• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Carreira e Graduação - o que fazer?

Shark22h

Member
Registrado
Olá a todos!!

Sou velho no fórum, gosto de programação e computadores faz algum tempo. Faz um ano que tenho estudado muito Java, XHTML, CSS, DOM, JavaScript, e XML. Sei que um ano é bem pouco, mas sigo e seguirei estudando.

Sou formado em Direito (tudo a ver), que foi uma faculdade que aprendi muitas coisas úteis (como cidadão e ser humano) mas me decepcionei muito ao tentar atuar, pena ter sido tão tarde. Resolvi então voltar para a área na qual eu tinha feito curso técnico, ou seja computação.

Já tentei ingressar na área com o conhecimento que possuo, mas é impossível sem uma graduação na área, creio CORRIJAM ME se eu estiver enganado. Muitos sites de cadastros quando abrem boas vagas (quando abrem, pois normalmente são preenchidas por QI antes de sair ao público) exigem faculdade na área e consequentemente sou dispensado do processo seletivo pelo próprio sistema, já que não tenho faculdade na área.

Depois de muito relutar, pois creio que vivemos no país uma feira da compra de diploma, pois é isso que são a maioria das faculdades ao meu ver, salvo raríssimas exceções, resolvi fazer uma faculdade apenas para possuir o diploma. Vejam não me acho preparado para assumir grandes cargos na área de TI, porém também acho que nenhuma faculdade fará isto comigo, mas pode ser a porta de entrada para uma empresa onde eu "correndo atrás" e lendo muito possa mostrar meu trabalho. Além é claro de estar adequado a política das empresas : nível superior completo.

Também já tentei sem êxitos trabalhos como freelancer, porém normalmente e até de forma compreensível, pedem sempre experiência.

Tentarei a graduação na modalidade EAD (curso devidamente reconhecido pelo MEC) para ver se as coisas mudam. Opto por esta pois preciso trabalhar (com editoração de imagens e vídeos) para pagar a facul e uma presencial me consumiria muito tempo (inclusive de locomoção, além de ser mais cara), que posso aproveitar lendo e estudando de forma autodidata.

A única coisa que possuo é vontade e facilidade para aprender (autodidata) na área de informática claro, porém a coisa ta feia, o que fazer? Alguém sugere algum atalho???

S.O.S ae galera e desde já muito grato pelos que responderem.



p.s: Quanto ao EAD pretendo ingressar em Análise de Sistemas ou Sistemas para Internet (ambos tecnólogos) em Universidades como Anhembi Morumbi, Unisul, UniNove, Universidade Metodista, UniGran, CESUMAR, ou Claretiano. São as que estão em minha mira, apenas estou em dúvida quanto ao curso.
 
Bacana sua iniciativa, ter força de vontade é metade do caminho.

Quanto a sua pergunta, não existem atalhos, você, como todo mundo, vai ter que pastar para conseguir um diploma.
Quanto ao seu curso, seria um tecnólogo de 2 anos?
 
Cara, não tem atalho, mas não é obrigação a graduação. se tu for Bom e tiver contatos para te indicar ou recomendações de trabalhos que agreguem algum valor no teu curriculo. será recrutado. a demanda por profissionais é alta, mas ninguém vai apostar em você somente porque você acha legal desenvolvimento de software o custo de formação é muito alto, eles querem caras quase prontos. hoje existe graduações de tecnólogo que sao mais curtos que um bacharel se você é daqueles caras auto-ditadas é uma boa, e existe também certificações oficiais em tecnologia. por exemplo: Eu antes de ser formado em Ciencias da computação. tirei certificações oficiais da SUN ex-proprietaria do Java (isso em 2004). e impulssionou minha carreira na epoca. ainda deve ser um diferencial
 
Certificação pode ajudar bastante.

Hoje existe praticamente 2 plataforma dominante na programão: java e .net.

O que eu vejo sobre esse mercado é: java - muito forte na área de sistemas para o governo(setores públicos); .net - área privada.

Agora é ver como fica o mercado da sua região e não esquecer que o Quem Indica é mais forte do que um diploma ou seu conhecimento. Algo normal se vc for se colocar no lugar do gerente de projetos, pois é difícil saber se uma pessoa sabe por um simples teste e analise de currículo, quando tem alguém que indique e fale sobre o candidato clareia mais a visão do que o gerente de projetos deve esperar sobre essa pessoa.
 
Estou terminando o curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. Acho que faculdade serve mais para você conseguir um bom círculo de contatos para trabalhar na área do que para muita experência propriamente dita. Se você é um cara que gosta de programação, além da graduação é de extrema importância que você possua certificações. Pelo que vejo por aí as empresas de TI procuram principalmente profissionais que tem que "saber de tudo", é como se um hospital procurasse um médico que seja especializado em neurologia, cardiologia e gastroenteriologia ao mesmo tempo por exemplo (claro que dando as devidas proporções).

Eu mesmo gosto mais da área de Segurança da Informação e escolhi o caminho dos concursos públicos. Estou começando a me preparar para o concurdo de perito da polícia e como só falta o TCC para concluir o curso, estou esperando a pós-graduação começar.

[]'s
 
Trabalho com desenvolvimento e realmente estar fazendo/ter faculdade conta muito nas grandes empresas, caso queira plano de carreira e etc.

Mas existem caminhos por fora, Networking conta muito nessas horas, seguido de certificações, para quem consegue estudar sozinho e tem foco, certificações são atalhos temporários, você vai conseguir começar a trabalhar, se somar Networking + certificação você consegue emprego, freelancer ou PJ.

Conheço pessoas que sem diploma e certificações estão tirando um dinheiro, mais do que muito formado, como? Estudo + Networking.

Mas uma hora você pode sentir falta de um momento tranquilo, um plano carreira para sair da área de programação, ir mais para análise ou gerenciamento, nessas horas o diploma vai fazer falta.

Obs: Hoje em dia empresas também olham artigos e códigos que você compartilha.

Boa sorte, abraço.
 
Olá Galera!!!

Fórum super ativo ein, postei ontem e várias repostas, isto é muito bom!

Bem, por partes:

1) respondendo ao Vixzer seria tecnólogo mesmo de 2 a 3 anos. ADS normalmente são 2,5 ou 3 anos mesmo.

2) respondendo ao Mario, pretendo tirar certificações sim, acho que conta muito. Na verdade pelo que tenho visto faculdade nivela todos. Se eu a fizer estarei igual a todos, se tirar certificação e falar algum idioma a mais além do inglês (obrigatório) aí sim terei diferenciais. To estudando espanhol além do inglês, acho que ajudará.

3) complementando o que o thom89 disse, realmente percebo que realmente as empresas procuram um "clínico geral" meio que curinga que programe em tudo já vi até para programar asp, java e cobol tudo no mesmo anúncio. Porém são carreiras separadas e que demandam muito esforço tempo e dinheiro o que não tem sido reconhecido haja visto alguns salários bizarros que tenho visto por aí. Para começar talvez precise de algo assim por experiência e tal, mas para quem já está atuando e tem experiência deve ser bem complicado ver isso.

4)respodendo ao DMMatheus, realmente válida sua observação, pois não pretendo programar para sempre, estou focado a chegar a ser um arquiteto (aí a faculdade vai pesar, e até pós ou mba), que inclusive possui suas certificações específicas, mas sei que terei mta estrada antes de chegar lá rsrsrs Quanto as empresas lerem o que escrevemos, realmente ocorre, já temos o cargo de analista de mídias sociais e outras "cositas mas" não é?

5) respondendo a todos, em relação ao networking sei que o mesmo é importante senão o mais importante. Porém como não conheço ninguém da área, até porque não consegui ingressar na mesma ainda, isto dificulta um pouco. Mas talvez em palestras ou eventos da comunidade isto possa ocorrer. Participei do profissãojava, e alguns eventos da Globalcode, sempre se conhece alguém por aí.


Bem...Continuem postando vou acompanhar este tópico por pelo menos 2 semanas ainda....

Pensei também ao invés de fazer uma graduação tecnológica fazer uma pós graduação na área de informática? Alguém me aconselha isto? Alguém já tentou isto?

Aguardo respostas para troca de experiências....

Grato a todos desde já!!
 
Você não gosta de direito de jeito nenhum? Poderia advogar na área de informática, visto que a quantidade de crimes virtuais cresce ano a ano.
 
Então Thom89, já inclusive me aconselharam isto. Na "teoria" gosto de direito, inclusive aprender a respeito de crimes digitais deve ser bem interessante. Porém na prática, ou seja, o dia a dia de trabalho de um advogado é que não me satisfez nada nada. Primeiro ficamos sempre dependendo de juízes e salvo exceções, a maior parte é composta por pessoas recém formadas que não tem sequer conhecimento técnico para estar lá. Além disso, os processos se arrastam sem solução graças ao péssimo Código de Processo Civil que temos que pendura infinitas quantidades de recursos e embargos, enfim a BURROCRACIA.

Não bastasse isto temos que estar em contato direto com os quase nunca amigáveis (há exceções é claro, e tem pessoas que realmente se destacam na função) serventuários da justiça que estão lá pagos por todos nós para colaborar com a justiça e muitas vezes sequer nos atender bem o fazem. Além de td isso, tem a corrupção, os grandes escritórios que sempre conseguem determinadas coisas, enfim cara, viver dependendo de tudo isso fica bem complicado não acha?

Sei que toda área tem seu lado ruim, mas acho que em Direito é demais em razão de certos privilégios. E fora tudo isto, eu também não me sentia feliz atuando, era um trabalho meio que entediante, me entende?

Bom, desculpe o desabafo kkkkkkkkkkkkkkkk, mas é bom trocar idéia e mostrar para as pessoas como as coisas funcionam de fato.

Voltando ao fórum, continuem postando experiências e dicas, estou acompanhando dirariamente.
 
Compreendo. Ainda bem que você não é só mais um advogado que só pensa em ganhar muito dinheiro em função e sem respeitar os outros.

Enfim, o que você quer realmente? Ser programador? Webdesigner? Gerente de Projetos?
 
Então Thom89, já inclusive me aconselharam isto. Na "teoria" gosto de direito, inclusive aprender a respeito de crimes digitais deve ser bem interessante. Porém na prática, ou seja, o dia a dia de trabalho de um advogado é que não me satisfez nada nada. Primeiro ficamos sempre dependendo de juízes e salvo exceções, a maior parte é composta por pessoas recém formadas que não tem sequer conhecimento técnico para estar lá. Além disso, os processos se arrastam sem solução graças ao péssimo Código de Processo Civil que temos que pendura infinitas quantidades de recursos e embargos, enfim a BURROCRACIA.

Não bastasse isto temos que estar em contato direto com os quase nunca amigáveis (há exceções é claro, e tem pessoas que realmente se destacam na função) serventuários da justiça que estão lá pagos por todos nós para colaborar com a justiça e muitas vezes sequer nos atender bem o fazem. Além de td isso, tem a corrupção, os grandes escritórios que sempre conseguem determinadas coisas, enfim cara, viver dependendo de tudo isso fica bem complicado não acha?

Sei que toda área tem seu lado ruim, mas acho que em Direito é demais em razão de certos privilégios. E fora tudo isto, eu também não me sentia feliz atuando, era um trabalho meio que entediante, me entende?

Bom, desculpe o desabafo kkkkkkkkkkkkkkkk, mas é bom trocar idéia e mostrar para as pessoas como as coisas funcionam de fato.

Voltando ao fórum, continuem postando experiências e dicas, estou acompanhando dirariamente.

Normalmente, quando o Advogado tem um pouco de decepção pela prática diária mas ainda se identifica com o curso, ele vira professor. O problema é aguentar mais dois anos de mestrado, normalmente, quem faz não se arrepende. Fora que você pode atuar concedendo aula em vários campos do direito, o que ao meu ver, não cai em uma rotina. Na teoria é claro. rs
 
Fala thom89, respondendo sua pergunta gosto de programar e criar layouts de sites, na verdade não sei se preciso focar mais em determinada área, mas gostaria de me tornar desenvolvedor web especializado em java (já que temos php, asp e outras trocentas linguagens). Pretendo também estudar php mais pra frente acho que seria importante.

Futuramente, após anos programando, gostaria de me tornar arquiteto de software.

Gostaria de fazer uma pergunta também para os que já trabalham na área: como é o dia a dia de um programador em uma empresa? O que de fato necessitamos saber de cabeça, e o que podemos consultar??? Que IDEs são utilizadas na maioria das empresas? Eclipse? IDE da IBM? NetBeans? Ou outras?

Quais são os tipos de tarefas que são cobradas de um programador em um ambiente corporativo?

Por favor, continuem postando se tiverem algo a acrescentar....
Grato!
 
Eu trabalho para uma empresa não da área de desenvolvimento. Acabo escolhendo por conta própria ferramentas, linguagens e etc(dentro das necessidades da empresa).


No desenvolvimento de software se usa muito a palavra depende. Para desenvolver para Android, por exemplo, uso o eclipse por causa dos plugin e por ai vai..

E para trabalhar nessa condição(sem ser numa empresa de software) o profissional deve ser muito 'maleável'. Acaba sempre atuando com mais de uma linguagem e mais de uma plataforma.


Edit.

Ah, saber de cabeça mesmo só programar(lógica). :haha:
O resto é internet com os sites de documentação.
 
Não gosto muito da área de programação, porém na faculdade o que principalmente utilizamos foi o Eclipse. Muitos amigos meus trabalham mais com Java (através do Eclipse), C#, Delphi, MySql, PHP. Acho que é isso que o mercado procura mais...

É como o Emanuel.C falou aí acima. O principal é ser bom de "lógica", pois em relação as linguagens de programação, umas tem algumas vantagens em relação a outras para determinados serviços e você se acostuma depois que começa a utilizar ela.
 
eu acho q mesmo fazendo ead vc ira perder muito tempo vendo teoria que vc já sabe, vc aprendera logica básica e uma pincelada em OOP seu projeto provavelmente sera uma loja básica em (que é uma consulta, alteração, exclusão, incluir de banco replicada x vezes o numero de itens ) e a mesma coisa inclusive usando o mesmo banco para algo direcionado a um caixa do tipo mercado, é o mesmo conhecimento que vc adquire em um técnico, vc não aprendera design patterns (talvez um bem básico com 3 padrões, se a linguagem for C#)
 
Embarcando no tópico, sou formado em Sistemas para Internet e no momento atual estou fazendo MBA em Tecnologia da Informação.
Não gostaria de dizer isso, mas não tenho paciência para programação. Já desenvolvi web sites, aplicativos para celulares, mas não é meu hobby.
Estou muitooooo perdido na área. Sou apaixonado pela computação, mas a programação não me convêm. Acho que sou mais apaixonado pela computação + administração. Aqui onde moro, ou o programador entra e morre dentro na empresa, ou abre uma empresa de desenvolvimento de software ou site. Não posso olhar a cara para as empresas aqui da cidade, e só ficam na parte de criar sistemas para mercado, entre outros. Eu não gosto disso. Será que os estudantes daqui, ou até em outros lugares, tem tesão em criar sistemas para mercado, loja, entre outros?

Estou fazendo MBA em TI, mas uma coisa que não entendo é, como vou entrar no processo de uma empresa partindo para área administrativa. Todas empresas só contratam programador, programador e programador.

Como gosto da TI e administração, também tenho gosto por automobilismo. Existe algo que junte essas 3 áreas?

Alguém poderia abrir um leque e pode me mostrar alguns campos interessantes na área da informatica, que não necessariamente precisa-se de programação? Acho que é isso que espero! ... Não gosto de designer ou seja criar layout.

Adoro Inglês, tenho paixão por informatica e também gosto de automóveis e parte administrativa.

Quando eu vejo alguns amigos falando de suporte da empresa, eu olho assim :argh:

Disciplinas do meu MBA:


  • Liderança
  • Governança em TI
  • Administração de Banco de Dados
  • Gerência de Projetos
  • Gestão da Informação
  • IHC
  • Análise e Projeto de Sistemas
  • Infraestrutura em TI
  • Gestão Estratégica
  • Planejamento de Segurança em TI
  • Gestão Financeira Aplicada á TI
  • Direito e Propriedade Intelectual


Tenho a opção de fazer Mestrado em Engenharia da Informatica em Portugal

  • Inteligência Artificial Aplicada
  • Sistemas Computacionais de Apoio à Decisão
  • Tópicos Avançados de Compilação
  • Tópicos Avançados de Sistemas Distribuidos
  • Gestão de Sistemas de Informação
  • Sistemas de Informação Multimédia
  • Engenharia de Software
  • Processamento Digital de Sinais
  • Gestão de Projectos
  • Interfaces Pessoa/Máquina
  • Tópicos Avançados de Bases de Dados
  • Implementação de Linguagens Declarativas
  • Recuperação de Informação em Bases de Texto
  • Tópicos Avançados de Processamento Digital
  • Representação do Conhecimento e Raciocínio
  • Aprendizagem
  • Armazenamento de Dados
  • Computação Ubíqua
  • Serviços baseados em Localização
  • Desenho de Jogos
  • Sistemas Multimodais
  • Sistemas de Informação Declarativos
  • Sistemas de Processamento de Língua Natural
  • Mineração de dados
  • Sistemas de Informação Distribuídos / Integração de Sistemas
  • Sistemas de Decisão e Controlo por Computador
  • Sistemas Embebidos
  • Criptografia
 
Última edição:
Embarcando no tópico, sou formado em Sistemas para Internet e no momento atual estou fazendo MBA em Tecnologia da Informação.
Não gostaria de dizer isso, mas não tenho paciência para programação. Já desenvolvi web sites, aplicativos para celulares, mas não é meu hobby.
Estou muitooooo perdido na área. Sou apaixonado pela computação, mas a programação não me convêm. Acho que sou mais apaixonado pela computação + administração. Aqui onde moro, ou o programador entra e morre dentro na empresa, ou abre uma empresa de desenvolvimento de software ou site. Não posso olhar a cara para as empresas aqui da cidade, e só ficam na parte de criar sistemas para mercado, entre outros. Eu não gosto disso. Será que os estudantes daqui, ou até em outros lugares, tem tesão em criar sistemas para mercado, loja, entre outros?

Estou fazendo MBA em TI, mas uma coisa que não entendo é, como vou entrar no processo de uma empresa partindo para área administrativa. Todas empresas só contratam programador, programador e programador.

Como gosto da TI e administração, também tenho gosto por automobilismo. Existe algo que junte essas 3 áreas?

Alguém poderia abrir um leque e pode me mostrar alguns campos interessantes na área da informatica, que não necessariamente precisa-se de programação? Acho que é isso que espero! ... Não gosto de designer ou seja criar layout.

Adoro Inglês, tenho paixão por informatica e também gosto de automóveis e parte administrativa.

Quando eu vejo alguns amigos falando de suporte da empresa, eu olho assim :argh:

AHSuhsahuhus

Estou terminando o curso de Sistemas de Informação. Também não gosto de programação. Gosto mais de Informática + Administração = melhorar as rotinas e os processos administrativos. Gosto também de Segurança da Informação. Quando terminar o curso vou fazer especialização em Governança em TI e em Redes...
 
Olá a todos!!

Poxa, wkk então vc acha que faculdade seria uma burrada no meu caso? Quanto a aprender algo novo e útil para o mercado de verdade, tenho total certeza que a faculdade deixará a desejar, infelizmente ne! Quase sempre ensinam coisas obsoletas e que possuem um abismo com o mundo real (mundo corporativo). Porém pensei em fazer uma apenas para ser selecionado, pois sem faculdade estou tendo dificuldades ou talvez não esteja procurando nos lugares certos.

Abrindo um parênteses, a respeito do que disse o AlienWare, realmente está fazendo a especialização certa. Na verdade deveria ter feito graduação tecnológica de Gestão em TI (são 2 anos em média). Mas como já fes SI, acho que está no caminho ao fazer tal especialização. Quanto as empresas apenas contratarem programador, discordo, pois tenho visto inúmeros anúncios nesta área, até pqm estou tentando entrar nela, e pelo que percebi as vagas se dividem em dois setores:

1) Vagas para graduados em Sistema da informação e Análise de Sistemas = Para quem quer programar e/ou ser um analista de sistemas
2) Vagas para graduados em Gestão em TI, ou Tecnologia da Informação = para quem quer atuar gerenciando projetos ou escolhendo quais tecnologias de desenvolvimento/ hardwares podem ser aplicadas para resolver um caso concreto na empresa.

Me corrijam se eu estiver enganado, mas pelo que notei é isso.

Continuem postando caso queiram acrescentar algo,

Agradeço a todos que postaram.

Ainda seguirei acompanhando o tópico.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo