• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Comecei a fazer um material de cálculo por conta própria

Termal

know-it-all Member
Registrado
conceptualcalculus.wikidot.com/

Comecei em inglês simplesmente pra me forçar mesmo. Vai que isso vale de alguma coisa lá fora. Inicialmente eu ia fazer muitos exercícios resolvidos. Mas digitar latex é simplesmente 10x mais lento do que resolver a mesma coisa no papel. Depois de discutir isso com um pessoal gringo percebi que iria ser inútil ficar demonstrando teoremas que já foram feitos no youtube, Khan Academy e simplesmente buscando no google vc acha por aí. Pra q perder tempo digitando o que já foi feito? Entre rigor e intuição preferi intuição.

Umas pessoas me disseram que gráficos 3D tem muito cálculo por trás. Então também é um objetivo.

Update:

Pra mim tá funcionando por um motivo. Teoremas, quando vc escreve com texto entra um problema. Dependo da terminologia e da gramática, ou oq vc escreveu não faz sentido ou esta ambíguo. Acabei de reler uma coisa sobre limite de função e tinha uma besteira. Eu disse q o limite existia se a função num ponto tem valor a e o limite converge pra a. Entrou em contradição. E se a função vai pra infinito? Não existe o limite? A definição de limite que não existe não é se vai ou não pra infinito.

Como não vou incluir um monte de exercícios, no lugar inclui listas de erros. Por ex esse daí da definição de limite. Uma lista em cada capítulo com erros de conta e erros de conceito.
 
Última edição:
Mudei o nome do site. Se o objetivo do TCC no fim da graduação é obrigar todo mundo a escrever redação científica, já fiz isso com o tanto que escrevi. Teve umas coisas que reescrevi umas 4x, porque depois vi que estava confuso ou completamente errado. Quando dá menciono cálculo numérico, física, estatística. A parte de funções que é onde começa coloquei uma discussão de álgebra linear e conforme fui fazendo aí que me dei conta da confusão que se cria com equações paramétricas e gráfico de função. Já fui até definição de limite. Mais um pouco chego em derivada e derivada parcial, vou fazer de uma vez os dois.
 
screenshot-appliedscience-byethost7-com-2022-01-25-12-06-47.png


Migrei de plataforma. Wikidot estava dando muito problema com carregamento de rascunhos e me fazendo salvar texto antigo por cima de novo. Vou usar o Mediawiki. Vou pegar tudo que fiz de geometria analítica e por junto, aí fica um site só.

Refiz completamente a ordenação. Exemplo resolvido vai ter página separada.

Depois preciso comprar um domínio e hospedagem. Mas infelizmente esse nome já existe.
 


Por coincidência achei essa professora de Stanford que quer mudar todo o currículo de matemática das escolas. Ela é criticada por defender que estatística é mais importante do que cálculo (a estatística da escola não tem cálculo). Ela defende que pra aprender matemática vc precisa de discussão de erros no lugar de punição por errar. Estou adicionando cada vez mais erros na lista de erros.

Depois acho que vou divulgar isso pra ela e um outro prof,o Paul Dawkins. Vai que isso ganha atenção lá e dá em algo.
 


Eu quase terminei com tudo de cálculo 1 e 2. Falta as páginas em vermelho. Voltei um pouco e fiz uma parte de "College algebra" q é como falam nos EUA. Depois oq falta é a parte de cálculo 3 e integral q eu resolvi fazer depois de derivada. Bem melhor assim do q ficar naquele esquema de ficar estudando provas anteriores pq o importante é crédito, passar, pra terminar.
 
Última edição:
No seu curso Cálculo é dividido como? Eu tive 3 matérias: Cálculo 1 passou por limites, derivadas, primitivas, integrais definidas e indefinidas; Cálculo 2 tive a parte de integração dupla e tripla, teorema de Stokes e Green, e alguma coisa de derivada parcial; por fim, Cálculo 3 foi a parte de séries infinitas, apesar de ser o último é que menos lembro, não sei dizer se Fourier vi nessa disciplina ou em alguma outra.
 
Tomando o Guidorizzi por base, o vol 1 é cálculo 1. Só que não dá tempo de ver integral por inteiro, aí eles terminam nas regras de integração. No cálculo 2 eles começam da definição da integral e vai até integral imprópria. Depois disso é que começa o vol 2 que é função de duas variáveis. Eles terminam nos multiplicadores de lagrange. Integral de superfície, linha, dupla, tripla, fica em cálculo 3. A parte de sequências e séries o vol 1 do Guidorizzi até tem um capítulo, mas eles deixam em cálculo 4. No 4 é que termina com números complexos.

Oq é meio estranho é q no vol 1 e 2 o Guidorizzi comenta sobre EDO mas não dá tempo de ver isso se nem integral acaba dando tempo. Oq acontece é na última semana de aula o professor acabou a ementa e daí ele fala de EDO. Aí a ementa do cálculo 3 tem EDO não sei pq. Dependo do curso o cálculo 3 tem menos créditos e não tem essa inclusão de EDO. Tb não sei pq eles põe EDO lá se tem outra matéria só de EDO.

Eu nunca entendi como q eles deixam assim a integral começa em cálculo 1 e termina em cálculo 2, aí eles param, começam a discutir função de várias variáveis e derivadas parciais. Depois a integral volta em cálculo 3.
 
Última edição:
Tomando o Guidorizzi por base, o vol 1 é cálculo 1. Só que não dá tempo de ver integral por inteiro, aí eles terminam nas regras de integração. No cálculo 2 eles começam da definição da integral e vai até integral imprópria. Depois disso é que começa o vol 2 que é função de duas variáveis. Eles terminam nos multiplicadores de lagrange. Integral de superfície, linha, dupla, tripla, fica em cálculo 3. A parte de sequências e séries o vol 1 do Guidorizzi até tem um capítulo, mas eles deixam em cálculo 4. No 4 é que termina com números complexos.

Oq é meio estranho é q no vol 1 e 2 o Guidorizzi comenta sobre EDO mas não dá tempo de ver isso se nem integral acaba dando tempo. Oq acontece é na última semana de aula o professor acabou a ementa e daí ele fala de EDO. Aí a ementa do cálculo 3 tem EDO não sei pq. Dependo do curso o cálculo 3 tem menos créditos e não tem essa inclusão de EDO. Tb não sei pq eles põe EDO lá se tem outra matéria só de EDO.

Eu nunca entendi como q eles deixam assim a integral começa em cálculo 1 e termina em cálculo 2, aí eles param, começam a discutir função de várias variáveis e derivadas parciais. Depois a integral volta em cálculo 3.
Saquei, bem diferente da minha, eu vi toda a parte de integração já em cálculo 1. Em Cálculo 2 eu vi o restante que você comentou. Cálculo 3 foi só sobre séries infinitas.

Sobre EDO, em Cálculo vi nada, a gente tinha uma matéria específica que era só EDO, realmente, se fosse ver junto com cálculo, ou ia ficar muito pesado ou extremamente superficial. EDP não cheguei a ver nada, acho que só o povo da matemática que via e/ou mestrado/doutorado.

OBS.: Eu fiz engenharia.
 
traduziu bem a vida do gato, aqui no BR são 7 vidas, mas nas gringas são 9!

"a cat has nine lives"
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo