• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Como criar seu próprio jogo. [Tópico Tutorial e Debate]

Rdalmeida

...The World Is Yours...
Registrado
Ola galera do adrenaline, estou criando este tópico para ver se o pessoal anda se interessando pela criação de jogos e não somente jogar.
Na empresa que trabalho contratou um professor especialzado em games e vai credenciar agente em game developer, game design e programador(Não é meu caso).
Na empresa que trabalho é terceirizada e fazemos jogos para outras empresas, muito mais marketing e educacional(coisa que vamos ver mais adiante).
Nesta primeira parte entenderemos como definir qual o tipo vai ser do nosso jogo. De que forma ele atingira o publico alvo e de que forma iremos atender a espectativa da empresa ou do investidor.

Tutorial - Como criar seu próprio jogo!

Cap 1 – Definir que tipo será o jogo.
Ola pessoal! Este é meu primeiro tutorial de como criar o seu próprio jogo, neste tópico também estaremos discutindo alguns conceitos importantes que influenciarão no processo de criação e idealização de jogos tanto para entretenimento quanto para outros fins como o marketing e até mesmo o treinamento de pessoas em determinadas funções em uma empresa.
Tudo que será dito a seguir não é inversão, existe todo um conceito por trás de cada explicação visando auxiliar o desenvolvedor de jogos a organizar suas idéias e expor da melhor maneira para sua equipe de trabalho, pois sabemos que todo projeto que visa ser bem feito e sem exceção todo projeto tem um tempo de produção que é limitado, quanto melhor for sua interação com a equipe menos tempo corrigindo falhas melhor.

Primeiro de tudo. O que raios é um jogo?
A definição mais básica de um jogo é um sistema que proporciona um desafio a seu manipulador, que por sua vez passa a ser chamado de jogador.
Todo jogo tem que ter uma finalidade como foi explicado acima: Entretenimento, marketing ou educacional/corporativo.



Entretenimento: O jogo tem como finalidade básica divertir o seu publico alvo com sua jogabilidade, seu enredo e imersão. É extremamente importante que antes da idealização do jogo seja feita uma pesquisa previa do publico alvo que o mesmo ira atingir, por exemplo:
Caso queira fazer um jogo de sobrevivência e ação você deve estudar os jogos separadamente, pegue um jogo de sobrevivência(Obscure 1 ou 2, Resident Evil 1, 2 e 3, Silent Hill) e alguns de ação(Call of Duty, Darksiders e etc.).

games%255B1%255D3.jpg



Marketing: O jogo de marketing também deve atingir um publico alvo porém com uma visão diferenciada do jogo de entretenimento. O jogo de marketing visa a plena divulgação de uma marca ou produto no mercado utilizando a jogabilidade e o enrredo do jogo, por exemplo:

“teve uma época em que a Nike tinha uns comerciais com jogadores famosos, logo em seguida a marca em seu site oficial lançou o jogo do mesmo estilo. Claro, a jogabilidade não era o ponto forte do jogo, e sim a divulgação tanto de seus atletas quando de seus produtos.”

No jogo de marketing você estuda a jogabilidade em segundo plano e procura muito mais conteúdo sobre a marca ou produto que você esta divulgando para poder expor. Um bom exemplo é o site http://www.trakinas.com.br/ em que ele utiliza de mini games para todas as idades e todos eles são temáticos em relação à marca.

Americas_Army1.jpg



Educacional/Coorporativo: Este é o jogo que visa passar algum conhecimento ou alguma informação ao seu jogador não no nível de divulgação, mas no nível de instruir uma pessoa a fazer alguma coisa ou realizar determinada tarefa, por exemplo:
“Uma criança pequena que ao jogar passe a ter determinador conhecimentos de cores, letras, noções básicas do dia a dia como maior e menor, números e etc. Pode-se também criar jogos que demonstrem processos de trabalho dentro de uma empresa e até mesmo que demonstrem como operar certos equipamentos.

3-a-5.jpg
em_e.gif


OBS¹: Não devemos confundir isso com simulador, simulador é uma subcategoria dentro destas apresentadas, como por exemplo: Ação, estratégia e etc.
OBS²: Tanto o jogos de marketing quanto jogos Educacionais/Cooporativos devem ser lavados em conta a necessidade do cliente.

Cap. 2 - Game Concept(Introdução)
O que é o Game Concept?

Esta é a parte mais maçante e melhor para um game developer. Nesta parte do trabalho o developer é responsável pela materialização de suas idéias, porém isso não pode ser feito de qualquer maneira, existem passos e regras que tem que ser respeitadas para não só que o trabalho de certo, mas também que qualquer pessoa dentro ou fora da equipe possa acessar aquela informação sem que ocorram problemas com interpretação.

Outro fator importante é que ao pegar um game concept para ser produzido você já deve ter em mente o que deseja fazer, precisa pelo menos ter um tema para seu jogo e ter definido o “sentido” do jogo como aprendemos acima, como os sentidos acima são a raiz do jogo é extremamente importante que após ser definido não ocorra nem uma mudança no decorrer do projeto.

Todo jogo seja ele para entretenimento, marketing ou Corporativo/Educacional deve seguir os passos do game concept, que nada mais é do que a “bíblia” do jogo com as pessoas da área chamam pois é neste documento que deve conter TODAS as informações do jogo como: Analise do jogo, atmosfera do jogo, Jogabilidade, características do jogo, vendabilidade do jogo, matriz do jogo e etc. Para não ficarem assustados vou parar por aqui e com o tempo vamos descobrindo aos poucos tudo que deve ser colocado em um game concept.

Como exemplo vou criar um game concept de um jogo bem simples para podermos facilmente entender os conceitos e visualizar sua aplicação.

Dica pessoal: Antes de criar um game concept eu crio uma redação de algumas linhas descrevendo brutamente o que vai acontecer no jogo, uso pouquíssima descrição de personagens, ambientes, Jogabilidade, inteligência artificial e etc. Nesta fase somente me interessa as ações da história. Pessoas já conceituadas na área preferem separar por espécies de capítulos ou módulos, mas acredito que isso é questão de gosto apenas, vou dar um exemplo:
Minha maneira: Personagem se encontra preso em uma cela e não sabe como chegou la, ao seu lado ele reconhece o prisioneiro que esta aparentemente dormindo. Ele escuta passos cada vez mais próximo. Ele observa o prisioneiro da cela a sua frente fazer um gesto para ele ficar em silencio. Um guarda se aproxima de sua cela e diz: “ei, parece que sua hora cheou não é? Você vai p...”. Antes que ele pudesse completar ele consegue ver um pano envolvendo o percoço do guarda e o sufocando contra a cela a sua frente.


Maneira ensinada:

1 – Personagem preso em uma cela.
2 – Ao seu lado e sua frente existem dois prisioneiros.
3 – Um guarda se aproxima da sua cela.
4 – O guarda é abatido.

Como eu disse acredito que isso varia de gosto, mas meu professor disse que nesta fase quanto mais descrição pior pois nesta fase as idéias estão brutas e muita coisa será mudada.
Vou postar somente até aqui agora pois vou dar tempo as pessoas que querem acompanhar o processo para elas poderem criar algum material que permita que ela montem seu próprio game concept, mas com certeza em breve teremos mais.
OBS¹: Como estão começando façam algum tema simples como por exemplo um jogo do estilo bater e correr. Este tipo deve somente descrever poucas ações por exemplo:

1 – Jogadores são chamados pelo rei.
2 – Castelo é atacado
3 – Jogadores repelem o ataque
4 – Jogadores vão atrás do exercito inimigos
5 – Jogadores chegam a um vilarejo a destruído.
6 – Jogadores descobrem que é um vilarejo abandonado.
7 – Jogadores são atacados a noite por inimigos
8 – Jogadores descobrem que os inimigos são mortos vivos que só atacam a noite.
9 – Jogadores descobrem a fonte da magia.
10 – Jogadores acabam com o mal.

Como disse anteriormente, não precisa ser muito descritivo, mas tem que ter o básico da história, eu não disse pq o rei os chamou, não disse como eles repelem o ataque, não disse como chegaram ao vilarejo, não disse como eram os inimigos e muito menos como mataram o ultimo chefe(Ultimo chefe??? Coisa mais antiga né! HAuHAuHA)
Em fim, quem quiser ai faça o seu que empreve postarei mais! Abraço ai pessoal.

Cap. 3 - Game Concept(1)
Pois bem pessoal gostaria de pedir desculpas da demora, mas é que estou envolvido em um projeto que esta me tomando grande parte de meu tempo e fica difícil dar a atenção que quero a este tópico. Para piorar ainda fiquei doente e ainda cheguei a ser meio que atropelado por um carro por estar doente! huHuHAuHA Mas deixa para La.
Tomando ainda o raciocínio de nosso ultimo capitulo iremos aprender a desenvolver a documentação chamada “game concept”, nesta parte do projeto iremos iniciar a documentação e definir algumas coisas importantes para o inicio do projeto.

Capa
Na capa existem algumas regras que devem ser seguidas para rápida vizualização e compreensão do documento que será apresentado.
- Nome do jogo
- Logotipo do jogo
- Versão do documento(Ex: v1.0.1)
Contracapa
- Proposta do documento
- Nome do jogo completo
- Especificações do jogo
- Autor do documento
- CEO
- Design Líder
- Programador Líder

OBS: Não existe um padrão de organização entre os designer, porém as informações citadas acima devem estar na capa e contracapa.


Introdução

Uma breve idéia do que será o jogo de uma maneira simples e que todos possam entdender. Exemplo:
“Após sucessivas ameaças do trafico no Rio de Janeiro três membros das forças especiais das forças especiais de combate ao crime resolvem fazer algo por conta própria.”

Dica Pessoal: É desta parte que toda o jogo começa e é muito importante que esta não seja mudada em hipótese alguma, por isso a importância de muitas reuniões para somente decidir este tema, que nada mais nada menos será a temática do jogo.


Conceitos importantes

Agora que já definimos a temática de nosso jogo precisamos entender alguns conceitos que nos ajudaram a definir por qual caminhos nosso jogo ira seguir.
Na contra capa do jogo podemos ver que é necessário colocar as especificações do jogo como por exemplo os elementos que ele terá, o gênero que ele pertencerá e etc, vamos ver alguns exemplos e explicações:
Gênero do jogo
Definir o gênero do jogo é algo de vital importância para o projeto por é a partir dele que definimos algo da jogabilidade e dinâmica da história.
Existem muitos gêneros que podemos ficar explicando por dias, mas vamos nós manter no básico que são os gêneros mais utilizados em jogos de entretenimento que são: Ação, Puzzle(ou quebra-cabeça), Role-play, estratégia, aventura, corrida, árcade(categoria muito generalizada e de definição controversa).

Generos


Ação: É sem duvida atualmente um dos gêneros mais abrangentes que existem, pois ele testa os reflexos e o raciocínio rápido do jogador. Hoje em dia testa também o raciocínio estratégico, desafia também a capacidade do jogador explorar ambientes e resolver alguns enigmas, porém não tem como estes assuntos como primeiro plano.

EX: Call Of Duty: Black Ops, Medal Of Honor, Gears Of Wars.


Puzzle(Ou Quebra-cabeça): É um dos temas mais simples de serem entendidos porém um dos mais difíceis de serem criados, pois necessitam de grande experiência do criador ou simplesmente ele pode abstrair de outros lugares. Em si são jogos que passam determinado “problema” para o jogador e o mesmo deve resolver, sob pressão de um tempo ou sob possibilidade de ganhar algo ao final do desafio.

EX: Portal, Jogos Mortais.



Role-play: É o gênero com que o jogos mais estão convergindo ultimamente. Neste gênero existe uma sertã interpretação de um personagem e ocorre também uma evolução do mesmo, podendo ou não o jogador escolher uma direção de evolução em relação à temática do jogo. Jogos que usam o sistema são: A série fallout, Final Fantasy, trine e etc.
Duvida freqüente: Um MMO pode ser um RPG? Pode sim, desde que o mesmo atenta os requisitos de interpretação de um personagem e tenha uma escala evolutiva.
Estratégia: Jogo de estratégia é uma categoria de em que a habilidade dos jogadores em tomar decisões estratégicas supera a sorte como fator de determinação do jogador vencedor. Este termo foi pego emprestado dos militares e normalmente usa-se também a palavra tática.

EX: Starcraft, Age Of Empites, Warhammer 4000.


Aventura: Este gênero é normalmente confundido com os outros, pois ele se utilize de pedaço de alguns elementos para transmitir uma sensação de aventura a seu jogador. Um jogo de aventura ele não se foca em nenhum elemento especifico e sim no enredo e na maneira que o jogador será conduzido por ele.

EX: Mario, Zelda, Dreamfall: The Longest Journey


Corrida: É todo jogo onde exista a necessidade de percorrer uma determinada distancia em um menor tempo possível.

EX: Need For Speed, Suga GT, Gran Turismo, GTR.


Arcade: Existem divergências quanto ao arcade, mas case queira definir ele como um gênero ele é um game que geralmente é muito simples em seu conceito, não é apegado a nenhum e não é um jogo que tenha um firme compromisso com uma jogabilidade avançada. Em resumo são poucos comandos, pouca ou nenhuma trama e jogabilidade simples.


Existem outros gêneros que poderíamos acrescentar porém seriam um pouco mais complexos, vamos nos manter nos básicos que as empresas geralmente usam para analisar os jogos.
Outros exemplos: Abstract, Beat-em-up, Construction & Management, Trading.

Cap. Extra - Conceitos(Abstração)
Abstração (programação)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Abstração é a habilidade de concentrar nos aspectos essenciais de um contexto qualquer, ignorando características menos importantes ou acidentais. Em modelagem orientada a objetos, uma classe é uma abstração de entidades existentes no domínio do sistema de software.
Por exemplo, imaginamos a abstração referente a classe Animais. Há várias entidades na classe Animais como Anfíbios, Répteis e Mamíferos que são também sub-classes da classe Animais, onde há objetos que contêm cada sub-classe como Ser-humano, Jacaré e outros.
Uma classe abstrata é desenvolvida para representar entidades e conceitos abstratos. A classe abstrata é sempre uma superclasse que não possui instâncias. Ela define um modelo (template) para uma funcionalidade e fornece uma implementação incompleta - a parte genérica dessa funcionalidade - que é compartilhada por um grupo de classes derivadas. Cada uma das classes derivadas, completa a funcionalidade da classe abstrata adicionando um comportamento específico.


Abstração em game design

Agora voltando para nossa área de produção de games, como funciona a abstração? De forma até mais simples, vamos abstrair um jogo qualquer por exemplo.
Um jogo é composto de sua jogabilidade, enredo(ou trama), arte gráfica e o marketing(Este deixaremos de lado por um momento.)
Um ótimo exemplo disso é em relação a jogabilidade onde hoje em dia é praticamente impossível criar algo 100%original, 99% do que vemos no mercado é uma abstração de uma versão ou franquia anterior. Por exemplo ao jogar Call Of Duty Black ops podemos ver uma pare que faz clara referencia ao jogo left 4 dead.


492067-call-of-duty-black-ops-windows-screenshot-these-guys-are-ready.jpg

l4d%202%20dlc.JPG


E existem também o tipo de abstração mais comum, a abstração da idéia. Utilizando ainda o jogo call of duty e um exemplo qualquer de um jogo do gênero tower defense. Logo no inicio do Black ops temos a parte onde seu grupo entra no avião e o jogador fica na lateral com uma metralhadora defendendo o avião, exatamente a ideologia como aqueles jogos do gênero tower defense.
Imagem ilustrativa


2010-9-02-01-49.jpg

blackops_scripted.jpg


Em resumo, as jogabilidade hoje em dias estão tão diversificadas que ao criar um jogo, pegamos (conscientemente ou inconscientemente) conceitos que já existem e adaptamos para nosso titulo.
Dica pessoal: Caso queira fazer um jogo com jogabilidade diferenciada procure estudar os jogos antigos e mais simples, pois é através deles que surgem coisas novas.
Local mais comum onde pode-se observar jogabilidade diversificada são nos jogos de aventura e se você conseguil entender o conceito de abstração vai poder começar a relacionar os jogos através de jogabilidade.
Outro conceito muito comum também a a abstração em relação ao enredo. Quantos jogos por ai vimos personagens que começam muito bem e depois perdem tudo para no decorrer do jogo pegarem outra vez? Quantos jogos temos por ai com personagens que um dia foram alguma coisa mas perderam seu prestigio e durante o jogo vão recuperando isso? Quantos personagens procuram vingança por algo que fizeram contra eles ou a família deles? Em fim, toda jogo tem em sua bagaem de "dna" alguma coisa de jogos que surgiram antes dele e podemos através da abstração entender isso.

Videos



Em breve mais pessoal, podem postar duvidas, sugestões opiniões e etc... abaixo.
 
Última edição:
Interessante, tenho grande interesse nessa área, tanto que vou cursar Ciencias da Computação, por gostar dessa parte.
Mas meu real interesse, não é ser programador de jogos, e sim Game Design. Desde de pqno que tenho vontade de fazer varios jogos, desde cartas, até de computador msm.
Já fui atras, hoje em dia tem um curso de Game Design, não lembro onde exatamente. Mas ja vi alguns videos no youtube, e textos na internet.
Agente se vira com o que tem, planejo me formar em CC, e seguir por essa área, arrumar alguma empresa do ramo ja consolidada, ou me juntar com uma galera, e começar algo independente mesmo.
 
Última edição:
Fala Bruno, trankilo? Bom saber de seu interesse. Pena que ainda no brasil é uma area de baixo investimento, ainda nem podemos nos conseiderar um mercado promissor ainda.
A caminho melhor é fazer algo independente, depois que tiver o material procure registrar o projeto para só depois divulgar nos founs oficiais das empresas e outras midias como youtube e etc.
 
É, aqui o mercado ainda é ruim, mas ta crescendo, o problema, é que uma parte da população ainda vê jogos como coisa de criança, ou mto violenta.
Toda noticia de jogos que se ve pelo grande midia ( TV e etc) ou é sobre jogos violentos que influenciam crianças, Mas nunca dizem que esse jogos, não são feitos para crianças.

E sempre bom registrar as coisas que você faz :lol:

Você é formado em algo nessa área? ou estudou sozinho?
 
Estou me formando em game developer e estou tendo aulas eu e minha equipe de trabalho que é composta de eu idealizador e criador dos game concepts, faço também as reuniões com os clientes e dois programadores e um artista grafico.

Juntos criamos o projeto MINd que cheguei a mostrar aki no adrenaline. O projeto foi vendido e deu para juntar uma graninha apesar de terem falando que foi vendido barato.

Link do tópico: http://www.adrenaline.com.br/forum/pc/167942-projeto-de-jogo-brasileiro-primeira-mao.html
 
Interessante (embora isso seja mais informaçao do que tuto)
Mas o meu interesse é mais a parte do roteiro... (Fica aí uma sugestão para um tuto)
Abrçs
 
Interessante (embora isso seja mais informaçao do que tuto)
Mas o meu interesse é mais a parte do roteiro... (Fica aí uma sugestão para um tuto)
Abrçs

Mais para frente entraremos neste assunto, estou colocando aqui da forma que aprendi mesmo e é até uma forma de organizar o meu projeto final.
Estes temas acima são necessários pois é extremante importante definir algumas coisas para que não de problema mais a frente do projeto.
 
Tá faltando a parte do tutorial nesse tópico... Mas espero que venham mais "Capítulos" dessas aulas.
O que você pretende ensinar? Programação? Design?
Não que criar games seja exatamente o que quero seguir da vida, me interesso em muitas outras áreas da computação, mas se eu tivesse oportunidade eu a abraçaria.
 
Tá faltando a parte do tutorial nesse tópico... Mas espero que venham mais "Capítulos" dessas aulas.
O que você pretende ensinar? Programação? Design?
Não que criar games seja exatamente o que quero seguir da vida, me interesso em muitas outras áreas da computação, mas se eu tivesse oportunidade eu a abraçaria.

Isso mesmo, estas "aulas" serão divididas em modulos.
Pretendo demonstrar um pouco da função de game developer que é responssavel pelo que chamamos de "materializar" o jogo. Pode parecer simples, mas esta é apenas a explicação basica pois na verdade até o jogo ser materializado são necessários reuniões, demonstrações do projeto, explicações e etc...
Pretendo tbm consegui convencer meu colegas de equipe a monstrar um pouco das suas áreas também, design e programação tambem.
 
É complicado de se fazer um "tutorial" com um assunto tão abragente e profundo. Existem milhões de coisas que envolvem a produção de um jogo.
Aqui seria mais uma Visão geral ( e mais aprofundando sobre Game Developer ( me interesso muito nessa área por isso curti o tópico) )

E msm que seja um lugar para debater esse assunto, ja valeu ter sido criado.
 
Rdalmeida, fênix... :p

Muito bom post, apesar de estar num estágio meio "superficial"/geral da coisa, esta ótimo. Sem dúvida ficarei acompanhando os próximos capítulos... :thumbs_up


Abçs
 
Bom, na parte de modelação texturização, renderização eu utilizo na faculdade o Blender. Ele e bem melhor que o 3DSTUDIOMAX.

Simplismente por ser mais fácil,mais pedagogico, no 3D pra vc achar uma ferramenta tem que abrir um menu, um submenu, 4 submenus ... No Blender tudo está na tela... E é OPENSOURCE.
 
Fiz graduação em Design Gráfico com o intuíto de entrar na área de desenvolvimento de games...
O único problema é que o forte dessa área é no Sul do país, que fica bem longe de casa!
Acabei passando em um concurso em outra área e ficando por aqui, me especializei ainda mais na criação de maquetes eletrônicas, contudo a paixão pelos games é grande!
Pena que como já foi dito, até mesmo empresas grandes (vide Ubisoft) acabam desanimando do Brasil pelo baixo (ou nulo) incentivo...

Bom, na parte de modelação texturização, renderização eu utilizo na faculdade o Blender. Ele e bem melhor que o 3DSTUDIOMAX.

Simplismente por ser mais fácil,mais pedagogico, no 3D pra vc achar uma ferramenta tem que abrir um menu, um submenu, 4 submenus ... No Blender tudo está na tela... E é OPENSOURCE.

Pera ai kra... Blender melhor que Max!?!?!?! Ai tu apelou feio hein!!!
Use outra expressão ai... fale que o Blender é mais prático, mais barato, agora, melhor??? Nunca!
Programas 3D são muito paralelos... Maya, Cinema 4D, 3DMax... o que vc faz em um, faz no outro... O negócio é ver um que vc se identifica mais e especializar-se nele...

Agora, se vc quer mesmo entrar no mundo dos games, esquece esses programas todos... o que manda é Zbrush, MudBox... em suma o que manda agora é a famosa ESCULTURA DIGITAL...
Já cansei de ver kra formado em Design e áreas paralelas se afundando em livros de anatomia, tudo para aperfeiçoar os modelos de suas esculturas...
Então aperta o pé! rs...
 
Última edição:
Olha, ja me aventurei no mundo do desenvolvimento de jogos e vou dar algumas realidades para quem esta pensando em desenvolver um jogo. A primeira é que realmente é muito difícil e complexo até mesmo para programadores experientes, grandes jogos são feitos por grandes equipes de profissionais experientes na area de jogos e são investidos milhões de dólares nessas equipes. "Ah vou criar um MMORPG", pare e pense em todas as modelagens, programação de cliente, de servidor, segurança, redes, design, engenharia de software. Desenvolver um FPS com as engines que tem porai com tudo pronto ja é complicado, pense iniciar um game do zero milhões e milhões de linhas de código, muita matematica, muito mais fisica, é muito conhecimento, e um pequeno grupo tem que remar muuuuuuuiito para realmente finalizar e publicar um game original e bem acabado. Pessoal anda estudando bastante Unity 3D e UDK (unreal 3 engine), no meu tempo estudei bastante Game Studio e Blitz 3D. Acho que decidir as ferramentas de trabalho ja ajudariam muito no desenvolvimento. Blender para mnodelagem e UDK ou Unity, é decidir e começar a passar madrugadas em claro pesquisando e fazendo testes na engine, enquanto o pessoal do design vai bolando o game e os modeladores iniciando as modelagens.

Jogos para orkut e facebook estão em alta hoje em dia, e os "indies" vendidos no steam, PSN e Live são boas opções.
 
Tópico atualizado pessoal... coloquei o capitulo 2.
Próximo capitulo vamos entrar a fundo no game concept e entender algumas fatores que denem melhor ainda o estilo de um jogo.

Abraço ae.
 
Última edição:
Aconselho a todos assistir essa palesta, que rolou na Campus Party 2011.

[video=youtube;XSRW815pmx0]http://www.youtube.com/watch?v=XSRW815pmx0[/video]
 
Interessante... Sempre pensei que quem cria o gameconcept era o gamewriter.

À espera do Capítulo 3 :fun:
 
Só eu achei esse cara extremamente metido e folgado? Já assisti palestras de caras muito mais importantes na área de games com muito mais humildade ao falar. Ele falou algumas verdades, de outras coisas discordei, mas que ele acha que é fodão isso é fato.
 
Só eu achei esse cara extremamente metido e folgado? Já assisti palestras de caras muito mais importantes na área de games com muito mais humildade ao falar. Ele falou algumas verdades, de outras coisas discordei, mas que ele acha que é fodão isso é fato.

Pois é simplismente ele é dono e administra um dos mais bem sucedidos estudios de games daqui do brasil, ele conta toda a experiencia e de maneira sem enrrolação do que é o mercado de games de forma verdadeira. Ele pode ser grosseiro mas ele entende do assunto.
 
Última edição:
Putz manow, continua issaew que eu curti.
Mto interessante! :D
parabens

EDIT: @ao criador do tópico:

Vc disse se formando em game developer. Como assim ?
Há um curso específico pra se formar nisso ?
 
Última edição:
Putz manow, continua issaew que eu curti.
Mto interessante! :D
parabens

EDIT: @ao criador do tópico:

Vc disse se formando em game developer. Como assim ?
Há um curso específico pra se formar nisso ?

Nesta área existem faculdades que tratam do assunto com uma grade até boa e bem abrangente na Unisinos e acredito que na estácio ja tenha escutando alguem falar algo assim.
O Curso que estou fazendo é mais para o nivel técnico, não que seja inferior, mas alguns assuntos são somente passados levemente.

Estou preparando, em breve capitulo 3!
 
eu ja fiz cursos de level designer em algumas engines e tal, gosto muito do assunto.
espero ver mais em breve.
e totalmente sem ofender, mas por questão de profissionalismo, quem diz que blender é MELHOR que 3dSmax é porque nao sabe mexer no programa, ou por algum motivo pegou implicância com ele.
é como o kayk777 falou...blender é mais pratico que o Max? sim.
gimp é mais pratico que o photoshop? sim.
mas dizer que é melhor é forçar a barra.
cara, no Max a galera renderiza filme Hollywoodiano...3DMax+Mentalray é coisa de outro mundo.
ve os making off de jogos top, só da max e maya.

e outra coisa, que é bem o q o The Prisioner falou.
pega qualquer literatura sobre game design.
lá vai estar escrito a principal dica de todas: "Escolha uma área que vc goste e se envolva nela"
ninguem faz jogo sozinho. levaria uma vida inteira.
basta olhar os creditos nos fim dos jogos por exemplo, são literalmente centenas de pessoas envolvidas. diretamente e indiretamente.
o ideal, mesmo, é montar uma pequena equipe que seja e dividir o trabalho. ai o "sonho" pode virar realidade.
 
Última edição:
melhor forma de começar é na faculdade, conhecendo outras pessoas e formando grupos de estudo, foi assim que nasceu a Blizzard.
na faculdade Estácio já tem curso pra essa área, se não me engano o nome do curso é Jogos Digitais.
 
melhor forma de começar é na faculdade, conhecendo outras pessoas e formando grupos de estudo, foi assim que nasceu a Blizzard.
na faculdade Estácio já tem curso pra essa área, se não me engano o nome do curso é Jogos Digitais.
Não fazia ideia da Blizzard..
Mas pelo que ouvi tem de se investir muito dinheiro
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo