[AJUDA] Cabo PCI express da fonte não compatível com entrada de energia da RX 5500 XT

paladino27

Member
Registrado
Bom dia, pessoal.
Comprei uma RX 5500 XT: https://www.kabum.com.br/produto/11...wer-color-amd-rx-5500-xt-4gb-gddr6-g00325600g
MInha fonte é: Fonte Aerocool KCAS 400W, 80 Plus White, Full Range, PFC Ativo

Na hora de instalar a placa no pc, tava tudo ok, até o momento de colocar o conector de energia. O cabo pci express da minha fonte é de 8 pinos, como na placa de vídeo, que tem entrada de 8 pinos, mas o padrão não encaixa com o conector que tem na fonte.
O conector da fonte tem apenas dois pinos quadrados enquanto a entrada da placa tem três entradas quadradas.
Então, pessoal, gostaria de saber se alguém sabe como devo proceder para conseguir instalar a placa com essa fonte.

O conector da fonte tem o seguinte padrão :
uvvv
vvuv
Sendo v conectores curvados e u conectores quadrados
Já a entrada da placa é nesse padrão:
vvvu
uuvv
Sendo v entradas curvadas e u entradas quadradas.
Desculpem não ter colocado a foto para explicar melhor, mas não sei como inserir foto aqui no adrenaline.
 
Última edição:
Deve ser a primeira vez q você faz isso, certo?

Cara, quando as entradas tem esses formatos diferentes é por causa do sistema anti-burro, quer dizer, não tem como você enfiar de uma forma que não seja a correta pq ele nem entra. E sim, anti-burro é o termo técnico haha

Normalmente o encaixe fica de frente para a frente da placa, como está na minha
r0cIFWK.jpg


E esses dois pinos separados você tem que juntar eles nos outros 6 e enfiar junto, não adianta tentar por eles separados pq é bem mais dificil, o mais fácil é enfiar tudo junto
 
Deve ser a primeira vez q você faz isso, certo?

Cara, quando as entradas tem esses formatos diferentes é por causa do sistema anti-burro, quer dizer, não tem como você enfiar de uma forma que não seja a correta pq ele nem entra. E sim, anti-burro é o termo técnico haha

Normalmente o encaixe fica de frente para a frente da placa, como está na minha
r0cIFWK.jpg


E esses dois pinos separados você tem que juntar eles nos outros 6 e enfiar junto, não adianta tentar por eles separados pq é bem mais dificil, o mais fácil é enfiar tudo junto
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pois é, mano, é a minha primeira placa de vídeo off board. Meu processador é o Ryzen 5 3400g, ele tem a vega 11 e já da pra rodar alguns jogos leves. Ai eu resolvi comprar uma oplaca agora, quase um ano e meio depois de ter comprado o pc.
Então quer dizer que esses pinos encaixam na entrada da placa, só basta eu juntá-los e tentar encaixar da forma certa?
 
Última edição:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pois é, mano, é a minha primeira placa de vídeo off board. Meu processador é o Ryzen 5 3400g, ele tem a vega 11 e já da pra rodar alguns jogos leves. Ai eu resolvi comprar uma oplaca agora, quase um ano e meio depois de ter comprado o pc.
Então quer dizer que esses pinos encaixam na entrada da placa, só basta eu juntá-los e tentar encaixar da forma certa?

exatamente.

No caso da sua é 1 cabo só

Imagina na minha que foram 3 sahsuahsuahsa

Mas é de boa, vai tentando que entra.
E vê depois se entrou certinho. Tem que entrar bem entrado, não ficar nada de fora. :hihi:
 
Pois é, eu fiz do jeito que você aconselhou e deu certinho, inclusive foi bem fácil.
O problema é que quando ligo o PC, não dá vídeo. Eu olhei direito a placa, assim que o pc liga, ela liga junto, os coolers ligam, mas logo desligam...Ou seja, acho que é algum problema relacionado a alimentação...
Você tem alguma ideia do que pode ser isso? Será que a fonte não suporta a placa?
 
Essa fonte é bem ruim, pra um setup simples, até vai, mas agora que está com uma VGA offboard, pode ser ela a vilã aí.

Mas tente o seguinte:

Remove a RX5500, e liga normalmente com a VGA onboard, vá na BIOS e desative o vídeo Onboard. Desligue o PC, monte novamente a VGA e veja se da certo.

Caso não funcionar, o jeito é testar com outra fonte, se possível.
 
Essa fonte não deveria ter qualquer dificuldade para funcionar com a 5500XT.

Claro que pode ser um problema de alimentação, mas talvez seja apenas conexão. Parece que você teve certa dificuldade para conectar aí. Não tem muito mistério, é pegar o conector 6+2 pinos, juntar eles e ligar na placa de vídeo.

Se o problema persistir, ideal é procurar alguém indicado pra realizar o serviço de instalação e diagnóstico caso o problema persista. Ela pode estar mal encaixada, pode ser problema de limpeza do slot PCI, entre outros detalhes.
 
A primeira vez que eu liguei o pc, não deu vídeo. Olhei as ventoinhas da placa e elas não estavam rodando, logo imaginei que era problema de alimentação e que não ia funcionar. Ai tirei o pc do lugar e olhei melhor se elas não estavam mesmo girando. Então vi que elas giram assim que o pc é ligado, mas em segundos param. Então eu devolvi o pc pro lugar dele e tentei de novo ver se dava vídeo, ai sim deu certo. Ou seja, na segunda tentativa deu certo.
Mas mesmo dando vídeo, as ventoinhas continuam do mesmo jeito: O pc liga, elas giram um pouco e logo param.
Até testei durante um tempo em jogos (lol, Injustice 2 e Soul Calibur VI) para ver se elas começavam a rodar, pois como eu não tenho experiência com placa de vídeo, não sei se elas só giram quando a placa esquenta muito. Por sinal, os jogos ficaram sim com um bom FPS e desempenho. Mas o pouco que eu testei nesses jogos, ainda não vi essas ventoinhas girarem.
Gostaria de saber se isso é normal. O fato da fonte ser de apenas 400w pode tá fazendo com que as ventoinhas não girem?
 
A primeira vez que eu liguei o pc, não deu vídeo. Olhei as ventoinhas da placa e elas não estavam rodando, logo imaginei que era problema de alimentação e que não ia funcionar. Ai tirei o pc do lugar e olhei melhor se elas não estavam mesmo girando. Então vi que elas giram assim que o pc é ligado, mas em segundos param. Então eu devolvi o pc pro lugar dele e tentei de novo ver se dava vídeo, ai sim deu certo. Ou seja, na segunda tentativa deu certo.
Mas mesmo dando vídeo, as ventoinhas continuam do mesmo jeito: O pc liga, elas giram um pouco e logo param.
Até testei durante um tempo em jogos (lol, Injustice 2 e Soul Calibur VI) para ver se elas começavam a rodar, pois como eu não tenho experiência com placa de vídeo, não sei se elas só giram quando a placa esquenta muito. Por sinal, os jogos ficaram sim com um bom FPS e desempenho. Mas o pouco que eu testei nesses jogos, ainda não vi essas ventoinhas girarem.
Gostaria de saber se isso é normal. O fato da fonte ser de apenas 400w pode tá fazendo com que as ventoinhas não girem?
Instala o MSI Afterburner pra monitorar a placa (temperatura, ventoinhas etc.)
Hoje em dia quase todas as placas tem a função 0rpm, ou seja, desligam o fan em idle até chegar a uma certa temperatura, por volta de 50°C.
 
Há duas ou três gerações que as placas de vídeo possuem um recurso chamado FAN STOP, onde as vetoinhas só são ligadas se a GPU passar de determinadada temperatura (normalmente 50C), visando aumentar a longevidade das ventoinhas e reduzir o barulho.
 
A primeira vez que eu liguei o pc, não deu vídeo. Olhei as ventoinhas da placa e elas não estavam rodando, logo imaginei que era problema de alimentação e que não ia funcionar. Ai tirei o pc do lugar e olhei melhor se elas não estavam mesmo girando. Então vi que elas giram assim que o pc é ligado, mas em segundos param. Então eu devolvi o pc pro lugar dele e tentei de novo ver se dava vídeo, ai sim deu certo. Ou seja, na segunda tentativa deu certo.
Mas mesmo dando vídeo, as ventoinhas continuam do mesmo jeito: O pc liga, elas giram um pouco e logo param.
Até testei durante um tempo em jogos (lol, Injustice 2 e Soul Calibur VI) para ver se elas começavam a rodar, pois como eu não tenho experiência com placa de vídeo, não sei se elas só giram quando a placa esquenta muito. Por sinal, os jogos ficaram sim com um bom FPS e desempenho. Mas o pouco que eu testei nesses jogos, ainda não vi essas ventoinhas girarem.
Gostaria de saber se isso é normal. O fato da fonte ser de apenas 400w pode tá fazendo com que as ventoinhas não girem?
A placa possui um sistema para desligar as ventoinhas caso não esteja em uso ou uso muito baixo. É natural.

Isto é para economizar o uso da única coisa da placa de vídeo que não dura NADA, que é justamente a ventoinha. Inclusive pessoal fica com mania de aumentar curva de rotação e tal. Pèssima mania. Agradeça pela sua placa ter vindo com isso.
 
A placa possui um sistema para desligar as ventoinhas caso não esteja em uso ou uso muito baixo. É natural.

Isto é para economizar o uso da única coisa da placa de vídeo que não dura NADA, que é justamente a ventoinha. Inclusive pessoal fica com mania de aumentar curva de rotação e tal. Pèssima mania. Agradeça pela sua placa ter vindo com isso.
Não tenho certeza quanto a isso. O maior benefício, segundo as próprias produtoras, é no quesito ruído mesmo.

Isso porque existem dois tipos de desgaste em uma ventoinha (assim como qualquer motor elétrico):

- desgaste por horas de uso contínuo
- desgaste por número de partidas

Sinceramente acho que no final das contas da na mesma
 
Não tenho certeza quanto a isso. O maior benefício, segundo as próprias produtoras, é no quesito ruído mesmo.

Isso porque existem dois tipos de desgaste em uma ventoinha (assim como qualquer motor elétrico):

- desgaste por horas de uso contínuo
- desgaste por número de partidas

Sinceramente acho que no final das contas da na mesma
Foi uma escolha universal dos engenheiros, todo mundo adotou porque entendeu ser o mais seguro. Considerando que jogamos algumas horas por dia, a partida ocorreria uma vez aqui e outra acolá. Enquanto não joga, tendência é desligar. Muito melhor que o desgaste do uso contínuo eterno 24/7.

Ventoinha de placa de vídeo é a única coisa que não dura nada numa placa. Placa de vídeo tem componente tão parrudo que roda 24/7 sem apresentar problemas, como um processador. Agora a ventoinha... Dura nem 1/10 da expectativa da placa. Com isso eles equiparam as distâncias de vida útil.
 
Foi uma escolha universal dos engenheiros, todo mundo adotou porque entendeu ser o mais seguro. Considerando que jogamos algumas horas por dia, a partida ocorreria uma vez aqui e outra acolá. Enquanto não joga, tendência é desligar. Muito melhor que o desgaste do uso contínuo eterno 24/7.

Ventoinha de placa de vídeo é a única coisa que não dura nada numa placa. Placa de vídeo tem componente tão parrudo que roda 24/7 sem apresentar problemas, como um processador. Agora a ventoinha... Dura nem 1/10 da expectativa da placa. Com isso eles equiparam as distâncias de vida útil.
1/10 da expectativa? Por incrível que pareça nunca queimei um fan na minha vida, já placas...

Fans de qualidade duram vários anos, a placa como um todo tende a morrer antes que isso. Até porque a mesma depende de vários componentes de microeletrônica.

Eu desabilitei o fan stop da minha, por um simples motivo: toda vez que jogo CSGO ou Overwatch as ventoinhas ligam e desligam mais de 30 vezes (toda vez que termina uma rodada). Acho que isso pode ser mais perigoso pro fan do que ficar o tempo todo entre 40-50%, porque a cada partida ela solicita o máximo de corrente pra obter o torque necessário pra vencer a inércia. Além de solicitar mais o sistema de rolamento.
 
1/10 da expectativa? Por incrível que pareça nunca queimei um fan na minha vida, já placas...

Fans de qualidade duram vários anos, a placa como um todo tende a morrer antes que isso. Até porque a mesma depende de vários componentes de microeletrônica.

Eu desabilitei o fan stop da minha, por um simples motivo: toda vez que jogo CSGO ou Overwatch as ventoinhas ligam e desligam mais de 30 vezes (toda vez que termina uma rodada). Acho que isso pode ser mais perigoso pro fan do que ficar o tempo todo entre 40-50%, porque a cada partida ela solicita o máximo de corrente pra obter o torque necessário pra vencer a inércia. Além de solicitar mais o sistema de rolamento.
Opa, como trabalho com renda complementar, o que mais recebo é espertinho rodando 100% de fan achando que tá salvando algo assim. Chegou um momento que eu tinha uns modelos genéricos do Aliexpress pra colocar. Muito comum mesmo. E geralmente o que torra não é a ventoinha, mas a ventoinha e o circuito responsável.
 
Opa, como trabalho com renda complementar, o que mais recebo é espertinho rodando 100% de fan achando que tá salvando algo assim. Chegou um momento que eu tinha uns modelos genéricos do Aliexpress pra colocar. Muito comum mesmo. E geralmente o que torra não é a ventoinha, mas a ventoinha e o circuito responsável.
Ah sim, mas um fan não é projetado pra rodar em 100% o tempo inteiro. Já fica num patamar de corrente acima do "saudável". (mesmo sendo uma corrente menor do que a de partida)
Assim como não é saudável pra uma placa ficar 24h em 100% de carga. Desgasta mais rapidamente.

Mas um fan rodando a 30-40-50% está bem abaixo da área crítica, enquanto cada partida é um soco no estômago do circuito/cabos.
Principalmente em jogos leves e com estrutura de "rodadas", dar 30+ partidas é mais prejudicial que um fan em baixa rotação.
 
1/10 da expectativa? Por incrível que pareça nunca queimei um fan na minha vida, já placas...

Fans de qualidade duram vários anos, a placa como um todo tende a morrer antes que isso. Até porque a mesma depende de vários componentes de microeletrônica.

Eu desabilitei o fan stop da minha, por um simples motivo: toda vez que jogo CSGO ou Overwatch as ventoinhas ligam e desligam mais de 30 vezes (toda vez que termina uma rodada). Acho que isso pode ser mais perigoso pro fan do que ficar o tempo todo entre 40-50%, porque a cada partida ela solicita o máximo de corrente pra obter o torque necessário pra vencer a inércia. Além de solicitar mais o sistema de rolamento.

Nesse seu caso eu veria a temperatura que tá dando trigger na ventoinha no CS e mudaria. Para ou parar ou girar quando joga CS.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo