• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

CF R9 390 + i7 2600 gargala?

heliopatch

Hungry Member
Registrado
Estou com um CF de r9 390, mas acredito que o desempenho está aquém do esperado. Acho que poderia ser por causa do processador. Alguém pode me ajudar?
 
Estou com um CF de r9 390, mas acredito que o desempenho está aquém do esperado. Acho que poderia ser por causa do processador. Alguém pode me ajudar?
Se vc está usando o 2600k sem oc o gargalo deve estar monstro!
 
É o 2600 sem OC.
 
Dependendo sua placa-mãe, tem como fazer overclock limitado mesmo nos "non-k".
 
Como já falado,sem OC deve ser um gargalo monstro. E nem o pequeno OC dos ''non-k'' deve resolver o problema por inteiro, apesar de amenizar ele. (esse overclock dos non-k você deve faze-lo aí para te ajudar um pouco)
O ideal seria ter esse i7 2600 a pelo menos no mínimo 4.5 Ghz pra ficar tranquilo. Em stock a situação complica. :/
 
Última edição:
Cara eu tive esse crossfire e os jogos nunca usaram todo o meu processador, exceto BF4.

O ganho é bem inferior a 100% caso seja isso que esteja te incomodando.

Monitora o uso do CPU e veja se esta perto de 100%, da mesma forma, vc pode monitorar o uso da GPU e ver se ela cai abaixo de 100%
 
olh
Estou com um CF de r9 390, mas acredito que o desempenho está aquém do esperado. Acho que poderia ser por causa do processador. Alguém pode me ajudar?
olha, embora o pessoal esteja falando que é um tremendo gargalo eu já não tenho tanta certeza, pode ser que a ultima geração da intel tenha um desempenho melhor, mas não acredito que a diferença seja maior que uns 10 a 15%, des da sandy bridge parece que a intel só se preocupa com eficiência térmica (no socket 1155 e 1150), para jogos a melhoria é marginal. No seu caso com crossfire a demanda do cpu deve ser maior, mas não acredito que seja tanta coisa assim
 
Se vc está usando o 2600k sem oc o gargalo deve estar monstro!
Tem algum link pra confirmar essa afirmação?

Pois duvido que seja monstro e obviamente sabe-se que para somente uma VGA não teria qualquer gargalo merecedor de qualquer tipo de registro. Eu apostaria, inclusive, que não merecia registro mesmo para um CF.

Inclusive tenho um teste que acabei de verificar e que pode nos dar uma pista de como esse i7 daria conta do tal CF.

http://www.tomshardware.com/reviews/crossfire-sli-scaling-bottleneck,3471-11.html

Sabemos que o i7 2600k é muito superior ao AMD 8350, que ficou 30% atrás do i7 3770k.

É possível dizer, ao traçar um paralelo de comparações, que tranquilamente o 2600k não seria um problema para um CF ou SLI. Claro que é possível ter melhor performance com processadores ainda mais monstruosos, mas não seria um empecilho, de certo.

Infelizmente temos uma comunidade de sites pouco engajados em testes bem feitos e que se encontrem com as necessidades dos usuários. Seria legal ver como essa segunda e monstruosa geração da Intel se sairia na comparação com os atuais. Certamente deixaria muita gente que fez o sidegrade perplexos.
 
Última edição:
Pode monstrar pra gente aonde você viu essa informação?

Duvido que seja monstro e obviamente sabe-se que para uma não teria qualquer gargalo merecedor de qualquer tipo de registro.
Experiência própria. Em jogos pesados o meu 2500k@4800mhz perde pra um i7 3770k stock!
 
Experiência própria. Em jogos pesados o meu 2500k@4800mhz perde pra um i7 3770k stock!

Com somente uma GPU, tudo no máximo e Full HD?

Tem que ver o que você está fazendo de errado aí ou se de repente tratam-se de jogos fora da bolha.
 
Com somente uma GPU, tudo no máximo e Full HD?

Tem que ver o que você está fazendo de errado aí ou se de repente tratam-se de jogos fora da bolha.
Os games + recentes usam ht e quantos cores o cpu tiver!

http--www.gamegpu.ru-images-stories-Test_GPU-Action-STAR_WARS_Battlefront-test-starwars_proz.jpg


http--www.gamegpu.ru-images-stories-Test_GPU-Action-Assassins_Creed_Syndicate-test-ACS_proz.jpg
 
Os games + recentes usam ht e quantos cores o cpu tiver!

http--www.gamegpu.ru-images-stories-Test_GPU-Action-STAR_WARS_Battlefront-test-starwars_proz.jpg


http--www.gamegpu.ru-images-stories-Test_GPU-Action-Assassins_Creed_Syndicate-test-ACS_proz.jpg

Mas esses testes só demonstram o que eu falei. Gargalos que sequer merece qualquer registro. Ainda está entre os 5 melhores processadores comerciais da história.

Quanto ao uso de núcleos, não. Praticamente nenhum jogo utiliza mais de 4 núcleos. Dos AAA, nenhum.
 
Mas esses testes só demonstram o que eu falei. Gargalos que sequer merece qualquer registro. Ainda está entre os 5 melhores processadores comerciais da história.

Quanto ao uso de núcleos, não. Praticamente nenhum jogo utiliza mais de 4 núcleos. Dos AAA, nenhum.
Amigo,numa boa? Tudo que você falou tem uma certa verdade sim,mais tem o outro lado da moeda também. Veja bem,eu já tive um i5 2500 em Stock( Usava o OC ''non K'' de 3.7 Ghz,mais isso é stock na minha opinião) e gargalava minha R9 280x em jogos CPU bound como BF4 e GTA V por exemplo. E claro, eu ainda tinha um desempenho até legal,mais limitava o potencial total do meu hardware. Quando eu fui para o I7 3770K,foi como se eu tivesse saído de uma GTX 750Ti para uma GTX 970. Não é exagero, não foi só os Fps que aumentaram um pouquinho,o destaque foi a fluidez e a estabilidade que ganhei. Isso levou a gameplay e o desempenho do meu conjunto na época a outro nível. :)
Gargalo por si, existe até de um i7 3770 para um I7 4770 e até mesmo de um i5 2500 para um i5 2400. A questão é? Até aonde ele é decisivo e até aonde é um mero detalhe? Eu só não acho como tenho experiência para dizer que nosso amigo deve trocar sua mobo e processador para o melhor desempenho dele. É necessário com urgência ? +/-, da pra tolerar. Mais é necessário com certeza. :D
I7 2600 em stock só não gargala um CF de R9 390 como uma gargala uma ÚNICA R9 390. E não estou exagerando... CPU da intel de segunda geração hoje é obrigatório usar Oveclock com a maior parte das VGAs. É claro que não deixa de ser um ótimo processador,e na minha opinião a série Sandy foi o auge da intel nessas últimas levas de CPU. Tenho um baita respeito por essa 2° geração da intel.:notbad: Mais temos que encarar os fatos.. :thatfeel:
Digo com experiência de quem já teve CPU da segunda geração da intel e já sofreu com gargalo. :/
Entendo seu ponto e do Metallica,ambos foram coerentes. Mais acho que nesse caso,é necessário a troca.

Experiência própria. Em jogos pesados o meu 2500k@4800mhz perde pra um i7 3770k stock!
O que você falou parece piada... mais para quem tem bastante experiência com CPU. Sabe que isso é possível.. :poker:
 
Última edição:
Amigo,numa boa? Tudo que você falou tem uma certa verdade sim,mais tem o outro lado da moeda também. Veja bem,eu já tive um i5 2500 em Stock( Usava o OC ''non K'' de 3.7 Ghz,mais isso é stock na minha opinião) e gargalava minha R9 280x em jogos CPU bound como BF4 e GTA V por exemplo. E claro, eu ainda tinha um desempenho até legal,mais limitava o potencial total do meu hardware. Quando eu fui para o I7 3770K,foi como se eu tivesse saído de uma GTX 750Ti para uma GTX 970. Não é exagero, não foi só os Fps que aumentaram um pouquinho,o destaque foi a fluidez e a estabilidade que ganhei. Isso levou a gameplay e o desempenho do meu conjunto na época a outro nível. :)
Gargalo por si, existe até de um i7 3770 para um I7 4770 e até mesmo de um i5 2500 para um i5 2400. A questão é? Até aonde ele é decisivo e até aonde é um mero detalhe? Eu só não acho como tenho experiência para dizer que nosso amigo deve trocar sua mobo e processador para o melhor desempenho dele. É necessário com urgência ? +/-, da pra tolerar. Mais é necessário com certeza. :D
I7 2600 em stock só não gargala um CF de R9 390 como uma gargala uma ÚNICA R9 390. E não estou exagerando... CPU da intel de segunda geração hoje é obrigatório usar Oveclock com a maior parte das VGAs. É claro que não deixa de ser um ótimo processador,e na minha opinião a série Sandy foi o auge da intel nessas últimas levas de CPU. Tenho um baita respeito por essa 2° geração da intel.:notbad: Mais temos que encarar os fatos.. :thatfeel:
Digo com experiência de quem já teve CPU da segunda geração da intel e já sofreu com gargalo. :/
Entendo seu ponto e do Metallica,ambos foram coerentes. Mais acho que nesse caso,é necessário a troca.

O que você falou parece piada... mais para quem tem bastante experiência com CPU. Sabe que isso é possível.. :poker:

Não entendo o relato de vocês. Eles vão na contramão de todos os testes renomados que vejo. Inclusive postei um aqui. Mas posso encontrar outros depois.

Disponho-me a fazer os testes com qualquer um que tenha uma 380 aí. Seria até interessante. Lembro que há muitos anos fiz com um amigo meu aqui Phenom II vs Q6600 e percebemos que existia uma diferença de 15% entre eles. Ou seja, nada registrável.

Essa diferença que vocês estão falando é conhecido em jogos bem específicos. Arma 3, aqueles de táticas em tps e tal, nenhum dos AAA ou mais jogados. Nesses a diferença é de 10% a 15%. Isso são de 3 a 6FPS. É pouco. Isso quando há, pois na maioria realmente não tem, assim como não teria para um simples Core i3 justamente porque são engines com foco no uso de GPU.
 
Última edição:
Até um 5960x vai ter algum gargalo.
A questão é quantos fps serão exigidos, se são os 60fps padrões eu acho um tremendo exagero dizer que o i7 2600 vai demonstrar um gargalo monstro, ora um i5 2500 já segura os frames, mas se quer chegar perto ou passar dos 100 aí talvez não seja possível sem um OC...Mas tambem esse CF não tem poder pra isso, não em boa parte dos games da nova gen.
Existem alguns jogos que ainda usam 1 ou 2 cores, por isso que talvez um i7 antigo com ipc e clock mais baixo não tenha tanto rendimento, aí se faz necessário um OC, mas na maioria esmagadora das situações i5 e i7 vão segurar os frames perfeitamente.
 
Não entendo o relato de vocês. Eles vão na contramão de todos os testes renomados que vejo. Inclusive postei um aqui. Mas posso encontrar outros depois.

Disponho-me a fazer os testes com qualquer um que tenha uma 380 aí. Seria até interessante. Lembro que há muitos anos fiz com um amigo meu aqui Phenom II vs Q6600 e percebemos que existia uma diferença de 15% entre eles. Ou seja, nada registrável.

Essa diferença que vocês estão falando é conhecido em jogos bem específicos. Arma 3, aqueles de táticas em tps e tal, nenhum dos AAA ou mais jogados. Nesses a diferença é de 10% a 15%. Isso são de 3 a 6FPS. É pouco. Isso quando há, pois na maioria realmente não tem, assim como não teria para um simples Core i3 justamente porque são engines com foco no uso de GPU.
É,minha opinião foi dada. O que destaco e quero que o autor entenda com todo respeito a vossa pessoa: É que eu não jogo testes renomeados,jogos Games em geral (AAA ou não) no meu dia-a-dia, e sei quando algo esta certo,ou quando algo esta errado. Nesse caso especificamente,tenho até experiência da situação. Não teria trocado meu I5 2500 pelo o I7 3770K se eu não acha-se que o i5 2500 estava limitando meu desempenho a um ponto inadequado e que atrapalha-se a minha jogatina na época. E devo lembrar e deixar bem claro: Usava uma R9 280x na época. Que é bem mais fraca que uma R9 390. Imagina nosso amigo usando um I7 2600 em stock em um CF de 390. :eek: Inclusive,abri até um tópico na época reclamando sobre esse gargalo do i5 2500 justamente pela falta de experiencia com essa CPU :http://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/r9-280x-com-baixo-uso-de-gpu.501337/ (Recomendo ao autor a leitura do mesmo) Respeito a sua opinião e ela tem um conceito de verdade sim. Mais o que eu estou afirmando,é baseado por experiência própria e tenho certeza do que digo.
Por fim, creio no seguinte conceito ao autor ,faça o over ''non-k'' no i7 2600 para amenizar esse gargalo. Depois quando você puder,atualize seu conjunto(Mobo e CPU) para que você possa ter todo seu desempenho sem um ''limite''. Até la,é aturável o gargalo :D


Até um 5960x vai ter algum gargalo.
A questão é quantos fps serão exigidos, se são os 60fps padrões eu acho um tremendo exagero dizer que o i7 2600 vai demonstrar um gargalo monstro, ora um i5 2500 já segura os frames, mas se quer chegar perto ou passar dos 100 aí talvez não seja possível sem um OC...Mas tambem esse CF não tem poder pra isso, não em boa parte dos games da nova gen.
Existem alguns jogos que ainda usam 1 ou 2 cores, por isso que talvez um i7 antigo com ipc e clock mais baixo não tenha tanto rendimento, aí se faz necessário um OC, mas na maioria esmagadora das situações i5 e i7 vão segurar os frames perfeitamente.
É verdade. Eu acho que esta questão do gargalo depende do individuo. No meu caso,sou muito sensitivo a desempenho e percepção em tela. Se tiver uma brusca queda de rendimento,engasgos ou relacionados,eu já percebo e me incômodo por exemplo. Na minha época com o R9 280x e o i5 2500, eu tinha um bom desempenho, mais não tinha alto uso de GPU em jogos mais exigente de CPU e até mesmo em games que não usava toda CPU,era nítido o gargalo,sem dizer que eu não podia fazer over,então o meu desempenho por núcleo era baixo e em alguns caso isso surtia efeito até em jogos mais simples e menos exigentes. Quando eu mudei para o I7 3770K eu ganhei apenas 3 ou 5 Fps em alguns casos. Mais esse não foi o grande ganho ao meu ver. A estabilidade de desempenho(Redução da oscilação de Fps) e a fluidez (redução drástica ou total da travadas rápidas ou leve engasgos que na época por falta de experiência,eu pensava que era Stutter) foi o que valeu apena. Finalmente consegui ter uma jogabilidade limpa e fluida. Isso vai muito da pessoa. :D
 
Última edição:
Mas esses testes só demonstram o que eu falei. Gargalos que sequer merece qualquer registro. Ainda está entre os 5 melhores processadores comerciais da história.

Quanto ao uso de núcleos, não. Praticamente nenhum jogo utiliza mais de 4 núcleos. Dos AAA, nenhum.

http--www.gamegpu.ru-images-stories-Test_GPU-Action-Assassins_Creed_Syndicate-test-ACS_intel.jpg


http--www.gamegpu.ru-images-stories-Test_GPU-Action-Call_of_Duty_Black_Ops_III-test-blackops3_intel.jpg


http--www.gamegpu.ru-images-stories-Test_GPU-Action-Just_Cause_3_-test-jc3_proz.jpg


http--www.gamegpu.ru-images-stories-Test_GPU-Action-Just_Cause_3_-test-jc3_intel.jpg
 
Justa Cause e Bops e AC. Dentro de um universo de uns 500 jogos lançados nos últimos 2 anos, continua sendo "praticamente nenhum jogo".

Até um 5960x vai ter algum gargalo.
A questão é quantos fps serão exigidos, se são os 60fps padrões eu acho um tremendo exagero dizer que o i7 2600 vai demonstrar um gargalo monstro, ora um i5 2500 já segura os frames, mas se quer chegar perto ou passar dos 100 aí talvez não seja possível sem um OC...Mas tambem esse CF não tem poder pra isso, não em boa parte dos games da nova gen.
Existem alguns jogos que ainda usam 1 ou 2 cores, por isso que talvez um i7 antigo com ipc e clock mais baixo não tenha tanto rendimento, aí se faz necessário um OC, mas na maioria esmagadora das situações i5 e i7 vão segurar os frames perfeitamente.
Exato. Gargalo vai sempre existir e até mesmo numa situação aonde a CPU parece estar livre, com 30% de uso somente. Muita gente analisa CPU pelo uso dela e não é por aí que a banda toca. É apenas uma das evidências, uma das observações que precisam ser analisadas para entender gargalo.
 
Tô querendo fazer um OC do processador. Alguém me ajuda?
 
Justa Cause e Bops e AC. Dentro de um universo de uns 500 jogos lançados nos últimos 2 anos, continua sendo "praticamente nenhum jogo".


Exato. Gargalo vai sempre existir e até mesmo numa situação aonde a CPU parece estar livre, com 30% de uso somente. Muita gente analisa CPU pelo uso dela e não é por aí que a banda toca. É apenas uma das evidências, uma das observações que precisam ser analisadas para entender gargalo.
Fato. As pessoas pensam que o uso de GPU deve ser constante e que Gargalo só existe se o CPU estiver a 100% de uso. Mais gargalo é muito complexo. Bem colocado.:joia:
Agora sobre os núcleos... vai por mim, tem muitos jogos que fazem aproveito de 8 Núcleos reais ou simulados com a tecnologia Hyper Threading. Já vi I5 a 4.5Ghz perde para I7 em stock em jogos CPU Bound. E não é exagero não...:poker:
Mais tudo bem... :D
 
Fato. As pessoas pensam que o uso de GPU deve ser constante e que Gargalo só existe se o CPU estiver a 100% de uso. Mais gargalo é muito complexo. Bem colocado.:joia:
Agora sobre os núcleos... vai por mim, tem muitos jogos que fazem aproveito de 8 Núcleos reais ou simulados com a tecnologia Hyper Threading. Já vi I5 a 4.5Ghz perde para I7 em stock em jogos CPU Bound. E não é exagero não...:poker:
Mais tudo bem... :D

Tô querendo fazer um OC do processador. Alguém me ajuda?
Qual é a sua Placa Mãe?
 
Fato. As pessoas pensam que o uso de GPU deve ser constante e que Gargalo só existe se o CPU estiver a 100% de uso. Mais gargalo é muito complexo. Bem colocado.:joia:
Agora sobre os núcleos... vai por mim, tem muitos jogos que fazem aproveito de 8 Núcleos reais ou simulados com a tecnologia Hyper Threading. Já vi I5 a 4.5Ghz perde para I7 em stock em jogos CPU Bound. E não é exagero não...:poker:
Mais tudo bem... :D

Tem certeza? Porque não vejo os processadores da AMD bem em jogo nenhum. Mesmo os octa. Costumam até estar atrás de simples Core i3.
 
Tem certeza? Porque não vejo os processadores da AMD bem em jogo nenhum. Mesmo os octa. Costumam até estar atrás de simples Core i3.
Cara,mais aí você ta apelando também... :nooo: Sabe porque você não vê processador AMD se da bem em jogo nenhum? Por que não são processadores Top de linha.
A gente ta cansado de saber que o desempenho single core dos processadores AMD é incomparável aos processadores da Intel. Chega ser covardia fazer essa comparação...:poker:
Mais independente disso,o fato é que variados jogos CPU Bound usam todos os núcleos dos processadores AMD e Intel independente do seu desempenho. Se a AMD tem processador com 8 núcleos e perde para um I3,isso é resultado de uma falta de competência da AMD com seus processadores. Se você comparar o poder de um núcleo da intel contra um núcleo dos processadores AMD... não preciso falar quem vai levar a surra né? Processadores AMD são ótimo para configurações CxB,mais estão longe de se rivalizar com intel hoje.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo