• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Clube NAS SnakeOS

rafaelmq

know-it-all Member
Registrado
snakeos.png



Meu Objetivo nesse tópico é de Ajudar Usuarios e Juntar conhecimento sobre a Firmware Snake OS.
Uso a Firmware a Pouco tempo e tenho os conhecimentos de todas as funções originais que vem na Firmware, Portanto como é um projeto OpenSource é possível modificar-la e inserir novos pacotes, e esse é o intuito deste tópico, reunir informações para deixa-la cada vez melhor.



Como conheci

Estava em busca de um equipamento barato que gastasse pouca energia (sou estudante... por ai você já viu né ^^) para fazer meus download de madrugada, pois na época usava desktop e tinha um aumento significativo na conta de luz.
Pesquisando vi que uma alternativa seria uma NAS... na época eu tinha visto os da Synology e Buffalo, porem mesmo importando seria um custo elevado pra min.
Foi ai que achei no site da DealExtreme um tal de Bitorrent... e dando uma olhada no review vi que o pessoal estava instalando esse tal de SnakeOS, Pesquisei um pouco mais afundo sobre essa Firmware (SnakeOS) e gostei da coisa.




SnakeOS

È um projeto Opensource de um Firmware escrito para Sistemas baseados em Str8132 NAS, projeto para melhorar as funções de uma NAS, tornando-a mais fácil de usar, mais seguro e mais intuitivo do que o firmware de fábrica. Ele está disponível gratuitamente para qualquer pessoa que deseja usá-lo.


As principais funções da Firmware são:

- Servidor de compartilhamento Samba (Discos inseridos na USB)
- Printserver
- Servidor FTP
- Torrent Downloader (Transmission)
- Webserver

O que o Firmware suporta:

- Coneccão SFTP/SSH
- Telnet
- DDNS

Funções Adicionais:

-MiniDLNA


OBS: Por enquanto conheço somente o Media server miniDLNA, mais sem que tem varias outras.


Dispositivos Suportados:

– NS-K330 - 100% compatible (CPU clock at 250MHz, CPU: FA526id(wb)(ARMv4) Memory: 32MB = 32MB)

– WLXKJ652 - 100% compatible (CPU clock at 250MHz, CPU: FA526id(wb)(ARMv4) Memory: 32MB = 32MB)

Existem outros...mais o pessoal que desenvolve o SnakeOS indica estes por serem 100% compatíveis, Deem preferência pelo NS-K330.



Link para compra:

NS-K330

Link do Ultimo Manual:

Manual


###########################################################################################################################################################

Review NS-K330:

A instalação da Firmware achei bem simples e facil. Comecei configurando o nome da NAS, IP, Porta para acesso ao SNAKEOS pelo Browser, Horario/Fuso. Ate ai BLZ, o bixo pegou quando instalei o pacote do transmission e ele nao apareceu na lista de SERVICES.
E quando aparecia eu colocar um download para fazer e o mesmo nao abria no transmission... apos varias tentativas e varias versões do transmission. Consegui fazer tudo funcionar certinho.

Para o transmissin funcionar corretamente nessa ultima versao do SNAKE OS V1.3.2 (20111019), precisa-se Abilitar o Swamp File, Apontar uma unidade de disco para o OPK e formatar o disco em EXT3. Eu usei a mesma unicade para Habilitar o Swamp, apontar o OPK e Salvar os torrrents (Pen Drive de 16GB). Ai sim... voce instala o transmission e da um refress na pagina e ele aparece certinho la.

POrem so consegui fazer tudo isso sem renomear o Disco... renomeando o disco ainda nao conseguiu... estou fasendo outros testes e provavelmente mais pra frente testarei isso.

Fora esse probleminha (falta de conhecimento e explicação do manual) os outros servicos (DDNS, FTP, TELNET, SSH, SAMBA) funcionam blz.

No inicio nao entendia como que eu ia fazer pra acessar os download... depois descobri: depois que voce instala o transmission e aponta a pasta que ele vai baixar os download, ele automaticamente cria uma pasta chamada torrent (pra onde vai os downloads) e outra chamada torrent watch (onde voce coloca os arquivos .torrent e ele começa a baixar sozinho), depois de criado essas pastas é so criar um compartilhamento para cada uma no Snake ai é possivel enchegar os download na rede e tambem adicionar os download so jogando o arquivo torrent na pasta torrent watch.


Conclusão:

O Firmware é Otimo, Simples e funcional. serve muito bem para quem quer ter uma central de download de filmes e assistir via streaming e ter uma nuvem particular. o que trava um pouco tudo isso é o hardware, pois a transferencia cabeada é muito lenta... coisa de 4MBps via cabo... para arquivos pequenos é mais que o suficiente, mais para arquivos grandes fica um pouco inviavel.

O que percebi tambem foi que quando ativava o download e ao mesmo tempo ia fazer streaming de um filme, isso ocasionava travamento (via wireless) nao sei se o que faz acontecer isso é o roteador que é bem simples e nao tem muita valocidade via wireless ou se é a memoria da NS-K330 que é pouca.

Mais Via Cabo tudo fica uma BLZ.


PROS:

Servidor de Torrent
Servidor DLNA
Streaming 720p (Vou testar ainda full HD)
Compartilamento na rede dos Discos e Downloads
Pouco consumo de energia
Nuvem Pessoal
facil e simples configuração (Snake OS)

Contras:

velocidade de transferencia Baixa
Mal contato no Plug da Energia
Performace de Download e transferencia somente com partição EXT3
 
Última edição:
Ola... Recebi ontem um NAS da Dealextreme (K-330) e logo de cara ja Coloquei o Snake OS.

Criei esse topico com intuito de "juntar" pessoas que usam o Snake oS para dicas de instalação, configuração, instalação de pacotes e etc...

Breve estarei colocando um Review com Fotos da instalação e configuração.

Irei sempre atualizando a pagina com informações novas e dicas !!


Abraços !!

Opa, boa iniciativa.

Tenho ele e uso muito como server print, mas tenho dificuldades para usar o transmission (pego full no Utorrent, mas não consigo boa velocidade no Transmission) e no compartilhamento de arquivos via Samba.


Quem ajudou bastante na época foi o usuário GoatSucker, ele é expert nesse NAS.
 
Última edição:
que Versao do com disco em SnakeOS e transmission que voce esta usando?

Aqui estou usando a ultiva verção do snake os com o transmission 2.73 com partição EXT3


A Versao que ficou mais estavel foi a 1ª versao do snake OS, porem nao tem como adicionar pacotes na primeira verção.

Essa versao que eu uso ela oscila um pouco, porem apos um tempo a velocidade fica full.


Mais o desempenho so fica bom com disco formatado como EXT3, com FAT32 nem consegui fazer funcionar direito.


Breve estarei fazendo um review completo junto com dicas.
 
Primeira pagina atualizada.
 
belo review, pensando em pegar um desse tambem, otimo custo beneficio :fovhappy:
 
só o preço dele que está superfaturado,

por 40 dólares já se encontra na dx.com um google mini pc com processador dual core e 512 MB de RAM.
um preço justo seria algo em torno de 20 dólars
mas mesmo assim é barato

eu uso NAS aqui há algum tempo e posso garantir que não tem coisa melhor

mesmo que o transmission seja meio lento às vezes.
 
Bem, me interessei pela "coisa".
A princípio, deixo o computador da assinatura ligado 24/7 compartilhando meu hd de dados e fazendo bridge na lan (entra um cabo limitado a 10mb/s e sai um para o roteador wifi, não consegui ligar o cabo 10mb/s direto em NENHUM roteador até agora, se eu ligo no computador sem forçar a placa a 10mb/s o cabo de rede fica "desconectado" segundo o windows).
Minha função de início seria só isso mesmo, um compartilhamento de hd e uma "ponte" de rede.
A diferença de consumo elétrico do computador da assinatura ligado para esse NAS é grande?
Tem algum modelo que tenha duas portas lan? Algum modelo que não limite a velocidade pela porta?
 
não consegui ligar o cabo 10mb/s direto em NENHUM roteador até agora, se eu ligo no computador sem forçar a placa a 10mb/s o cabo de rede fica "desconectado" segundo o windows. Isso aí parece problema com o cabo, não faz sentido fazer isso aí.

Minha função de início seria só isso mesmo, um compartilhamento de hd e uma "ponte" de rede.
NAS nao faz ponte de rede, apenas NAS mesmo :lol2:

A diferença de consumo elétrico do computador da assinatura ligado para esse NAS é grande?
um NAS desse que estamos falando gasta uns 10W no máximo, enquanto que um computador gasta no mínimo 100W!

Tem algum modelo que tenha duas portas lan? Algum modelo que não limite a velocidade pela porta?
nunca vi com duas portas LAN, e nenhum deles limita a velocidade da porta.
 
Bem, me interessei pela "coisa".
A princípio, deixo o computador da assinatura ligado 24/7 compartilhando meu hd de dados e fazendo bridge na lan (entra um cabo limitado a 10mb/s e sai um para o roteador wifi, não consegui ligar o cabo 10mb/s direto em NENHUM roteador até agora, se eu ligo no computador sem forçar a placa a 10mb/s o cabo de rede fica "desconectado" segundo o windows).
Minha função de início seria só isso mesmo, um compartilhamento de hd e uma "ponte" de rede.
A diferença de consumo elétrico do computador da assinatura ligado para esse NAS é grande?
Tem algum modelo que tenha duas portas lan? Algum modelo que não limite a velocidade pela porta?

Ola...blz.

O consumo proximado é de 10W contra +- 200W de um desktop normal.

Somente NAS mais parrudas e mais caras que tem 2 conexões de rede (LAN).

Eu nao entendi o sistema (bridge) seu..
è porque voce nao da conta de conectar na rede apenas com 1 cabo?!

Explique melhor isso ai... sobre as conexões e aparelhos que você tem...
 
Sera que consegue rodar filmes mkv 1080p e 720p pelo DNLA ligado pela LAN?

OLha consegui fazer Streaming de 720p e 1080p com filmes de 6-8mbps de framerate. Tanto pelo cabo quanto pela WI-FI

Tentei rodar uma ISO blueray de 16-18mbps mas deu umas travadinha....

Acho que voce consegue sim rodar qualquer resolução desde que o framerate do filme na passe de ums 12mbps..
 
Última edição:
Entendi, quero ele para rodar apenas séries 720p então deve funcionar, agora vou instalar ter q testar no linux primeiro, MINIDNLA funciona na minha tv SAMSUNG C8000, legendas srt e arquivo mkv.



OLha consegui fazer Streaming de 720p e 1080p com filmes de 6-8mbps de framerate. Tanto pelo cabo quanto pela WI-FI

Tentei rodar uma ISO blueray de 16-18mbps mas deu umas travadinha....

Acho que voce consegue sim rodar qualquer resolução desde que o framerate do filme na passe de ums 12mbps..
 
Entendi, quero ele para rodar apenas séries 720p então deve funcionar, agora vou instalar ter q testar no linux primeiro, MINIDNLA funciona na minha tv SAMSUNG C8000, legendas srt e arquivo mkv.

A sim...series roda BLZ... sem lag nenhum... as series nao passam de 6mbps de framerate. Eu asisto aqui vi Wi-Fi

Eu nao entendi o que voce falo.

"agora vou instalar ter q testar no linux primeiro"
 
Última edição:
Ola...blz.

O consumo proximado é de 10W contra +- 200W de um desktop normal.

Somente NAS mais parrudas e mais caras que tem 2 conexões de rede (LAN).

Eu nao entendi o sistema (bridge) seu..
è porque voce nao da conta de conectar na rede apenas com 1 cabo?!

Explique melhor isso ai... sobre as conexões e aparelhos que você tem...

Bem, vou explicar então...
Tenho um cabo de rede passado por "dentro" da parede, que sai da casa do meu pai (vizinha) e vem até a minha.
Desde quando esse cabo foi passado e os conectores "colocados", nunca consegui fazer a placa de rede identificar automaticamente a conexão. Se eu só ligo o cabo nela, ela insiste em dizer que o cabo está desconectado. Se eu vou nas configurações dela e seto a velocidade manualmente em 10mb/s full duplex funciona que é uma beleza.
Se eu ligo o cabo diretamente no meu roteador wifi, a luz acende por uns 2 segundos e fica 5 apagado...não "segura" a conexão.
Então o que eu faço é: Ligo um cabo de rede no meu desktop, seto ela em 10mb/s e crio uma ponte de rede no windows mesmo com uma placa de rede offboard que eu instalei, daí tenho um cabo saindo dessa placa offboard e indo pro roteador...aí tudo funciona que é uma beleza.
 
Bem, vou explicar então...
Tenho um cabo de rede passado por "dentro" da parede, que sai da casa do meu pai (vizinha) e vem até a minha.
Desde quando esse cabo foi passado e os conectores "colocados", nunca consegui fazer a placa de rede identificar automaticamente a conexão. Se eu só ligo o cabo nela, ela insiste em dizer que o cabo está desconectado. Se eu vou nas configurações dela e seto a velocidade manualmente em 10mb/s full duplex funciona que é uma beleza.
Se eu ligo o cabo diretamente no meu roteador wifi, a luz acende por uns 2 segundos e fica 5 apagado...não "segura" a conexão.
Então o que eu faço é: Ligo um cabo de rede no meu desktop, seto ela em 10mb/s e crio uma ponte de rede no windows mesmo com uma placa de rede offboard que eu instalei, daí tenho um cabo saindo dessa placa offboard e indo pro roteador...aí tudo funciona que é uma beleza.

O que pode setar acontecendo é que o cabo nao esta clipado corretamente...

o cabo sai de um roteador da casa do seu pai? como que eh?
 
O que pode setar acontecendo é que o cabo nao esta clipado corretamente...

o cabo sai de um roteador da casa do seu pai? como que eh?

Sai de um roteador na casa dele, por lá tudo funciona perfeitamente... já até chequei as duas pontas do cabo e parecem estar ok, mesmos fios nos mesmos lugares...mas sempre tive esse problema de velocidade.
Como a preguiça reina por aqui, ninguém quis trocar o cabo.
 
Sai de um roteador na casa dele, por lá tudo funciona perfeitamente... já até chequei as duas pontas do cabo e parecem estar ok, mesmos fios nos mesmos lugares...mas sempre tive esse problema de velocidade.
Como a preguiça reina por aqui, ninguém quis trocar o cabo.

deve ser alguma coisa com o cabo mesmo...

Talvez voce possa tambem fazer uma conecção WDS entre os router... configurar o seu pra receberr o sinal do WI-FI.
 
deve ser alguma coisa com o cabo mesmo...

Talvez voce possa tambem fazer uma conecção WDS entre os router... configurar o seu pra receberr o sinal do WI-FI.

É certeza que é o cabo...
O router de lá só tem saída LAN, ninguém por lá liga pra wi-fi.
Vou tentar dar um jeito nisso... qual dispositivo você recomenda?
De início eu ligaria dois hds de 500gb nele (Se tiver como, claro) e teria como visão inicial o download de torrents e compartilhamento de dados.
 
É certeza que é o cabo...
O router de lá só tem saída LAN, ninguém por lá liga pra wi-fi.
Vou tentar dar um jeito nisso... qual dispositivo você recomenda?
De início eu ligaria dois hds de 500gb nele (Se tiver como, claro) e teria como visão inicial o download de torrents e compartilhamento de dados.

Recomendo o mesmo que eu fiz review... o K330

Tem sim como ligar 2 HDs de 500gb... seja HD interno com Gaveta ou HD externo portatil.

Da pra se colocar tambem um HUB USB para aumentar as portas USB.
 
é porque quero encontrar um servidor dlna que seja compatível com o media player da minha tv ( SAMSUNG C8000 ), que rode mkv e legendas .srt externas, ontem rodei no meu note o ubunto mas não consegui instalar o minidlna... :/ sou leigo em linux..



A sim...series roda BLZ... sem lag nenhum... as series nao passam de 6mbps de framerate. Eu asisto aqui vi Wi-Fi

Eu nao entendi o que voce falo.

"agora vou instalar ter q testar no linux primeiro"
 
é porque quero encontrar um servidor dlna que seja compatível com o media player da minha tv ( SAMSUNG C8000 ), que rode mkv e legendas .srt externas, ontem rodei no meu note o ubunto mas não consegui instalar o minidlna... :/ sou leigo em linux..

Entendi...

Mais quem fz rodar MKV e SRT nao é o media server... e sim a TV... nao seria isso?
Pelo que sei as samsungs leem MKV e SRT numa boa (A minha lê).

O media server so Junta as medias e as Distribui na rede em DLNA.
 
Pois é, roda via usb 100%.

Mas tipo, o media server do meu roteador ( TP LINK WDR4300 ) , não a TV não toca nenhum tipo de arquivo por ele.

Testei outros via Windows, os únicos que funcionam 100% é o próprio Allshares da Samsung, e PLEX ( que na tv tem um app para instalar, via media server da tv roda sem legenda só mp4 ). Os outros não funcionaram.
O que eu quero é ter um HD na rede, distribuindo os videos sem precisar de num note ou desktop ligado.






Entendi...

Mais quem fz rodar MKV e SRT nao é o media server... e sim a TV... nao seria isso?
Pelo que sei as samsungs leem MKV e SRT numa boa (A minha lê).

O media server so Junta as medias e as Distribui na rede em DLNA.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo