Cobre vs Alumínio - Watercooling

Josysclei

know-it-all Member
Registrado
Entao galere, cada vez mais me sinto tentado a entra no mundo do WC, só que numa versão bem pobre. Pegaria meus blocks na china e usaria algum radiador alternativo, tipo de carro. Mas sempre me deparo com as opçoes de aluminio e cobre tanto pros blocks quanto pros radiadores. Já vi muita gente falando que cobre é melhor para transferencia de calor, e que misturar cobre com aluminio da ***** com problemas de corrosão. Sem querer entrar no mérito de "seus blocks vão vazar com 1 dia" ou "os blocks não possuem a melhor superficie de contato com a agua", a diferença entre os materiais é muito grande? Porque hoje em dia todos os carros possuem radiadores de alumínio, de cobre só duns opala usado da vida. E os blocks de alumínio chineses me passam mais segurança também, porque parecem que são soldados.
 
Cade os mestres do WC ):
 
Cobre tem quase o dobro de condutividade térmica que o alumínio.
E misturar os dois, pode gerar corrosão galvânica. Já que os dois tem potenciais galvânicos razoavelmente distintos.
 
Entao galere, cada vez mais me sinto tentado a entra no mundo do WC, só que numa versão bem pobre. Pegaria meus blocks na china e usaria algum radiador alternativo, tipo de carro. Mas sempre me deparo com as opçoes de aluminio e cobre tanto pros blocks quanto pros radiadores. Já vi muita gente falando que cobre é melhor para transferencia de calor, e que misturar cobre com aluminio da ***** com problemas de corrosão. Sem querer entrar no mérito de "seus blocks vão vazar com 1 dia" ou "os blocks não possuem a melhor superficie de contato com a agua", a diferença entre os materiais é muito grande? Porque hoje em dia todos os carros possuem radiadores de alumínio, de cobre só duns opala usado da vida. E os blocks de alumínio chineses me passam mais segurança também, porque parecem que são soldados.

A diferença dos materiais é grande sim. Como o amigo BlazeBrock disse, a condutividade térmica do cobre é muito maior, e isso se reflete na eficiência do watercooler.

Prefira o bloco do CPU e o radiador de cobre. Você comentou que vai começar com peças mais simples, chinesas. Não tem problema nenhum, mas acho que você conseguirá peças de cobre de boa qualidade e com custo não tão mais alto.

Misturar esses metais (bloco de um metal e radiador de outro) não é absolutamente proibido, mas requer uma preparação especial do fluído para evitar os efeitos da corrosão galvânica. Todos os WC selados pré-fabricados fazem exatamente isso, deixam o cobre no bloco do CPU onde o contato com o processador é direto e requer uma alta eficiência na condução térmica, e usam radiadores de alumínio para reduzir os custos de fabricação e o preço final de venda, usando no entanto um fluído com anti-corrosivo.

Loops que usam mistura de metais (cobre e alumínio) serão menos eficientes que loops onde bloco e radiador sejam de cobre, isso pela própria peça de alumínio e pelo uso de aditivo no fluído, o que reduz a capacidade de resfriamento um pouco.

Em resumo, acredito que você conseguirá boas peças chinesas de cobre, com um bom custo.

Prefira tudo de cobre, vai por mim. Tudo será mais simples e seu fluído poderá ser apenas água destilada pura (ou água destilada pura com um pouco de algicida), que é o fluído mais eficiente que há para watercoolers.
 
Bacana. Já que pretendo usar radiador automotivo, faz sentido usar aditivo automotivo?
 
Bacana. Já que pretendo usar radiador automotivo, faz sentido usar aditivo automotivo?

Josysclei,

Explico bastante sobre esse assunto neste tópico que fiz ano passado.
http://adrenaline.uol.com.br/forum/showthread.php?t=501279&p=1069840095#post1069840095

Além da postagem original segue uma sequência de perguntas e respostas da galera que pode ser útil ler também. Inclusive acabei de responder uma pergunta sua lá que eu tinha deixado voando sem resposta. Desculpe.

Abraço!
 
Josysclei,

Explico bastante sobre esse assunto neste tópico que fiz ano passado.
http://adrenaline.uol.com.br/forum/showthread.php?t=501279&p=1069840095#post1069840095

Além da postagem original segue uma sequência de perguntas e respostas da galera que pode ser útil ler também. Inclusive acabei de responder uma pergunta sua lá que eu tinha deixado voando sem resposta. Desculpe.

Abraço!


Huehue, tranquilo cara, sem citação as vezes eu esqueço dos meus tópicos também. Aproveitando que você parece ter experiência nessas coisas, se eu pegasse um radiador de cobre seria daqueles bem antigos. Como eu faço pra limpar o radiador por dentro? Só passar água por ele ou tem algum truque?
 
Huehue, tranquilo cara, sem citação as vezes eu esqueço dos meus tópicos também. Aproveitando que você parece ter experiência nessas coisas, se eu pegasse um radiador de cobre seria daqueles bem antigos. Como eu faço pra limpar o radiador por dentro? Só passar água por ele ou tem algum truque?

Putz, essa me pegou porque eu nunca fiz isso, os loops que montei sempre foram com peças novas. Mas arrisco dizer o que eu faria: deixe o loop bombeando uma mistura de água destilada e aditivo de radiador por muito muito tempo no intuito de retirar sujeira, detritos e contaminantes que podem ter se alojado no interior do radiador... depois troque o fluído e repita o processo algumas vezes até achar que o fluído está saindo livre de qualquer coloração ou sujeira... É o que faria num radiador muito antigo assim antes de usá-lo...

Blz?
 
Huehue, tranquilo cara, sem citação as vezes eu esqueço dos meus tópicos também. Aproveitando que você parece ter experiência nessas coisas, se eu pegasse um radiador de cobre seria daqueles bem antigos. Como eu faço pra limpar o radiador por dentro? Só passar água por ele ou tem algum truque?

em postos de combustível, tem um aditivo ou fluido, sei lá o nome, que serve pra fazer limpeza no sistema de arrefecimento retirando toda sujeira impregnada, procure pelo mesmo, fácil de achar!
E faça como o amigo falou, deixe bombeando por um tempo com esse liquido até tirar toda sujeira!
 
Cobre é muito melhor que aluminio, tem quase 2 vezes mais condutividade térmica
 
Vi muita gente usando o radiador de agua quente do corsa, acho que pode ser facilmente encontrado em desmanches, não vi nenhum de perto mas parece que os tubos são de cobre e os conectores de rosca, se for esse o caso fica bem fácil de adaptar, valeu.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo