• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

C2Q não passa de 395 mhz, não inicia, tela preta

Juliocf

Member
Registrado
Sei só o básico de Overclock, meu setup:

Mobo: P5QPL-AM
CPU: core 2 quad Q9400 2,66 MHz, Cooler box
GPU: GTX 750 ti 1gb
Fonte: EVGA 400w
Ram: 2gb ddr2 667, 2gb ddr2 800
3 fans adicionais: 2 laterais jogando pra dentro, e 1 traseira jogando pra fora

De pouco em pouco, fazendo teste de estabilidade e monitorando temperatura, aumentei do fsb de 333 mhz (padrão), para 395 mhz, porém agora se eu aumento para 396 já não da certo, o monitor entra em idle e tenho que reiniciar e voltar para 395 mhz.
1833829589_WhatsAppImage2019-12-05at23_35_23.jpeg.b51dc1d7367136ae3bc7d66875b9c9be.jpeg


Lembrando que deixei tudo no Auto, por falta de conhecimento, mas pelo que li, se fosse falta de Vcore, o pc ligada mas dava tela azul ou reiniciava, esse erro da tela preta e não iniciar não sei oque pode ser.
Tentei colocar Memory Voltage no máximo, NB Voltage no máximo, travar o pci Express frequency no 100, sem sucesso tb.
Alguma sugestão?
 
Não faço a menor ideia de como vc conseguiu chegar nessa frequência, já é um milagre. G41 é bem ruim pra overclock, não passa de 333MHz sem afetar a frequência do PCI, o que ferra com sata, PCIe. E não adianta travar em 100, ele sobe. Vc já está no limite, e esgoelando VGA e HDs.
 
Não faço a menor ideia de como vc conseguiu chegar nessa frequência, já é um milagre. G41 é bem ruim pra overclock, não passa de 333MHz sem afetar a frequência do PCI, o que ferra com sata, PCIe. E não adianta travar em 100, ele sobe. Vc já está no limite, e esgoelando VGA e HDs.

Tive sorte ou azar? haahah
Corro risco nos conectores sata e pci? como olhar a frequência atuais?
Pq o processador eu paguei 40, mas na vga e no ssd paguei 200 em cada, então se estiver forçando, vou preferir diminuir a velocidade.
WDLpQaX.png


Seria esse PCIe x16 1.1 ?
 
Sorte, G41 normalmente não passa de 350MHz no FSB. Se quiser mais que isso só com chipset P35, P43, P45.
 
Tive sorte ou azar? haahah
Corro risco nos conectores sata e pci? como olhar a frequência atuais?
Pq o processador eu paguei 40, mas na vga e no ssd paguei 200 em cada, então se estiver forçando, vou preferir diminuir a velocidade.
WDLpQaX.png


Seria esse PCIe x16 1.1 ?

Eu sei que extrapolar o PCIe afeta o HD e pode causar perda de dados, agora se causa danos físicos no HD ou na GPU já não sei te informar. Tem uma continha pra saber mais ou menos quanto fica o PCIe depois dos 333MHz mas já não me lembro mais.
 
eu tinha uma mobo P45 bem basica (era a P5K-SE)... e mesmo sem controle de voltagem no chipset... eu chegava de boa em 450 no FSB... testei com 500 e tbm foi... mas não dava pra manter com o multiplicado do CPU (era um Q6600).. tanto q normalmente eu baixava ele pra manter no valor certo e trabalhar em 1:1 nas RAMs... saudade dessa epoca hahahaha

Ou seja... se quer algo a mais ai... melhor pegar uma P45 como já falaram

AGORA... se atente tbm q esse processador ai não gosta de voltagem viu... essa serie ai se vc abusava na voltagem em pouco tempo começava a degradar... e pedia mais voltaagem... e começa a ficar impraticável o q precisava por a mais pra ficar estável... e claro... nunca... JAMAIS deixe ela em AUTO pois a mobo vai jogar a voltagem lá na pqp
 
Última edição:
eu tinha uma mobo P45 bem basica (era a P5K-SE)... e mesmo sem controle de voltagem no chipset... eu chegava de boa em 450 no FSB... testei com 500 e tbm foi... mas não dava pra manter com o multiplicado do CPU (era um Q6600).. tanto q normalmente eu baixava ele pra manter no valor certo e trabalhar em 1:1 nas RAMs... saudade dessa epoca hahahaha

Ou seja... se quer algo a mais ai... melhor pegar uma P45 como já falaram

AGORA... se atente tbm q esse processador ai não gosta de voltagem viu... essa serie ai se vc abusava na voltagem em pouco tempo começava a degradar... e pedia mais voltaagem... e começa a ficar impraticável o q precisava por a mais pra ficar estável... e claro... nunca... JAMAIS deixe ela em AUTO pois a mobo vai jogar a voltagem lá na pqp

As opções de voltagem da bios:
PI3wI7E.jpg

Testei todas 5 opções do NB, e do SB só tem como setar 1.5V e 1.6V
Não apresentou diferença pela medição do aida64:
ZTKqrby.png


Oque eu achei estranho, é que seu eu mudar a frequência da mem RAM de 790 que é o minimo com esse fsb, pra 870 (ou prox disso, não lembro exatamente) o pc liga, e no teste de stress da tela azul.
Isso pra mim é problema de overclock que o pc não aguenta, mas não ligar se eu mudar o fsb de 395 pra 396 (ou qualquer valor maior) me parece problema de config ou sei la oq.
Mas esse clock esta me satisfazendo pra jogar meu cs go, acho que não tem mt mais oq fazer não.
 
Aparentemente, 395 de fsb é o limite da placa mesmo.
Fui fazer um bench com o geekbench, e por curiosidade fui olhar os resultados do meu conjunto de processador e mobo
bDVpBxL.png

As 4 melhores pontuações são com fsb 395, do 5° pra baixo já começa ser a cpu em stock
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo