Clock do FX dispara quando está em um jogo

BhangBR

Active Member
Registrado
saudações pessoal

alguém sabe me dizer se é comum os chpiset 760G bugar? porque é a segunda MoBo q eu tenho com esse chipset e sempre aconteceu isso. já vi meu FX-6300 chegar a 13Ghz

já fiz varias coisas e adianta nd. eu entro no jogo e o clock dispara loucamente. o duro é q tá faltando energia nesse aumento de clock (audio trava e perda repentina de fps) e tudo q eu faço não funciona. além de desabilitar o Turbo Core, já coloquei todas as versões de BIOS disponiveis (tem 3 versões), setei algumas coisas no valor padrão da mobo e do CPU, e mesmo assim continua subindo o clock sozinho.

estranho é q só in-game o clock descontrola. no SO, com tudo aberto, escutando musica e aplicando o stress do CPU-Z simultaneamente, o clock vai até onde eu setei na bios.

alguém pode me ajudar a segurar o clock em 3500Mhz (nativo)?

FX6300
Asus M5A78L-M PLUS/USB3
2x8GB Hyperx 1600Mhz DDR3
EVGA 450W Bronze B1
Corsair A50 Dual Fan
W7x64 Ultimate Edition


image.thumb.png.f1dbf902e08504f4b27c39782ebf1fc4.png
 
saudações pessoal

alguém sabe me dizer se é comum os chpiset 760G bugar? porque é a segunda MoBo q eu tenho com esse chipset e sempre aconteceu isso. já vi meu FX-6300 chegar a 13Ghz

já fiz varias coisas e adianta nd. eu entro no jogo e o clock dispara loucamente. o duro é q tá faltando energia nesse aumento de clock (audio trava e perda repentina de fps) e tudo q eu faço não funciona. além de desabilitar o Turbo Core, já coloquei todas as versões de BIOS disponiveis (tem 3 versões), setei algumas coisas no valor padrão da mobo e do CPU, e mesmo assim continua subindo o clock sozinho.

estranho é q só in-game o clock descontrola. no SO, com tudo aberto, escutando musica e aplicando o stress do CPU-Z simultaneamente, o clock vai até onde eu setei na bios.

alguém pode me ajudar a segurar o clock em 3500Mhz (nativo)?

FX6300
Asus M5A78L-M PLUS/USB3
2x8GB Hyperx 1600Mhz DDR3
EVGA 450W Bronze B1
Corsair A50 Dual Fan
W7x64 Ultimate Edition


image.thumb.png.f1dbf902e08504f4b27c39782ebf1fc4.png

Vc precisa ajustar manualmente no setup o seu processador.

Desligue o turbo core e APM.

Vai fazer over? Coloque o multiplicador da cpu em 21 e voltagem da cpu em 1.3v.

Não vai? Coloque o multiplicador em 17.5 e a voltagem também em 1.3v.

Altere também o Hyper Transport para 2600 (deve estar configurado em 2200).
 
ambos já estavam desativados. ñ vou fazer over pq o chipset é mto fraco

coloquei numa M5A88-M e bateu 19Ghz. bug?? ñ sei :/ sei q deu uma travada bizarra.
turbo core desativado, frequencias, multiplicadores, HT, voltagens e mais umas coisa tdo setado no nativo

é possivel eu ter danificado a "instrução" do processador e desregulado ele? ou qualquer outra coisa do tipo, q mude a natividade do CPU


19k_OC.png
 
o clock só dispara in-game. tirei a GPU e liguei na on board, setei tdo no automático, liguei o TC modestamente (@3.8Ghz), stressei pelo CPU-Z, ouvindo musica e navegando com umas 25~30 paginas aberta. faz umas 6 horas q tá bem estável e clock normal
unknown.png


eu achei uns valores auto meio estranhos na BIOS (qndo a GPU ainda tava ligada). como 1,65V pra RAM. no AOD mostrava 1.72V. tava bem travado. setei na BIOS 1.5V e destravou um pouco. no AOD passou a mostrar 1.65V
tem outros valores de voltagens lá q tão mais altos q na M5A78. mas a M5A88 tá travando mto mais
 
O que está aparecendo na BIOS ou no CPU-Z?

não deu tempo de ver. o cpu-z mostra o clock instantâneo. e é só in-game. na BIOS mantem-se nativo.
 
Netburst ficou orgulhoso desse clock. :melior2:

Nunca vi nada parecido. Se mesmo setando as informações de clock manualmente e depois de duas trocas de mobo o problema persiste, pode ser algo do teu CPU.
 
Ia falar pra monitor com outro software. As vezes é só o HWMonitor ficando louco.
mas então ñ era pra travar. eu ñ ligaria se ñ estivesse ocorrendo essas panes energéticas.
Netburst ficou orgulhoso desse clock. :melior2:

Nunca vi nada parecido. Se mesmo setando as informações de clock manualmente e depois de duas trocas de mobo o problema persiste, pode ser algo do teu CPU.
eu fiquei orgulhoso desse clock ;) pena q ñ consigo controlar :confused:
o f*** é q o CPU responde plenamente minha necessidade (jogo Arma III) e tbm ñ tenho condiçõe$ pra trocar o kit. o máximo q posso fazer é adquirir uma M5A97 (chipset nativo do FX), q tá escassa no mercado e custando mais do q vale

tô com algumas ideias em mente pra fazer hj... vms ver o q dá.
começando por formatar o W7. se ñ rolar vou desativar 2 core, deixa-lo X4 com esses OC maluco e ver onde chega in-game
 
ambos já estavam desativados. ñ vou fazer over pq o chipset é mto fraco

coloquei numa M5A88-M e bateu 19Ghz. bug?? ñ sei :/ sei q deu uma travada bizarra.
turbo core desativado, frequencias, multiplicadores, HT, voltagens e mais umas coisa tdo setado no nativo

é possivel eu ter danificado a "instrução" do processador e desregulado ele? ou qualquer outra coisa do tipo, q mude a natividade do CPU


19k_OC.png

Fraco? Olha a minha assinatura rsrs

Se tudo isso está desativado, pode ser bios desatualizada.

Tudo ok a Bios?
 
le
Fraco? Olha a minha assinatura rsrs

Se tudo isso está desativado, pode ser bios desatualizada.

Tudo ok a Bios?

legal. mas vc fez algum mod na placa? tipo ventoinha no dissipador ou acréscimo de dissipadores? pq o pessoal ñ recomenda, principalmente por causa dos dissipadores dela e do numero de fases de energia

mas até acho q compensa, levando em consideração a vida útil q o CPU e a mobo terão in-game atuais.

no fórum de suporte da AMD tem bastante postagem de M5A78L dando pobrema com FX.
já usei todas as BIOS
 
Última edição:
le


legal. mas vc fez algum mod na placa? tipo ventoinha no dissipador ou acréscimo de dissipadores? pq o pessoal ñ recomenda, principalmente por causa dos dissipadores dela e do numero de fases de energia

mas até acho q compensa, levando em consideração a vida útil q o CPU e a mobo terão in-game atuais.

no fórum de suporte da AMD tem bastante postagem de M5A78L dando pobrema com FX.
já usei todas as BIOS

Sua mobo tem um vrm 4 + 1 com suporte total ao FX-8350.

Sua cpu é inferior ao FX-8350 tanto em consumo, como em performance.

Um over de 4 ou 4.2 GHz é tranquilo nessa mobo, apesar de a mesma não possuir dissipador no vrm (a minha tem e ajuda no over).

Mas primeiro tu precisa resolver esse bug dos 19 ghz, que é inédito pra mim.
 
bom tive experiencia com a mesma mobo tanto com um fx6100 8120 8320 ; resultado tudo começa com o bendito chipset 760g ; e um chipset de entrada ; vamos dizer q fizeram esse chipset pra pessoas q tipo (vamos lancar uma placa q de suprote para essa nova leva de processadores linha fx o cara paga barato e tem o gostinho de usar); no final se resulta e ; umas placas q nao foram feitas com total atençao igual as 970 e 990 ; e ate mesmo das tao poucas faladas e vendidas chipset 980 ;
na epoca com meu 8120 cheguei bater os 7ghz o 6100 fora quase 10ghz ; infelizmente meu amigo nao porblema nenhum nem no seu cpu nem na sua placa ou qualquer outra coisa ; problema esta em cima do chipset da cua placa mas por ser um chipset muito mas muito baixo de categoria
 
bom tive experiencia com a mesma mobo tanto com um fx6100 8120 8320 ; resultado tudo começa com o bendito chipset 760g ; e um chipset de entrada ; vamos dizer q fizeram esse chipset pra pessoas q tipo (vamos lancar uma placa q de suprote para essa nova leva de processadores linha fx o cara paga barato e tem o gostinho de usar); no final se resulta e ; umas placas q nao foram feitas com total atençao igual as 970 e 990 ; e ate mesmo das tao poucas faladas e vendidas chipset 980 ;
na epoca com meu 8120 cheguei bater os 7ghz o 6100 fora quase 10ghz ; infelizmente meu amigo nao porblema nenhum nem no seu cpu nem na sua placa ou qualquer outra coisa ; problema esta em cima do chipset da cua placa mas por ser um chipset muito mas muito baixo de categoria

deixa eu ver se entendi... acontecia o mesmo bug no clock? o q vc me aconselha fazer? tava pensando em pegar um FX8300 ($289 na Kabum), pois esse bug eu vi acontecer em tres Mobo diferentes: 1° numa M5A88-M q comprei com o FX; 2° com uma M5A78L-USB3 (devolvi essa pq o video on-board ñ dava sinal) 3° com a M5A78L-USB3/Plus
qndo peguei a m5a78, peguei pq só tinha ela pra AM3+.
agora dei uma procurada e achei uma M5A97 LE: https://www.shoptime.com.br/produto...dvD_BwE&opn=GOOGLEXML&sellerId=22090218000117
 
Última edição:
deixa eu ver se entendi... acontecia o mesmo bug no clock? o q vc me aconselha fazer? tava pensando em pegar um FX8300 ($289 na Kabum).
qndo peguei a m5a78, peguei pq só tinha ela pra AM3+.
agora dei uma procurada e achei uma M5A97 LE: https://www.shoptime.com.br/produto...dvD_BwE&opn=GOOGLEXML&sellerId=22090218000117

A m5a97 ja e um chipset melhor mesmo sendo a le q tem 4+1 fases mais ela controla melhor o gerenciamento de clock e nulecos DoS fxs ,
Bom nao sei quais suas condicoes pra comprar Hoje um pc , Eu ja nao indicaria Uma plataforma am3 pelo seu devido custo principal Mente em placa Mae sendo q tem atualidade. Saindo com mesmo preco (tornado os preciso de memorias ta absurd de Cara's) , um 6300 para um 8300 ser sincero vc nao notara diferenca mesmo tendo DOIs nucleo a mais pro 8300, se Fosse vc guardasse essa grana q ira Pagar na placa mae junta mais um pouco vende seu kit actual e parta ai pra um novo plataforma Seja amd raysen ou Intel
 
sim. concordo com td q vc falou. mas tenho 2x8GB de RAM novos e tá foda comprar RAM, independente se DDR3 ou DDR4

quero reutilizar alguma coisa do meu Kit (além da RAM). ou CPU ou Mobo, comprar os dois vai me ferrar com a vida
pensei em pegar um Intel 1151, pois se eu ñ me engano roda com DDR3 e 4 (trocando a mobo)
 
sim. concordo com td q vc falou. mas tenho 2x8GB de RAM novos e tá foda comprar RAM, independente se DDR3 ou DDR4

quero reutilizar alguma coisa do meu Kit (além da RAM). ou CPU ou Mobo, comprar os dois vai me ferrar com a vida
pensei em pegar um Intel 1151, pois se eu ñ me engano roda com DDR3 e 4 (trocando a mobo)

Sim Eu nao sei muito so fundo da plataforma 1151 , por mais q tenha compabilidade c memo ddr3 dizem ai a fora q e um risco grande por causa da controladora da memo pois a voltage das memory ddr3 e 1.5 e as 4 e 1.2 da Uma pesquisada melhor pra vc Santa bem sua duvida , esse meu setup da assistir vendi ele Hoje e peguei um x79 i7 3960x pra empurrar Minha 1070 e ter mais longeviedade de uso, por isso q falei Acho q nao compenssar Nessa altura de campeonato um kit fx sendo q vc tem outras boas opcoes um kit 4 geracao Intel um i5 se sairia bem melhor q seu 6300 e Daria pra aproveita suas memorias (desculpa os errors to no cellular)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo