COLUNISTAS: Portabilidade, quem se importa?

Redação Adrenaline

know-it-all Member
Registrado
O serviço de*portabilidade numérica, que possibilita
aos usuários de telefonia fixa e móvel trocar de operadora e manter o
número de telefone, tornou-se disponível em todo o Brasil há pouco mais
de um ano, a partir do dia 2 de março de 2009, tendo como principal
objetivo estimular a competição entre as empresas de telefonia. Com
isso, os usuários encontraram maior liberdade na escolha por uma
operadora de sua preferência, sem a necessidade de trocar o seu número
de telefone.

Informações*da Entidade Administradora da
Portabilidade*(ABR Telecom) indicam que mais de cinco milhões de
portabilidades numéricas já foram realizadas em todo país, desde o
início de sua implantação, com destaque para o DDD 11 (cidade de São
Paulo e mais 63 municípios do estado) que, entre os 67 DDDs existente no
Brasil, concentra o maior volume de migrações do país, com mais de 808
mil efetivações. Agora veremos se esse serviço realmente tem funcionado.



Quanto à indisponibilidade do serviço durante a mudança de operadora, isso acontece por causa do chamado período de transição: intervalo de tempo entre a desativação e ativação do código de acesso do usuário. O Regulamento Geral de Portabilidade (RGP) estabelece que o período de transição deva ser de 2 horas em 99% dos casos, não podendo ultrapassar 24 horas.


Concluído o processo de portabilidade, cessará a relação contratual entre o usuário e a prestadora doadora e se formará uma nova relação contratual com a prestadora receptora.*

O usuário de serviços de telefonia fixa e móvel no Brasil não possui limites para solicitar a migração de operadora com a manutenção do número do telefone. Contudo, deve aguardar a conclusão de um procedimento de portabilidade numérica para solicitar nova transferência.

*Leia mais a respeito da portabilidade numérica em nosso arquivo de notícias sobre o assunto.

[ Ver texto completo ]
 
No caso de perder um número, como ocorreu com o servidor de Brasília, não existe a quem recorrer? Como o PROCON?
Acho que esse ainda é um começo. Se observar bem, você vai perceber que, apesar de enfentar as gigantes ser extremamente difícil, estamos caminhando, mesmo que seja em passos lentos.
Meu pai utilizou da portabilidade e não teve problemas, mas se tivesse perdido a linha seria um problema muito grande já que ele lida com clientes e usa o número comercialmente.
 
A portabilidade por si só , é claro que não acaba com os problemas de telefonia do Brasil, mas já um bom começo, isso é o minimo que deviamos ter, aliás, a portabilidade deveria ter sido regra desde o começo da operação das operadoras atuais.

O problema do BR nesta área está muito além: são empresas porcaria, que aproveitam brechas e lentidão da nossa legislação/legislatura, além da conformidade da sociedade e orgãos reguladores.
Infelizmente a realidade vai demorar pra mudar.
 
Até então tive ótima experiência com a portabilidade. Portei já 2 números e eles continuaram ativos no período de 3 dias e no terceiro estava feita a transição de acordo com a norma da Anatel.
 
Sai da TIM PRE e fui pra Oi PÒS até sexta feira estarei de Oi, vamos ver espero não ter problemas, otima promoção a da Oi.
 
Portei 4 números de um plano empresa da CLARO para um plano empresa da TIM e não tive qualquer problema.
 
é sempre assim! quando a matéria fala dos pontos positivos, o povo cai em cima dizendo que não funciona, que já teve problemas... quando mostra os pontos negativos, aí a galera fala bem!! ehhehehe vai entender...
 
Trabalho em uma operadora e posso dizer que na maioria das vezes funciona 100%, não no prazo que deveria ser, mas funciona, agora que isso foi um baita de um avanço foi,

Abraços
 
Fiz a troca de claro pra vivo, foram 2 semanas de rolo, e os créditos que tinha na claro só foram transferidos juntos depois de mtaa luta
 
é sempre assim! quando a matéria fala dos pontos positivos, o povo cai em cima dizendo que não funciona, que já teve problemas... quando mostra os pontos negativos, aí a galera fala bem!! ehhehehe vai entender...

Você quer o que minha filha? Quer que eu fale mentira só pra concordar com a matéria? Sem noção você.
 
Eu me importo, e muito...

A matéria tinha tudo para ser ótima, muito bem escrita, mas a partir do momento em que peca na sua fonte de informações, torna-se extremamente fraca.

A partir do momento que é colocado na matéria:
"Os números da ABR Telecom indicam que apenas 65% das solicitações de mudança de operadora são de fato concluídas. As outras 35% deixam de ser efetivadas por dois motivos basicamente: problemas de cadastro e ações de retenção das operadoras. "

Eu questiono, de onde conseguistes esta informação?

No site da ABR Telecom, que detém a informação oficial, você observará uma realidade totalmente diferente.

http://www.abrtelecom.com.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=60&Itemid=79
 
Não tive problemas de portar de TIM para Oi, e vou portar de Oi para Vivo, provavelmente...A Oi ta um lixo de sinal, e a Vivo ta +ou- de sinal...
 
sai da Oi pra GVT sem problema algum...
 
Parabéns a autora do tópico pelo ótimo artigo apresentado:D
 
Saí da TIM por problemas diversos que pretendo resolver no Tribunal de pequenas causas. (callcenter nunca mais)

Pelo menos na portabilidade não tive problemas, da TIM para OI/BrasilTelecom que apresentou melhor sinal de recepção.
 
Qual a relação do título da matéria com a matéria em si? o título leva a crer que ninguém se importa com portabilidade, quando na realidade a matéria mostra algo completamente diferente.
 
A portabilidade por si só , é claro que não acaba com os problemas de telefonia do Brasil, mas já um bom começo, isso é o minimo que deviamos ter, aliás, a portabilidade deveria ter sido regra desde o começo da operação das operadoras atuais.

O problema do BR nesta área está muito além: são empresas porcaria, que aproveitam brechas e lentidão da nossa legislação/legislatura, além da conformidade da sociedade e orgãos reguladores.
Infelizmente a realidade vai demorar pra mudar.

Na verdade não existem órgãos reguladores e sim órgãos recebedores hehehehehe.

No meu caso a portabilidade foi útil para poder sair da TIM, já que não sai antes, pois sou daqueles fies ao número que já possuo por vários anos; odeio esta zona de ficar trocando número inclusive perdi contatos com muito gente devido a isto!!!!!!!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo