• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Casio lança câmera digital com resolução de 12,1 megapixels

Eraldo Freitas

Usuário com assinatura bloqueada
Novo modelo agrega recursos de detecção da fase e análise do movimento, evitando que as imagens saiam tremidas ou sem foco.

A Casio irá lançar, ainda este mês, uma câmera compacta com resolução de 12,1 megapixels. O modelo ainda incorpora recursos de detecção da face e análise de movimento.

O modelo Exilim Zoom EX-Z1200 é o sucessor do EX-Z1050 de 10 megapixels, também da Casio, e é a primeira câmera compacta a oferecer um sensor de 12,1 megapixels.

A câmera incorpora o módulo de processamento de imagens Exilim Engine 2.0 com tecnologia de análise de movimento. Estas características previnem que as imagens saiam tremidas ou com pouco foco ao fotografar objetos em movimento.

Além disso, as tecnologias de detecção da face e análise de movimento também fazem parte do modelo. Estes recursos permitem que, se o rosto do fotografado estiver em movimento, o foco e a direção sejam mantidos.

O modelo EX-Z1200 também possui lentes com zoom óptico de 3x, tela LCD de 2,8 polegadas e velocidade de três cliques por segundo - na configuração de 3 megapixels.

A câmera será lançada no final de maio, por 480 dólares.
 
Genius G-Shot já tem 12 Megapixels faz tempo, perdão.

Em parte correto e em parte incorreto. A G-Shot da Genius alcance 12 megapixels interpolando a imagem de 5mp do sensor. ;)
Duro é pensar numa camera compacta com 12mp... fico curioso para qual a qualidade da imagem! :)
 
Em parte correto e em parte incorreto. A G-Shot da Genius alcance 12 megapixels interpolando a imagem de 5mp do sensor. ;)
Duro é pensar numa camera compacta com 12mp... fico curioso para qual a qualidade da imagem! :)

Eu sei que é interpolado, só estava brincando.
Mas nessa Casio 12mp "socados" em um CCD pequeno deve ser uma beleza para os ruidos.
 
Genius G-Shot já tem 12 Megapixels faz tempo, perdão.

Em parte correto e em parte incorreto. A G-Shot da Genius alcance 12 megapixels interpolando a imagem de 5mp do sensor. ;)
Duro é pensar numa camera compacta com 12mp... fico curioso para qual a qualidade da imagem! :)

até tomei um susto com o comentario do artfg uhauahuah

não parece algo que ele diria.

pois é, e as empresas continuam investindo mais em marketing e na corrida dos MP, em vez de outras coisas...
 
Sinceramente, assim como a maioria dos users médios, essa super corrida por megapixels já encheu faz tempo.

Por outro lado, todo mundo fala que o que importa é o CCD, e que os megapixels elevados podem causar ruídos. Quem explica isso d-e-t-a-l-h-a-d-a-m-e-n-t-e ?

E, tirando equipamentos profissionais como o do Flash, uma Nikon D50, que faz imagens incríveis pelo que vi na net, e tem "apenas" 6.0 megapixels, as outras, de uso amador sempre ( quase ? ) têm melhores imagens quanto mais megapixels.

Aliás, FlashGL, tenho que dizer amigo, impressionante as cores das fotos que essa sua câmera faz. Têm algumas imagens feitas com ela no Steve Digicam que são incríveis. Fora as da sua página claro!

E, mais, o que têm de tão melhor essas profissionais pra produzirem imagens assim, incríveis com tão "poucos" pixels? Seria o malfadado CCD ? Se sim, o que faz essa "pecinha" que já me deu tanta dor de cabeça.... :sick:

Thor ;)
 
Bom.. vamos por partes... ;)


Sinceramente, assim como a maioria dos users médios, essa super corrida por megapixels já encheu faz tempo.

Por outro lado, todo mundo fala que o que importa é o CCD, e que os megapixels elevados podem causar ruídos. Quem explica isso d-e-t-a-l-h-a-d-a-m-e-n-t-e ?

O que cria o ruído é o aumento da temperatura no sensor, que é aumentada por dois fatores: corrente elétrica (é ela que dá sensibilidade, vulgo "ISO", no sensor) e tempo em que o sensor está ligado (ou seja: tempo de exposição). Quanto mais sensibilidade e/ou maior tempo de exposição, mais o sensor vai esquentar.
No caso de sensores pequenos (compactas), por terem uma superficie menor que os sensores grandes (DSLR) fica mais difícil dissipar o calor e com isso eles têm mais ruído em ISOs mais baixos do que os sensores grandes.


E, tirando equipamentos profissionais como o do Flash, uma Nikon D50, que faz imagens incríveis pelo que vi na net, e tem "apenas" 6.0 megapixels, as outras, de uso amador sempre ( quase ? ) têm melhores imagens quanto mais megapixels.

Olha.. numa câmera compacta o problema de ter uma imagem similar a uma DSLR é complicado porque tem vários fatores reunidos como ruído, qualidade e nitidez (resolução) das lentes e processamento na camera da imagem.
Comigo já tem mais de um ano que praticamente só tiro fotos em RAW que e um formato de imagem sem processamento nenhum, deixando o processamento por conta do usuário. O lado ruim é o tempo que se perde depois no micro e o tamanho dos arquivos na câmera.


Aliás, FlashGL, tenho que dizer amigo, impressionante as cores das fotos que essa sua câmera faz. Têm algumas imagens feitas com ela no Steve Digicam que são incríveis. Fora as da sua página claro!

E, mais, o que têm de tão melhor essas profissionais pra produzirem imagens assim, incríveis com tão "poucos" pixels? Seria o malfadado CCD ? Se sim, o que faz essa "pecinha" que já me deu tanta dor de cabeça.... :sick:

Thor ;)

O fator predominante que faz com o que uma DSLR produza imagens melhores, é que além do CCD (ou CMOS no caso das Canons) terem um tamanho maior e produzirem bem menos ruído que CCD compacto, é que nas DSLR as lentes são maiores e com isso a resolução delas consegue ser maior. Além disso em modelos de lentes médio até top costumam ter elementos óticos com revestimentos ou propriedades especiais para auxiliar ainda mais a nitidez e o contraste.

Acho que é isso! :)
[]s
 
Sim senhor Flash, uma aula. D-E-T-A-L-H-A-D-A-M-E-N-T-E!

Copiei o tópico! Um tanto complexo e com diversos fatores associados. Nem imaginava o ruído ser relacionado a temperatura do sensor. Ah, e "fala" baixo porque senão algum fabricante vai começar a marketear uma digicam com water cooler no sensor! :yes:

Sobre o modo RAW, já tinha visto um firmware que o habilita nas Canon série A6XX, mas não sabia que era tudo isso. Poderia postar uma foto tirada em RAW puro, sem tratamento, e a mesma após processamento pelo usuário ?

Thor ;)
 
Sim senhor Flash, uma aula. D-E-T-A-L-H-A-D-A-M-E-N-T-E!

Copiei o tópico! Um tanto complexo e com diversos fatores associados. Nem imaginava o ruído ser relacionado a temperatura do sensor. Ah, e "fala" baixo porque senão algum fabricante vai começar a marketear uma digicam com water cooler no sensor! :yes:

Sobre o modo RAW, já tinha visto um firmware que o habilita nas Canon série A6XX, mas não sabia que era tudo isso. Poderia postar uma foto tirada em RAW puro, sem tratamento, e a mesma após processamento pelo usuário ?

Thor ;)

Olha, por enquanto vou ficar te devendo essa comparação do antes e depois do RAW. Eu tinha umas imagens muito boas para usar como exemplo mas ontem mesmo deletei os RAWs para ficar só com os JPGs. Hoje a tarde ou amanhã devo tirar algumas fotos e aí te mostro um exemplo ok? :D
 
Olha, por enquanto vou ficar te devendo essa comparação do antes e depois do RAW. Eu tinha umas imagens muito boas para usar como exemplo mas ontem mesmo deletei os RAWs para ficar só com os JPGs. Hoje a tarde ou amanhã devo tirar algumas fotos e aí te mostro um exemplo ok? :D

Blz. Não tenho pressa. Mas vai ser muito instrutivo ver a comparação, principalmente pra quem está cogitando comprar uma nova digicam com essa função!


Thor ;)
 
Bom.. vamos por partes... ;)




O que cria o ruído é o aumento da temperatura no sensor, que é aumentada por dois fatores: corrente elétrica (é ela que dá sensibilidade, vulgo "ISO", no sensor) e tempo em que o sensor está ligado (ou seja: tempo de exposição). Quanto mais sensibilidade e/ou maior tempo de exposição, mais o sensor vai esquentar.
No caso de sensores pequenos (compactas), por terem uma superficie menor que os sensores grandes (DSLR) fica mais difícil dissipar o calor e com isso eles têm mais ruído em ISOs mais baixos do que os sensores grandes.




Olha.. numa câmera compacta o problema de ter uma imagem similar a uma DSLR é complicado porque tem vários fatores reunidos como ruído, qualidade e nitidez (resolução) das lentes e processamento na camera da imagem.
Comigo já tem mais de um ano que praticamente só tiro fotos em RAW que e um formato de imagem sem processamento nenhum, deixando o processamento por conta do usuário. O lado ruim é o tempo que se perde depois no micro e o tamanho dos arquivos na câmera.




O fator predominante que faz com o que uma DSLR produza imagens melhores, é que além do CCD (ou CMOS no caso das Canons) terem um tamanho maior e produzirem bem menos ruído que CCD compacto, é que nas DSLR as lentes são maiores e com isso a resolução delas consegue ser maior. Além disso em modelos de lentes médio até top costumam ter elementos óticos com revestimentos ou propriedades especiais para auxiliar ainda mais a nitidez e o contraste.

Acho que é isso! :)
[]s

Só para mostrar, olha só a diferença de um CCD de uma Nikon para um de uma compacta, sendo que o da compacta muitas vezes tem bem mais pixels.

sensor.jpg


Como são muitos pixels socados em um espaço muito pequeno é muito facil de eles esquentarem, consequentemente geram mais ruido.

Quanto ao RAW por enquanto as rotinas de processamento da camera estão me atendendo tranquilamente, mas um RAW processado pelo Capture NX esbanja "per-pixel sharpness", mesmo não tendo (ou eu que não achei :D) todas as opções que o Adobe Camera Raw propicia.

Vou ver se eu tenho uma foto em RAW e a outra não.

Quanto ao coating de uma lente eu não sei se dá toda essa diferença, pois a minha 70-210 do tempo das cavernas é mais nitida que a minha Sigma que tem elementos APO e o diabo, olha só uma foto com a Nikkor sem USM, só crop 50% e resize.

dsc0988webyl4.jpg
 
O raw processado por onde for vai apresentar resultados diferentes, dependendo do processamento que a pessoa faz, depende do conhecimento e do quanto é acostumado com o programa..
na sua grande maioria é melhor que o jpg que é processado de forma "automatica" pela camera...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo