• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Clonar disco EXT4 via rede para disco destino no desktop windows 11

Amon

Strength and Honor
Registrado
Bom dia pessoal.
Eu preciso clonar um disco que está num hpmicroserver rodando OMV (ext4), pois necessito substituí-lo por um disco maior.
O disco destino estaria no meu desktop que roda windows 11.
Alguém já fez isso? Me ajudaria com um passo a passo?
Acredito que se eu conseguir clonar o disco desta forma, basta remover o velho e colocar o novo que o sistema reconhecerá como sendo o antigo e não precisarei realizar todos os compartilhamentos/permissões de novo. Bastará expandir a partição no OMV depois e estará tudo funcionando perfeito.
Obrigado.
 
Vi que bastante gente leu mas creio que ninguém tenha a resposta.
Só pra deixar um feedback.

Eu aventei inicialmente a possibilidade de fazer via rede porque todas as baias do meu server estão ocupadas;
Mas, pesquisei um pouco e consegui resolver por dento do OMV mesmo.
Existe um plugin de kernel que permite instalar e dar boot no sistema para o clonezilla e gparted, entre outras coisas;

Então procedi da seguinte forma:
1) Retirei um dos HDs e coloquei o novo;
2) Dei boot no clonezilla e clonei o HD que vai sair para o novo; levou 9h para clonar um disco de 6TB para um de 16TB;
3) Retirei o HD que não vou mais usar, passei o novo para a posição dele e retornei à posição original o que havia retirado antes para dar espaço;
4) Dei boot no gparted e redimensionei a partição do HD novo de 6 (clonada) para 16TB;
Pronto, tudo lindo e funcionando todas as permissões/compartilhamentos como se não tivesse trocado disco. OMV rodando redondinho :)

Fica para alguém que no futuro possa ter de fazer esse procedimento e tbém encontre dificuldade.
Se o moderador quiser mover para a área Linux...
 
Vi que bastante gente leu mas creio que ninguém tenha a resposta.
Só pra deixar um feedback.

Eu aventei inicialmente a possibilidade de fazer via rede porque todas as baias do meu server estão ocupadas;
Mas, pesquisei um pouco e consegui resolver por dento do OMV mesmo.
Existe um plugin de kernel que permite instalar e dar boot no sistema para o clonezilla e gparted, entre outras coisas;

Então procedi da seguinte forma:
1) Retirei um dos HDs e coloquei o novo;
2) Dei boot no clonezilla e clonei o HD que vai sair para o novo; levou 9h para clonar um disco de 6TB para um de 16TB;
3) Retirei o HD que não vou mais usar, passei o novo para a posição dele e retornei à posição original o que havia retirado antes para dar espaço;
4) Dei boot no gparted e redimensionei a partição do HD novo de 6 (clonada) para 16TB;
Pronto, tudo lindo e funcionando todas as permissões/compartilhamentos como se não tivesse trocado disco. OMV rodando redondinho :)

Fica para alguém que no futuro possa ter de fazer esse procedimento e tbém encontre dificuldade.
Se o moderador quiser mover para a área Linux...
Eu passei por uma experiência parecida algumas semanas atras, migrei de um hd de 100gb pra um de 500gb, mas resolvi converter o hd novo pra lvm, com isso não tenho mais problema em adicionar mais discos / espaço.

Passei um certo trabalho pois tive que clonar pra cima do lvm, mas deu tudo certo e esta funcionando perfeitamente. Sei que tu já fez todo o procedimento, mas fica a dica caso instale algum outro servidor no futuro, lvm facilita muito a adição de novos discos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo