualizou a bios ?
Tomada foi trocada.
Filtros de linha diferentes foram usados.
Bios na versão mais recente e que eu já usava sem problemas.
Mas, aparentemente, mexendo no disjuntor resolveu.

Coisa do Saci. Espero que não volte o problema.
 
ainda verifique as portas USB, talvez uma delas esteja em curto causando isso tudo

compra um testador de porta usb


ou

 
Que problema estranho, mas está com cara de que é variação elétrica mesmo. Tomara que resolva!
 
Dá um banho com limpa contato na placa mãe sem a bateria e sem periférico ou placa alguma e passe uma escova de dente usada para limpeza fina durante o processo. Aqueça-a (não muito) com secador de cabelo. Enquanto esfria, monte tudo e tente dar a partida. Já salvei uma placa mãe com sal assim.
 
Comigo tava dando esse problema. Tirei um fan extra que eu tinha plugado com um molex na fonte, aí funcionou. devia ser algum tipo de curto
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo