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Certas placas Nvidia têm problemas de alocação de VRAM

Status
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alejandro1

know-it-all Member
Registrado
Peticao pelo direito de devolver a GTX970 - o que também influenciaria a situaçao de outras placas com o mesmo sistema de memoria desbalanceado como GTX660/ti (que no Brasil estariam cobertas, mesmo fora da garantia, pela definicao de vicio oculto do CDC):
https://www.change.org/p/nvidia-refund-for-gtx-970

Alguns usuários perguntaram como o problema se apresenta nas GTX660/ti:
http://adrenaline.uol.com.br/forum/showthread.php?t=554807&p=1070826437#post1070826437

EDIT17: Mais um teste do Pcper.com. Dessa vez com SLI:
http://www.pcper.com/reviews/Graphics-Cards/Frame-Rating-GTX-970-Memory-Issued-Tested-SLI

EDIT16: Testes do Computerbase.de:
http://adrenaline.uol.com.br/forum/showthread.php?t=554807&p=1070832318#post1070832318

EDIT15: Uma loja alemã decidiu nao esperar instrucoes da nvidia e já está aceitando trocas e devoluçoes por conta propria:
http://www.pcgameshardware.de/Gefor...9503/News/Rueckerstattung-Sachmangel-1149177/
http://blog.arlt.com/2015/01/29/stellungnahme-zu-den-aktuellen-diskussionen-zur-geforce-gtx-970/

EDIT14: 36% dos leitores de site alemao ja se decidiram por devolver as GTX970 e o site esta acompanhando os emails para as lojas e respostas:
http://www.pcgameshardware.de/Gefor...9503/News/Rueckerstattung-Sachmangel-1149177/

EDIT13: Mais testes:http://www.pcper.com/reviews/Graphics-Cards/Frame-Rating-Looking-GTX-970-Memory-Performance
http://www.guru3d.com/news-story/middle-earth-shadow-of-mordor-geforce-gtx-970-vram-stress-test.html


EDIT12:
A Nvidia fala em ajudar os clientes a devolver a GTX970:
http://www.pcper.com/news/Graphics-Cards/NVIDIA-Plans-Driver-Update-GTX-970-Memory-Issue-Help-Returns


EDIT11: O problema demonstrado em game:
http://www.pcgameshardware.de/Geforce-GTX-970-Grafikkarte-259503/Specials/zu-wenig-VRAM-1149056/

EDIT9:site frances novamente compara com o caso da gtx660 e acredita que donos de 970 deveriam ter o direito de devolver a placa:
http://translate.google.com/transla...gtx-970-3-5-go-224-bit-lieu-4-go-256-bit.html

EDIT8: artigo do Anandtech com detalhes de funcionamento da GTX970 e GTX660/ti:
http://anandtech.com/show/8935/geforce-gtx-970-correcting-the-specs-exploring-memory-allocation/2

EDIT7: Nvidia da mais informaçoes sobre como funciona o arranjo de memoria da GTX970:
http://adrenaline.uol.com.br/forum/showthread.php?t=554807&p=1070817740#post1070817740

EDIT6: Mas os usuarios que observavam que havia algo diferente/errado estavam corretos.

EDIT5: Nvidia responde com testes proprios e negando qualquer problema:
http://adrenaline.uol.com.br/forum/showthread.php?t=554807&p=1070812034#post1070812034

EDIT4: Resposta mais atual da Nvidia:
https://forums.geforce.com/default/...tx-970-3-5gb-vram-issue/post/4430032/#4430032

EDIT3: Vários usuários estão defendendo a tese de que as afirmaçoes de q há um problema não passam de conspiraçao.
E como o problema é dificil de isolar, acho q o assunto vai morrer.
Nenhum site além daqueles que repercutiram o assunto apenas como noticia - dsogaming, pcgameshardware - se interessou em investigar nem sequer para derrubar os rumores.

EDIT2: Resposta provisoria da Nvidia:
http://forums.guru3d.com/showthread.php?p=4991365#post4991365

EDIT1: deixando aqui o link para alguns programas que podem ajudar a verificar o comportamento da placa
EditI: http://www.guru3d.com/news-story/does-the-geforce-gtx-970-have-a-memory-allocation-bug.html

----------------------------
Dada a importância e a repercussão do problema, acredito q o assunto seja merecedor de tópico para alertar a galera, como está sendo feito em muitos outros foruns:

http://www.dsogaming.com/news/nvidi...able-to-efficiently-allocate-more-than-3-5gb/

Como o link informa, um usuário de GTX970 observou um comportamento estranho na alocaçao de memoria da placa:
http://forums.guru3d.com/showthread.php?t=396064

Varios outros usuarios conseguiram reproduzir o problema.

Como explicado resumidamente aqui:
http://www.overclock.net/t/1535502/gtx-970s-can-only-use-3-5gb-of-4gb-vram-issue

... O comportamento da placa na alocaçao de VRAM causa queda de performance e sutter quando não deveria.

"Example:
In Far Cry 4 @ 1440p
No AA: 3320MB Max Vram, locked at 60 fps
2x MSAA: 3405MB Max Vram, locked at 60fps
4x MSAA: 3500MB Max Vram, 45-60fps
8x MSAA, starts around 3700-3800MB @ 4-5fps, stabilizes at 3500MB @ 30-40fps."




 
Última edição:
Esse problema já foi citado aqui no fórum, só não sei onde e eu comentei sobre ele. Eu no início achei bobagem, mas do jeito que você colocou aí parece realmente ser um problema... Mas espero que tenha solução. :haha:

Bem, aqui eu já vi as GTX 970 usarem os 4 GB no Assassins Creed Unity e não vi stuttering. No Unity eu não tive Stuttering em nenhum aparte do jogo. Eu cheguei a testar Watch Dogs que teve o SLI cagado infelizmente, então testei com uma única placa e também não tive stuttering.

Perguntas:

- Esse problema pode ter solução via software/driver?
- É a primeira vez na história que esse problema é notado?
- Como assim a banda da placa é diminuída pra um terço se tentar alocar toda a memória?
 
e como se resolve isso ? atualizacao de driver ?
estou quase comprando uma e ai me vem o coil whine e mais esse problema....a gente fica agora sem saber o que fazer e pra que lado correr

nao entendi muito bem do problema pois nao manjo muito essa parte de jogo e de comportamentos de VGA.... sem abusar vc poderia resumir pra mim que erro é esse?

se eu entendi muito bem....a vga aloca na sua memoria ate 3.5gb....so que ela tem 4gb...e ai se passar de 3.5 ela vai usar a memoria ram do sistema pra compensar..o que torna lento e acontece travamentos ?

eh isso ?
 
Esse problema já foi citado aqui no fórum, só não sei onde e eu comentei sobre ele. Eu no início achei bobagem, mas do jeito que você colocou aí parece realmente ser um problema... Mas espero que tenha solução. :haha:

Bem, aqui eu já vi as GTX 970 usarem os 4 GB no Assassins Creed Unity e não vi stuttering. No Unity eu não tive Stuttering em nenhum aparte do jogo. Eu cheguei a testar Watch Dogs que teve o SLI cagado infelizmente, então testei com uma única placa e também não tive stuttering.

Perguntas:

- Esse problema pode ter solução via software/driver?
- É a primeira vez na história que esse problema é notado?
- Como assim a banda da placa é diminuída pra um terço se tentar alocar toda a memória?

- Esse problema pode ter solução via software/driver?
Nao se sabe.

- É a primeira vez na história que esse problema é notado?
Nao. A primeira vez na historia foi notada por mim como a data do video comprova
:coolface:.
Dai eu mandei o problema para a nvidia.
Depois do processo padrao de perguntarem coisas como "qual a marca da sua fonte"
:fuuu:
e uns 3 emails deles pedindo mais informaçoes, deixaram de responder.


- Como assim a banda da placa é diminuída pra um terço se tentar alocar toda a memória?
É devido ah placa ter um arranjo de memoria assimetrico:
http://www.anandtech.com/show/6159/the-geforce-gtx-660-ti-review/2

Mas nao há teste em games q comprovem isso.
Ja com testes sinteticos de testar memoria é inconclusivo pois so tenho os meus resultados.
Se vc puder testar o programa na sua gtx970 - eh preciso se inscrever no site:
https://simtk.org/project/xml/downloads.xml?group_id=385
------------
Esse problema já foi citado aqui no fórum, só não sei onde e eu comentei sobre ele. Eu no início achei bobagem, mas do jeito que você colocou aí parece realmente ser um problema... Mas espero que tenha solução. :haha:

Bem, aqui eu já vi as GTX 970 usarem os 4 GB no Assassins Creed Unity e não vi stuttering. No Unity eu não tive Stuttering em nenhum aparte do jogo. Eu cheguei a testar Watch Dogs que teve o SLI cagado infelizmente, então testei com uma única placa e também não tive stuttering.

Perguntas:

- Esse problema pode ter solução via software/driver?
- É a primeira vez na história que esse problema é notado?
- Como assim a banda da placa é diminuída pra um terço se tentar alocar toda a memória?

O programa tem aqui tb sem precisar de inscriçao:
http://www.majorgeeks.com/files/details/memtestg80.html

Os comandos tao no readme:

Como cmd.exe do windows roda

MemtestG80 3900 1 --bancomm
------------
e como se resolve isso ? atualizacao de driver ?
estou quase comprando uma e ai me vem o coil whine e mais esse problema....a gente fica agora sem saber o que fazer e pra que lado correr

nao entendi muito bem do problema pois nao manjo muito essa parte de jogo e de comportamentos de VGA.... sem abusar vc poderia resumir pra mim que erro é esse?

se eu entendi muito bem....a vga aloca na sua memoria ate 3.5gb....so que ela tem 4gb...e ai se passar de 3.5 ela vai usar a memoria ram do sistema pra compensar..o que torna lento e acontece travamentos ?

eh isso ?

A 970 dos users q observaram o problema se esfoça para nao alocar mais de 3.5gb - em situaçoes em que a 980 aloca mais do q isso.
Qdo passa de 3.5gb da umas engasgadas e o game fica mais lento.
O problema ainda ta na fase de divulgaçao nos foruns pra ver se a nvidia se pronuncia.
 
Dada a importância e a repercussão do problema, acredito q o assunto seja merecedor de tópico para alertar a galera, como está sendo feito em muitos outros foruns:

http://www.dsogaming.com/news/nvidi...able-to-efficiently-allocate-more-than-3-5gb/

Como o link informa, um usuário de GTX970 observou um comportamento estranho na alocaçao de memoria da placa:
http://forums.guru3d.com/showthread.php?t=396064

Varios outros usuarios conseguiram reproduzir o problema.

Como explicado resumidamente aqui:
http://www.overclock.net/t/1535502/gtx-970s-can-only-use-3-5gb-of-4gb-vram-issue

... O comportamento da placa na alocaçao de VRAM causa queda de performance e sutter quando não deveria.
Isso (ou algo bem parecido) acontecia nas G80 e G92, na época eu até criei um tópico aqui a respeito:
http://adrenaline.uol.com.br/forum/...nvidia-e-o-pessimo-gerenciamento-de-vram.html

Mas resumindo (e pelo que me lembro): Na época, eu cheguei a comparar uma 9800GTX+ 512MB com uma Radeon HD4670 512MB GDDR3 e era incrível que no Fallout 3 com tudo no talo, quanto estourava muito a capacidade dos 512 MB de VRAM, a 9800GTX+ ficava com um desempenho igual ou ligeiramente inferior a HD 4670 (e todo mundo sabe que era pra ser muito melhor!)
É por isso que desde aí, eu passei a "exagerar" na quantidade de VRAM quando recomendo placas nvidia, é uma situação complicada onde acho melhor pagar mais e sobrar VRAM do que faltar...

É sério que a nvdia ainda não corrigiu esse problema depois de todo esse tempo?? :eek:
 
Última edição:
Isso (ou algo bem parecido) acontecia nas G80 e G92, na época eu até criei um tópico aqui a respeito:
http://adrenaline.uol.com.br/forum/...nvidia-e-o-pessimo-gerenciamento-de-vram.html

Mas resumindo (e pelo que me lembro): Na época, eu cheguei a comparar uma 9800GTX+ 512MB com uma Radeon HD4670 512MB GDDR3 e era incrível que no Fallout 3 com tudo no talo, quanto estourava muito a capacidade dos 512 MB de VRAM, a 9800GTX+ ficava com um desempenho igual ou ligeiramente inferior a HD 4670 (e todo mundo sabe que era pra ser muito melhor!)
É por isso que desde aí, eu passei a "exagerar" na quantidade de VRAM quando recomendo placas nvidia, é uma situação complicada onde acho melhor pagar mais e sobrar VRAM do que faltar...

É sério que a nvdia ainda não corrigiu esse problema depois de todo esse tempo?? :eek:

Caraca. Se pra consertar um fullrgb foram 4 anos... pra consertar o gerenciamento de memoria vai levar uns 16 :coolface:
Mas é muito chato mesmo ter esses problemas q sao dificeis de provar/os sites nao dao atencao.
 
- Esse problema pode ter solução via software/driver?
Nao se sabe.

- É a primeira vez na história que esse problema é notado?
Nao. A primeira vez na historia foi notada por mim como a data do video comprova
:coolface:.
Dai eu mandei o problema para a nvidia.
Depois do processo padrao de perguntarem coisas como "qual a marca da sua fonte"
:fuuu:
e uns 3 emails deles pedindo mais informaçoes, deixaram de responder.


- Como assim a banda da placa é diminuída pra um terço se tentar alocar toda a memória?
É devido ah placa ter um arranjo de memoria assimetrico:
http://www.anandtech.com/show/6159/the-geforce-gtx-660-ti-review/2

Mas nao há teste em games q comprovem isso.
Ja com testes sinteticos de testar memoria é inconclusivo pois so tenho os meus resultados.
Se vc puder testar o programa na sua gtx970 - eh preciso se inscrever no site:
https://simtk.org/project/xml/downloads.xml?group_id=385
------------


O programa tem aqui tb sem precisar de inscriçao:
http://www.majorgeeks.com/files/details/memtestg80.html

Os comandos tao no readme:

Como cmd.exe do windows roda

MemtestG80 3900 1 --bancomm
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A 970 dos users q observaram o problema se esfoça para nao alocar mais de 3.5gb - em situaçoes em que a 980 aloca mais do q isso.
Qdo passa de 3.5gb da umas engasgadas e o game fica mais lento.
O problema ainda ta na fase de divulgaçao nos foruns pra ver se a nvidia se pronuncia.

Se isso não for resolvido de alguma maneira, eu quero meu dinheiro de volta! :haha: Eu paguei por uma placa de 4 GB, e não uma de 3.5 GB. :fuuu:
 
Eu falei sobre isso e me atiraram pedras :haha:
Se não for driver... e sim erro de projeto, acho que a nv vai fazer recall :bwahaha:
E eu quase peguei uma 970 :fuuu:
 
e o que fazer entao ? esperar e ficar jogando pes2015 numa r7790 ou fazer uns programas na augusta e pegar uma gtx980 e chorar pelo dinheiro derramado ?
 
Eu falei sobre isso e me atiraram pedras :haha:
Se não for driver... e sim erro de projeto, acho que a nv vai fazer recall :bwahaha:
E eu quase peguei uma 970 :fuuu:

Recall da placa mais vendida dos ultimos tempos? Vai sonhando...
 
o problema não é no hardware em si tanto que em softwares específicos como o kombustor vc alcança os 4gb de vram em uso

o negócio é que em jogos não e tem gente que mostrou no guru3d conseguir uns 3800mb de uso em alguns jogos mas nunca os 4096

enfim pra mim é driver e não vai ser resolvido pois eles não dão atenção como o Alejandro falou e nem os sites expõem isto

além disso se vc sozinho reclamar eles te vencem por testes de paciência com perguntas como "como vc chegou a esta conclusão?" "que programa está usando pra monitorar isso? ele pode mostrar errado" "qual driver vc está usando?" "este jogo está com patch? é original?" "qual seu Windows?" "qual sua fonte?" "qual a cor da parede do seu quarto?" "vc tem ido ao banheiro quantas vezes ao dia?" aí vc desiste pelo estresse e imbecilidade
 
Eu falei sobre isso e me atiraram pedras :haha:
Se não for driver... e sim erro de projeto, acho que a nv vai fazer recall :bwahaha:
E eu quase peguei uma 970 :fuuu:

Onde está o Pcper.com nessa hora?
Qdo foi a vez de investigar os problemas de frame pacing da amd e o throttling das 290 foram rápidos e ferrenhos ao menor sinal de fumaça.

Tem de ser ferrenho com tudo pq so esses sites salvam a gente.
------------
Se isso não for resolvido de alguma maneira, eu quero meu dinheiro de volta! :haha: Eu paguei por uma placa de 4 GB, e não uma de 3.5 GB. :fuuu:

Processo é coisa de norteamericano... portanto o conselho de um advogado é nao atualizar o driver para nao concordar com um novo contrato de serviço - como aquele da ubisoft do dlc gratis "mas nao nos processe":

https://forums.geforce.com/default/topic/803518/geforce-900-series/gtx-970-3-5gb-vram-issue/post/4423517/#4423517

E
isso pra mim nao faz muito sentido.
 
Última edição:
Hoje vou fazer esse teste, no CoD AW, tem um consumo de 3.500mb fica sempre nessa casa.
 
Recall da placa mais vendida dos ultimos tempos? Vai sonhando...
hehehe tá com medo ? :coolface:
Se for hardware a nv vai vender 512mb de vram pros donos da 970 :haha:
 
Hoje vou fazer esse teste, no CoD AW, tem um consumo de 3.500mb fica sempre nessa casa.

Se vc puder testar tb a banda de vram com esse programa seria massa:

Memtest G80 - permite verificar a banda da vram numa determinada situaçao como por exemplo com 3900mb alocados:
No CMD.exe do windows, apor dar um CD para a pasta on de foi baixado do memtestg80, usar ex.

MemtestG80 3900 1 --bancomm

On se tem 3900mb alocados e acessados 1n vez e se bane a comunicaçao do resultado para a rede.

http://www.majorgeeks.com/files/details/memtestg80.html

------------
hehehe tá com medo ? :coolface:
Se for hardware a nv vai vender 512mb de vram pros donos da 970 :haha:

A nvidia vai mandar 10 dolares pra quem processar ela e acabou :haha:
 
pergunta 1
me digam uma coisa
esse erro que vcs estao citando de alocacao de memoria da em qual situacao ?
alguma configuracao especifica ? todos os jogos ? resolucoes altas ?

gostaria de saber pra poder me decidir se da pra pegar uma 970 na boa ou taco o fo...da-se e pego uma 980

pergunta 2
vcs que manjam mais que eu nessa parte de jogos

referente a esse erro de alocacao de memoria numa placa de 4gb........

meu irmao pegou uma radeon r9 270x de 2gb........o que acontece se jogar esses jogos de hj em dia com essa vga......so que ele tem 16gb de ram ? tbm vai dar erro de alocacao de memoria se o jogo for pesado e precisar de mais dos 2gb que a vga tem ?
 
pergunta 1
me digam uma coisa
esse erro que vcs estao citando de alocacao de memoria da em qual situacao ?
alguma configuracao especifica ? todos os jogos ? resolucoes altas ?

gostaria de saber pra poder me decidir se da pra pegar uma 970 na boa ou taco o fo...da-se e pego uma 980

pergunta 2
vcs que manjam mais que eu nessa parte de jogos

referente a esse erro de alocacao de memoria numa placa de 4gb........

meu irmao pegou uma radeon r9 270x de 2gb........o que acontece se jogar esses jogos de hj em dia com essa vga......so que ele tem 16gb de ram ? tbm vai dar erro de alocacao de memoria se o jogo for pesado e precisar de mais dos 2gb que a vga tem ?

pergunta 1
me digam uma coisa
esse erro que vcs estao citando de alocacao de memoria da em qual situacao ?

Nao é um erro.
É uma perda desproporcional de desempenho ao se usar mais de 3.5gb de vram.
O unico erro encontrado nos foruns é um erro de um teste do Kombustor em determinados settings de sistema

alguma configuracao especifica ?
Varias configuracoes de pc conseguiram reproduzir o mesmo problema.

todos os jogos?
Foi testado AC unity, far cry 4, Watch dogs, Hitman absolution, Crysis 3 e Skyrim com modificacao especifica.

resolucoes altas ?
Utiliza-se resolucoes altas em alguns desses games pois essa é uma das unicas situaçoes em q se pode encher os 4gb da placa.
Dai se observa se ha degradaçao do desempenho em fps e em engasgos. E tb como uma 980 se comporta na mesma situaçao.

gostaria de saber pra poder me decidir se da pra pegar uma 970 na boa ou taco o fo...da-se e pego uma 980
------------
E legal destacar q o tal erro do programa Kombustor - relacionado ao arquivo de paginacao do windows - levou a alguns usuarios suspeitarem de que a placa nao conseguiria alocar mais do q 3.5 de vram.
Isso nao é verdade e deve ser ignorado.
------------
E uma outra observaçao q pode indicar que há solucao por software para o problema no AC unity
é que um cara fez o seguinte com uma gtx 660 q apresenta esse comportamento de

evitar alocar toda a vram disponivel
quando aloca-se até o total da vram, a placa desaloca parte dessa memoria e a joga para ram do sistema (vram dinamica)
a partir dai o desempenho cai e ha engasgos aleatorios

...Indo no menu do game apos o problema e selecionando 8xmsaa e voltando em seguida para fxaa, a placa volta a alocar toda sua vram e... o desempenho volta ao normal ate o problema ocorrer novamente.
 
pergunta 1
me digam uma coisa
esse erro que vcs estao citando de alocacao de memoria da em qual situacao ?

Nao é um erro.
É uma perda desproporcional de desempenho ao se usar mais de 3.5gb de vram.
O unico erro encontrado nos foruns é um erro de um teste do Kombustor em determinados settings de sistema

alguma configuracao especifica ?
Varias configuracoes de pc conseguiram reproduzir o mesmo problema.

todos os jogos?
Foi testado AC unity, far cry 4, Watch dogs, Hitman absolution, Crysis 3 e Skyrim com modificacao especifica.

resolucoes altas ?
Utiliza-se resolucoes altas em alguns desses games pois essa é uma das unicas situaçoes em q se pode encher os 4gb da placa.
Dai se observa se ha degradaçao do desempenho em fps e em engasgos. E tb como uma 980 se comporta na mesma situaçao.

gostaria de saber pra poder me decidir se da pra pegar uma 970 na boa ou taco o fo...da-se e pego uma 980
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E legal destacar q o tal erro do programa Kombustor - relacionado ao arquivo de paginacao do windows - levou a alguns usuarios suspeitarem de que a placa nao conseguiria alocar mais do q 3.5 de vram.
Isso nao é verdade e deve ser ignorado.
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E uma outra observaçao q pode indicar que há solucao por software para o problema no AC unity
é que um cara fez o seguinte com uma gtx 660 q apresenta esse comportamento de

evitar alocar toda a vram disponivel
quando aloca-se até o total da vram, a placa desaloca parte dessa memoria e a joga para ram do sistema (vram dinamica)
a partir dai o desempenho cai e ha engasgos aleatorios

...Indo no menu do game apos o problema e selecionando 8xmsaa e voltando em seguida para fxaa, a placa volta a alocar toda sua vram e... o desempenho volta ao normal ate o problema ocorrer novamente.

obrigado pela resposta..........entao quer dizer que so força a placa ao maximo se alem de eu por pra jogar no ULTRA......colocar numa resolucao gigante e ainda por cima mexer em outras configuracoes manuais ?

se eu so config pra jogar no ultra high e nao mexer em mais nada ela vai se portar bem e nao dara esse tipo de perda ?


e quanto a pergunta 2 ?

desculpem as enchecoes mas sou meio leigo quanto a config de jogos.....faz mais de 4 anos que nao jogo e quero voltar
 
obrigado pela resposta..........entao quer dizer que so força a placa ao maximo se alem de eu por pra jogar no ULTRA......colocar numa resolucao gigante e ainda por cima mexer em outras configuracoes manuais ?

se eu so config pra jogar no ultra high e nao mexer em mais nada ela vai se portar bem e nao dara esse tipo de perda ?


e quanto a pergunta 2 ?

desculpem as enchecoes mas sou meio leigo quanto a config de jogos.....faz mais de 4 anos que nao jogo e quero voltar

entao quer dizer que so força a placa ao maximo se alem de eu por pra jogar no ULTRA......colocar numa resolucao gigante e ainda por cima mexer em outras configuracoes manuais ?
se eu so config pra jogar no ultra high e nao mexer em mais nada ela vai se portar bem e nao dara esse tipo de perda ?

Nao tem resposta para isso pois depende de muita coisa.
Tudo q se pode garantir é o q acontece nas situaçoes testadas.


e quanto a pergunta 2 ?
Não sei nada a respeito.
------------
EDIT1: Resposta provisoria da Nvidia:
http://forums.guru3d.com/showthread.php?p=4991365#post4991365

Originally Posted by CK the Greek [URL="http://forums.guru3d.com/showthread.php?p=4990241#post4990241"]

Maybe Manuel G (or a veteran/current hi tech engineer
grad.gif
) may give a solid answer. Though I don't think is a "bug" or something similar, neither on purpose by Nvd (for a future boost with a driver dedicated to performance for 970s,
whuzz.gif
)


I need to have QA take a look but so far the only comparisons that seem to be shown in this thread are three games, Far Cry 4, Watch Dogs and AC:U. I couldn't watch the video of Hitman because the share site is blocked on NVIDIA network.[/URL]
 
e quanto a pergunta 2 ?
Não sei nada a respeito.
------------

ehehe...acho que vc nao entendeu a pergunta
independente de ser uma r9 270x.....a pergunta eh voltada no GERAL......tanto faz a 270x ou uma 980.......quero saber como vai se portar uma vga com os jogos de hj em dia somente com 2gb

essa que é minha duvida....ja que uma placa de 4gb quando chega em 3.5 da perda...o que dira entao uma de 2gb ?
 
ehehe...acho que vc nao entendeu a pergunta
independente de ser uma r9 270x.....a pergunta eh voltada no GERAL......tanto faz a 270x ou uma 980.......quero saber como vai se portar uma vga com os jogos de hj em dia somente com 2gb

essa que é minha duvida....ja que uma placa de 4gb quando chega em 3.5 da perda...o que dira entao uma de 2gb ?

De impacto da quantidade de vram no desempenho de uma placa qualquer em games a gente vinha acompanhado aqui:
http://adrenaline.uol.com.br/forum/...om-menos-de-3-vram-nao-estao-dando-conta.html

É pequeno o topico e tem todos os ultimos games.
De cabeça os q eu lembro q precisavam de mais de 2gb - pq se nao as texturas ficam inaceitaveis de feias - eram watch dogs e ac unity.
 
De impacto da quantidade de vram no desempenho de uma placa qualquer em games a gente vinha acompanhado aqui:
http://adrenaline.uol.com.br/forum/...om-menos-de-3-vram-nao-estao-dando-conta.html

É pequeno o topico e tem todos os ultimos games.
De cabeça os q eu lembro q precisavam de mais de 2gb - pq se nao as texturas ficam inaceitaveis de feias - eram watch dogs e ac unity.

vixe
eu achava que quando a vram nao desse conta de carregar um jogo.....era usado a memoria RAM do sistema

por isso ele pegou uma vga de 2gb porque achou muito cara as de 4gb
 
E uma outra observaçao q pode indicar que há solucao por software para o problema no AC unity
é que um cara fez o seguinte com uma gtx 660 q apresenta esse comportamento de

evitar alocar toda a vram disponivel
quando aloca-se até o total da vram, a placa desaloca parte dessa memoria e a joga para ram do sistema (vram dinamica)
a partir dai o desempenho cai e ha engasgos aleatorios

...Indo no menu do game apos o problema e selecionando 8xmsaa e voltando em seguida para fxaa, a placa volta a alocar toda sua vram e... o desempenho volta ao normal ate o problema ocorrer novamente.

Isso parece que pode ser solucionado com driver/software, então... Eu fico me perguntando: por que uma placa teria que reduzir sua banda pra um terço quando tenta alocar toda a sua VRAM disponível? Eu acho um absurdo uma empresa distribuir uma placa com um problema desses. Até por que, quem comprou GTX 970, pode ter comprado pra SLI, pra usar com 3 monitores, ou jogar em 4K, e COM CERTEZA vai precisar dos 4GB... É aí que a casa despenca.

Como pode uma empresa do porte da Nvidia não ter pensado nisso?

Se realmente for erro no projeto, tem que ter recall. Caso contrário, uma simples atualização de driver deve resolver.
 
Caraca. Se pra consertar um fullrgb foram 4 anos... pra consertar o gerenciamento de memoria vai levar uns 16 :coolface:
Mas é muito chato mesmo ter esses problemas q sao dificeis de provar/os sites nao dao atencao.
Pelo jeito deve ser o mesmo problema então, faz anos que tem isso!
Veja um review antigo da 8800GT 256MB ou 8800GTS 320MB, o desempenho sempre despencava (nada linear) quanto o jogo usava uma quantidade de memória de vídeo próximo ou maior que a disponível na placa.
Vou até repetir o quote que fiz de um review do xbitlabs na época:
xbitlabs disse:
This is already the second time that we see Nvidias GeForce 8 solutions suffer a performance hit when their local memory is reduced twofold. The first time we observed that with the 8800 GTS 640MB and 8800 GTS 320MB, and now we see the same with the 8800 GT 512MB and 8800 GT 256MB. We can only make guesses as to why the graphics cards behave like that:

* The graphics card seems to feel a lack of graphics memory which is the result of an inefficient use of the available memory by the driver rather
* The GeForce 8 memory controller works with portions of data of definite sizes while the memory bus remains the same. As a result, large data chunks reduce the efficiency and provoke a performance hit
Isso era óbvio no Fallout 3 que foi lançado em 2008 e com tudo no talo já apresentava problemas de stuttering nas 8800GTS/9800GTX 512MB porém rodava perfeito nas 8800GTX 768MB (ou seja, o G80 já conseguia tirar proveito de 768MB na prática!).
De lá pra cá, os jogos ficaram um bom tempo sendo limitados pelos consoles (x360/PS3) e uma placa com 1GB era "tudo o que precisava", aí ninguém mais tocou nesse assunto.

Hoje, com os consoles "next gen" e o consumo de VRAM explodindo nos últimos lançamentos, não me espanta esse problema voltar à tona...

Também é um outro motivo de eu achar ridículo algumas recomendações de VGAs que cansei de ler aqui, como GTX 750 SC 1GB e GTX 770 2GB...
Aliás, eu acho que qualquer placa como GTX 760 ou superior provavelmente vai ser limitada por ter apenas 2GB de VRAM, o que se contar com esse probleminha aí pode virar 1.5GB na "prática"...
 
Última edição:
Pelo jeito deve ser o mesmo problema então, faz anos que tem isso!
Veja um review antigo da 8800GT 256MB ou 8800GTS 320MB, o desempenho sempre despencava (nada linear) quanto o jogo usava uma quantidade de memória de vídeo próximo ou maior que a disponível na placa.
Vou até repetir o quote que fiz de um review do xbitlabs na época:

Isso era óbvio no Fallout 3 que foi lançado em 2008 e com tudo no talo já apresentava problemas de stuttering nas 8800GTS/9800GTX 512MB porém rodava perfeito nas 8800GTX 768MB (ou seja, o G80 já conseguia tirar proveito de 768MB na prática!).
De lá pra cá, os jogos ficaram um bom tempo sendo limitados pelos consoles (x360/PS3) e uma placa com 1GB era "tudo o que precisava", aí ninguém mais tocou nesse assunto.

Hoje, com os consoles "next gen" e o consumo de VRAM explodindo nos últimos lançamentos, não me espanta esse problema voltar à tona...

Também é um outro motivo de eu achar ridículo algumas recomendações de VGAs que cansei de ler aqui, como GTX 750 SC 1GB e GTX 770 2GB...
Aliás, eu acho que qualquer placa como GTX 760 ou superior provavelmente vai ser limitada por ter apenas 2GB de VRAM, o que se contar com esse probleminha aí pode virar 1.5GB na "prática"...

Imagina se a gtx 960 vir só com 2gb.
 
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