• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Chip a Laser

skytech

Noob :P
Registrado
Mais veloz e barato, ele vai viabilizar o supercomputador doméstico.

O chip de copmputador acaba de dar um enorme salto tecnológico. Na semana passada, a Intel, maior fabricante mundial de microprocessadores, e pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, anunciaram a criação de um chips capaz de operar a laser e multiplicar por 100 a atual velocidade de processamento. Essa avanço tecnológico também abre a possibilidade de que se use o laser para enviar dados entre os chips, removendo um enorme gargalo existente na arquitetura dos computadores. Os raios luminosos já são usados na transmissão a grande velocidade de dados de distância - entre cidades ou escritórios, por exemplo - por meio de cabos de fibras ópitcas. Em um chip comum, os dados são transmitidos por impulsos elétricos que percorrem fios de silício ou cobre microscópicos. O que os cientistas fizeram foi combrir o microprocessdor com uma fina camada de fosfato de índio substância capaz de propagar os raios luminosos. No chip a laser, os fios continuam existindo, mas apenas para orientar os feixes de luz.

Essa tecnologia ainda está em fase de teste e não deverá ser colocada a venda antes do fim da década - mas suas possibilidades abrem uma nova perspectiva para a construção de computadores. Primeiro vai se elimnar boa parte o problemas do aquecimento. Quando os microprocessadores atuais ultrapassam a freqüência de 3,5GHz, a atemperatura pode chegar a 100°C, o que reduz a vida útil das peças. Como o calor e produzidos pelos impulsos elétricos, o problemas deixa de existir com o uso de raios luminosos. O segundo impacto será na comunicação entre os chips no interior do computador. Atualmente, os cabos entre eles reduzem em 75% a velocidade de transmissão de informações, em comparação com o que ocorre dentro dos chips. Isso equivale a obrigar um carro que inicia a viagem a 100 quilômetros por hora a percorrer parte do trajeto em ritmo da bicicleta. A mesma tecnologia usada no interior dos chips servirá para dar maior velocidade à comunicação entre os microprocessadores. "O laser é a grande aposta da microeletrônica, pois se move muito mais depressa e não está sujeito às mesmas limitações dos impulsos elétricos", diz o engenheiro João Antônio Zuffo, coodernador do Laborátorio de Sistemas Integráveis da Universidade de São Paulo. Em termos práticos, significa que, por preço razoável, será possivél ter em casa um supercomputador, equivalente aos que hoje são utilizados para seqüenciar o genoma humano.

Duda Teixeira​


100 vezes mais rápido:
Com o uso do raio laser, os microprocessadores ficarão mais velozes e vão aquecer menos. A diferença de velocidade entre um chip novo e o que se utiliza hoje seria equivalente à verificada numa corrida disputada entre um avião Concorde e um marotonista

Como é Hoje:
Dentro do chip

Nos microprocessadores mais rápidos, os sinais elétricos trafegam à velocidade de 3,GHz e a temperatura chega a 100°C.
Entre os chips
A comunicação é feita por meio de fios de cobre ou silício. A velocidade é 75% menor que a alcançada dentro do chip.


Como é com o laser
Dentro do chip

As informaações são transmitidas por feixes de luz (laser), e não mais por impulsos elétricos. A velocidade é 100 vezes maoir e não há superaquecimento.
Entre os chips
As informações poderão ser transmitidas por raio laser. A velocidade poderá passar de 100GHz.

Veja, 27 de setembro, 2006.​



ae galera tinhas umas fotinhas, só que to sem scanner,:p
se tiver uns erros, foi mal ae, e que minha digitação não e dakelas sabe :D .
 
Legal cara, é uma grande possibilidade de avanço. Único empecilho é que td que utiliza óptica acaba sendo mto mais frágil que a transmissão por pulsos elétricos. Vamos ver o que o futuro nos reserva.
 
ja tinha lido isso na VEJA. tecnologia interessantissima... só q, só daqui uns 5 anos isso vai estar no mercado... ou mais né... hehe

[]'s
 
É ainda iremos esperar muito até que essa tecnologia chegue a nós
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo