• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Como controlar fan do processador na mobo ASUS RAMPAGE FORMULA?

RKC

.:.
Registrado
Pessoal, estou com um pequeno problema aqui e peço ajuda de quem souber: não consigo controlar a rotação da fan do cooler do processador na mobo citada acima.
Eu já usei o Cooler Master Hyper TX2, o Thermaltake V1 e o Noctua NH-C12P, e todos eles giram na rotação máxima ao ligar e durante o funcionamento do pc. Todos esses coolers possuem conexão de 3 pinos. Consigo controlar rotação da fan com qualquer um desses coolers numa ABIT IP35 PRO (pc2 da assinatura). Já atualizei a BIOS da mobo (versão atual: 0701), e mesmo configurando pra rodar em qualquer uma das opções de rotação ela continua funcionando na velocidade máxima. Alguém pode me dar uma luz ou mesmo dizer se fiz algo errado? Apesar da fan do Noctua NH-C12P não ser ruidosa em máxima rotação, gostaria de controlar sua rotação conforme a temperatura do processador, com intuito de gerar menor ruído possível com o pc em idle.
Agradeço quem puder me ajudar!:yes:
 
O conector dedicado ao cooler do processador dessa placa só controla a rotação se ele for de 4 pinos (PWM). Para resover o seu problema você pode ligar o seu cooler de 3 pinos no conector de "Chassis Fan" e especificar no setup para esse conector monitorar a temperatura do processador e não da placa mãe.
 
Opa André, valeu! O problema é o seguinte (acho que deveria ter detalhado mais):
Eu até conectei a fan do cpu cooler nesse chassi fan, porém, não é possível alterar o tipo de monitoramento para temperatura da cpu. O chassi fan permite monitorar a temperatura da motherboard ou então setar a rotação numa porcentagem (100%, 90%, 80%...). Fora que se eu não conectar nada no "cpu fan", mesmo desabilitando no setup, toda vez que ligo a máquina dá mensagem de erro e manda apertar F2 (resume) pra entrar no setup (não carrega o windows diretamente). Se você disse que a mobo só controla por pwm, não sei se haverá solução pra isso...:no:
Outra mobo que possuo (no pc2), além de controlar cpu cooler de 3 pinos, para qualquer outro fan conectado posso escolher o tipo de controle a ser feito (temp da cpu, mobo, etc). Bem que essa mobo da ASUS, pelo preço que se paga, poderia ser assim também... Por que será que grande parte dos cpu coolers vem com apenas 3 pinos de conexão se essas mobos só podem monitorar e controlar cpu coolers de 4 pinos? Vai entender...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo