[WORKLOG] Builds ao longo do tempo (Hoje com o nome de FlySix)

Raphael Leite

Member
Registrado
A muitos anos venho tentando ter um modelo de Gabinete que leve o meu nome.
A ideia é ter um Gabinete Pequeno, que suporte as peças comuns do mercado e que tenha fácil reposição.
Além disso, tinha que ser personalizável e com possibilidade de Produção em larga escala (com custo o mais baixo possível)

Tudo começou quando tentei fazer um gabinete pra mim. O problema é que queria algo pequeno que coubesse minha configuração completa.
Tentei fazer do modo mais caseiro possível.

Q3URX6.jpg


A partir dai, a ideia era criar um Gabinete vendável.

Parti então pra segunda empreitada. Fazer um completamente de Ferro, já que todos os outros tb eram.
Buscamos várias empresas pelo Brasil que se dispusessem a fazer um modelo até chegar a um produto vendável.
Tivemos apenas 1 aceite que foi em SP e mesmo assim cobraram um valor bem salgado pra apenas 1 unidade.

De qualquer forma, solicitei a confecção
Assim surgiu o Primeiro modelo Real:
1fJSF5.jpg
5P8I9S.jpg


Os primeiros modelos tiveram diversos problemas de Corte até chegar no modelo certo. Mandamos pra pintura Eletrostática e fizemos uma versão com a lateral Acrílica (Acho que fomos um dos primeiros a ter lateral acrílica)

uY4IBg.jpg
2Nz8F7.jpg



No final das contas, a produção começou a ficar ruim pela dobra que era muito complicada. A empresa que fez disse não ser mais interessante a fabricação e deixou de nos atender

Partimos então pra um formato mais quadrado e com uma matéria prima mais "fácil"
A Terceira versão contou com frame de barras de Alumínio, Tampas em acrílico e peças Impressas em 3D

P7WCHF.jpg
pXZNKG.jpg
DOVHZM.jpg


Essa versão conseguimos produzir bastante.
De qualquer forma ela ficou cansativa e não estava valendo o esforço.
Eram mais de 70 furos no total e cada furo vc tem q passar 3 machos diferentes pra abrir a rosca sem danificar.
Alem disso, Cortar todas as barras e polir os 4 lados era um pé no saco.

Então, voltamos com a ideia do Ferro.
A estratégia pra empresa voltar a produzir foi de ela mandar o ferro cortado e nós dobraríamos aqui no RJ mesmo.

Assim surgiu a quarta versão

h9jB50.jpg
H2G8JQ.jpg
nk0Ran.jpg
sPiDuD.jpg


Essa versão nem ao menos chegou a ser vendida direito. Tivemos problemas com a dobra por ter um Diâmetro grande (2cm) e pra dobrar era outro Pé no saco.
Sem, falar entre outros problemas menores que dificultavam muito a produção

Fizemos 2 modelos pintados na eletrostática. 1 era preto brilhoso e 1 era preto fosco --- Como Disse o Trump "Sounds good, doenst work!"

Depois de muito tempo sem tentar produção, fiz um teste para uma empresa de um Gabinete que era uma mistura de Impressão 3D com Corte Acrílico.
Somente para placas ITX mas que tivessem Fonte ATX Padrão normal e que não fossem SFX

Foi dai que saiu a próxima versão
Essa tb chegou a ser comercializada e foi o Primeiro a ter o nome da marca FLYSIX

MeEWbg.jpg
jQSePN.jpg
YrCZLj.jpg



Esse até que vendeu bem. Mas como ele tinha grande parte do corpo impresso em 3D, ele demorava pelo menos 30h para ser fabricado. Sem falar nas horas e horas que se perdia dando acabamento e tb de peças que acabavam sendo perdidas por defeitos na impressão
Isso inviabilizou um pouco a produção mas ia sendo vendido para algumas empresas que precisavam deste modelo

Nesse momento já começamos a pegar um certo nome e já atendíamos algumas pessoas fixas.

Até que saiu a 9º Geração dos processadores Intel e junto com ela as versões F (Os que não tem vídeo integrado).
Nesse momento percebemos que precisávamos ter uma versão deste gabinete que tivesse a possibilidade de adicionar uma placa de vídeo
Além disso precisávamos de um formato que tivesse menos impressão 3D e tb fosse mais rápido de produzir e menos trabalhoso

Assim surgiu nosso último modelo (que ainda está em testes mas vem se saindo bem):

CI4aI7.jpg
aplpjo.jpg
jZEbhN.jpg



Esse acabou de sair do forno e já estamos estudando o formato de venda.
Já estamos com projeto de inclusão de USBs 3.0 e Audio Frontal. Semana que vem já deve sair. Vamos ver no que vai dar.


Mas como não podia deixar de ser, tivemos uma encomenda que solicitava algo parecido mas não igual.
Uma empresa solicitou algo que fosse próximo das medidas mas que fosse bem mais fino.

Esse ainda está em preparo. Deve ser a nova versão:

j2Z9v7.jpg
BjSZxp.jpg



Fonte Pico / 2 baias Low Profile
Tamanho 20*22*8cm

Acho q vai ser um dos menores gabinetes com placa itx a venda no Mercado

Então é isso. É um Resumão.
Me desejem Sorte

:D
 
Excellent!

Hats off pra ti. Um verdadeiro guerreiro.
Posta mais, todos projetos q nem saiu do desenho, etc....
 
Muito interessante, parabéns pela iniciativa! Nem imagino o trabalho que deve dar para fabricar um case e vender... Eu já tentei algumas vezes fabricar um case do zero e não rolou, tem sempre tantos detalhes que eu acabei desistindo...
 
Olá posso indicar o uso do acm, da para fazer em router cnc o corte e fresa das dobras, não terá problema de torção pois as peças tem 3mm o interessante é que já vai sair com o acabamento não precisa de pintura.

Se tiver interesse posso passar mais informações.

estou fazendo um projeto desta maneira, porem estou com problema com o painel traseiro.
Não encontro um arquivo com dimensões confiáveis.
Na verdade meu projeto é por uma placa atx em um prodigy as medidas entram a conta porem tenho que re-fazer o painel traseiro o interno é o de menos.
E tenho um outro que é um ultra slim atx este sim será só no acm.
 
Olá posso indicar o uso do acm, da para fazer em router cnc o corte e fresa das dobras, não terá problema de torção pois as peças tem 3mm o interessante é que já vai sair com o acabamento não precisa de pintura.

Se tiver interesse posso passar mais informações.

estou fazendo um projeto desta maneira, porem estou com problema com o painel traseiro.
Não encontro um arquivo com dimensões confiáveis.
Na verdade meu projeto é por uma placa atx em um prodigy as medidas entram a conta porem tenho que re-fazer o painel traseiro o interno é o de menos.
E tenho um outro que é um ultra slim atx este sim será só no acm.

Pega esse link. Pode te ajudar

Sobre o ACM, já fiz algumas frentes de loja com esse material mas não achei muito satisfatório o resultado se fosse pra um Gabinete. Mas pode ser que fique bom.
Hoje, o acrilico eu acredito que seja a melhor opção mesmo pois necessita de pouca coisa pra ficar bom



Muito interessante, parabéns pela iniciativa! Nem imagino o trabalho que deve dar para fabricar um case e vender... Eu já tentei algumas vezes fabricar um case do zero e não rolou, tem sempre tantos detalhes que eu acabei desistindo...

Realmente leva um tempinho pra vc começar a ternoção já de como tudo funciona. MAs depois que vc erra tantas vezes, começa a ficar no sangue. rs



Excellent!

Hats off pra ti. Um verdadeiro guerreiro.
Posta mais, todos projetos q nem saiu do desenho, etc....

Vou ver se consigo fotos dos que não deram certo. Acredito que não tenha tirado muitas fotos dos erros. (preferi esconder essa parte kkkkkkkk)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Algumas versões deixadas de lado:

pnci8BlTp
pn6aR68Ip

Esse era pra ser de Acril Com impressão 3D transparente mas quase do tamanho de uma Case Real



pliEVmw7j
poBJYA3Hj

Esse foi um teste com Aluminio Extrutural 2020 e 3030 com cantoneiras Boleadas. Ia utilizar como extrutura e colocar os tampões nas laterais
Mas tb não deu certo pelo custo dessas varas de aluminio que são caras d+


pn2PH0oEj

Esse seria um modelo que estava fazendo pra mim mesmo. Tem base no Hydra Monochrome Overhaul mas com uma Frontal que suportasse um WCooler de 280mm e uma tampa lateral translucida.
Esse ainda vai sair do papel. Só estou sem tempo




pm6Zl7Hlj

Esse eu comecei a fazer tb mas não estava gostando muito do Resultado. Ainda tenho que aprimorar ele um pouco.
Quem sabe vai sair tb. Veremos





Agora sobre os Erros ao longo dessa vida de testessssss::::

pnYA1AQFj

Mandei fazer o corte mas a furação do DVD era ao contrário kkkkkkkkkkk


povXp2hoj

Coloquei tanto LED que a vitrine ficava iluminada com ele sozinho. Todos os clientes reclamavam rs


pmydauIQj
Erro de Corte
poCn31sAj
Erro de dobra
pnRdL1EGj
Erro de Raio
podvVY4Sj
Erro de pintura.......


E assim segue o baile
 
Última edição:
Show.

Então, os perfis são caros mesmo, mas achei q seria a forma mais barata de ter um case custom de tiragem individual. Vc abandonou os perfis, pois faz em escala de pequenos lotes. Quanto barateou, aproximadamente?
 
Cada Kit de Alumínio 2020 + 3030 Abaulado para 1 Gabinete de 38 x 20 x 30 fica em torno dos 150,00.
A minha meta de valor pra venda sempre fica entre 150,00 a 250,00 pois esta é a faixa que se encontram os compradores de alta demanda (sem ser aqueles que procuram algo muito especifico ou que são "fãs" do seu trabalho). Quando vc vai somando todos os itens de produção (parafusos, tampas slot, tela, acrílico, castelinhos, frontal, botão, chicote, thermo, fita, embalagem, isopor,...), o custo já fica bem alto e um adicional dessa magnitude da uma diferença absurda.

A segunda coisa que me fez desistir foi que os Perfis criam áreas nas laterais que não se consegue utilizar pelo simples fator da engenharia do produto mesmo. Vc fica com várias áreas vazias e que ficam fora de estética para os modelos que eu tento produzir. Pra quem quer montar um modelo personalizado Full Tower até que pode ser uma boa estratégia. Já para os de tamanho reduzido, os Perfis Extruturados não são uma boa escolha

Acredito que no meu caso se fosse uma Edição Especial ou se a marca já tivesse uma presença de mercado, um Gabinete neste molde seria viável.
 
aguardando evoluções
 
Cada Kit de Alumínio 2020 + 3030 Abaulado para 1 Gabinete de 38 x 20 x 30 fica em torno dos 150,00.
A minha meta de valor pra venda sempre fica entre 150,00 a 250,00 pois esta é a faixa que se encontram os compradores de alta demanda (sem ser aqueles que procuram algo muito especifico ou que são "fãs" do seu trabalho). Quando vc vai somando todos os itens de produção (parafusos, tampas slot, tela, acrílico, castelinhos, frontal, botão, chicote, thermo, fita, embalagem, isopor,...), o custo já fica bem alto e um adicional dessa magnitude da uma diferença absurda.

A segunda coisa que me fez desistir foi que os Perfis criam áreas nas laterais que não se consegue utilizar pelo simples fator da engenharia do produto mesmo. Vc fica com várias áreas vazias e que ficam fora de estética para os modelos que eu tento produzir. Pra quem quer montar um modelo personalizado Full Tower até que pode ser uma boa estratégia. Já para os de tamanho reduzido, os Perfis Extruturados não são uma boa escolha

Acredito que no meu caso se fosse uma Edição Especial ou se a marca já tivesse uma presença de mercado, um Gabinete neste molde seria viável.
Eu estou pensando/analisando modificar parte do meu gabinete , la para em torno do mes de julho. Eu pretendo manter o chassi/armação dele intacto, a parte traseira também como é cromada também pretendo deixar do jeito que esta. as mudanças seriam uma chapa metalica cromada no teto e na frente (uma chapa no formato de um L) assim uma única peça no formato de L , cobriria o teto e fazia a frente dele. as laterais de vidro ou acrilico. Meu gabinete é um enorme, um: "AKASA servidor eclipse 62".
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Raphael Leite
Aquelas chapas de ferro que voce usa na quarta geração de seus gabinetes, elas são cor meio enferrujadas quando voce as adquira, certo? E depois, voce mesmo as pintam, naqueles cromo?
Uma pessoa como eu: "sem oficina", consegue acesso à tinta cromada ? Aquele cromo prateado "brilho inoxidavel" como aqueles dois da sua quarta versão ( o segundo e o terceiro da sua quarta versao) são somente pintados por gente especializadas?
 
Última edição:
Eu estou pensando/analisando modificar parte do meu gabinete , la para em torno do mes de julho. Eu pretendo manter o chassi/armação dele intacto, a parte traseira também como é cromada também pretendo deixar do jeito que esta. as mudanças seriam uma chapa metalica cromada no teto e na frente (uma chapa no formato de um L) assim uma única peça no formato de L , cobriria o teto e fazia a frente dele. as laterais de vidro ou acrilico. Meu gabinete é um enorme, um: "AKASA servidor eclipse 62".
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Raphael Leite
Aquelas chapas de ferro que voce usa na quarta geração de seus gabinetes, elas são cor meio enferrujadas quando voce as adquira, certo? E depois, voce mesmo as pintam, naqueles cromo?
Uma pessoa como eu: "sem oficina", consegue acesso à tinta cromada ? Aquele cromo prateado "brilho inoxidavel" como aqueles dois da sua quarta versão ( o segundo e o terceiro da sua quarta versao) são somente pintados por gente especializadas?

Na verdade não. Aquilo é uma chapa de Aço Carbono comum crua (sem tratamento) É muito dificil de vc consegui mante-la naquela coloração.
O que vc pode tentar é assim que terminar o corte, passar verniz. Ela vem de fabrica com um tipo de oleo que não deixa ela enferrujar. Só que esse oleo ao longo de uns 5 dias ja seca e a chapa oxida.

Vou te falar q tentei inumeros formatos de pintura e todos sem sucesso efetivo. A melhor forma (e mais trabalhosa) foi a pintura com produtos automotivos.

Mas o melhor resultado e o mais pratico é levar para uma empresa de pintura eletrostatica.
 
Hmmm! Obrigado por me deixar saber. Nesse caso, e se, uma chapa de aluminio? O aluminio mantem o brilho cromado... Digo deste aluminio aqui:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Outra questão: Acabaram se os acrilicos uv do mercado? Principalmente aqueles Azul uv? Prque pesquisando sobre isso , as buscas me levam para outros tipos de acrilicos, mas não os uvs.
 
Última edição:
Não sei dizer qual acrílico é esse que vc está falando. Seria aqueles fosforescentes?

E sobre a chapa de alumínio, ela não oxida n. Se o custo estiver dentro do que tem de orçamento, vale a pena. Além disso, da pra dar um ótimo acabamento de "escovado". Só da muito trabalho tb
 
Não sei dizer qual acrílico é esse que vc está falando. Seria aqueles fosforescentes?

E sobre a chapa de alumínio, ela não oxida n. Se o custo estiver dentro do que tem de orçamento, vale a pena. Além disso, da pra dar um ótimo acabamento de "escovado". Só da muito trabalho tb
Esse é que é o problema. A última chapa/placa de acrilico azul uv , que eu comprei foi em 2013. Agora, 07 anos depois quando eu volto para ver isso novamente, não consigo mais localizar na internet. O nome era azul uv, mas parece que as coisas mudaram, talvez seja esse fosforecente, mas tenho duvidas...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Raphael Leite : O acrilico que eu procuro é deste material aqui:
 
Última edição:
Mais um projetinho mas esse agora é pessoal.

To tentando mudar o meu PC e decidi fazer algo parecido com o Huement / Hydra
Fiz em acrílico pra variar... Por enquanto é só teste. Assim que tiver montado com as peças certas eu posto aqui novamente

bx4pSMl.jpg
J11qsrU.jpg
DHlxZ9Q.jpg
lQt1Emo.jpg
TZ0lo3v.jpg
BMA3dSv.jpg
agSnYbb.jpg
 
Novo modelo pronto::: Já montado com as peças que vou deixar nele mesmo :)

Gostei do resultado. A estrutura por ser de Acrílico 3mm precisa de um pouco de delicadeza para montar mas nada que impeça ele de ficar bem alojado e alinhado

Próximo passo é trocar o Coller por um Water ou um com fan de 120mm RGB pra dar um pouco de cor


p1LnbFO.jpg
qIgtFAW.jpg
mBuYQUV.jpg
fXWdZQj.jpg
2HJRoUZ.jpg
 
Novo modelo pronto::: Já montado com as peças que vou deixar nele mesmo :)

Gostei do resultado. A estrutura por ser de Acrílico 3mm precisa de um pouco de delicadeza para montar mas nada que impeça ele de ficar bem alojado e alinhado

Próximo passo é trocar o Coller por um Water ou um com fan de 120mm RGB pra dar um pouco de cor


p1LnbFO.jpg
qIgtFAW.jpg
mBuYQUV.jpg
fXWdZQj.jpg
2HJRoUZ.jpg
Colocar um Air Cooler full black e manteria o a linha dark nele. kkk
Vai vender esse projeto? Tenho interesse dependendo do valor.
 
kkkkkkkkkkkkkkkk, Eu já ia trocar o Hardware Tb... Mudar pra AMD.
Sobre a venda, eu não tinha pretenções n. MAsssss... pagando bem, que mal tem,né? 😂


Fotos dele pronto:

DDr0ddx.jpg
kfLzemW.jpg
 
A falta de atualizações é um pouco complicada em cima desse tópico. Falta de tempo mesmo na quarentena ainda é um fato. Mas to me esforçando pra manter um periódico ai que não tenha um lapso muito grande entre um desenvolvimento e outro

[Atualização 1]

Estava falando com um amigo
Vamos criar aqui o site da FlySix com todos os modelos.
www.flysix.com.br (só pegamos o dominio. ainda está sem lp)

Alguns dos modelos nós vamos disponibilizar pra baixar pra quem quiser fazer em casa, só confeccionar em impressão 3D ou sei la de que outra forma.
Outros nós vamos colocar à venda já prontos. Modelos exclusivos vendidos direto pelo site pra tentar monetizar um pouco

[Atualização 2]

Eu estou com um NZXT 200mm e isso deu algumas ideias sobre Fans de 200
Não sei se seria a boa... ou se Isso poderia encarecer uma projeto (talvez um Gabinete do tipo Premium)

Mas queria saber opiniões

GgoVx9m.jpg



[Atualização 3]

Um amigo me deu um cabo Riser Thermaltake. Qualidade muito boa.
To pensando em fazer um SFF com ele mas estou ainda sem ideias

Vamos ver oq vai sair

YEQVSrp.jpg
 
IMHO eu nao usaria fan 200mm, pois no brasil sao muito caros e dificeis de encontrar, e pior, a maioria dos fans tem furacoes especificas

penso que 140mm seria a opcao ideal
 
Sim. tb cheguei a pensar nisso. é bem dificil msm achar os de 200 mas a estética ficaria bem interessante
Os de 140 eu acho q são muito mais caros mas sem ganho real.

Vc compra hj um kit com 3 fans 120 + controladora por 190,00 (até menos dependendo do modelo)
um kit 140 igual não sai por menos de 350,00. Sinceramente não sei se seria uma diferença que valesse a pena. com o msm CFM ainda


Digo isso pq tb estou tentando achar uma forma de colocar um Cansado H110 no Gabinete e gostaria que ele tivesse RGB.
Estive pesquisando mas já desisti na mesma hora quando vi os valores dos modelos disponíveis 😂

TH7p6Gq.jpg


OBS: Tb não faço a mínima ideia de como colocar esse monstro nesse gabinete... Mas acho que vou deixar pra próxima Spec
 
Parabéns pelo trabalho! Gosto de gabinetes personalizados/ diferentes, e também de tamanhos reduzidos. Sempre tive vontade de fazer algo semelhante, mas nunca tentei, e contínuo com meu mesmo gabinete de 15 anos atrás (risos). Mas com essa inspiração, acho que vou tentar fazer umas modificações no meu gabinete.
 
Parabéns pela empreitada, imagino que tenham sido muitos anos e muitas horas trabalhadas, se tu não gostasse realmente disso tudo eu duvido que teria tanto foco. CAso algum dia decida fazer algo nesses moldes aqui, mas mais simples, me avisa que tenho muito interesse. Um ITX sem compromissos além da fonte SFX e com capacidade para GPU de qualquer comprimento e watercooler 240mm eu acredito que venderia muito bem.
 
Parabéns pelo trabalho! Gosto de gabinetes personalizados/ diferentes, e também de tamanhos reduzidos. Sempre tive vontade de fazer algo semelhante, mas nunca tentei, e contínuo com meu mesmo gabinete de 15 anos atrás (risos). Mas com essa inspiração, acho que vou tentar fazer umas modificações no meu gabinete.
Se precisar de qualquer coisa, e eu puder ajudar, estamos ai.


Parabéns pela empreitada, imagino que tenham sido muitos anos e muitas horas trabalhadas, se tu não gostasse realmente disso tudo eu duvido que teria tanto foco. CAso algum dia decida fazer algo nesses moldes aqui, mas mais simples, me avisa que tenho muito interesse. Um ITX sem compromissos além da fonte SFX e com capacidade para GPU de qualquer comprimento e watercooler 240mm eu acredito que venderia muito bem.

Tenho muuuuito interesse em fazer sim. Cheguei a entrar em um grupo do pessoal ai de SFF pra tentar pescar informações. Ò ruim foi q a rapaziada entendia bastante de Gabinete mas queriam mais falar de politica. Ai eu sai do grupo.
De qualquer forma, aprendi muita coisa durante a estadia la e vi muitos gabinetes foda! os meus únicos problemas pra desenvolvimento de um desse no momento são:

1- Tenho poucas peças ITX pra molde. As que tenho não são completas e estou buscando outros modelos. A unica placa ITX que tenho não tem PCI pra VGA e não tem espelho. Cheguei a pegar uma J1800 tb pra ver mas nenhuma delas tem PCI pra VGA tb. Outro ponto é que a unica fonte SFF que tenho é uma delta 200w.
2- Eu não tinha um cabo Riser pra poder fazer modelos com deslocamento de VGA. Um amigo me deu um esses dias mas acredito que ele não seja um modelo de presilha universal pois é especifico de um Gabinete da Thermaltake. Além disso ele é preso na vertical (no mesmo sentido da placa de vídeo) e não tem uma placa formando um "T"
3- To tentando ainda ter uma cola que segure mais e marque menos o acrílico para fazer junções de qualidade. A cola que uso ela meio que solda o Acrílico mas ele com uma certa pressão, descola. Isso pra poder fazer o suporte geral é um pouco complicado em peças muito pequenas com pouca área de contato. Estou nessa busca tb.


De qualquer forma, acredito que em breve vai ter novidade tb nos moldes de SFF. Já cheguei tb a ter algumas inspirações no Reddit e no Pinterest de Cases muito boas e com uma otina arquitetura que podem ser adaptadas.


Veremos nos próximos capitulosssss kkkkkkkkk
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo