• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Clock fixo no Ryzen 5700X

Diego Isaac

Hungry Member
Registrado
Opa galera, tudo bem? Seguinte, recentemente adquiri um Ryzen 5700X e tinha resolvido deixar em stock, mas verificando o HWMonitor vi que a tensão ficava variando até 1.35v, então resolvi manualmente fixar o clock dele em 4.6Ghz com a tensão em 1.27v; agora a minha dúvida é, deixar o clock e a tensão fixadas assim pode degradar o processador a longo prazo? 1.27v é uma tensão segura?
 
Última edição:
Eu tenho o mesmo processador na mobo da assinatura e também no modo automático o vcore fica em 1.27, como esta trabalhando no seu caso com vcore abaixo do que a mobo jogou (mobo sempre joga a mais), não haverá degradação, o que ocorre é um consumo quase dobrado que sai de 65w para uns 120w +/-. Procure na internet como fazer OC, os básicos praticamente começa vc botando o clock em 4.6 por exemplo, veja quanto a mobo poe de vcore no automatico e depois faça undervolt até um vcore q fica estável
 
No zen3 vc tem que usar o PBO e tem que usar o curve optimizer.

Deixar fixo é melhor? É.

Mas e se vc não está usando todas threads? Como ficamos casos comuns onde seu CPU está operando a 3.8ghz em uma theread pra vc assistir YouTube e o vcore está em 0.75?

Então... Deixar o clock variável é melhor? É.

Mas dois dois qual o melhor de verdade? O que suprir melhor a sua necessidade.

É uma tarefa comum o vcore disparar para lhe dar clock bem como reduzir durante a ociosidade. O que está escrito lá em cima tende a limitar esse pico de consumo sem prejudicar o desempenho.

Tem um tópico de identificação do gargalo e um vídeo recente do Adrenaline que fala sobre isso no Zen4 e se aplica perfeitamente ao zen3.

Dica: OC de memória costuma trazer mais benefícios que OC de CPU.

 
No zen3 vc tem que usar o PBO e tem que usar o curve optimizer.

Deixar fixo é melhor? É.

Mas e se vc não está usando todas threads? Como ficamos casos comuns onde seu CPU está operando a 3.8ghz em uma theread pra vc assistir YouTube e o vcore está em 0.75?

Então... Deixar o clock variável é melhor? É.

Mas dois dois qual o melhor de verdade? O que suprir melhor a sua necessidade.

É uma tarefa comum o vcore disparar para lhe dar clock bem como reduzir durante a ociosidade. O que está escrito lá em cima tende a limitar esse pico de consumo sem prejudicar o desempenho.

Tem um tópico de identificação do gargalo e um vídeo recente do Adrenaline que fala sobre isso no Zen4 e se aplica perfeitamente ao zen3.

Dica: OC de memória costuma trazer mais benefícios que OC de CPU.


É seu o canal? muito bom o video, o clock vc deixou fico a 4.8 no video? ql vcore
 
É seu o canal? muito bom o video, o clock vc deixou fico a 4.8 no video? ql vcore
Sim, é...
Não ficou fixo não... É o PBO + Clock override +150mhz + curve Optimizer -30 all cores.
 
Sim, é...
Não ficou fixo não... É o PBO + Clock override +150mhz + curve Optimizer -30 all cores.
O clock override seria o q vc bota +150mhz certo? e pra fazer o curve optimizer vc usou o ryzen master para descobrir os valores ou ja colocou logo -30 e viu se ficava bom? outra coisa, estava fazendo alguns testes ontem pelo Ryzen Master por enquanto e qndo ativa o PBO ele deixa o PPT, TDC e EDC no max, alguns locais falavam para descobrir os valores testando manualmente e outro para colocar PPT 140, TDC 90, EDC 140, quais valores vc deixa no seu?
 
105
70
115

No Ryzen master tem um treco chamado curve Optimizer wizard acho que é isso, ele fez e deu -30 all cores.

Colocando
140
100
140

Ele ganha uns 12mhz no multithread, consome uns 15W a mais e esquenta uns 8 graus, é muito pouco ganho pra muito consumo.

Se eu coloco o PBO em auto ele chega a 130
80
135

Só que por alguma razão os clocks ficam piores quando em auto.

E sim o 150 é pra ele ultrapassar o limite máximo de fabrica que é 4650.

Você pode colocar até +200 nisso.
Tem um programinha que não me recordo o nome, ele testa o quanto tempo cada núcleo consegue sustentar o boost em 1T, o meu tem dois núcleos que não sustentam mais que 4800.

Como a política de resfriamento da CPU fica alternando entre os núcleos qdo ele alterna desse que atinge 4850 pro que atinge 4800 o clock cai e depois sobe pra 4800 e no fim o desempenho é pior (minha impressão).

Consegui melhores resultados em multithread quando deixei o clock máximo no valor que todos núcleos conseguem atingir e manter esse clock estável.
 
105
70
115

No Ryzen master tem um treco chamado curve Optimizer wizard acho que é isso, ele fez e deu -30 all cores.

Colocando
140
100
140

Ele ganha uns 12mhz no multithread, consome uns 15W a mais e esquenta uns 8 graus, é muito pouco ganho pra muito consumo.

Se eu coloco o PBO em auto ele chega a 130
80
135

Só que por alguma razão os clocks ficam piores quando em auto.

E sim o 150 é pra ele ultrapassar o limite máximo de fabrica que é 4650.

Você pode colocar até +200 nisso.
Tem um programinha que não me recordo o nome, ele testa o quanto tempo cada núcleo consegue sustentar o boost em 1T, o meu tem dois núcleos que não sustentam mais que 4800.

Como a política de resfriamento da CPU fica alternando entre os núcleos qdo ele alterna desse que atinge 4850 pro que atinge 4800 o clock cai e depois sobe pra 4800 e no fim o desempenho é pior (minha impressão).

Consegui melhores resultados em multithread quando deixei o clock máximo no valor que todos núcleos conseguem atingir e manter esse clock estável.
Blz, vou fazer um teste nesses 105 70 115, realmente pouca diferença pra aumentar mtos graus e watts
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo