• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Brasileiro acha que imóvel está caro, mas compra mesmo assim

Discussão interessante, mas estou receoso quanto a certeza de alguns a favor da compra do imóvel.

Acredito que não foi levado em consideração o seguinte fator: O que eu consigo financiar com a parcela idêntica ao meu aluguel?

Exemplo:
Pago R$1400 de aluguel em um apartamento avaliado em R$350.000,00 - Em um bairro bom, bem localizado. O que é possível financiar com a parcela de R$1400?
 
Discussão interessante, mas estou receoso quanto a certeza de alguns a favor da compra do imóvel.

Acredito que não foi levado em consideração o seguinte fator: O que eu consigo financiar com a parcela idêntica ao meu aluguel?

Exemplo:
Pago R$1400 de aluguel em um apartamento avaliado em R$350.000,00 - Em um bairro bom, bem localizado. O que é possível financiar com a parcela de R$1400?

Boa pergunta.

Também gostaria de saber.

Esses dias colocaram um panfleto em casa:

Imovel na planta, no Tatuapé (parte boa do ladro do metrô). Prédio top com tudo o que se tem direito.

Entrada a partir de R$ 6.000,00 e mensais a partir de R$ 800,00! UAU, vou comprar amanhã #sqn

É claro que não estava no folheto escrito, mas é assim: (ligamos para corretora)

Entrada de 6.000,00
Depois de 30 dias mais 6.000,00
Depois de 60 dias mais 6.000,00
Depois de 90 dias mais 6.000,00
Fora as mensais de 800,00
Fora as anuais de sei lá quanto

Valor total do imóvel era de uns 440.000. A corretora nos explicou que você deve pagar pelo menos 25% do valor do imóvel em 3 anos.

Moral da história é que os 6 mil de entrada é apenas uma parcela da entrada :seferrou:
 
pessoal fala de aplicar....
mas se eskeçem do fator principal.. O ser humano.

UM imóvel financiado vc não pode "gastar indevidamente" ou "vou usar uma parte, depois eu reponho"
Agora quero ver o cabra olha a conta dele, toda semana, com dinheiro "parado" e resistir as tentações diárias, black friday, viagens, trocar carro, mulher gastona...

Quantas pessoas dessas que sonham com o 1º imóvel teriam essa capacidade incrível da DISCIPLINA FINANCEIRA? quase nenhuma....
 
Discussão interessante, mas estou receoso quanto a certeza de alguns a favor da compra do imóvel.

Acredito que não foi levado em consideração o seguinte fator: O que eu consigo financiar com a parcela idêntica ao meu aluguel?

Exemplo:
Pago R$1400 de aluguel em um apartamento avaliado em R$350.000,00 - Em um bairro bom, bem localizado. O que é possível financiar com a parcela de R$1400?


Aluguel na grande maioria dos casos tem um valor menor...

Na verdade comprando este imovel os 1400 não pagaria nem os juros. :haha:


Alugar no geral não é a melhor opção, mas se a compra não esta ao alcance fica sendo a unica alternativa.

Acho que a prestação de um imóvel desses seria de 2500 a prestação (ainda teria que declarar uma renda de quase 10 mil na caixa) + 50 mil de entrada + transferência.

A prestação é cara, a entrada nem se fala, mas esse aluguel de 1400 reais vai ficar mais caro que a prestação poucos anos.Isso se o dono não decidir dar uma ajuste grande quando for renovar, o que algumas vezes acontece.

Dependendo da renda seria 9 anos de grande sufoco.Eu que o diga. :hmm:
 
Não sabem fazer conta, pagar aluguel está sendo mais vantajoso. E não venham com história de que financiando está pagando o que é seu porque é mentira!! o "aluguel" de 100mil custa em média 800 reais por mes de juros.

com este valor a pessoa aluga um apartamento de 200mil!!!

financiando um AP de 140 mil voce pagará 40mil de entrada e deixará de ganhar pelo menos 300 reais de juros destes 40mil investidos. e ainda pagará em torno de 800 reais mensais de juros. (apenas juros) ou seja, um rombo de 1200 mensais que não irá para a quitação do apartamento. um financiamento de 100mil em 30 anos (taxa de 0,8%) ficaria com parcelas de 1077 sendo 800 reais de juros e apenas 277 para quitação do AP!!


Já mantendo os 40mil investidos e pagando um aluguel de 800 reais. ganhará 300 de juros e desembolsará apenas 500 do restante e ao invés de pagar 1077 na parcela, desembolsaria 500 de aluguel e sobraria R$577 para guardar pra comprar a vista! ou seja, quase o dobro da quantia do financiamento que é de R$277

é mais barato alugar o imóvel do que "alugar" o dinheiro. então alugando e guardando a mesma quantia equivalente a uma parcela de financiamento a pessoa compraria o AP a vista muito tempo antes dos 30 anos referente a quitação do financiamento.





Como o Brasileiro é ruim de contas.
 
Última edição:
Pra ganhar dinheiro no Brasil é só meter a faca que vão pagar do mesmo jeito, e digo mais, o serviço ou a coisa nao precisa nem ter qualidade basta um bom marketing.
 
Tu prefere pagar 1,5 milhão em aluguel e chegar no final do período e ir morar debaixo da ponte ou dar 21k de entrada e financiar o restante e no final do período ter um imóvel no teu nome pela metade do que tu pagaria de aluguel?

21 mil aplicado em lci dá próximo de 200 reais de renda? me diz onde, só não me vem com banco desconhecido, e que esse valor já seja líquido.
E vai resolver a vida esse investimento né, vai tirar o aluguel e vai sobrar dinheiro... SQN.

XP investimentos, 99% do CDI e obviamente não cobra IR, chega bemmmm perto dos 200...E realmente acho que talvez me equivoquei, pois li uma matéria sobre esta conta, mas era sobre COMPRAR ou ALUGAR já tendo o valor inteiro na mão, e segundo as contas, era melhor investir o valor total e alugar do que comprar...
 
Cada caso é um caso, mas só de sair do aluguel, nao se preocupar mais com renovação de contrato a cada 3 anos, e possível mudança caso não fique legal ou o dono queira o imóvel, já é uma grande vantagem comprar.

Bem oportuno, porque já vi isso acontecer 2 vezes com meus pais.

pessoal fala de aplicar....
mas se eskeçem do fator principal.. O ser humano.

UM imóvel financiado vc não pode "gastar indevidamente" ou "vou usar uma parte, depois eu reponho"
Agora quero ver o cabra olha a conta dele, toda semana, com dinheiro "parado" e resistir as tentações diárias, black friday, viagens, trocar carro, mulher gastona...

Quantas pessoas dessas que sonham com o 1º imóvel teriam essa capacidade incrível da DISCIPLINA FINANCEIRA? quase nenhuma....

Mas pra aluguel não tem que preocupar com nada né?

Não sabem fazer conta, pagar aluguel está sendo mais vantajoso. E não venham com história de que financiando está pagando o que é seu porque é mentira!! o "aluguel" de 100mil custa em média 800 reais por mes de juros.

com este valor a pessoa aluga um apartamento de 200mil!!!

financiando um AP de 140 mil voce pagará 40mil de entrada e deixará de ganhar pelo menos 300 reais de juros destes 40mil investidos. e ainda pagará em torno de 800 reais mensais de juros. (apenas juros) ou seja, um rombo de 1200 mensais que não irá para a quitação do apartamento. um financiamento de 100mil em 30 anos (taxa de 0,8%) ficaria com parcelas de 1077 sendo 800 reais de juros e apenas 277 para quitação do AP!!


Já mantendo os 40mil investidos e pagando um aluguel de 800 reais. ganhará 300 de juros e desembolsará apenas 500 do restante e ao invés de pagar 1077 na parcela, desembolsaria 500 de aluguel e sobraria R$577 para guardar pra comprar a vista! ou seja, quase o dobro da quantia do financiamento que é de R$277

é mais barato alugar o imóvel do que "alugar" o dinheiro. então alugando e guardando a mesma quantia equivalente a uma parcela de financiamento a pessoa compraria o AP a vista muito tempo antes dos 30 anos referente a quitação do financiamento.





Como o Brasileiro é ruim de contas.

Já que você é tão bom de contas, por que não inclui a inflação nessas contas?
 
financiando um AP de 140 mil voce pagará 40mil de entrada e deixará de ganhar pelo menos 300 reais de juros destes 40mil investidos. e ainda pagará em torno de 800 reais mensais de juros. (apenas juros) ou seja, um rombo de 1200 mensais que não irá para a quitação do apartamento. um financiamento de 100mil em 30 anos (taxa de 0,8%) ficaria com parcelas de 1077 sendo 800 reais de juros e apenas 277 para quitação do AP!!

Já mantendo os 40mil investidos e pagando um aluguel de 800 reais. ganhará 300 de juros e desembolsará apenas 500 do restante e ao invés de pagar 1077 na parcela, desembolsaria 500 de aluguel e sobraria R$577 para guardar pra comprar a vista! ou seja, quase o dobro da quantia do financiamento que é de R$277
.

e é CLARO que daki 15 anos o AP vai estar 140mil ainda....

se vc estivesse comprando essa valorização absurda q o imovel vai ter é SUA,mesmo que se mate pagando.
Se vc está alugando, vc guardou uma tantão. OK. Primeiro pense na disciplina necessária.
Parcela da casa vc TEM que pagar, aplicar vc "pode aplicar", mas tem tanta coisa legal no mundo que eu ainda não fiz/comprei/tenho.... ?

Poe nessa conta que teu locatário tb quer o dele, todo ano mais. Esses teus 800 de aluguel viram 1600 rapidin....
e se seu emprego não for generoso de reajuste,a inflação come a tua sobra e quem sabe um ou outro mês vc não aplica nada pq não dá....

e o valor que o imóvel aumenta nos 15~20 anos de sua economia, vai pra quem?

essa de "aluguel é o futuro" se baseia MUITO na bolha, onde o cenário já está favorável, mas ainda assim não atinge o interior tão forte como as capitais. São 2 realidades
 
Última edição:
Bem oportuno, porque já vi isso acontecer 2 vezes com meus pais.



Mas pra aluguel não tem que preocupar com nada né?



Já que você é tão bom de contas, por que não inclui a inflação nessas contas?

Não tem como usar inflação neste caso. imóveis valorizaram muito acima da inflação nos últimos 4 anos, e o que se espera agora é que valorizem abaixo da inflação como já vem acontecendo em 2014 ou em alguns casos desvalorização. Não tem como prever nada é tudo especulação. pode valorizar muito ou cair.

e por mais que a pessoa compre um imóvel a valorização dele é irrelevante pois ela nunca venderá o imóvel e gastará o dinheiro, e se vender pra comprar outro imóvel o imóvel novo também terá valorizado na mesma proporção.

na estratégia de guardar e pagar aluguel o máximo q pode acontecer é demorar um pouco mais ou um pouco menos para a compra a vista. ou se continuar caro continuar no aluguel, com o valor de um AP novo se paga 2 alugueis. quanto mais caro os imóveis ficarem mais valerá apena seguir esta estratégia. quanto maior estiver a inflação maior a taxa selic e mais os investimentos irão render. chutei baixo 0,8% de rendimento no investimento. hoje em dia está em 1% fácil. E se investir em renda variável ao envés de renda fixa estes investimentos também irão acompanhar a inflação!!

Você falar em inflação é como falar: um dia daqui algumas décadas pode serrr que teria valido a pena comprar. Mas concordo que vale a pena, mas não agora!. a curto prazo aluguel está campeão.
 
Não tem como usar inflação neste caso. imóveis valorizaram muito acima da inflação nos últimos 4 anos, e o que se espera agora é que valorizem abaixo da inflação como já vem acontecendo em 2014 ou em alguns casos desvalorização. Não tem como prever nada é tudo especulação. pode valorizar muito ou cair.

e por mais que a pessoa compre um imóvel a valorização dele é irrelevante pois ela nunca venderá o imóvel e gastará o dinheiro, e se vender pra comprar outro imóvel o imóvel novo também terá valorizado na mesma proporção.

na estratégia de guardar e pagar aluguel o máximo q pode acontecer é demorar um pouco mais ou um pouco menos para a compra a vista. ou se continuar caro continuar no aluguel, com o valor de um AP novo se paga 2 alugueis. quanto mais caro os imóveis ficarem mais valerá apena seguir esta estratégia. quanto maior estiver a inflação maior a taxa selic e mais os investimentos irão render. chutei baixo 0,8% de rendimento no investimento. hoje em dia está em 1% fácil. E se investir em renda variável ao envés de renda fixa estes investimentos também irão acompanhar a inflação!!

Você falar em inflação é como falar: um dia daqui algumas décadas pode serrr que teria valido a pena comprar. Mas concordo que vale a pena, mas não agora!. a curto prazo aluguel está campeão.

Você fala como se quem estivesse sujeito à inflação fossem os imóveis em si, mas não os aluguéis.

Valor de aluguel é reajustado. Valor da prestação, pelo menos pegando um imóvel usado, não é reajustado nunca.

O Real já tem uma desvalorização acumulada de quase 80% desde 1994. Ou seja, se alguém financiou uma imóvel em 1994, logo depois que saiu o real, com prestações fixas, a prestação agora em 2014 seria de apenas 20% do valor que originalmente estava sendo pago.

Tenta fazer isso com aluguel. No aluguel, a valorização do imóvel tende a correr contra você. Afinal, se o valor do imóvel sobe, ainda mais em tempos de especulação, a tendência é que o valor do aluguel também suba, até mesmo acima da inflação.

A curto prazo o aluguel não "está campeão", ele sempre vai "ser campeão", porque não tem juros. Mas aqui não é curto prazo, é longo prazo.

Mas a questão toda é que dinheiro sempre se desvaloriza. Já os imóveis...
 
Última edição:
ok entao temos 2 tipos de pessoas:
- os que preferem pagar por um imovel seu, financiado em 30 anos.
- os que preferem pagar por um imovel dos outros, atraves do aluguel!
 
Você fala como se quem estivesse sujeito à inflação fossem os imóveis em si, mas não os aluguéis.

Valor de aluguel é reajustado. Valor da prestação, pelo menos pegando um imóvel usado, não é reajustado nunca.

O Real já tem uma desvalorização acumulada de quase 80% desde 1994. Ou seja, se alguém financiou uma imóvel em 1994, logo depois que saiu o real, com prestações fixas, a prestação agora em 2014 seria de apenas 20% do valor que originalmente estava sendo pago.

Tenta fazer isso com aluguel. No aluguel, a valorização do imóvel tende a correr contra você. Afinal, se o valor do imóvel sobe, ainda mais em tempos de especulação, a tendência é que o valor do aluguel também suba, até mesmo acima da inflação.

A curto prazo o aluguel não "está campeão", ele sempre vai "ser campeão", porque não tem juros. Mas aqui não é curto prazo, é longo prazo.

Mas a questão toda é que dinheiro sempre se desvaloriza. Já os imóveis...
Só uma correção :hmm: Dependendo do financiamento a prestação sofre modificação sim, por exemplo meu financiamento foi baseado no sistema SAC, ou seja, parcelas cada vez MENORES :coolface:, minha última parcela será de R$700 e pouco, meu financiamento não sofre variação da inflação, então se continuar com inflação de 12% a.a, vou estar pagando preço de diária de hotel perto do fim das prestações :full: a primeira casa do meu pai, nesse mesmo sistema, ele estava pagando R$30,00 de prestação na casa dele quase no fim das prestações:haha:
 
Última edição:
Poxa eu já tinha postado em outro tópico uma explicação completa sobre a questão de compra VS aluguel.
Com os preços que temos se você continuar no aluguel e juntar dinheiro da diferença + entrada você compra avista o mesmo imóvel em 10 anos em vez de ficar pagando 20 ou 30 anos 3 ou 4 vezes o valor original. Pesquisem sobre assunto, tem diversos economista que mostram os cálculos detalhados dessa tipo de comparação.
 
Última edição:
Só uma correção :hmm: Dependendo do financiamento a prestação sofre modificação sim, por exemplo meu financiamento foi baseado no sistema SAC, ou seja, parcelas cada vez MENORES :coolface:, minha última parcela será de R$700 e pouco, meu financiamento não sofre variação da inflação, então se continuar com inflação de 12% a.a, vou estar pagando preço de diária de hotel perto do fim das prestações :full: a primeira casa do meu pai, nesse mesmo sistema, ele estava pagando R$30,00 de prestação na casa dele quase no fim das prestações:haha:

Já colocou no papel a soma das parcelas para ver quantos imóveis tu está pagando?
Já verificou se teu contrato não é corrigido por TR?

Financiamento é sempre perda de dinheiro, mesmo quando o juros e subsidiado, tu está comprometendo teu dinheiro futuro para usufruir de um bem no presente, não tem mistério.

PS: Algumas matérias sobre o assunto:

http://epoca.globo.com/colunas-e-bl.../05/sim-balugar-imovelb-e-um-bom-negocio.html
http://globotv.globo.com/globo-news...mo-decidir-se-deve-alugar-ou-comprar/2112295/
http://exame.abril.com.br/seu-dinhe...um-imovel-agora-ou-morar-de-aluguel-e-esperar
 
Última edição:
Já colocou no papel a soma das parcelas para ver quantos imóveis tu está pagando?
Já verificou se teu contrato não é corrigido por TR?

Financiamento é sempre perda de dinheiro, mesmo quando o juros e subsidiado, tu está comprometendo teu dinheiro futuro para usufruir de um bem no presente, não tem mistério.

Amigo presta atenção no que postei, parcelas MENORES todo o mês E NÃO REAJUSTA com inflação, o reajuste já foi calculado com base na taxa da época, se a inflação aumentasse, como de fato está e era óbvio que isso aconteceria :umad:, eu sairia no lucro. Se a inflação fosse menor com o decorrer dos anos, yeah right :haha:, eu sairia no prejuízo. Na época, NINGUÉM fazia esse tipo de financiamento pois de início saia um pouco mais caro e quem poderia imaginar que tudo não continuaria lindo e maravilhoso? :mdr2: :haha: e agora acho que nenhum banco nem faz esse tipo de financiamento :hmm: Mas não sei :poker:
:haha: Lembro-me que a gerente até me perguntou na época: -Você TEM CERTEZA que quer pegar o pré fixado?!?! (com aquela cara de "não acho uma boa ideia...") :haha: Olha agora quem tá rindo :umad:
Fazem dois anos que comecei o financiamento, começou acho que era 2200, agora está 1934 se não me engano :hmm:. Como já postei anteriormente, se você paga aluguel, é vantajoso comprar um imóvel dependendo do negócio que fizer... Já postaram anteriormente inúmeros motivos como inflação, valorização do imóvel, reajuste do aluguel, etc... nem vou tentar explicar de novo, já que desconsiderou até agora, não vejo motivos para que não desconsidere de novo... Agora COMO INVESTIMENTO é um PÉSSIMO negócio, se não paga aluguel e tem dinheiro sobrando, existem inúmeros investimentos melhores, mas é um negócio ainda pior ficar pagando aluguel...
 
Amigo presta atenção no que postei, parcelas MENORES todo o mês E NÃO REAJUSTA com inflação, o reajuste já foi calculado com base na taxa da época, se a inflação aumentasse, como de fato está e era óbvio que isso aconteceria :umad:, eu sairia no lucro. Se a inflação fosse menor com o decorrer dos anos, yeah right :haha:, eu sairia no prejuízo. Na época, NINGUÉM fazia esse tipo de financiamento pois de início saia um pouco mais caro e quem poderia imaginar que tudo não continuaria lindo e maravilhoso? :mdr2: :haha: e agora acho que nenhum banco nem faz esse tipo de financiamento :hmm: Mas não sei :poker:
:haha: Lembro-me que a gerente até me perguntou na época: -Você TEM CERTEZA que quer pegar o pré fixado?!?! (com aquela cara de "não acho uma boa ideia...") :haha: Olha agora quem tá rindo :umad:
Fazem dois anos que comecei o financiamento, começou acho que era 2200, agora está 1934 se não me engano :hmm:. Como já postei anteriormente, se você paga aluguel, é vantajoso comprar um imóvel dependendo do negócio que fizer... Já postaram anteriormente inúmeros motivos como inflação, valorização do imóvel, reajuste do aluguel, etc... nem vou tentar explicar de novo, já que desconsiderou até agora, não vejo motivos para que não desconsidere de novo... Agora COMO INVESTIMENTO é um PÉSSIMO negócio, se não paga aluguel e tem dinheiro sobrando, existem inúmeros investimentos melhores, mas é um negócio ainda pior ficar pagando aluguel...

Sim eu conheço esse financiamento pré-fixado, o pós-fixado a taxa base era de 9% enquanto o pré algo em torno de 12%. De qualquer forma tanto o pré quanto o pós as parcelas podem baixar, não ignorei nada no teu post porque tu não citou que era pré fixado. De qualquer forma tu ignorou a questão que eu te levante. Quanto é o valor do imovel com a soma das parcelas? Se é pré-fixado tu sabe exatamente o valor final. Conta para nós quantos imoveis tu está pagando por apenas 1?
 
Poxa eu já tinha postado em outro tópico uma explicação completa sobre a questão de compra VS aluguel.
Com os preços que temos se você continuar no aluguel e juntar dinheiro da diferença + entrada você compra avista o mesmo imóvel em 10 anos em vez de ficar pagando 20 ou 30 anos 3 ou 4 vezes o valor original. Pesquisem sobre assunto, tem diversos economista que mostram os cálculos detalhados dessa tipo de comparação.

então uma conta rápida, sem análise profunda

comprei uma AP, 2mil de parcela, 250mil de valor
Ainda Moro de aluguel de 800,00

se eu guardasse 1200/mês e ficasse no aluguel 10 anos
teria ~200mil em poupança..... e uns ~250 num fundo bom. 10 Anos
Isso sem contar o aumento do aluguel..... que ia reduzir gradativamente esses meus 1200 guardados.. pois aumento de aluguel+inflação de tudo > aumento do salário no trabalho

Os 200mil não compram o AP nem hj, e os 250mil daki 10 anos o AP tá bem mais de 350mil....

voces falam de "guardar aos montes" como se fosse a coisa mais simples do universo....
 
Não sabem fazer conta, pagar aluguel está sendo mais vantajoso. E não venham com história de que financiando está pagando o que é seu porque é mentira!! o "aluguel" de 100mil custa em média 800 reais por mes de juros.

com este valor a pessoa aluga um apartamento de 200mil!!!

financiando um AP de 140 mil voce pagará 40mil de entrada e deixará de ganhar pelo menos 300 reais de juros destes 40mil investidos. e ainda pagará em torno de 800 reais mensais de juros. (apenas juros) ou seja, um rombo de 1200 mensais que não irá para a quitação do apartamento. um financiamento de 100mil em 30 anos (taxa de 0,8%) ficaria com parcelas de 1077 sendo 800 reais de juros e apenas 277 para quitação do AP!!


Já mantendo os 40mil investidos e pagando um aluguel de 800 reais. ganhará 300 de juros e desembolsará apenas 500 do restante e ao invés de pagar 1077 na parcela, desembolsaria 500 de aluguel e sobraria R$577 para guardar pra comprar a vista! ou seja, quase o dobro da quantia do financiamento que é de R$277

é mais barato alugar o imóvel do que "alugar" o dinheiro. então alugando e guardando a mesma quantia equivalente a uma parcela de financiamento a pessoa compraria o AP a vista muito tempo antes dos 30 anos referente a quitação do financiamento.





Como o Brasileiro é ruim de contas.

Essa é exatamente a ideia que meu irmão e eu temos. Só faltam os R$ 50.000,00. :haha: :haha:
 
Sim eu conheço esse financiamento pré-fixado, o pós-fixado a taxa base era de 9% enquanto o pré algo em torno de 12%. De qualquer forma tanto o pré quanto o pós as parcelas podem baixar, não ignorei nada no teu post porque tu não citou que era pré fixado. De qualquer forma tu ignorou a questão que eu te levante. Quanto é o valor do imovel com a soma das parcelas? Se é pré-fixado tu sabe exatamente o valor final. Conta para nós quantos imoveis tu está pagando por apenas 1?
Não respondi porque não estou com a planilha aqui, aliás não sei onde coloquei :poker: fiz uma planilha perfeita do cálculo no excel na época, com todas as taxas, seguros, etc... na época Mas deve ser coisa do quádruplo? ACHO, não sei mesmo, fazem dois anos né :haha:
Eu só sei que em 97, o salário era R$150,00, hoje é R$900,00. Um aumento de 600% em 17 anos, se continuar nesse ritmo (você acha que continua? :hmm: ) daqui a 17 anos o salário será R$5400,00? E eu vou estar pagando quanto? Uns R$1200,00 +/- No valor de hoje o valor da prestação será de uns R$200,00? Você acha caro? :conte:
 
então uma conta rápida, sem análise profunda

comprei uma AP, 2mil de parcela, 250mil de valor
Ainda Moro de aluguel de 800,00

se eu guardasse 1200/mês e ficasse no aluguel 10 anos
teria ~200mil em poupança..... e uns ~250 num fundo bom. 10 Anos
Isso sem contar o aumento do aluguel..... que ia reduzir gradativamente esses meus 1200 guardados.. pois aumento de aluguel+inflação de tudo > aumento do salário no trabalho

Os 200mil não compram o AP nem hj, e os 250mil daki 10 anos o AP tá bem mais de 350mil....

voces falam de "guardar aos montes" como se fosse a coisa mais simples do universo....

O maior problema é super valorização atual dos imóveis. Em nenhum, eu estou dizendo em nenhum lugar no mundo que tu pegue uma série histórica de mais de 30 anos a valorização de imóveis foi maior que a inflação. Ou seja, imovel não deve subir mais que a inflação, se está subindo é uma distorção de mercado. Considerando esse fator, basta investir em algo que de um bom retorno sobre a inflação que em 10 anos tu compra sim, conforme o irmão do nosso amigo M4IN que mesmo com a super valorização está conseguindo seguir na linha de juntar e comprar avista. Outro detalhe importante, tu só está vendo o lado da subida de valor de aluguel e o valor do imóvel, ambos podem cair também e o teu salário aumentar.
 
Sim eu conheço esse financiamento pré-fixado, o pós-fixado a taxa base era de 9% enquanto o pré algo em torno de 12%. De qualquer forma tanto o pré quanto o pós as parcelas podem baixar, não ignorei nada no teu post porque tu não citou que era pré fixado. De qualquer forma tu ignorou a questão que eu te levante. Quanto é o valor do imovel com a soma das parcelas? Se é pré-fixado tu sabe exatamente o valor final. Conta para nós quantos imoveis tu está pagando por apenas 1?

O meu que vale 240 mil, sendo 215 mil financiados, seria um total de 515+15(entrada) mil pagos... Adiciona ai uns 200 mil para manter o imóvel.


700 mil.

Agora. Quando você acha que o imóvel, corrigindo pela inflação, vai valer no final do financiamento?
 
Não respondi porque não estou com a planilha aqui, aliás não sei onde coloquei :poker: fiz uma planilha perfeita do cálculo no excel na época, com todas as taxas, seguros, etc... na época Mas deve ser coisa do quádruplo? ACHO, não sei mesmo, fazem dois anos né :haha:
Eu só sei que em 97, o salário era R$150,00, hoje é R$900,00. Um aumento de 600% em 17 anos, se continuar nesse ritmo (você acha que continua? :hmm: ) daqui a 17 anos o salário será R$5400,00? E eu vou estar pagando quanto? Uns R$1200,00 +/- No valor de hoje o valor da prestação será de uns R$200,00? Você acha caro? :conte:

Este é o pensamento brasuca que olha para o tamanho da prestação e não para o valor que está pagando. Enquanto tu estiver terminando de pagar 4 imoveis, e adquirindo 1, quem junto já estará comprando o segundo avista.
 
Poxa eu já tinha postado em outro tópico uma explicação completa sobre a questão de compra VS aluguel.
Com os preços que temos se você continuar no aluguel e juntar dinheiro da diferença + entrada você compra avista o mesmo imóvel em 10 anos em vez de ficar pagando 20 ou 30 anos 3 ou 4 vezes o valor original. Pesquisem sobre assunto, tem diversos economista que mostram os cálculos detalhados dessa tipo de comparação.

Não adianta... Eu mesmo já expliquei pelo menos umas 3 vezes aqui no Adrena os cálculos e mesmo assim não entra na cabeça das pessoas, por isso vivem reclamando dos preços pois não fazem as contas direito...

Tem um exemplo aqui nesse tópico que o cara está pagando 530k em um imóvel que hoje custa 230k (isso hoje, deve valer realmente uns 150, talvez menos) e acha que vai vir a valer 1.8mi....

O aluguel é reajustado pelo IGP-M (nunca vi algum diferente), esse ano está acumulado em 3% enquanto a inflação real passa dos 6%. Não é porque a inflação está subindo que o preço dos imóveis vão acompanhar. É um mercado a parte...

Ano que vem pode ser que a inflação chegue a 10% e que os imóveis DESVALORIZEM 30%, e ai?! Não é previsivel, e o cálculo do aluguel de até 0,7% do valor do imóvel ainda compensa alugar especialmente no momento. (Exemplo hipotético de inflação e desvalorização, ok?)

Selic aumentando estará aumentando o preço das parcelas (para quem está comprando no momento ou fez pós-fixado), sendo que voce já está pagando um imóvel que não vale o que custa, ou seja fica melhor ainda alugar já que o rendimento da RF aumenta...

O pessoal está pagando as contas dos especuladores e nem se dão conta. Estão pagando 1 milhao em um imóvel que tem um valor real de 200k e acha que está fazendo bom negócio, vai entender....

Quanto a depender do locatário é simples, faça um contrato de 5 anos com quebra em 3 e reajuste pelo IGP-M com multa de 6 meses em caso de quebra de contrato...

Edit: Vi agora pouco no grupo de imóveis da minha cidade um cara vendendo um terreno numa quebrada do ******* de 250m2 por 90k. Quase me caguei de rir... Esse mesmo terreno devia valer uns 6 a 8k a 5 anos...
 
Última edição:
O meu que vale 240 mil, sendo 215 mil financiados, seria um total de 515+15(entrada) mil pagos... Adiciona ai uns 200 mil para manter o imóvel.


700 mil.



Agora. Quando você acha que o imóvel, corrigindo pela inflação, vai valer no final do financiamento?
Provavelmente menos, a inflação vai começar a comer teu imóvel que está com valor com distorção de mercado, pois nos ultimos 7 anos ele valorizou muito mais que a inflação.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo