• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Como aterrar um apartamento inteiro.

NerdNoire

Member
Registrado
Olá foristas em especial peço a ajuda do Faller que manja de tudo neste quesito.
Trata-se do seguinte:
No meu edifício diz ter aterramento mas não confio, e se houver não deve estar corretamente instalado ou funcionando pois meu pc da choques quando encosto no metal do gabinete. Uso 2 estabilizadores para ligar meu pc um mie g3 de 600va (que já foi pra assistência 2 vezes) e um apc hexus de 550va. Já comprei o afamado filtro de linha clamper multiproteção com contador de surtos para me desfazer destas desgraças de estabilizadores (está chegando. Mas Tenho receio que o aterramento do prédio não existe ou não funciona como deveria.
Queria uma solução para aterrar o apartamento TODO pois já tive problemas com chuveiros elétricos o qual escapei da morte.
Ouvi dizer que DR aterra tudo se for ligado no quadro do meu apt.
Queria saber qual a melhor solução para me proteger e proteger todos os meus aparelhos eletrônicos e elétricos.
Quais modelos de DR cumpririam esta função e quanto se gastaria nesta solução.
Agradeço de antemão as respostas principalmente se o faller me ajudar.

Aqui onde moro a tenção de rede é 220volts resido em Recife PE.
 
Iremos por parte.

1º Cara, aterrar um apartamento? Na vida, existe certos momentos em que é melhor tirar o escorpião do bolso e contratar alguém especializado, neste caso, um eng eletricista.

2º Como deu a perceber, parece que você já entende das consequências dos estabilizadores de tensão, então não preciso dar sermão, assim como o pessoal costuma fazer.

3º Esse seu estabilizador mie g3, pelo menos nas fotos em que eu vi, não tem o plug terra (o plug que fica no meio, entre os dois pinos de fase), logo não existe milagre.

4º DR não aterra nada, ele é um dispositivo de segurança, para falar a verdade, o cabo de terra nem passa por ele. O aterramento é o ato de cria um caminho alternativo para que a corrente elétrica percorra em rumo a terra em caso de fuga, ao invés de usar seu corpo para isto.
O DR funciona com base em uma lei chamada lei de Kirchhoff, onde a somatória da corrente entre, neste caso fase/fase e fase/neutro, sejam igual a zero. Se existe fuga de corrente esta somatória não é igual a zero e esta corrente criara um campo eletromagnético, ativando assim o dispositivo.
Se existe gambiarra ou a instalação seja velha, pode esquecer de instalar DR antes de arrumar toda instalação do seu apartamento. Este dispositivo é extremamente sensível e não ficara amardo nem com reza brava.

5º O mais corrento a se fazer, antes de tudo, é contratar alguém para medir o aterramento e verificar se está tudo bem. Este profissional vai dizer se será necessário fazer algo como a instalação de mais hastes de cobre ou até mesmo fazer um tratamento no solo para diminuir a resistência.
 
Usa 2 estabilizadores cara?? Joga fora isso...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo