• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Clube do Compact Disc

yestaken

Grão-Marechal
Registrado
Seja bem vindo!

Seguindo a ideia de alguns fóruns internacionais, me sinto honrado em criar o Clube do Compact Disc para aqueles que amam este formato de mídia física, colecionadores e entusiastas.

Neste tópico poderemos postar as fotos de nossos CD's que colecionamos, CD's recém adquiridos e assuntos diversos sobre a mídia em sí, além de, é claro, assuntos e curiosidades sobre os álbuns dos artistas. Não há regras à princípio, mais é importante lembrar em quê o tópico é dedicado antes de postar.

O Clube do Compact Disc existe desde Agosto de 2015 em outro fórum sobre Audio & Vídeo, e com os rumores de seu fim se aproximando, decidido foi pelos membros que este poderia ser nosso novo lar. Agradeço à todos os responsáveis e membros do Adrenaline pela oportunidade e espaço cedido.



Bem, sem mais delongas, é com muito prazer que abro o tópico com esta pedrada:


Artista: Black Sabbath
Album: Paranoid
Ano de lançamento: 1970
Ano de lançamento da edição: 1986
Label: Intercord Ton GmbH ‎- INT 830.108
País: Germany
Matrix: SONOPRESS B-7158 / 830108

yfDRXRt.jpg


dLMRiIx.jpg


v6uRhjm.jpg


V5s6EvG.jpg



Trata-se de nada mais, nada menos, que a primeira prensagem em CD desse clássico do Black Sabbath, o disco Paranoid. Este disco foi produzido pela companhia alemã de discos "Intercord Tongesellschaft", que começara à produzir CD's em 1986.

É um item que, para mim como colecionador, é muito gratificante ter em minha prateleira. Apesar dos anos terem se passado, o disco continua impecável e tocando muito bem (uma das vantagens do compact disc).

Escutar este disco nesta versão é realmente fascinante, a clareza dos detalhes das músicas são bastante nítidos, poucos são os CD's que possuo que apresentam tamanha naturalidade em sua reprodução. Particularmente, acho que é o melhor disco já produzido pelo Black Sabbath, inclusive, não me lembro de ter ouvido nada, repito, nada, com o peso e sonoridade desse album antes dele ter sido produzido. Se tiver a opurtunidade de conseguir este CD específico, não pense duas vezes em obte-lo.



Obrigado pela oportunidade e vamos lá!!!!


Informações sobre Prensas de CD's Germany > Clube do Compact Disc
Informações sobre Prensas de CD's EUA > Clube do Compact Disc
 
Última edição:
Obrigado caríssimo @yestaken


Segue meu post mais recente em homenagem a esse clássico que fez 30 anos-

Na última quinta 20 de agosto o TYR fez 30 aninhos!

Gosto muito da era Tony Martin,acho muito "underrated" pelo público em geral infelizmente.

Queria muito que o Tony se reunisse com ele pra fazer mais um trabalho. Que mude o nome.como fez com o Heaven & Hell.

0h2tF4R.jpg

100vZmB.jpg


YQJluyg.jpg

ZWHicvh.jpg

9LIQiVe.jpg

Dei um pouco de amor a ele nesse dia, colocando uma caixinha nova,estava até hoje com uma caixinha zoada da som livre que comprei do sebo.
Pra mim esse, o Headless Cross e o Cross Purposes fazem un trio e tanto!!!


Abraços!
 
Última edição:
Boa tarde Pedro!

É realmente um clássico, e em sua homenagem, eu o escutei hoje à tarde.

4KK0mCo.jpg



Ao longo do mês, irei postar cada item da coleção com mais detalhes.

Abraços!

Todos são bem vindos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------





Um pouco sobre as intenções do Clube do Compact Disc

Há várias empresas que fabricam e fabricaram CDs no mundo, que aqui chamarei de Plantas. As duas primeiras e mais famosas são POLYGRAM (Germany) & SONY CBS(Japan). Em 1982, essas empresas começaram a prensar e publicar os primeiros álbuns em CDs para o mundo, na intenção de demonstrar e atrair novos ouvintes para o então novo formato.

Existem várias edições de um mesmo Álbum, de países diferentes, ano diferente, prensagens diferentes etc. Aqui temos a intenção de mostar algumas dessas edições & prensagens, sendo que algumas delas são consideradas mundo à fora como as referências em CD dos respectivos álbuns.

Explicarei mais a frente também sobre algumas dessas Prensas mundo à fora.
 
Última edição:
Série MATRIZ de CD's.

Country: USA.



Olá à todos!!!

Devido ao intereresse em particular de alguns membros do Clube do Compact Disc a respeito de Matrizes, Locais de produção & Labels, me senti confortável para escrever aqui mesmo no Clube mais a respeito do assunto.

Hoje pretendo trazer informações de algumas Fábricas produtoras de Discos nos Estados Unidos, e com isso espero esclarecer algumas informações e tornar esse tópico também em um tópico de consulta para futuras aquisições de CDs e/ou conferência dos que já possuírem.

Vamos lá:




Primeira fábrica: PDO, USA.

Localização: North Carolina.

Labels conhecidas: Mercury, Casablanca, Island.

Sobre:

A PDO pertenceu à grande empresa alemã Philips. Ela teve plantas de produção de CDs na Alemanha, USA , França & UK.

A PDO USA iniciou sua produção em dezembro de 1986 até junho de 1992, onde em 1992 ela foi comprada pela Polyram, e teve seu nome transformado em PMDC, USA.

Padrões de Matriz:

Suas matrizes são de fácil identificação, uma vez que todos os CDs produzidos pela PDO USA terão em no núcleo central do CD o nome "MADE IN USA BY PDO" ou "MADE IN USA".

É importante lembrar uma outra característica dos discos produzidos pela PDO USA que se trata de que utilizavam a manta de prata em toda o seus CD até o centro, dando uma característica interessante. (isso ocorreu até meados de 93).

Outra forma de identificar pelo código de matriz é que eles utilizavam alguns símbolos junto à matriz, que são eles: ! @ % $.

Exemplos de matriz:

Cinderella, Night Songs. 830 076-2 01@ (AJ) MADE IN USA BY PDO
Anthrax, Sprading the Disease. 422 826 668-2 01! MADE IN USA BY PDO
Scorpions, Blackout. 818 885-2 04% (KY) MADE IN USA

Exemplos de CDs:

aaXi7yh.jpg
rFYVy84.jpg
QE1G5ai.jpg
w421n87.jpg




_____________________________________________________________________________



Segunda fábrica: Disctronics.

Localização: Huntsville.

Labels conhecidas: RoadRacer Records (E sub-labels), Arista.

Sobre:

A disctronics foi uma conhecida produtora de CDs situada em Huntsville, Alabama.

Padrões de Matriz:

Se o disco tiver "MADE BY DISCTRONICS" em sua matriz, o disco foi produzido entre 88 à 89.

Os discos tem normalmente as siglas "W.O", que significam "Work Order" (Ordem de serviço para a produção do disco em questão).

Os discos normalmente tem a letra "H" situada em sua matriz, que indica que foi fabricado em Huntsville. Se tiver a letra "A", indica que foi fabricado em sua outra planta localizada em Anaheim(1988).

Em 30 de Abril de 1990, as plantas foram adquiridas (novamente) pela empresa Quixote Corporation.

Se o disco tiver "DISC MFG, INC." em sua matriz, sua produção só pode ter sido feita após 30 de Abril de 1990.

Exemplos de Matriz:

King diamond, Conspiracy. W.O. 12676-1 RRD9461 MADE BY DISCTRONICS (H)
Babylon A.D. W.O. 12785-2 ARCD8580 MADE BY DISCTRONICS (H)
King diamond, Abigail. W.O. 10767-1V RR349622 DISC MFG, INC. (H)

Exemplos de CDs:

6eMbJY4.jpg
iCRPVwf.jpg
VkBx7oD.jpg
Jupv6Sl.jpg



_____________________________________________________________________________




Terceira fábrica: Capitol Jax.

Localização: Jacksonville.

Labels conhecidas: I.R.S, MetalBlade Records, Priority Records, Capitol Records.

Sobre:

Fábrica de CDs para a Capitol Records nos EUA. Iniciou sua produção de CDs em 1987.

Teve seu nome mudado para EMI JAX em 1993.


Padrões de Matriz:

Seus CDs podem ser identificados fácilmente ao conter "CAPITOL JAX" ou "CD JAX" ou "EMI JAX" em sua matriz.

Normalmente segue uma sequência também de 3 dígitos informando a Father, a Mother e a Stamp utilizadas no CD em questão. Exemplo: 1-1-4.

Exemplos de Matriz:

Black Sabbath, Headless Cross. 13002-2 MO L2A10G Y 1-1-1 CAPITOL JAX
Iron Maiden, Powerslave. CDP-46045 SRC+02 2-1-4 CAPITOL JAX 16 C
Black Sabbath, TYR. X213049 01# 02-22-94 SP 1-1-4 EMI JAX

Exemplos de CDs:

8399g1T.jpg
xwhmlza.jpg
hQrpOcZ.jpg
HxzyHe4.jpg




_____________________________________________________________________________



Quarta fábrica: Nimbus.

Localização: Virginia.

Labels conhecidas: Combat Records, Straight Records.

Sobre:

Fábrica localizada em Ruckersville, Virginia. Iniciou-se em Setembro de 1987. Há plantas em outras partes do mundo também, como em UK.

Primeira fábrica de CDs de UK, e a terceira em todo o mundo.

Padrões de Matriz:

As matrizes da NIMBUS são fácilmente identificáveis. Deverá estar escrito "NIMBUS" ou "MASTERED BY NIMBUS". A Letra "V" também deve estar na matriz, informando que foi prensado em Virginia.

Exemplos de Matriz:

Alice Cooper, Pretties for You. : (V) 73362-2 :MASTERED: . BY NIMBUS.
Venom, Black Metal. 88561-8030-2 (V) :MASTERED: :BY NIMBUS:
Alice Cooper, Easy Action. : (V) 73391-2 :MASTERED: . BY NIMBUS.

Exemplos de CDs:

yhSpmZg.jpg
Qea7ltR.jpg
UkX5ZuC.jpg
yQKPhEI.jpg




_____________________________________________________________________________




Quinta fábrica: Especialty Corporation.

Localização: Olyphant (Pennsylvania).

Labels conhecidas: Warner Bros Records, Atlantic, Elektra, Hollywood Records.

Sobre:

Uma das maiores fabricantes de CD da época. Produção de CDs iniciou em setembro de 1986. Possui também outras fábricas no mundo, como na Alemanha.

Padrões de Matriz:

CDs fabricados pela Specialty (Minha fábrica favorita dos EUA e que conheço detalhadamente) são bastante simples de identificar.

Suas matrizes todas deverão conter as letras "SRC", seguidas normalmente pelo número do label do disco. Esse padrão se segue entre os anos de 1986 até 1996.

Existem várias Issues (Mudanças na matriz) ao passar dos anos desde 86, segue o padrão:

1º Issue: O padrão se segue entre os anos de 1986 até pelo menos 1987. Os discos seguem com a matriz contendo o número do label seguido de um traço "-" mais um número. Após isso, segue com as letras SRC- + Número.

Exemplo: 2685-2 SRC-01 / 25512-2 SRC-01

2º Issue: O padrão se segue entre os anos de 1987 à 1988. Os discos dessa vez trarão um número à frente da numeração do Label do disco.

Exemplo: 1 2567-2 SRC-02 / 1 3138-2 SRC-03

3º Issue: O padrão se segue entre os anos de 1988 à 1990. Os discos dessa vez trarão a informação da Mother e da Stamper de prensagem diretamente na matriz.

Exemplo: 1 1473-2 SRC+03 M2S3 / 1 2969-2 SRC-03 M4S3

4º Issue: O padrão se segue entre os anos de 1990 até 1993. Os discos dessa vez trazem consigo por diferenças das issues anteriores apenas a adição do código de barras diretamente na Matrix. Analise o exemplo que deixarei nas imagens mais abaixo do disco "Innuendo", por Queen.

Existem mais issues à frente, mas não irei abordar por entrar no mérito do IFPI em 1994, o que tornou tudo mais fácil de identificar.

Exemplos de Matriz:

Alice Cooper, Billion Dollars Babies. 2685-2 SRC-01
Alice Cooper, Love it to Death. 1 1883-2 SRC+05 M7S7
Motley Crue, Shout at The Devil. 2 60289-2 SRC-06 M1 S12


Exemplos de CDs:

5ihKCEd.jpg
7fmuLFV.jpg
Mjcmj0w.jpg
9vyHhMc.jpg



_____________________________________________________________________________




Sexta fábrica: DADC, USA.

Localização: Indiana & Pitman.

Labels conhecidas: Columbia, CBS, Enigma, Sony (E Afiliadas).

Sobre:

Talvez a maior e mais importante fábricande de CDs no mundo, a Sony. A fábrica se instalou em Terre Haute, Indiana, em 4 de novembro 1983, e inicou a produção de CDs lá em 21 de setembro de 1984 com o disco de Bruce Springsteen, Born in The U.S.A.

A sua segunda fábrica, em Pitman, se instalou em 1988.

Padrões de Matriz:

Os padrões de Matriz se diferem entre as duas fábricas.





Para os discos fabricados em Indiana, normalmente se segue o seguinte padrão:

DIDP + - + Número do label
DIDC + - + Número do label
DIDX + - + Número do label
DIDZ + - + Número do label
Entre outros.

Exemplo: DIDX-002493 1.

É comum também encontrar 3 tipos de informações no Inner centro da mídia:

MADE IN USA * DIGITAL AUDIO DISC CORP. *D* / Apenas o logotipo *D* / Apenas D (Sem asterísticos em volta) / Ou apenas o número de Label.

É importante também saber que em meados de 88, foi adotado o padrão de 6 dígitos em sua matriz, geralmente segue com dois zeros à esquerda.

Exemplo: DIDP-020044 4.

Entre 86 à 87, normalmente se existia 5 dígitos.

Exemplo: DIDP 20206 81A1

Se seu disco possui 6 digitos após o código de identificação, automaticamente é assumido a prensagem após 1988. Há muita confusão com isso em sites especializados.

Se seu disco possui 5 dígitos após o código de identificação, seu disco precede o ano de 1988.





Para os discos fabricados em Pitman, normalmente se segue o seguinte padrão:



A prensagem dos discos em pitman se iniciou em 1988, e normalmente seguem assim:

1+Letra, seguido do label.

Exemplo: 1A ZK37492 16 C2



Em seus Inner centro da mídia, é DETERMINANTE encontrar o padrão "CMU P + Número" ou "P + Número".

Exemplo: 1A ZK36812 10 A CMU P 116


Exemplos de Matriz:

Pitman =
Ozzy Osbourne, Randy Roads Tribute. 1A ZGK40714 18 B P5
Bob Dylan, Highway 61 Revisited. C2 1A CK09189 14 P74
Judas Priest, Painkiller. 1A CK46891 01 B CMU P 59

Indiana =
Europe, Wings of Tomorrow. DIDP-070703 2 MADE IN USA - DIGITAL AUDIO DISC CORP. *D*
Guns And Roses, Apettite for Destruction. DIDX-001874 14 MADE IN USA * DIGITAL AUDIO CORP. *D*
Judas Priest, Defenders of The Faith. DIDP-020055 14 MADE IN USA - DIGITAL AUDIO DISC CORP. *D*

Exemplos de CDs:

Indiana =

LDLB9iB.jpg
L8bIBbU.jpg
HcZUahA.jpg
Jm1arYU.jpg



Pitman =

eocSOSp.jpg
aFJGYzi.jpg
QcoS9k0.jpg
tUZKD5r.jpg






Abraço à todos e lembrem-se: O importante é a música.
 
Última edição:
Perfeito Santos!

Para quem ainda não se adaptou, surigo mudar o tema para White, ao invéz do Dark padrão, acho que ele agride um pouco a leitura. É possível fazer nas configurações do seu cadastro.

Concordo Mestre, o white é bem melhor.

A pessoa que estiver usando pelo celular, pode descer a página inteira e ir na parte 'Adrenaline 2019 Dark' e mudar para White.
 
Perfeito Santos!

Para quem ainda não se adaptou, surigo mudar o tema para White, ao invéz do Dark padrão, acho que ele agride um pouco a leitura. É possível fazer nas configurações do seu cadastro.
Concordo Mestre, o white é bem melhor.

A pessoa que estiver usando pelo celular, pode descer a página inteira e ir na parte 'Adrenaline 2019 Dark' e mudar para White.

No PC também. No final da página (canto inferior esquerdo), há a opção.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Já esperando chegar um CD para estreá-lo no fórum. :vinho:
 
Última edição:
Continuando...



Artista: Alice Cooper
Album: Easy Action
Ano de lançamento: 1970
Ano de lançamento da edição: 1989
Label: Enigma Retro ‎- 7 73391-2
País: Japan
Matrix: : (V) 73391-2 :MASTERED: . BY NIMBUS.

Ix5eCPa.jpg


aCnFWH5.jpg


Kpib6h2.jpg


Qea7ltR.jpg
 
Última edição:
Bom dia a todos!!!! Sejamos bem-vindos!

Caramba, Yestaken, esse cd eu não conhecia. Bonito para car****!!

Bom dia Ale! bom ter você por aqui!

Então, essa é a única edição publicada na década de 80 desse disco, antes disso śo em LP. Eu acho que a Straight records segurou porque não foi um disco muito vendido, poucos gostam dele na verdade, mas eu cito umas 5 músicas que eu realmente gosto:

Mr. And Misdemeanor
Shoe Salesman
Laughing At Me
Refrigerator Heaven
Beautiful Flyaway


Sendo Beautiful Flyaway & Shoe Salesman minhas favoritas.
 
Bom dia pessoal, mais tarde vou postar umas coisas que comprei semana passada nos sebos do centro rj. Depois de meses de abstinência passei por la na sexta-feira
Início de setembro devo voltar ao escritório no centro (ainda temeroso).
E não sei se seria seguro ir aos sebos ,por serem tão apertados e pequenos.

Como eles estão?todo mundo de máscara ao menos? A mão de garimpar chega a tremer kkk
 
Eu ainda não fui ao Centro. Só nas lojas da Praça Saens Peña. Também estou querendo saber.

O que pude reparar , é que o Metrô continua praticamente vazio e muito menos carros que o normal na Pres. Vargas e Rio Branco.

Restaurantes a quilo, não olhei porque logo fui embora, mas provavelmente metade deve ter fechado...Não tive coragem de visitar qualquer sebo no dia.

Vamos ver...
 
Início de setembro devo voltar ao escritório no centro (ainda temeroso).
E não sei se seria seguro ir aos sebos ,por serem tão apertados e pequenos.

Como eles estão?todo mundo de máscara ao menos? A mão de garimpar chega a tremer kkk

Eu nem vou mexer com sebos por enquanto. Não vou ficar pegando onde todo mundo pega. Bom p pegar Covid eu acho. Melhor não dar bandeira. Paciência.
 
Olá companheiros. Aqui é o Pedro Barros, com o mesmo avatar, mas com outro nick.
Estou como vocês... meio perdido, com certa dificuldade de adaptação, mas atento às imperdíveis contribuições do clube.
Um prazer revê-los e feliz em manter contato com todos.

Fraterno abraço!!
 
Vou colocar aqui um resumo da minha coleção dos DigiMaiden, não pode faltar :coolface:
lBw5EKY.jpg

z7aFkyQ.jpg

sQMalBb.jpg

wQXz9Sj.jpg

oHvpGmi.jpg


fotos já estão defasadas, tem os DigiLives agora - Live After Death e Rock In Rio.


Aliás, acabei esquecendo de comentar, FDS retrasado ouvi o disco 2 do Live after Death. Mesmo esquema desses remasters 2015, grande destaque nos graves do baixo do Steve e uma ótima EQ. o de 98 (na época não tinha com o que comparar, era inédito, tinha um som um pouco mais calcado nos agudos)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo