Caixas Acusticas Torre - Home Made - Warning 56K

falarara87

Duratec 2.0
Registrado
E ai galera tudo bom?

To fazendo este tópico para mostrar um trabalho danado que fiz montando um par de Caixas Acusticas Torre, lembrando que o resultado seria baseado em CxB e bom som, estas são composta por:
2 Mid Bass
1 Subwoofer
2 Tweeter
Potencia Total 450w RMS por caixa
Peso de 22Kg por Caixa

Ferramentas & Ingredientes
4 - Caixas Phllips R$25,00 (alto falantes + tweeters)
2 - Subwwofers Bomber R$ 280,00
Madeira MDF 15mm R$ 161,00
1 Serra Tico Tico - R$ 139,00
2 - Dutos R$16,00
150 - Parafusos 4,0 x 35mm R$13,00
1 - Cola para Madeira R$ 10,00
1 - Caixa de ferramentas (eu tinha), trena, régua
1 - Compasso R$3,90

Total R$722,00. Isso por que eu quis comprar tudo novo, como serra e as caixas.


Mid Bass
Sendo que os dois Mid Bass são de caixas de som phillips (150w rms em 4ohms) de 6"
-> Resposta frequencia 60 ~ 5000Hertz
-> Duplo Imã
-> Cone de plastico propileno
-> Bobina Simples
-> 88SPL

A ligação deste dois está em parelelo resultando em 2 Ohms em 300w. Como cada alto falante veio com seu tweeter a ligação permanece a mesma, cada falante com seu tweeter.

Tweeter
Os dois tweeters possuem 150w rms em 4Ohms e é de 1,25"
-> Resposta frequencia 5000~22000Hertz
-> Duplo Imã
-> 89SPL

Subwoofer
Subwwofer Bomber New Edger de 12" 150w
-> Resposta em frequencia 20~300Hertz
-> Bobina Dupla 4Ohm + 4 Ohm
-> 87SPL

Medidas das Caixas
Altura 1,25m
Largura 23cm
Profundidade 38cm
Expessura da Madeira Utilizada - MDF de 1,5cm (15mm)
Capacidade Volumétrica da camara do subwoofer - 44Litros A 80cm X L 20cm X 35cm
Capacidade Volumétrica da camara dos Alto Falantes - 20Litros A 40cm X L 20cm X 35cm
Duto do subwoofer de 4" e 20cm de comprimento
Camara superior Selada.

Fotos

Ingredientes:megusta:

31032012322.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]

Bancada improvisada

02042012335.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]

Madeiras

31032012323.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]

02042012334.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]

Subwoofers

31032012324.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]

Serra Tico Tico

31032012325.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]

Furadeira

31032012326.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]

Caixas Phillips com os falantes ja retirados

31032012327.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]

31032012328.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]

Alto Falantes da Phllips do lado de fora

31032012329.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]

Fazendo os Calculos para os Alto Falants e tweeters, tudo centralizado de modo que fique semétrico nas duas caixas

02042012336.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]

Corte do Duto

02042012338.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]

Corte da Camara superior

02042012337.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]

Parte Frontal das Caixas Acusticas sem o s Tweeters

31032012330.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]

Caixas já Prontas

02042012339.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]
31032012331.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]
31032012332.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]
02042012341.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]
02042012342.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]
02042012343.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]
02042012344.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]
02042012340.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]
 
Última edição:
Adoro home made irei acompanhar!

Entao falta a parte do acabamento externo!

Mas to sem idéias ainda! Não sei se faço com aquele tipo de couro que usam em seladas de carro, ou pinto....:hmm:
 
Amigo, redimensione as fotos, ficaram gigantes e consequentemente pesadas para carregar. Destoaram totalmente do layout.
 
gostei muito cara, parabens mesmo, adoro tambem esses trabalhos manuais feitos em casa, acho que da muito mais prazer do que comprar feito.
 
Imagino o trabalho que foi montar tudo isso :lol2:
 
gostei muito cara, parabens mesmo, adoro tambem esses trabalhos manuais feitos em casa, acho que da muito mais prazer do que comprar feito.

Eu tb tenho mais prazer assim, fiz este projeto por que o par de caixas que eu queria compra rondavam R$4500,00:poker:. Ai nem dá né. REsolvi entao arriscar e não estou nem um pouco arrependido. Aqui além do som estar bem claro e limpo, a caixa de 44Litros do sub trepida até a casa do vizinho!:megusta: Valeu ai!

Imagino o trabalho que foi montar tudo isso :lol2:

Deu viu, mas o trabalho maior foi comprar e fazer os caculos dos furos, onde se calcula a parte interna do falante, tem que ter distancia de segurança e etc. Para cada caixa demorou +ou- 3,3Horas, isso parando para um refri com uma rufles!:lol2:
 
poxa depois de ver seu conjunto deu vontade de fazer um aqui tbm! tenho um HT lg 5,1 que uso no pc, mais como meu quarto é pequeno não da para espalhar todas as caixas corretamente, um par deste resolveria meu problema
 
Legal a iniciativa. Porém para montar esse tipo de caixa muitos fatores influenciam na qualidade final do som. ( As repartiçoes internas , fluxo de ar que cada falante movimenta , potencia etc ) Pois dependendo disso o som pode distorcer , principalmente o subwoofer se ele for muito forte para o tamanho que ele foi alocado na caixa ^^

Na minha opiniao um Subwoofer de 8 a no maximo 10" vc deveria ter utilizado mas a vantagem foi que vc nao precisou fazer uma "Caixa apenas para subwoofer " :fovhappy:
 
Legal a iniciativa. Porém para montar esse tipo de caixa muitos fatores influenciam na qualidade final do som. ( As repartiçoes internas , fluxo de ar que cada falante movimenta , potencia etc ) Pois dependendo disso o som pode distorcer , principalmente o subwoofer se ele for muito forte para o tamanho que ele foi alocado na caixa ^^

Na minha opiniao um Subwoofer de 8 a no maximo 10" vc deveria ter utilizado mas a vantagem foi que vc nao precisou fazer uma "Caixa apenas para subwoofer " :fovhappy:

Opa valeu cara.
Entao eu estudei bem os falantes que instalei. A caixa por dentro tem duas camaras(existe uma divisoria de MDF 15mm), onde a primeira fica os falantes e Tweeters e a Segunda camara para o Subwoofer. Na parte de cima sao 20 Litros para 2 Falantes de 6"( trabalham com 10 litros cada selado e 18 litros para dutado). O subwwofer foi comprado especialmente para este para este projeto, pois nenhum de 10" ou 8" trabalha com caixa de 45 litros, sempre 30 litros ou menos, que no meu caso iria mudar as medidas da caixa, eu precisava de um subwoofer de 50 litros. Pelo menos pensei em quase tudo, como Impendancia que iria sair em paralelo (2Ohms no Falantes 2 Ohms no subwoofer por causa da bobina dupla), assim como potencia final. Distorção ainda não obtive nem com 70% do volume, mas tb o modulo que eu liguei 0,06% de distorção, se estive com Impendancia correta dificil chiar ou deixar o som distorcido!
------------
poxa depois de ver seu conjunto deu vontade de fazer um aqui tbm! tenho um HT lg 5,1 que uso no pc, mais como meu quarto é pequeno não da para espalhar todas as caixas corretamente, um par deste resolveria meu problema

O Problema principal é ampli. No meu caso sem chance de colocar direto no receiver, mesmo sendo 6x100rms mentirosos (tem consumo de 280w), não iria rolar. Eu coloquei 2 modulos de 4 canais cada para turbinar o receiver. Entao com estes sim, o som subiu e muito de altura e quase sem distorções. Fiz uma mapeamento dos canais tipo. Frontal R e L vai para Canal 1 e 2 do Modulo 1(mais forte) e Subwoofer vai para o canal 3 e 4. A Central vai para o canal 1 do mudulo 2, e as traseiras R e L vão para os canais 2 e 3 do modulo 2. Sacou +ou-?
 
Queria fazer fazer caixas acusticas assim tmb,tenho 2 pares de caixas de som parados e não sei o que faço com eles :hmm:
 
Queria fazer fazer caixas acusticas assim tmb,tenho 2 pares de caixas de som parados e não sei o que faço com eles :hmm:

Dependendo do modelo da caixa até da para dar uma coisa nova. Agora se for desses modelos meio "descataveis" ai vende ou doa que é melhor!:haha::haha:
 
Show de bola !
Ficou otimo. Som deve ter ficado bruto !


Poxa o som ficou muito perfeito! Na verdade ficou como eu gosto, médios e agudos definidos e grave bem profundo! Os Cross overs do modulo funfaram lindamente, e o esquema que coloquei os falantes de 6" na camara selada, deixaram o som perfeito! O grave foi questão de ajuste para ficar bem pesado mas nada Boomy!:megusta::megusta:
 
cara vc é um gênio nunca tinha pensado em fazer um som vertical assim
------------
faz um vídeo pra galera ter ideia de como é a qualidade
 
Nossa, que animal, belo projeto, parabéns ! Ótima iniciativa, nunca pensei em nada parecido !
 
muito bom mesmo!
posta um video ai pra gente!
 
cara vc é um gênio nunca tinha pensado em fazer um som vertical assim
------------
faz um vídeo pra galera ter ideia de como é a qualidade

Os fabricantes já fizeram.

Ao autor: caso venha a fazer outras, tente imitar o desenho (quanto a localização dos falantes) desse modelo:

BSA Audio
 
desculpe perguntar, mas onde voce encontrou estas caixas philips por R$: 25,00?

Ehehe, Santa Efigênia em SP

cara vc é um gênio nunca tinha pensado em fazer um som vertical assim
------------
faz um vídeo pra galera ter ideia de como é a qualidade

Vou fazer um video e upar no seutubo...Eu acho que ainda não estou usando 100% delas!

Nossa, que animal, belo projeto, parabéns ! Ótima iniciativa, nunca pensei em nada parecido !

Valeu cara, valeu mesmo...Eu fiz este por que comprar uma caixa torre é muiiiiito mais caro!

muito bom mesmo!
posta um video ai pra gente!

Vou fazer um video baum da qualidade

Os fabricantes já fizeram.

Ao autor: caso venha a fazer outras, tente imitar o desenho (quanto a localização dos falantes) desse modelo:

BSA Audio

Entao, ai que esta., os fabricantes usam outros alto falantes, tipo de 8ohm, e não ia casar com meus modulos. Para o tamanho que eu queria fazer, o que se encaixou melhor foi estas medidas, já que eu queria um grave forte mas abaixo dos 100hertz. Se fosse menor, acho que consegueria com 1 falante de 6" + sub de 8" como no link, dificil ia ser casar a impendancia!

Eu tomei como base estas aqui, só que com Subwoofer lateral!
s606-nogrille-800x600.jpg
 
Última edição:
não sei pq quando eu vi 56k pensei que era aquelas caixas high end, hehe
 
não sei pq quando eu vi 56k pensei que era aquelas caixas high end, hehe

Ah, ficou bom vai, ta faltando acabamento só!

ficou bem legal, só achei que osa faltantes de cima ficaram bem proximos.

Opa, entao ficaram por causa das camaras, a litragem de cima e alitragem de baixo ficarem exatas. Senão a caixa teria que ser maior!
 
Ah, ficou bom vai, ta faltando acabamento só! Opa, entao ficaram por causa das camaras, a litragem de cima e alitragem de baixo ficarem exatas. Senão a caixa teria que ser maior!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ficou bom sim, muito trabalho e paciência prá fazer isso ae.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo